"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "
segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017
Algumas atividades ajudam na integração dos alunos no começo do ano.
Retirado do blog
http://www.editoralua.com.br/PortalLua/GuiaPratico/Atividade.aspx?id=4&gp=HM
Objetivos
★ Sociabilização
★ Integração
★ Propiciar uma volta às aulas tranquila
★ Passar segurança aos alunos
Faixa EtáriaCrianças de 1º e 5º ano
Materiais
No mês de fevereiro, a agitação volta a tomar conta das escolas.
Os alunos novos estão ganhando intimidade com o espaço físico do colégio, com os funcionários, professores e colegas de sala.
Os alunos antigos já são mais acostumados com os ambientes, mas, assim como os novatos, querem se enturmar e conhecer a nova professora. Por isso as atividades de integração são tão importantes nesse começo de ano. Elas promovem uma aproximação espontânea entre as crianças, passando a segurança que elas precisam e demonstrando afeto e acolhimento.
Muitos desses alunos, com idade entre 4 e 6 anos, já freqüentaram escolas antes e estão em uma fase de readaptação, sobretudo porque, certamente, terão que se relacionar com professora e coleguinhas novos. Na primeira semana, os alunos do Colégio Domus Sapientiae são levados a explorar espaços como sala de aula, biblioteca, sala de vídeo, sala de contos etc. “Cada dia da primeira semana a professora escolhe um espaço diferente”, conta Eliane.
Dinâmicas de apresentação
Essas atividades e brincadeiras são ótimas maneiras de se quebrar o gelo entre os alunos e entre a criança e o professor, conta Eliana, orientadora educacional. Ela propõe algumas opções de dinâmicas, com os alunos do maternal ao pré.
Maternal I e II
Atividades em sala:
★ Recepção das crianças com fantoches e colocação dos crachás com os seus
respectivos nomes
★ Exploração dos instrumentos musicais de percussão e recepção com músicas de “Boas-Vindas” citando o nome de cada um
Atividades na quadra:
★ Bolinha de sabão
★ Brincadeiras com bola explorando todo o espaço e os brinquedos da quadra (boliche, dominó gigante, palitos gigante, etc )
Atividades no pátio:
★ Pula- pula
★ Brincadeiras de roda
★ Brincadeira no tanque de areia
★ Exploração dos brinquedos do pátio
MÚSICA VOLTA AS AULAS
TRABALHANDO MÚSICA NA SALA DE AULA
RETIRADO DO BLOG
http://100porcentoaprendizagem.blogspot.com/search/label/MUSICA%20NA%20SALA%20DE%20AULA
A apresentação inicial aos alunos da música "xote ecológico", cujo tema é a degradação do meio ambiente, funcionará como um despertador de atenção do aluno para um assunto a ser estudado; por isso sua apresentação antes da matéria propriamente dita é mais eficaz do que posteriormente.
Xote ecológico - Aguinaldo Batista e Luiz Gonzaga
Não posso respirar
Não posso mais nadar
A terra está morrendo
Não dá mais pra plantar
Se plantar não nasce
Se nascer não dá
Até pinga da boa
É difícil de encontrar
Cadê a flor que estava aqui
Poluição comeu
O peixe que é do mar
Poluição comeu
O verde onde é que está
Poluição comeu
Nem o Chico Mendes Sobreviveu
O tema da música acima é o meio ambiente cuja característica interdisciplinar extrapola os limites de uma única ciência, pois envolve política, economia, história, ecologia e geografia.
No que se refere à Geografia, seu objeto de estudo é o espaço humanizado e neste se inclui o meio ambiente impactado pelas organizações sociais.
Quanto ao conteúdo sobre meio ambiente e a forma de abordá-lo devem variar de acordo a série a que se destinam.
1) Após a apresentação da música, é possível explorar o entendimento dos alunos sobre a letra da mesma e passar um questionário a eles com posterior esclarecimento de dúvidas. Exemplo:
1) Copie o título da música.
2) Escreva o que é xote?
3) O que é meio ambiente?
4) Qual o significado de ecologia?
5) Complete a tabela abaixo com os possíveis agentes dos problemas apontados na música.
PROBLEMAS
AGENTES RESPONSÁVEIS
Não posso respirar
Não posso mais nadar
O verde onde é que está
Nem o Chico Mendes sobreviveu
6) Quem foi Chico Mendes?
7) Cite alguns problemas que as bebidas alcoólicas (pinga) podem apresentar em seus consumidores.
8) Complete.
No Brasil, o álcool é extraído da _____________________________; nos EUA, o álcool é extraído do_____________________________
9) Quando e em que circunstância o álcool surgiu como combustível de automóveis?
10) Descreva os principais impactos que podem ser provocados pela monocultura voltada à produção de combustíveis (etanol e biodísel).
2)De acordo com a necessidade dos estudantes é importante desenvolver o conhecimento sobre os conceitos e/ou definição de litosfera, hidrosfera, atmosfera, biosfera, ciclo hidrológico, a posição central do homem no ecossistema e os efeitos do desmatamento, a saber:
a) interrupção do ciclo hidrológico com prejuízos climáticos (chuva);
b) erosão do solo;
c) assoreamento de rios;
d) deslizamento de solo ou terra das vertentes ou encostas dos morros;
e) risco de extinção de espécies vegetais;
f) migração e morte de animais ao perderem seu hábitat.
