"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 7 de abril de 2016

MODELO DE RELATÓRIO DESCRITIVO DA CRIANÇA


MODELO RELATÓRIO DESCRITIVO DA CRIANÇA



Ø  Aspecto sócio-emocional
        Demonstrou uma criança alegre, prestativa e carinhosa, mas durante o trimestre apresentou insegurança a sua nova turma ( resistência em obedecer as regras estabelecidas para o desenvolvimento das atividades nos ambientes de aprendizagem da escola ) sendo necessário as professoras e a supervisora intervir para o mesmo aceitar.
        Nos momentos de realização das atividades individuais e em grupo a criança só realizava as atividades e participava mediante a intervenção da professora.        
        Apresentou um bom relacionamento com os colegas e professores.
            A criança manifesta  bons hábitos de higiene  e  utiliza expressões  de cortesia.
           Apresenta pontualidade nas tarefas de casa, mas em algumas situações não concluiu o dever de sala no tempo determinado, sendo necessário ficar após o horário para copiar ou concluir o dever em casa. Em alguns momentos faltou ter mais responsabilidades com os objetos pessoais e se concentrar  durante as explicações das atividades.

Ø  Aspectos psicomotor
           Apresenta equilíbrio corporal acompanhando com segurança e agilidade os movimentos sugeridos nos jogos. Participa  ativamente das brincadeiras propostas.
           Consegue recortar corretamente o contorno solicitado. Tem uma boa coordenação motora fina ao traçar as letras.
       
Ø  Aspecto  cognitivo (aprendizagem)
       Em língua portuguesa a criança tem um bom desenvolvimento nas habilidades de leitura, interpretação e escrita.
       Na expressão oral, a criança só expõe suas idéias mediante a solicitação da professora, mas consegue organizar informações para expor com coerência.
             Na matemática em algumas situações necessita da ajuda da professora para resolver operações de adições e  subtrações.     

·         Trabalho realizado pela escola referente a dificuldade da criança
             A professora conversou com a mãe sobre as dificuldades que a criança tinha em obedecer as normas estabelecidas para o desenvolvimento das atividades pedagógicas, e sobre o problema de dicção.  Foi sugerido à família que trabalhassem a questão da autonomia com a criança através do desenvolvimento de atividades que a propicie em momentos de exercício dessa habilidade e manter o diálogo, orientando e trabalhando limites e sugeriu que levassem a um especialista para investigar  as  causas do problema de dicção. 
            Na  sala de aula a professora sempre procurou trabalhar através de conversas sobre a importância do cumprimento das regras e limites para poder ter um melhor desempenho nas atividades propostas. A criança tem apresentado melhoras em obedecer as regras estabelecidas na escola.
           Com relação a dicção a criança está em tratamento com a fonoaudióloga onde a mesma enviou um parecer explicando que a gagueira é uma síndrome complexa e de difícil tratamento, e que a criança não se encontrava em um nível avançado mas que necessitava de varias sessões fonoterápicas. (  A mesma está anexada no relatório)
    Aspectos relacionados ao acompanhamento familiar
           A criança tem apresentado um ótimo acompanhamento.
           A família e escola devem caminhar juntas para o desenvolvimento da criança.
·         Recomendações a serem seguidas no próximo período
          É importante que treine diariamente a leitura e a escrita, para quando construir frases e textos pequenos possa organizar melhor as idéias para escrever de forma correta. A prática dessas habilidades desperta o interesse e a atenção da criança, desenvolvendo a imaginação, a criatividade, a expressão das idéias e o prazer pela leitura e a escrita.
          Exercitar a adição e subtração ( de acordo com o que vem sendo abordado), para que no próximo trimestre a criança continue avançando.

