Jogos cooperativos:
Uma importante ferramenta capaz de contribuir na formação ética dos indivíduos são os Jogos Cooperativos. São dinâmicas de grupo que têm por objetivo, em primeiro lugar, despertar a consciência de cooperação (ajuda), isto é, mostrar que a cooperação é uma alternativa possível e saudável no campo das relações sociais. No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, um solidário, e não mais como o temível adversário. A pessoa quando joga aprende a se colocar no lugar do outro, priorizando sempre os interesses coletivos.
São jogos para unir pessoas, e reforçar a confiança em si mesmo e nos outros que jogam. As pessoas podem participar autenticamente, pois ganhar ou perder são apenas referências para um continuo aperfeiçoamento pessoal e coletivo. Jogar cooperativamente é reaprender a conviver consigo mesmo e com as outras pessoas.
O jogo cooperativo serve para nos libertar da competição, seu objetivo maior é a participação de todos por uma meta comum. Os padrões de comportamentos fluem dos valores que adquirimos enquanto brincamos e jogamos durante a nossa infância, então o modelo a que estamos expostos resultará no modelo que seguiremos no jogo e fora dele.
Professor, o jogo cooperativo comprovadamente traz diversos benefícios aos seus praticantes, principalmente na infância. Como vimos na última frase do texto que traz o conceito dos jogos cooperativos, os padrões de comportamento estão diretamente relacionados aos valores adquiridos nos jogos e brincadeiras na infância, assim, se uma criança recebe valores de competição na infância, provavelmente ela será uma pessoa competitiva por toda sua vida. Não que a competição seja sempre prejudicial, mas se ela não souber equilibrar o instinto competitivo, o será no trabalho – podendo causar inúmeros conflitos com os colegas de trabalho, na família – podendo prejudicar o casamento, por exemplo, quando quiser competir e ser melhor que o cônjuge, dentre outros. Da mesma maneira, se nas brincadeiras de infância o indivíduo se acostumou ou se o deixaram ganhar, ganhar e ganhar, certamente crescerá tendo dificuldades de aceitar as derrotas da vida que são inevitáveis, podendo se frustrar ou mesmo se revoltar com a vida.
Pode-se imaginar que indivíduos mesquinhos, egocêntricos, egoístas, autoritários, violentos, o são desde a infância e os jogos ou brincadeiras que tiveram acesso, de certa maneira, contribuíram na formação de sua personalidade. Daí a importância do emprego dos jogos e das brincadeiras adequadas na infância.
Bolas Coloridas no Ar
Aplique o jogo cooperativo Bolas Coloridas no Ar nos seus alunos.
1) Objetivo: Despertar a cooperação, a solidariedade e o compromisso consigo mesmo e com o mundo.
2) Material: Várias bexigas coloridas, numa quantidade maior que o número de participantes e música alegre.
3) Exemplo: Se houver 10 participantes, serão 20 bexigas.
4) Participantes: A partir de 5 pessoas.
5) Tempo estimado: Dez minutos.
6) Desenvolvimento: O facilitador solicita aos participantes que vão para o meio da sala, façam um círculo com o grupo, sendo que um dos participantes deverá ir para o centro do círculo.
7) Escrever nas bexigas valores como: alegria, paz, amor, solidariedade, companheirismo, compreensão, amizade, aceitação, autoestima, confiança, fé, compromisso, sinceridade, paciência, coragem, dentre outros.
8) Todos participantes estarão jogando as bexigas para ele.
9) Colocar uma música alegre e em seguida jogar uma bexiga para que ele mantenha no ar e não deixe cair no chão, logo é jogada mais uma bexiga, que também precisa mantê-la no ar.
10) Em seguida começa a aumentar o número de bexigas, o participante deve fazer de tudo para não deixá-las cair. Como vai ficando mais difícil, os outros participantes ainda não deverão ajudá-lo e esperar que ele solicite ajuda.
11) Se isso não ocorrer, esperar e ver até onde ele vai. Quando parar, verificar com ele o que precisa para manter as bexigas no ar.
12) Se ele disser que precisa de ajuda, solicita-se que ele mesmo peça aos outros participantes que deverão ajudar, até que todos os integrantes já estejam mantendo as bexigas no ar e impedindo que caiam. (Tempo: três minutos.).
13) Em seguida, começar a chamar um por um dos participantes até que o primeiro fique sozinho tentando manter todas as bexigas no ar. Quando ele desistir, todos deverão fazer uma roda para discutir sobre essa tarefa.
14) Aberto para comentários.
Observação: Cada bexiga pode representar algo correspondente ao planeta ou à vida ou qualquer outro assunto que se deseja estimular.
Ao término da aula, abra novamente uma roda de conversa para ouvir os alunos sobre o que aprenderam. Provavelmente você perceberá nas suas falas a influência de determinados jogos e brincadeiras na constituição de seu caráter. Faça o registro no caderno, solicitando que relatem as suas aprendizagens com o jogo.
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles se envolveram nos jogos e brincadeiras e se compreenderam que os jogos e brincadeiras são determinantes para a construção de seu caráter e na constituição ética. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.