"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "
quinta-feira, 4 de abril de 2013
SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL
N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO
GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N CÍCERO DANTAS-BA
PROFESSOR(A):Valdéria Ribeiro Santos Matos
DISCIPLINA: Língua Portuguesa SÉRIE / ANO: 3º TURMA:A/B TURNO: M/V
PLANO DE CURSO – 2013
OBJETIVO GERAL DA UNIDADE
|
|||
I UNIDADE
|
II UNIDADE
|
III UNIDADE
|
IV UNIDADE
|
*Desenvolver um trabalho cujo
enfoque principal seja o uso da linguagem oral (fala e escuta), da linguagem
escrita (leitura e produção escrita de textos), considerando a análise e
reflexão sobre a língua e linguagem no processo ensino-aprendizagem.
|
*Possibilitar ao aluno condições de progredir em relação à
linguagem e escrita para resolver situações de seu cotidiano. Ter acesso à
cultura como forma de participação para o mundo letrado e aprimorar suas
habilidades lingüísticas básicas e gramaticais: falar, escutar, ler e
escrever.
|
*Desenvolver e aperfeiçoar os
mecanismos de leitura escrita, associando as novas situações de aprendizagem a vivências e
situações práticas e trabalhar leituras diversificadas dos mais diferentes
tipos de textos (informativos, narrativos, literários, poéticos e lúdicos,
publicitários, instrutivos, dissertativos e práticos).
|
*Desenvolver e aperfeiçoar
atitudes e habilidades essenciais à conversação, à leitura e escrita.
Ampliando os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma apropriada nas
práticas de linguagem oral e escrita e aprimorar o gosto pela leitura e
escrita.
|
*********************** METODOLOGIAS
UTILIZADAS ***********************
|
|||
As aulas serão desenvolvidas numa
interação utilizando – se dos recursos de: Exposição de cartazes, exercícios,
atividades de fixação, ditado, criação de frases, etc;- Cartazes com regras
de ortografia, ditados de palavras,
pesquisa nos textos das palavras estudadas, exercícios de fixação, gincana no
quadro, batata quente;-Fazer a correção dos textos criados no quadro
coletivamente e no caderno; -Uso do dicionário para pesquisar palavras com letras Textos mimeografados, digitados,
xerocados e no quadro de giz-Recortes de jornais e revistas palavras com s e
s;c e ç, h-Gu- Qu e J-X e do CH-NH -R e RR;
-Debates;-Brincadeiras;CDs
áudio;CD ROM;Aparelho de som; Vídeo; Músicas; de músicas;Projeto
***********************
AVALIAÇÕES UTILIZADAS ***********************
Contínua, diagnóstica,
formativa e somatória por meio de: Trabalhos escritos e orais, debates
-Pesquisa;Prova oral e escrita e através da criatividade e desembaraço nas
mais diferentes formas de expressão, responsabilidade, interesse, curiosidade
e criticas buscando novos conhecimentos.
|
CONTEÚDOS DA UNIDADE
|
|||
I UNIDADE
|
II UNIDADE
|
III UNIDADE
|
IV UNIDADE
|
Leitura-Texto: Palavrinhas mágicas – Outro Texto: Sou aluno nota 10 –Produção: Regulamento Estudo da Língua: Comunicação
oral e comunicação escrita
Dê a sua opinião: Relacionamento do dia\Com que letra?: Palavras com
c e qu
Texto: Pequeno dicionário de
palavras aovento
Outro Texto : Pagina de dicionário
Estudo da língua: Ordem alfabética
Só para lembrar: Palavras com m-p,
m-b e palavras com consoante
Produção: Parodia – Verbete de dicionário
Hora da história: Marcelo, marmelo, martelo – Ruth Rocha
Texto: Sistema ósseo / Só para lembrar: Palavras – separabilidade
Estudo da Língua: Sílabas
Com que Letra ?: Palavras com r
e rr entre vogais\Produção: Carta
|
Preparação para leitura
Texto: O umbigo do rei
–Estudo do texto- As palavras no dicionário
Estudo da língua: Sílaba Tônica
Com que letra?: Palavras com sílabas terminadas em r
Outro texto:A roupa nova do Produção: Reescrita do conto O umbigo do
rei
leitura:Texto: Arte na casa ( 1ª parte) Arte na casa ( 2ª parte)
Só para Lembrar: Ordem alfabética
Estudo do s\Estudo da
língua: Substantivo comum e substantivo próprio
Produção: Revisão final da reescrita do conto O umbigo do rei
a leitura-Texto: Fungos –Estudo da Língua: Pontuação – uso do ponto
final, ponto de interrogação e do ponto de exclamação
Só para lembrar: Palavras com sílabas terminadas em s
As palavras no dicionário.