3) Agora o professor pode expandir o assunto abrangendo as causas que levaram a sociedade a degradar a natureza. Cabe analisar o aumento dos prejuízos ao ambiente a partir da Revolução Industrial na Inglaterra em 1760, espalhando-se pelos países vizinhos, em outros continentes, intensificando-se depois da Segunda Guerra Mundial e chegando aos países em desenvolvimento como o Brasil.
Durante as etapas da Revolução Industrial as inovações tecnológicas provocaram o êxodo rural e a urbanização de muitos países que se industrializaram. Estes se envolveram, inicialmente, com problemas de saúde pública pela ausência de infraestrutura médico-hospitalar, de saneamento e de moradias adequadas.
O desmatamento avança para ceder espaço a construção de barragens, a mineradoras e a monoculturas. As indústrias multiplicam-se e aumentam a poluição da atmosfera com fumaça e dos rios com dejetos nocivos aos peixes e outros seres vivos. Efeitos do aquecimento global são sentidos em diferentes partes do planeta. No final do século passado, graças ao movimento ambientalista, a sociedade começa a desenvolver a consciência da importância do desenvolvimento sustentável, um equilíbrio entre crescimento econômico, preservação ambiental, distribuição de renda e qualidade de vida.
MENINA DO CATERETÊ
(Chiclete com banana)
Menina linda do cateretê
Nosso Brasil tem um alto astral
Cante comigo esse meu sambaê
Vou pra Bahia, vou levar você
No sol da Bahia a gente deita e rola
Sambaê, Sambaê
Andar com fé só na terra do axé
Sambaê, sambaê
Pai Oxalá ta protegendo você, mãe
Sambaê, sambaê
Chiclete com banana fazendo você mexer
Sambaê, sambaê
Menina linda do cateretê
Nosso Brasil tem um alto astral
Cante comigo esse meu sambaê
Vou pra Campina Grande, eu vou levar você
Lá no Spazzio a gente deita e rola
Sambaê, Sambaê
Vitória da conquista no Mássicas vou te ver
Sambaê, Sambaê
São Paulo é Sampa no berço da madrugada
Sambaê, Sambaê
Rio de Janeiro dos encantos do prazer
Sambaê, Sambaê
Menina linda do cateretê
Nosso Brasil tem um alto astral
Cante comigo esse meu sambaê
Vou pra Recife, eu vou levar você
Lá no Recife a gente deita e rola
Sambaê, Sambaê
Lá tem capiba no frevo da frevioca
Sambaê, Sambaê
Alceu Valença canta prá você, mãe
Sambaê, Sambaê
Linda Olinda no Batata vou ter ver
Sambaê, Sambaê
Menina linda do cateretê
Nosso Brasil tem um alto astral
Cante comigo esse meu sambaê
Eu vou pra Fortaleza, vou levar você
No Siriguela a gente deita e rola
Sambaê, sambaê
Galera de Ilhéus vai botar pra derreter
Sambaê, sambaê
Lá em Natal o teu desejo me alucina
Sambaê, sambaê
Lá em Brasília tô de olho em você
Sambaê, sambaê
Menina linda do cateretê
Nosso Brasil tem um alto astral
Cante comigo esse meu sambaê
Eu vou pra Minas, vou levar você
Menina linda do cateretê
Nosso Brasil tem um alto astral
Cante comigo esse meu sambaê
De bem com a vida eu quero te ver
OBJETIVO = conhecer e identificar os estados do Brasil com as suas principais características culturais.
TEMAS TRANSVERSAIS = Pluralidade cultural
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Ø Questionamento oral: sobre os autores, o estilo da música e o tema;
Ø Questionamento escrito: o que a música transmite ao ouvir, qual a realidade da música, quais os estados e cidades mencionada na música, quais as características culturais que chamou mais atenção;
Ø Atividade com imagem: representar a música, através de um cartão postal de uma das cidades cantada na música. Escreva uma mensagem para um amigo ou familiar falando da beleza desse lugar.
