"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "
sábado, 7 de março de 2015
Modelo de jogo com frações
Objetivos: Que pessoa seja capaz de:
· Verificar a relação de ordem entre dois números racionais;
· Criar estratégias que lhe auxiliem a percorrer o labirinto mais rapidamente;
· Fixar conteúdos matemáticos.
Pré-requisitos:
- Construção dos números racionais.
Materiais:
- 1 trilha (labirinto).
- 1 peão para cada jogador.
Modo de Jogar:
Cada jogador/a posiciona o seu peão na saída do labirinto e numa ordem, pré-estabelecida. O/a primeiro/a jogador/a lança o dado para ver a direção que irá tomar, com exceção dá primeira jogada que irá direto para frente. Eles/as deverão avançar em ordem crescente. Caso o dado direcione-o/a para um número menor, deverá continuar na sua posição e, se entrar numa “bomba” ou fora da trilha, deverá ficar uma rodada sem jogar. Vencerá aquele/a que encontrar primeiro a saída do labirinto.
Material utilizado para confecção do jogo:
A trilha ou labirinto poderá ser confeccionado em papel mais resistente, papel cartaz ou cartolina, e os caminhos e outras figuras podem ser coladas com papel colorido ou desenhadas com caneta hidrocor. Segue o modelo do dado, também em papel cartaz.
Assinar: Postagens (Atom)
Brincando de Estacionamento
Jogo Educativo: Brinccando de estacionamento
Autora: Maria de Jesus Lima Rodrigues
Estrutura do currículo: Matemática
Nível de ensino: Ensino Fundamental Inicial
Componentes do currículo: Alfabetização Matemática
Dados da aula
O que o aluno poderá aprender com essa aula
- Os números naturais de 0 a 12;
- Representar quantidade;
- Reconhecer a posição de elementos dentro de uma sequência;
- Reconhecer entre dois conjuntos o que tem mais/menos elementos;
- Noção de posição;
- Noção de direção e sentido.
Material:
- Cola quente;
- Retalhos de EVA;
- Giz de cera;
- Uma bandeja para pizza, tamanho G;
- Um jogo de dominó.
Postado por Maria de J
Assinar:
Postagens (Atom)