|
Leitura-Texto: Histórias Quilombolas
As palavras no dicionário -Estudo da língua: Palavras que permanecem
iguais no singular e plural\Com que letra?: Palavras que permanecem iguais no
singular e no plural\Revisão – Palavras com r entre vogais, palavras com ss
- g e j Outro texto\ Produção:
Reportagem – Brinquedos de ontem que ainda fazem sucesso\Hora da história:
Menina x meninos \Outro texto: Diário de um gato
As palavras no dicionário\Estudo da língua: Gênero do Substantivo
Masculino e feminino\Com que letra? Palavras com c e ç\ Leitura -Texto
Ar- condicionado de palito (outdoor) \Estudo da língua: Grau do substantivo –
Aumentativo e diminutivo\ Com que letra?: Palavras com x e ch\Outro texto: É
o fim da picada para o mosquito da dengue –
Produção: Cartaz para a campanha Xô, dengue! Preparação para a
leitura
Texto: Felino superpoderosos
Estudo da Língua: Pronomes
Fique sabendo
|
Leitura-Texto: teste de coragem (1ª parte)
Leia mais: Teste de coragem (2ª parte) –
Dê sua opinião: Devemosrevelar nossos medos aos nossos amigos?
Estudo da Língua: verbos de elocução
Hora da História: O médico-fantasma –
Produção: Descrição de um local sinistro
Projeto: Livro Teste de coragem
Texto: Uma noite de tempestade (1ª parte) Leia mais: Uma tempestade
(2ª parte) – Estudo da língua: Pontuação no diálogo
Comque letra?Palavras com i e lh
Texto: Quem soltou o pum? – Blandina Franco e José Carlos Lollo
Estudo da língua: Adjetivo
Só para lembrar: Uso da virgula
Com que letra?: Palavras com s
e z
Produção : resenha coletiva de um conto infantil \Texto: Surpresas
geladas –
Outro texto: Pizza fingida – Cleide Chiara\Estudo da língua: Verbo e
tempos verbais\Só para lembrar: Vírgula, a palavra e e repetição de palavras
Com que letra?: Palavras começadas com dez e des
Produção: Modo de preparar da receita do bolinho de chuva
|
PROJETOS DAS UNIDADES
|
|||
I UNIDADE
|
II UNIDADE
|
III UNIDADE
|
IV UNIDADE
|
Projeto de leitura de leitura: Circo na escola
|
Projeto: historia do Municio de Cícero Dantas
|
Projeto: Matemática Lúdica
|
Projeto: Viajando pelo mundo das fabulas
|
REFERÊNCIAS
|
CENTURION, Marília Ramos. coleção porta aberta: 3° ano
língua portuguesa/ Arnaldo Bento
Rodrigues, Maria Batista dos Santos Neto, Ângela Bernardes de Andrade Gil,
Sueli Fanizzi. – São Paulo: FTD, 2011.
BRASIL,Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
curriculares nacionais: Língua Portuguesa/ Secretaria deEducação Fundamental
I. Ensino de primeira à quarta série–Brasília : MEC/SEF, 1997. Eu Gosto
–integrado ( exemplar próprio)- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)-
Internet – Google.
|
Cícero Dantas – Bahia, _____/_____/_______.
