"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Boletim da Educação

Nova Lei obriga matrícula de crianças a partir de 4 anos na pré-escola

por: Equipe do Educar para Crescer
Estados e municípios têm até 2016 para garantir o acesso a vagas
Antes, a educação obrigatória iniciava no Ensino Fundamental. Agora, o Ensino Infantil passa a ser obrigatório.
*por Isadora Bertolini 

A matrícula de crianças com 4 anos de idade no Ensino Infantil passou a ser obrigatória aos pais. É o que determina a nova Lei de Diretrizes e Bases, publicada no Diário Oficial do dia 5 de abril. Antes da Lei Federal 12.796, o acesso ao Ensino Básico gratuito era garantido pela Constituição para crianças dos 4 aos 17 anos de idade, porém os pais só eram obrigados a matricular seus filhos a partir dos 6 anos, no Ensino Fundamental.
A medida, que reconhece a importância da Educação Infantil, regulamenta a pré-escola. Agora, essa etapa deve ter uma carga horária anual de 800 horas, distribuídas por no mínimo 200 dias letivos, assim como já era previsto para o Ensino Fundamental e Médio. O controle de presença na pré-escola é de, no mínimo, 60%, e o atendimento deve ser de quatro horas por dia, para turno parcial, e de sete horas para o integral.
Na análise da advogada Ester Rizzi, da organização Ação Educativa, a nova Lei demandará grande esforços do estados e municípios: “Será necessário a construção de novas escolas, mais concursos públicos e a ampliação do ensino na rede pública”. Outro aspecto ressaltado pela advogada é o artigo 31 da lei, que, além de regulamentar a carga horária e frequência no ensino infantil, exige a “expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem”. “Esse item encaminha o Ensino Infantil para a escolarização, o que pode ser preocupante”, diz Ester. “As atividades escolares nesse período devem ser voltadas para o brincar, para a convivência entre as crianças, e não para a absorção e avaliação de conteúdos”.
A nova lei, ainda assim, parece ter agradado os defensores da Educação Infantil. “A partir dos três ou quatro anos, de uma maneira geral, as crianças podem se beneficiar mais com as experiências enriquecedoras oferecidas na escola do que exclusivamente as oferecidas em casa”, diz Maria Celia Montagna de Assumpção, psicopedagoga e autora do material da Educação Infantil do Sistema Anglo de Ensino. A mudança coloca o Brasil entre os países com maior período de obrigatoriedade escolar, mas não inclui o período de creches, de 0 a 3 anos. “O fato da creche ser facultativa para os pais não tira a responsabilidade do Estado de fornecer vagas”, aponta Ester. “Em São Paulo, a taxa de frequência líquida em pré-escolas é de 89,6%, e de creches, 26,5%. A meta do Plano de Educação de 2001, para as creches, era alcançar 50% em 2011”, explica. Veja tudo sobre como conseguir vagas em creches aqui.

Mais mudanças

Além da regulamentação do Ensino Infantil, a Lei Federal 12.796 traz a inclusão de “consideração com a diversidade étnico-racial” entre os princípios da base de ensino. Também garante incentivos de acesso e permanência em cursos de formação de docentes que atuarão na escola básica pública. A lei ainda chama a atenção para os alunos anteriormente chamados “com necessidades especiais”, agora classificados como “educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação”, garantindo-lhes a ampliação do atendimento educacional especializado e gratuito.

Projeto Meio Ambiente

Meninas voltei e trouxe um projeto de Meio Ambiente para vocês. espero que gostem. Também tem as fotos com algumas ideias para realizar com as crianças. Depois tem mais. Não esqueçam de comentar!!!

OBJETIVOS  GERAIS:

  • Preservar o meio ambiente, aumentando o ciclo de vida do nosso habitat;

  • Melhorar a eficiência das Estações de Tratamento de Esgoto das grandes cidades;

  • Promover a educação ambiental nas escolas e comunidades.