          Algumas dicas importantes para a realização do dever de casa

1.      Estimular sim, executar não -  Os responsáveis não devem fazer o dever pela criança e sim demonstrar interesse pelo que a criança está aprendendo,  dando algumas explicações com boa vontade e paciência. 
2.      Estipular um horário - É importante que a criança realize sua tarefa de casa sempre no mesmo horário, para que se possa criar hábitos de estudo.
3.      Local apropriado – Esta é uma das regras básicas para tornar o dever satisfatório. Não dá para realizar uma tarefa enquanto se assiste à televisão ou se ouve música, muito menos durante os intervalos de qualquer outra atividade isso pode atrapalhar a concentração da criança.
4.      Pensamento positivo - Fique atenta para não transmitir, inconscientemente, que fazer o dever de casa é chato. Ao invés de cobrar “já fez o dever?“ ou “ainda não acabou a lição?“ tente participar: “prendeu algo novo na escola?“ ou “o que tem de bom no seu dever de hoje?“.  Se demonstrar pressa ou aflição  em se livrar da tarefa, a criança vai acreditar que estudar não é bom.
5.      Quando os pais trabalham fora -  Para suprir a ausência no momento do dever certifique-se, antes de sair, de que seu filho dispõe de todo o material necessário para cumprir a lição do dia. O ideal é que os adultos reservem um tempinho para se informar sobre o dever passado, assegurando-se  de que  a criança não tenha dúvida.
         
Assinatura do responsável: ............................................................................



Simone Helen Drumond
http://www.youtube.com/use/SimoneHelenDrumond
http://simonehelendrumond.blogspot.com
http://simonehelendrumond.ning.com
http://grupoescoteirojoaooscalino.ning.com
  
(
http://www.slideshare.net.upload/SimoneHelenDrumond
 brinquedos abaixo foram feitos a partir de material reciclado, pelas alunas
 do Curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá.








Criação e desenvolvimento:



n

Robô feito com sucata ou material reciclado - brinquedo com sucata



                                  Robby: Criação Robótica através de Material Reciclado




A professora de Informática Educativa Catarina Peres sugeriu aos alunos a apresentação de um trabalho que compreendia a construção de um objeto através de material reciclado, que retratasse o tema Robótica, e a elaboração de um relato no Word, com a descrição da atividade proposta.

Luciana escolheu construir um robô, pois, como todos nós sabemos, os sistemas robotizados fazem parte da nossa sociedade e a interação homem X máquina se faz cada vez mais presente em nosso cotidiano. 





       Os robôs são criações fantásticas desenvolvidas pelo homem a serviço do próprio homem.

Robby foi construído com a utilização de uma caixa de leite vazia para fazer o corpo, embalagem de geléia de mocotó para a cabeça, potes de Yakult para os braços, tampinhas para as mãos, garrafinhas de Nescau líquido para as pernas, sobras de e.v.a para os pés, botões para os olhos, canudinho plástico para a boca, mola de caderno para o cabelo, potinhos de geléia para as orelhas, papel alumínio para a vestimenta. Todas as partes foram coladas com cola quente.


Acredito que a experiência de montagem de um objeto através de material reciclado é muito interessante. Trata-se de uma atividade que, além de divertida, pode proporcionar aos alunos a conscientização da importância da reutilização do lixo. Trabalhar com sucata também ajuda os alunos a desenvolverem a criatividade, a imaginação e o senso estético, além de resgatar a importância do próprio brinquedo.

Ao participar de um projeto de trabalho como o da construção de um objeto através de materiais reciclados, o aluno tem a possibilidade de envolver-se em uma experiência educativa em que o processo de construção de conhecimento está integrado às práticas vividas, trata-se de uma intervenção pedagógica que dá à atividade de aprender um novo sentido, ou seja, o aluno constrói conhecimento através de uma atividade realmente significativa.

Márcia Esquivel Guerra.



Quebra-cabeças feitos com palitos de picolé atividade para dia das bruxas ou Halloween!

Esta atividade é interessante para os dias de Halloween ou Dia das Bruxas. 

