PARLENDA, MÚSICAS... TURMA DA MÔNICA
10 Sugestões para trabalhar com textos
1. Texto em 
tiras
a) Selecione um texto curto e 
escreva-o em tiras de papel pardo. Cada frase ou parte do texto deverá estar 
escrito em uma tira.
b) Divida a turma em grupos.
c) Distribua uma ou mais tiras para cada 
elemento do grupo (de forma desordenada) e peça para que o grupo o reconstrua no 
chão, de preferência no corredor ou pátio da escola. Essa atividade é 
sócio-interativa e promove a participação de todos na reorganização do texto. 
Também é uma forma de tirá-los das cadeiras e mudar o ambiente de 
aprendizagem.
- Uma outra forma que fiz também, foi assim: Ao 
invés de ser um texto pronto, cada grupo escreveu seu próprio texto e o recortou 
em tiras. Foi muito divertido, mas muito mais demorado. Então reserve um tempo 
maior para a realização dessa 
atividade. 
2. 
Horóscopo
a) Selecione do jornal os horóscopos de todos 
os signos. Pode ser um da semana passada, ninguém vai 
perceber.
b) Pegue o corretivo e, aleatoriamente, dê umas 
pinceladas nele. Cuide para que haja um apagamento em cada 
signo.
c) Tire o xerox e dê para cada dupla recompor 
os textos que foram apagados. Poderá, antes, fazer um aquecimento, perguntando 
quem acredita em horóscopo, quando costuma lê-lo, se alguma vez já deu certa a 
previsão feita pelo horoscopista (?? é isso 
mesmo??).
3. 
Anedotas
Selecione algumas piadas de salão e, em duas 
colunas, divida as piadas ao meio: o início da piada na primeira coluna e na 
outra (de forma desencontrada) o final das piadas. Os alunos deverão ler e 
combinar os textos humorísticos.
Sugestão: Convide os alunos a formarem duplas e 
encenarem as piadas para a turma.
4. Tiras em 
Quadrinhos
a) Recorte algumas tiras de histórias em 
quadrinhos.
b) Cole-as em uma folha com as partes 
desencontradas.
c) Os alunos deverão lê-las e reorganizá-las de 
forma apropriada.
5. Outra com 
tiras
a) Recorte novas tiras de histórias em 
quadrinhos e cole em uma folha, porém na ordem certa.
b) Com o corretivo, apague as 
falas.
c) Peça que os alunos completem da melhor 
maneira possível de forma que a história tenha coerência. Esse trabalho poderá 
ser feito em duplas.
6. Ache a foto da 
notícia
a) Recorte várias notícias com fotos do jornal. 
Elimine as legendas.
b) Separe as fotos das 
notícias.
c) Desafie o grupo a encontrar o par (notícia + 
foto).
7. A Notícia 
Completa
a) Recorte várias notícias de jornal que tenham 
as quatro partes fundamentais: título/manchete, lead, corpo, e foto com 
legenda.
b) Desmembre as notícias, recortando as partes 
de cada uma.
c) Embaralhe tudinho e peça ao grupo para 
reorganizá-las novamente.
8. Texto 
Quebra-cabeças
a) Recorte alguns textos (tantos quantos forem 
os grupos com os quais você irá trabalhar). Os textos poderão ser coloridos para 
motivá-los.
b) Faça marcações de forma desorganizada nos 
textos (tal qual nos quebra-cabeças) e recorte-os.
c) Ofereça-os aos grupos para que os montem 
novamente. Você poderá ter em mãos algumas perguntas de interpretação para que o 
grupo responda, dando conta do entendimento da leitura que fizeram. Também 
poderá ser feita em forma de gincana: o grupo que primeiro responder 
corretamente a todas as perguntas será o 
vencedor.
9. 
Charges
Ler charges de jornal é uma forma divertida de 
se manter atualizado.
a) Recorte as charges que encontrar pelos 
jornais.
b) Distribua-as para os grupos e peça para 
fazerem a leitura do momento, discutindo o acontecimento que está sendo 
abordado, além de tentar identificar as pessoas que estão sendo 
focalizadas.
c) Troque com os outros grupos de forma que 
todos possam fazer as várias leituras.
d) Compare as 
diferenças que forem surgindo. 
10. Lendo 
figuras
a) Selecione figuras (pode ser de jornal 
também) que apresentem uma situação passível de se criar um enredo. Explique que 
uma boa história deve, necessariamente, ter um conflito, senão não é uma 
história.
b) Peça para que cada um faça a sua leitura do 
texto extra-verbal silenciosamente.
c) Solicite que, nesse segundo momento, contem 
para o colega do lado que leitura fizeram e como resolveram o conflito que 
imaginaram para aquela figura. É importante que cada um fale; não ligue se gerar 
tumulto na aula, já que isso "faz parte". 
Profª 
PRISCILA 
Retirei do blog  Educação em Foco  Muito interessante!
TEXTOS TURMA DA MÔNIDA
textos retirados do blog da Ivana Kaiper












Nenhum comentário:
Postar um comentário