"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

“O MENININHO”

“O MENININHO”



Helen Buckley


Era uma vez um menininho bastante pequeno que contrastava com a escola bastante grande. Quando o menininho descobriu que podia ir à sala caminhando pela porta da rua, ficou feliz. A escola não parecia tão grande quanto antes. 


Uma manhã a professora disse: 


- Hoje nós iremos fazer um desenho. 


“Que bom!”, pensou o menininho. Ele gostava de desenhar. Leões, tigres, galinhas, vacas, trens e barcos... pegou sua caixa de lápis de cor e começou a desenhar. 


- Esperem, ainda não é hora de começar! 


Ela esperou até que todos estivessem prontos. 


- Agora, nós iremos desenhar flores. 


E o menininho começou a desenhar bonitas flores com seus lápis rosa, laranja e azul. 


- Esperem, vou mostrar como fazer. E a flor era vermelha com o caule verde. 


- Assim, disse a professora, agora vocês podem começar. 


O menininho olhou para a flor da professora, então olhou para a sua flor. Gostou mais da sua flor, mas não podia dizer isto... virou o papel e desenhou uma flor igual a da professora. Era vermelha com o caule verde. 


No outro dia, quando o menininho estava ao ar livre, a professora disse: 


- Hoje nós iremos fazer alguma coisa com o barro. 


“Que bom!” pensou o menininho. Ele gostava de trabalhar com o barro. Podia fazer com ele todos os tipos de coisas: elefantes, camundongos, carros e caminhões. Começou a juntar e amassar sua bola de barro. 


- Esperem, não é hora de começar! 


Ela esperou até que todos estivessem prontos. 


- Agora nós iremos fazer um prato. 


“Que bom!”, pensou o menininho. Ele gostava de fazer pratos de todas as formas e tamanhos. 


- Esperem, vou mostrar como se faz. Assim... Agora vocês podem começar. 


E o prato era fundo. Um lindo e perfeito prato fundo. O menininho olhou para o prato da professora, olhou para o próprio prato e gostava mais do seu, mas ele não podia dizer isso... amassou seu barro numa grande bola novamente e fez um prato fundo, igual ao da professora. 


E muito cedo o menininho aprendeu a esperar e a olhar e a fazer as coisas exatamente como a professora. E muito cedo ele não fazia mais as coisas por si próprio. 


Então, aconteceu que o menininho teve que mudar de escola... 


Esta escola era ainda maior que a primeira. 


Ele tinha que subir grandes escadas até a sua sala... 


Um dia a professora disse: 


- Hoje nós vamos fazer um desenho. 


“Que bom!”, pensou o menininho. E esperou que a professora dissesse o que fazer. Ela não disse. Apenas andava pela sala. 


Quando veio até o menininho falou: 


- Você não quer desenhar? 


- Sim. O que é que nós vamos fazer? 


- Eu não sei, até que você o faça. 


- Como eu posso fazer? 


- Da maneira que você gostar. 


- E de que cor? 


- Se todo mundo fizer o mesmo desenho e usar as mesmas cores, como eu posso saber qual o desenho de cada um? 


- Eu não sei! 


E começou a desenhar uma flor vermelha com um caule verde...

Alfabetização e Letramento










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 (obs: o vídeo que você irá assistir é resumido, não refere-se a palestra citada acima).
                                              https://www.youtube.com/watch?v=L528KfHEQDs