"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 8 de março de 2015


egunda-feira, 17 de março de 2014

Projeto Cores

Na educação infantil é um dos projetos que não podem faltar durante o ano letivo, pois trabalhar as cores desenvolvem habilidades no campo da visão, olfato, paladar, tato, audição entre outras áreas porque é quase infinita as possibilidades e maneiras de trabalhar com esse tema, em todo lugar que vemos tem cores. Então, mãos a obra!

Andreza Menezes







Projeto Cores

Idade: A partir de 02 anos

Eixos temáticos: Linguagem oral e escrita, Artes visuais, natureza e sociedade, matemática, movimento e música.

Objetivos:
- Proporcionar a visualização, exploração, contato e o manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas.
-Desenvolver percepções visuais, auditivas e táteis.
-Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem de desenho, pintura e colagem.

Conceitos:
-Identificação, nomeação e reprodução de cores e formas;
-Aprendizado do uso das cores;
-Ampliação do conhecimento do mundo.
-Interesse e curiosidade pelo mundo social e natural, e pelo ato de desenhar.

Atitudes a ser trabalhadas:
-Ampliação do vocabulário.
-Conhecimento e reconhecimento de cores e formas que estão presentes nos ambientes.
-Utilização de materiais plásticos para ampliar as possibilidades de expressão.
-Elaboração de desenho a partir do que foi observado.
-Integração com pessoas e ambiente.


Brincadeiras a realizar em sala de aula:

Caça-cores:
O professor pode colocar fichas de diferentes cores em um pote ou saco. É interessante escolher um lugar amplo para brincar com as crianças. O educador retira uma ficha do saco e, em seguida, diz o nome da cor e mostra o cartão. As crianças devem procurar objetos pelo local que tenham a mesma cor do cartão apresentado.

Música e cores:
O professor pode espalhar pela sala ou pátio tapetes de várias cores. Então, coloca um música para tocar e, assim que a música parar, as crianças deverão subir em um tapete e gritar o nome da cor do tapete. Para dificultar a brincadeira, o professor pode pedir cores: se a criança subir em um tapete vermelho, ela não pode mais escolhê-lo, e assim por diante. Dessa forma, são trabalhadas as core, observação, memorização e oralidade.

Fonte: Revista projetos escolares
Receba nossas atividades Digite aqui seu email:

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Atividades formas geométricas variadas

Fiz para vocês atividades com formas geométricas, são atividades simples e de rotina, mas indispensável para o desenvolvimento psicomotor da criança, é importante trabalhar em sala de aula este tema com material concreto, de forma que a criança possa sentir realmente como é o circulo, o quadrado, o triangulo e o retangulo, as suas pontas, suas curvas, dessa maneira ela guarda em sua memória fotográfica a experiência adquirida em sala de aula.
Quando trabalhamos as formas geométricas, sempre associamos as cores, facilitando assim a assimilação o aprendizado das nossas crianças de forma prazerosa e lúdica.






Receba nossas atividades Digite aqui seu email:

domingo, 29 de julho de 2012

Projeto e Planejamento Cores e formas

Projeto e planejamento: Formas geométricas e cores, utilizando como peça chave a música Aquarela de Toquinho.
Ao todo são 15 páginas


Cubra os dobros, triplos, quádruplos e quíntuplos






























Com cada cartela, jogar dois jogadores. Os alunos, cada um na sua vez, joga o(s) dado(s). o número que sair no dado deve ser multiplicado por 2, 3, 4 ou 5, conforme o jogo: dobro multiplicar por 2, triplo por 3... e marca o resultado. Cada aluno fica com dois lados do tabuleiro uma vertical, outro horizontal. O aluno que marcar primeiro todos os números, ganha o jogo. No caso de triplo em momentos terão que jogar com dois dados.

JOGO DA PIZZA


JOGO DA PIZZA

Trabalhei esse jogo com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, para iniciarem o processo de adição.
Deve ser jogado com 4 participantes, cada um escolhe um pedaço da pizza e uma das moedas de cor vermelha que ficam na borda da pizza. As moedas que estão dispostas na mesa são o recheio da pizza, porém ficam viradas com os números para baixo.
A criança que inicia o jogo vira uma moeda para cima e efetua a soma, os colegas podem auxiliar. Digamos que a criança que iniciou o jogo tenha tirado o número 15 para a borda da pizza e virado a moeda (9+1).....a soma dará 10. Esse resultado não serve para seu pedaço da pizza, serve para o pedaço da pizza do colega.
Diante do resultado a criança que iniciou o jogo deixa a moeda virada para baixo novamente e passa à vez, o colega que tiver a borda da pizza com o número 10 deve memorizar o lugar que ficou a moeda para quando chegar sua vez virar essa moeda.
Cada vez que a criança vira uma moeda que serve para seu pedaço de pizza, vai “recheando” a pizza. Vence quem rechear primeiro seu pedaço da pizza.
Além de desenvolver conceitos matemáticos, estimula a memorização e a cooperação, sendo muito divertido.

Esse jogo foi sugestão da minha querida amiga, profe Regina Costa e do PNAIC.
Jogos Pnaic-Matemática