SUGESTÃO DE DINÂMICAS PARA O PROFESSOR USAR COM OS ALUNOS
O primeiro dia de aula é fundamental para o entrosamento entre aluno e professor, seja de qualquer nível, ensino fundamental, ensino médio ou ensino superior, da rede pública ou privada, o relacionamento entre professor e aluno está diretamente relacionado com o aproveitamento e aprendizado da turma.
Dinâmicas para o primeiro dia de aula
vem se tornando quase que rotina nas escolas, pois, os educadores podem comprovar sua eficiência na apresentação da classe como do professor.
Dinâmicas para Início das Aulas,
para o iníco do ano letivo,
dinâmicas para o primeiro dia de aula,
tudo o que o professor ou educador precisa saber para integrar e apresentar aos seus alunos e iniciar um excelente trabalho com a classe.
A seguir, sugestões de atividades educativas para professores no início do ano letivo e dinâmicas de grupo para o início das aulas em grande estilo. Veja:
Dinâmica para o Primeiro dia de Aula
"Tudo sobre mim"
Objetivos dessa dinâmica para primeiro dia de aulas é conhecer o participante, promover o auto-conhecimento e conhecimento do outro além de promover o relacionamento interpessoal e a autoconfiança.
.
Materiais: Uma folha contendo o formulário abaixo:
a. O que eu mais gosto de fazer?
b. O que menos gosto de fazer?
c. Uma qualidade minha é:
d. Um defeito meu é:
e. Pretendo chegar a ser:
Procedimento: Cada participante receberá uma folha contendo o "formulário".
Os participantes terão 15 minutos para responder.
Depois dos 15 minutos cada um se apresentará ao grupo, lendo o que escreveu.
Dica: Promover um ambiente agradável e descontraído para que todos possam se apresentar.
Observar se o participante tem um bom auto-conhecimento, como reage as respostas de seus colegas.
Dinâmicas para Inicio das aulas do Ensino Fundamental
O Comprimento
O objetivo dessa dinâmica para o ensino fundamental é desenvolver a noção de estimativa, equivalência e medida por meio de comparações.
Local: sala de aula ou uma sala grande.
Material: Esta é uma brincadeira que basta usar o material dos próprios alunos para começar a brincar: caneta, uma borracha, um livro, ou até o próprio palmo das crianças, uma régua, uma trena ou uma fita métrica.
Desenvolvimento: Para começar a brincadeira, divida a turma em quatro grupos. Escolha para cada um deles um objeto que deve substituir a régua como unidade de medida.
Esse objeto pode ser uma caneta, uma borracha, um livro, ou até o próprio palmo das crianças.
Em seguida, defina os objetos que cada grupo deve medir - por exemplo, a carteira, a porta, a lousa ou a altura da parede onde começa a janela.
Antes que a turma comece a realizar as medições, estimule as crianças a fazer estimativas: quantas borrachas elas acham que seriam necessárias para determinar o comprimento da mesa?
E a largura?
Como seriam os resultados se, em vez desses objetos, a classe usasse um livro e um caderno para fazer as medidas?
E assim por diante.
As dinâmicas de integração para o primeiro dia de aula têm como objetivo que os participantes se apresentem, que memorizem os respectivos nomes, que iniciem um relacionamento amistoso e que se desfaçam as inibições que falem de suas expectativas para o início do ano letivo ou do curso.
O professor ou educador começa com a apresentação e depois pede que os alunos se apresentem da seguinte maneira:
DINÂMICA 1 - Eu sou... e você, quem é?
Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas.
Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar.
O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro. Por exemplo: "Eu sou João, e você, quem é?" "Eu sou Márcia, e você, quem é?" "Eu sou Lívia, e você quem é"?
A dinâmica de integração pode ser feita com o grupo de alunos ou estudantes sentados sem a roda girar.
DINÂMICA 2 - Apresentarte:
Material Necessário: Objetos diversos (xale, óculos, chapéu, colares etc.)
Propor aos participantes apresentarem-se, individualmente, de forma criativa.
Deverá ser oferecido todo tipo de objetos para que eles possam criar dentro da vontade de cada um.
DINÂMICA 3 - Alô, alô!
Formar uma grande roda com todos os participantes e pedir que cada um se apresente de forma cantada com a seguinte frase: "Sou eu fulano, que vim para ficar; sou eu, fulano, que vim participar." É importante que cada um fale o seu nome, pois este simples exercício trabalha a auto estima.
DINÂMICA 4 - Procurando um coração...
Material Necessário: Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra. Cada coração só poderá encaixar em uma única metade.
Distribuir os corações já divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem uma música caminharão pela sala em busca de seu par. Quando todos encontrarem seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem.
DINÂMICA 5 - Abraçando amigos
Formar uma grande roda. Colocar bem baixinho uma música agradável.
Informar que o grupo deverá estar atento à ordem dada para executá-la atentamente.
Exemplo: "Abraço de três" e todos começam a se abraçar em grupo de três; "abraço de cinco", "abraço de um", "abraço de todo mundo".
É importante que o educador esteja atento para que todos participem.
DINÂMICA 6 - Quando estiver...
Com o grupo em círculo, o primeiro a participar começa com uma frase.
Exemplo: "Durante minhas férias irei para a praia..". O segundo continua: "Quando estiver na praia farei um passeio de barco". O seguinte dirá: "Quando estiver no barco, irei..."
DINÂMICA 7 - Apresentação
Propor a criação coletiva de uma história incluindo o nome de todos os participantes do grupo. Durante a narrativa, quando o nome de um participante for pronunciado, ele deve levantar-se, fazer um gesto e sentar-se de novo.
Adivinhe quem é?
UMA MENSAGEM:
"O aluno é como uma pequena semente que deve ser plantada e cuidada para germinar e dar bons frutos.
O professor é como o agricultor que vê na semente a esperança que proverá as necessidades da sociedade."
(Luis Alves)
Feliz volta as aulas!