OBJETIVOS  ESPECÍFICOS

  • Conscientizar e motivar os empresários da comunidade inclusa no projeto, a se envolverem maciçamente na separação das diferentes partes de seu lixo;

  • Promover a criação e desenvolvimento de novas empresas e associações de coleta, reciclagem e reutilização das diferentes partes do lixo produzido pela comunidade em questão;

  • Envolver as escolas na conscientização das crianças, pais e educadores quanto à importância da atenção na hora da compra para incentivar as empresas conscientes e responsáveis, e seu papel fiscalizador e multiplicador em casa e em todos os locais que freqüenta para a separação do lixo produzido;

  • Valorizar todos os profissionais, organizações, associações e empresas participantes através da divulgação de seu envolvimento no projeto.


1. As crianças tomarão consciência do real tamanho do problema visualizando a absurda quantidade de lixo que sua cidade produz a partir da visita pedagógica ao lixão e outra visita a Companhia de água e esgoto de sua cidade.

2. Discute-se e apresentam-se as diferentes partes do lixo produzido na cidade através de diferentes atividades pedagógicas. O que tem no seu lixo em casa? O que a sua família joga no lixo depois do almoço, jantar e do lanche? E a faxineira da escola, o que ela joga no lixo após a faxina, vamos descobrir?

3. A professora recorta figuras de todas as partes do lixo encontradas na escola e na casa das crianças e, em sala de aula realiza uma atividade com a turma de separação de todas estas partes em grupos diferentes... Plástico, papel, metal, óleo, orgânico.

4. Tentar descobrir com as crianças o que fazer com cada "grupo de lixo separado". Apresentar produtos reciclados e Montar uma exposição com eles.

5. Passeio pedagógico a empresas de reciclagem de lixo, podendo ser qualquer uma que trabalhe com papelão, alumínio, óleo ou plástico.

6. Montando Nossa Separação de Lixo, criação de latas de lixo de coleta seletiva na escola, apresentando que cada cor de lata recebe um tipo de lixo.


 

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DOMINGO, 7 DE JULHO DE 2013

Mural para Festa Junina.

Algumas ideias de mural para 
Festa Junina.






DOMINGO, 9 DE JUNHO DE 2013

Atividades para Festa Junina

Mais algumas ideias para trabalhar com o tema junino.











SALÃO DO LIVRO 2013

Nossa visita ao Salão do Livro foi um verdadeiro sucesso, curtimos muito esse momento. As crianças ficaram encantadas com tantos livros. Amo muito tudo isso!



Ideias para o MEIO AMBIENTE

E para comemorar o Dia do Meio Ambiente conversamos muito sobre tudo que podemos fazer para ter um mundo melhor. Fizemos uma lista com algumas ações simples e desenhamos o mundinho que queremos ( Depois de ler a história O MUNDINHO). Tudo isso se transformou em lindo mural para nossa sala.





Dobraduras Educação Infantil

Trata-se das melhores formas de atrair a atenção das crianças que acabam de ingressar na escola: as dobraduras. Além de encantá-las formando as mais variadas figuras, como animaizinhos, barquinhos e chapéus, as dobraduras auxiliam no aprendizado, especialmente na matemática, já que os pequenos devem contar a quantidade de dobras para fazer as peças.
Além de iniciarem os pequenos na matemática, as dobraduras são importantes na educação infantil por desenvolverem habilidades diversas, como entender comandos verbais, desenvolver a coordenação motora, observação, criatividade, conhecer as formas geométricas, ter noção de espaço, entre muitas outras.
Dobraduras Educacao Infantil
Dobraduras Educacao Infantil
Investir nessas atividades em sala de aula é muito importante, especialmente no 1º, 2º e 3º ano da Educação Infantil. Vale lembrar que o professor que irá realizar essa atividade em sala de aula deve ter bons conhecimentos em dobradura, procurando treinar anteriormente em casa, o que será ensinado posteriormente em sala de aula, pois cabe ao docente orientar as crianças sobre a maneira correta de fazer a dobradura.
Para ajudar na preparação dos professores, a internet pode ser uma importante aliada, já que existem diversos blogs com passo a passo para se fazer diversas dobraduras para a educação infantil, como no link a seguir: http://brincandocomcores.blogspot.com.br/2012/02/sugestoes-de-dobradura-para-trabalhar.html

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