(MODELO)
(IMAGEM)
_______________
_______________
_______________
_______________
_______________
_______________
Parabolicamará
Canta: Gilberto Gil
Antes mundo era pequeno
Porque Terra era grande
Hoje mundo é muito grande
Porque Terra é pequena
Do tamanho da antena parabolicamará
Ê, volta do mundo, camará
Ê-ê, mundo dá volta, camará
Antes longe era distante
Perto, só quando dava
Quando muito, ali defronte
E o horizonte acabava
Hoje lá trás dos montes, den de casa, camará
Ê, volta do mundo, camará
Ê-ê, mundo dá volta, camará
De jangada leva uma eternidade
De saveiro leva uma encarnação
Pela onda luminosa
Leva o tempo de um raio
Tempo que levava Rosa
Pra aprumar o balaio
Quando sentia que o balaio ia escorregar
Ê, volta do mundo, camará
Ê-ê, mundo dá volta, camará
Esse tempo nunca passa
Não é de ontem nem de hoje
Mora no som da cabaça
Nem tá preso nem foge
No instante que tange o berimbau, meu camará
Ê, volta do mundo, camará
Ê-ê, mundo dá volta, camará
De jangada leva uma eternidade
De saveiro leva uma encarnação
De avião, o tempo de uma saudade
Esse tempo não tem rédea
Vem nas asas do vento
O momento da tragédia
Chico, Ferreira e Bento
Só souberam na hora do destino apresentar
Ê, volta do mundo, camará
Ê-ê, mundo dá volta, camará
OBJETIVO = conhecer e identificar a realidade da globalização no qual todos os países do mundo estão inserido e que estão sempre numa dependência política e econômica com os países desenvolvidos, ocasionando resultados negativos a nossa população como: desigualdades sociais, , miséria e fome, desemprego, corrupção, transportes,movimentos sociais, meio ambiente, etc.
TEMAS TRANSVERSAIS = Ética e cidadania
=Trabalho e consumo
= Meio ambiente
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Ø Questionamento oral: sobre os autores, o estilo da música e o tema;
Ø Questionamento escrito: o que a música transmite ao ouvir, qual a realidade da música, por que ela está direcionada para a globalização, quais são os países que levam vantagens e desvantagens, como o homem se relaciona com os pontos positivos e negativos dos empregos e transportes em circulação;
Ø Atividade com imagem: representar a música, através de um desenho.
Ø Atividade de pesquisa: escolher um tema citado no objetivo e apresentar a turma através de dramatização, debate, jornal falado, mural etc.
Miséria - Titãs
Miséria é miséria em qualquer canto
Riquezas são diferentes
Índio, mulato, preto, branco
Miséria é miséria em qualquer canto
Riquezas são diferentes
Miséria é miséria em qualquer canto
Filhos, amigos, amantes, parentes
Riquezas são diferentes
Ninguém sabe falar esperanto
Miséria é miséria em qualquer canto
Todos sabem usar os dentes
Riquezas são diferentes
Miséria é miséria em qualquer canto
Riquezas são diferentes
Miséria é miséria em qualquer canto
Fracos, doentes, aflitos, carentes
Riquezas são diferentes
O Sol não causa mais espanto
Miséria é miséria em qualquer canto
Cores, raças, castas, crenças
Riquezas são diferenças
A morte não causa mais espanto
O Sol não causa mais espanto
A morte não causa mais espanto
O Sol não causa mais espanto
Miséria é miséria em qualquer canto
Riquezas são diferentes
Cores, raças, castas, crenças
Riquezas são diferenças
Índio, mulato, preto, branco
Filhos, amigos, amantes, parentes
Fracos, doentes, aflitos, carentes
Cores, raças, castas, crenças
Em qualquer canto miséria
Riquezas são miséria
Em qualquer canto miséria
Riquezas são misérias...
TRABALHANDO COM MÚSICA
a – No seu ponto de vista o que significa MISÉRIA?
b – Quem são os autores da música?
c – Por que riquezas são diferentes?
d – Por que a morte já não causa mais espanto?
e – O que as raças e crenças sofre na miséria?
MEU PAÍS
Zezé de Camargo e Luciano
Aqui não falta sol
Aqui não falta chuva
A terra faz brotar qualquer semente
Se a mão de Deus
Protege e molha o nosso chão
Por que será que ta faltando pão?
Se a natureza nunca reclamou da gente
De corte do machado, a foice, o fogo ardente
Se nessa terra tudo que se planta dá
Que é que há, meu pais?
O que é que há?
Tem alguém levando lucro
Tem alguém colhendo o fruto
Sem saber o que plantar
Ta faltando consciência
Ta sobrando paciência
Ta faltando alguém gritar
Feito um trem desgovernado
Que trabalha ta ferrado
Nas mãos de quem só engana
Feito mal que não tem cura
Estão levando a loucura
O país que a gente ama
Feito mal que não tem cura
Estão levando a loucura
O Brasil que a gente ama
OBJETIVO = conhecer e identificar a realidade dos países subdesenvolvidos na qual o nosso país esta inserido e que estão sempre numa dependência política e econômica com os países desenvolvidos, ocasionando resultados negativos a nossa população como: desigualdades sociais, trabalho escravo, reforma agrária, miséria e fome, corrupção, movimentos sociais, globalização, etc.
TEMAS TRANSVERSAIS = Ética e cidadania
=Trabalho e consumo
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Ø Questionamento oral: sobre os autores, o estilo da música e o tema;
Ø Questionamento escrito: o que a música transmite ao ouvir, qual a realidade da música, por que ele diz “meu país”, que outros países podemos ter como exemplos, como o homem é tratado na música etc.;
Ø Atividade com imagem: representar a música, através de um desenho.
Ø Atividade de pesquisa: escolher um tema citado no objetivo e apresentar a turma através de dramatização, debate, jornal falado, mural etc.
Postado por Josandra Rupf 8 comentários
Assinar:
Postagens (Atom)