APROVADO PELA
COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI
|
APROVADO
PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC
|
|
_____/______/_______.
|
_____/______/_______.
|
|
ASINATURA
DO DIRETOR ESCOLAR
|
||
|
|
ASSINATURA
DO COORDENADOR
|
ASSINATURAS
DOS IMES – I e II
|
||
PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA SEMEC
|
|
SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL
PÓLO EDUCACIONAL XIV ALTO DA SANTA CRUZ S/N CÍCERO DANTAS-BA
SÉRIE / ANO: 3º TURMA:A/B TURNO: M/V
DISCIPLINA: Ciências
PROFESSOR(A):Valdéria Ribeiro Santos Matos
PLANO DE CURSO – 2013
OBJETIVO GERAL DA UNIDADE
|
|||
I UNIDADE
|
II UNIDADE
|
III UNIDADE
|
IV UNIDADE
|
*Compreender a natureza como um
todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações
do mundo em que vive e formular questões, diagnosticar e propor soluções para
problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em
prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado
escolar.
|
* Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos
sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais,
econômicas, políticas e sociais e reconhecer semelhanças e diferenças entre
eles e reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e
culturais nas vivências cotidianas das famílias, no tempo e no mesmo espaço
de convivência.
|
* Compreender a natureza como um todo
dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do
mundo em que vive e identificado as relações entre o conhecimento cientifica,
produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e sua evolução histórica da ciências.
.
|
* Formular
questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de
elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos,
procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar,
|
*********************** METODOLOGIAS
UTILIZADAS ***********************
|
|||
As
aulas serão desenvolvidas numa interação utilizando – se dos recursos como:
Exploração oral; Discussão de pesquisas;
Levantamento de questões;Reflexão e discussão em grupo;Relatos de
experiências pessoais; Projetos de estudos;Seqüências de atividades;Estudo de
textos;Experimentos ;Uso de recursos midiático.
***********************
AVALIAÇÕES UTILIZADAS ***********************
|
|||
Será: contínua,
diagnóstica, formativa e somatória por meio de: Trabalhos escritos e orais;
Debates, estudo dirigido; pesquisa; criatividade e desembaraço nas mais
diferentes formas de expressão; responsabilidade, interesse, curiosidade e
criticas buscando novos conhecimentos e através de prova oral e escrita.
|
CONTEÚDOS DA
UNIDADE
|
|||
I UNIDADE
|
II UNIDADE
|
III UNIDADE
|
IV UNIDADE
|
Terra e universo
Estudando o planeta terra
Movimento de rotação
e de translação
As estações do ano
Luz e sombra
O sistema solar
Vento: uma fonte de energia
Ar em movimento
Formação dos Ventos
Direção, velocidade
e força dos ventos.
Importância do solo
Formação do solo
Como o solo é
estudado?
Permeabilidade do
solo
Poluição do solo
|
Água e saúde
Água vai... Água vem
Ciclo da água
O nascimento de um
rio
Água e saúde
Separação das matérias de uma mistura
Matérias que se
misturam e que não se misturam completamente
Água: dissolvente universal
Separando misturas
|
Preservação do ambiente
Saneamento básico
Abastecimento e
tratamento de água
Coleta e destino do
lixo
Direitos e deveres
do cidadão
Estudando os seres vivos
Classificando os
seres vivos
Os Reinos
Nem reino vegetal
nem reino animal
Produtos de origem
animal e vegetal
|
Como os seres vivos se reproduzem
O começo de uma nova
vida animal
Reprodução do ser
humano
Cuidados com os
bebes e com os filhotes
O começo de uma nova
vida vegetal
Conhecendo o corpo humano
O corpo humano
Partes do corpo
Tipos humanos
Pessoas com
deficiências
Terceira idade
|
PROJETOS DAS UNIDADES
|
|||
I UNIDADE
|
II UNIDADE
|
III UNIDADE
|
IV UNIDADE
|
Projeto de leitura de leitura: Circo na escola
|
Projeto: historia do Município de Cícero Dantas
|
Projeto: Matemática Lúdica
|
Projeto: Viajando pelo mundo das fabulas
|
REFERÊNCIAS
|
CENTURION, Marília Ramos. Coleção Porta Aberta: 3° ano
Ciências/ Arnaldo Bento Rodrigues, Maria Batista dos Santos Neto, Ângela
Bernardes de Andrade Gil, Sueli Fanizzi. – São Paulo: FTD, 2011.