É uma atividade fácil de fazer e divertida!

Veja como ficarão os quebra-cabeças:



Para cada quebra-cabeça, use 6 palitos de picolé.

A imagem abaixo mostra pintura com tinta spray.

Aconselho, porém, que a própria criança pinte os seus palitos, unidos.
Isto para ela é prazeroso. A criança gosta de construir seus próprios brinquedos.



Prenda com uma fita adesiva para facilitar:


E depois de secos, com caneta preta permanente faça os desenhos.


                              





Pronto, ficam lindos e interessantes!




Guarde para o próximo ano em caixinhas ou saquinhos.







Idéia e criação de:



Brinquedo com sucata: caneca ou xícara feita com reciclagem de rolinho de papel higiênico

Veja que lindas estas canecas ou "xícaras" de brinquedo. Elas foram feitas apenas com simples rolos de papel! 


Basta seguir o passo a passo das fotos. É uma boa sugestão de atividade para a semana da criança.



Veja o pap abaixo:




Recorte o rolinho, retirando o que será a alça.

Faça 4 cortes na parte maior do rolo, dobre e forme com isto o fundo. Cole.





Recorte o círculo menor de papelão ou alça e cole, unindo-o ao corpo da caneca já montado.

Agora você pode pintar ou decorar como quiser!



Créditos:






Brinquedo feito com sucata: carro com rolinho de papel

Para a criança é muito prazeroso fazer com as próprias mãos. Por isso mesmo, sempre que possível, devemos permitir que ela trabalhe, participe.

Aqui vamos fazer algo bem simples: um carrinho com rolinho de papel e tampinhas.


Será preciso:  1 rolinho de papel, papel cartolina da cor desejada, tesoura, cola, 4 tampinhas plásticas, eva e olhinhos desenhados ou plásticos.



Encape o rolinho no papel colorido e cole.
Faça dois cortes laterais.
Agora faça o recorte de um quadrado no centro.
(Os cortes podem ser difíceis para crianças muito pequenas)






Faça o motorista com retalhinhos de EVA ou recorte um rostinho de revista ou 
ainda utilize um desenho da criança.




Cole as rodinhas.



E pronto, o que era lixo virou brinquedo!



Brinquedo com sucata: centopéia feita com rolos de durex usados muito colorida!

Gente, que felicidade! O Espaço Educar está na Revista Na Mochila deste mês!

Fizemos uma centopéia com rolos de durex usados. Veja abaixo a dica e aproveite, é muito colorida e fácil de fazer! um lindo brinquedo de sucata  para os pequenos!






1 - Pra começar você vai precisar de rolos de fita adesiva, tinta de várias cores, pincel, cola quente, olhos, tampinha pet, palito de churrasco e lacinho.

2 - Recorte 05 tiras de EVA para encapar os rolos.

3 - Eles também podem ser pintados com a tinta colorida.

4 - Una os rolos com cola quente ou amarre com barbante. O último rolo que vai ser a cabeça da centopéia deve ser amarrado mais alto que os demais.

5 - Faça dois furos no rolo da cabeça e encaixe os palitos já pintado para fazer as antenas. Agora cole os detalhes dos olhos, os lacinhos e a tampinha que vai ser a boca. Está pronta sua centopéia feita com rolos de fita adesiva reciclados!


Veja abaixo o passo a passo na página da Revista Na Mochila e se desejar ver a revista na íntegra, clique aqui!


O Espaco Educar agora é www.espacoeducar.net







Brinquedo com sucata: Jogo de chá feito com caixa de leite, papelão e potes de iogurte reciclados!

Veja que charme! Para confeccionar este jogo de chá de brinquedo você só precisará de
eva,
 papelão,
copinhos de iogurte limpos e secos,
caixa de leite e
cola quente.







Não é necessário molde, basta cobrir a caixa de leite e improvisar uma alça com papelão e eva!
Estes mimos são arte e criação da Silvana.