BRASIL,Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
curriculares nacionais: Língua Portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental I. Ensino de primeira
à quarta série –Brasília : MEC/SEF,
1997. Eu Gosto –integrado de 1º ao 5º ano ( exemplar próprio)- Revista Nova
Escola ( exemplar próprio)- Internet – Google.
|
Cícero Dantas – Bahia, _____/_____/_______.
APROVADO PELA
COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI
|
APROVADO
PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC
|
|
_____/______/_______.
|
_____/______/_______.
|
|
ASINATURA
DO DIRETOR ESCOLAR
|
||
|
|
ASSINATURA
DO COORDENADOR
|
ASSINATURAS
DOS IMES – I e II
|
||
PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA
SEMEC
|
|
SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL
N.E.I.E.F
ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV ALTO DA SANTA CRUZ S/N CÍCERO DANTAS-BA
PROFESSOR(A):Valdéria Ribeiro Santos Matos
DISCIPLINA: Historia e GeografiaSÉRIE / ANO: 3ºTURMA:A/B TURNO: M/V
PLANO DE CURSO – 2013
OBJETIVO GERAL DA UNIDADE
|
|||
I UNIDADE
|
II UNIDADE
|
III UNIDADE
|
IV UNIDADE
|
* . *Integrar
a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de modificá-lo
e desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão
e transformação da realidade, visando a formação do cidadão e conhecendo sua
identidade e origem na história , valorizando as diferentes culturas
percebendo a formação de um País.
|
* Conhecer os aspectos culturais de um determinado povo ou
região para o entendimento do processo de desenvolvimento escolar. Entendendo
o passado também é importante para a compreensão do presentereconhecendo as
mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e
em outras comunidades, próximas ou distantes no tempo e no espaço.
|
* Conhecer e saber usar procedimentos de pesquisa da
geografia para compreender o espaço, a paisagem, o território e o lugar, seus
processos de construção, identificando suas relações, problemas e
contradições; Identificando e avaliando as ações dos homens em sociedade e suas
conseqüências em diferentes espaços e tempos, de modo a construir
referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas
questões sócio-ambientais locais.
|
* Organizar alguns repertórios geográficos, históricos –
culturais que lhes permitam localizar acontecimentos numa multiplicidade de
tempo, de modo a formular explicações para algumas questões do presente e do
passado eutilizando métodos de pesquisas e de produção de textos de
conteúdo histórico egeográfico, aprendendo a ler diferentes registros
escritos, iconográficos, sonoros e compreender a espacialidade e temporalidade
dos fenômenos geográficos estudados em suas dinâmicas e interações.
|
*********************** METODOLOGIAS
UTILIZADAS ***********************
|
|||
As aulas serão
desenvolvidas numa interação utilizando – se dos recursos: • cantinho da
leitura, historinhas ,dinâmicas diversas ,poesias, livro didático ,conversa
informal ,jornais , quadro e giz ,bingo ,brincadeiras , materiais concretos
,dramatização , cartazes ,rodinha de conversa ,livros
literários
,desenho livre , TV- DVD , musicas , filmes ,som –jogos – fantoches -produção
de texto -colagem recortes –apresentações -teatro
*********************** AVALIAÇÕES UTILIZADAS ***********************
|
|||
Será
Através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as
atividades de sala, participação, interação e organização.
Serão realizadas provasescritas de forma contextualizada. Espera-se que o aluno consiga até o final do ano letivo chegar ao objetivo que desejamos |
CONTEÚDOS DA UNIDADE
|
|||
I UNIDADE
|
II UNIDADE
|
III UNIDADE
|
IV UNIDADE
|
SER CIDADÃO
Ser
solidário.
Cada
coisa a seu tempo.
Todos
nós temos responsabilidades
O
que você aprendeu.
Documentos
O
mundo que queremos: A maioria decide.
O TEMPO NÃO PARA
Como
perceber a passagem do tempo.
Medidas
do tempo.
Viajando
no tempo com os relógios.
O
calendário.
O
que você aprendeu.
Para ler e escrever melhor: Um calendário
diferente.
|
TEMPO DE SE ALIMENTAR
A alimentação dos povos indígenas.
A culinária de outros povos.
Alguns pratos brasileiros.
O que você aprendeu.
Para ler e escrever melhor: O alimento de cada dia.
A MÚSICA TAMBÉM TEMHISTÓRIA
A música e a história
A música de diferentes povos
A música brasileira
Alguns estilos musicais do presente
O que você aprendeu
O mundo que queremos: O grafite
|
A CHEGADA DA ELETRICIDADE
O mundo mudou com eletricidade.
O Brasil também mudou com a eletricidade.
A iluminação das ruas.
O que você aprendeu
O mundo que queremos: evitar o desperdício de luz elétrica.
O TRABALHO DE TODOS
O trabalho está em todo lugar
Trabalhadores do passado e do presente
O trabalho no presente
O que você aprendeu
Para ler e escrever melhor: A profissão de cocheiro
|
OS TRANSPORTES ONTEM E HOJE
Os meios de transporte do passado.
A chegada de outros meios de transporte ao Brasil.
Invenções e inventores que mudaram o mundo.
O que você aprendeu.
Para ler e escrever melhor: Transporte urbano para todos.
O MUNDO DA COMUNICAÇÃO
A comunicação e a imprensa.
O rádio.
A televisão.
Os novos meios de
comunicação.
O que você aprendeu.
O mundo que queremos: Fora
do ar.
|
Conteúdos da
Unidade
|
|||
I Unidade
|
II Unidade
|
III Unidade
|
IV Unidade
|
LUGARES E PAISAGENS
A paisagem e
seuselementos.
As paisagens são
transformadas.
Modos de vida
diferentes: paisagens diferentes.
O que você aprendeu
O mundo que
queremos: Jeitos de morar e atitudes da convívio.
|
O MUNICIPIO E SUAS PAISAGENS
O município.
Paisagens do
município.
Observando o
município de diferentes pontos de vista.
O que você aprendeu.
Agua no município.
Os riosdo município.
|
MUNICÍPIO: HISTÓRIA
E REPRESENTAÇÃO
Todo município tem uma história.
A representação do município.
Orientando-se no município.
O que você aprendeu.
Para ler e escrever melhor: Ahistória de Cicero
Dantas.
Agricultura
|
A POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO
Quem vive no
município.
Gente que
chega,gente que vai.
As atividades da
população do município.
Que direção tomar
para se divertir?
O que você aprendeu.
O mundo que
queremos: Os serviços públicos do município.
O trabalho nas indústrias.
|
PROJETOS DAS UNIDADES
|
|||
I UNIDADE
|
II UNIDADE
|
III UNIDADE
|
IV UNIDADE
|
Projeto de leitura de
leitura: Circo na escola
|
Projeto: historia do
Município de Cícero Dantas
|
Projeto: Matemática
Lúdica
|
Projeto: Viajando
pelo mundo das fabulas
|
REFERÊNCIAS
|
MAESTU, Juliana. Projeto Buriti: historia e geografia\
organização Editora moderna-2ª ed- São Paulo:moderna,2011
BRASIL,Secretaria de
Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa/
Secretaria deEducação Fundamental I. Ensino de primeira à quarta
série–Brasília : MEC/SEF, 1997. Eu Gosto –integrado de 1º ao 5º ano (
exemplar próprio)- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)- Internet –
Google.
|
Cícero Dantas – Bahia,
_____/_____/_______.
APROVADO
PELA COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI
|
APROVADO
PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC
|
|
_____/______/_______.
|
_____/______/_______.
|
|
ASINATURA
DO DIRETOR ESCOLAR
|
||
|
|
ASSINATURA
DO COORDENADOR
|
ASSINATURAS
DOS IMES – I e II
|
||
PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA
SEMEC
|
|
Assinar:
Postagens (Atom)