"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Manual Didático Jogos de Alfabetização 

Dado Sonoro

Manual Didático Jogos de Alfabetização Dado Sonoro
Dado Sonoro
   Objetivos didáticos:
- Compreender que as palavras são compostas por unidades sonoras;
- Perceber que palavras diferentes possuem partes sonoras iguais; identificar a sílaba como unidade fonológica;
- Identificar a sílaba como unidade das palavras orais; 
- Comparar palavras quanto às semelhanças sonoras
- Desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração dos sons iniciais das palavras (aliteração);
- Comparar palavras quanto às semelhanças sonoras.
   Público-alvo:
Alunos em processo de alfabetização, que precisam perceber que a palavra é constituída de significado e seqüência sonora e que precisam refletir sobre as propriedades sonoras das palavras, desenvolvendo a consciência fonológica. 
   Sugestões de encaminhamento:
O professor deve ler, em voz alta, as regras do jogo e discutir com os alunos sobre como ele funciona, à medida que lê. Durante o jogo, caso existam dúvidas quanto às regras, o docente pode ler novamente o texto, mostrando aos alunos que é necessário compreendermos e aceitarmos as regras. Esse procedimento contribui para uma melhor interação entre as crianças e para que elas se familiarizem com este gênero textual.
   Instruções de jogos. 
Pode-se, antes do início do jogo, a fim de facilitar a compreensão das crianças, propor que o jogador, ao encontrar uma ficha que, em seu julgamento, combine com a figura da cartela, destaque oralmente a sílaba inicial semelhante nas palavras. Os demais jogadores devem checar se a sílaba pronunciada é, de fato, comum às duas palavras. Algumas rodadas “de treino coletivo” com esse procedimento podem ajudar a esclarecer como o jogo funciona.
   Dicas ao professor:
Esse jogo leva o aluno a observar que a palavra é composta por segmentos sonoros e que esses podem se repetir em palavras diferentes. Essa é uma descoberta essencial no percurso de apropriação do sistema alfabético pelo aprendiz: o que notamos (representamos) no papel são os segmentos sonoros das palavras, ou seja, para escrever precisamos centrar a atenção nesses segmentos. Outro aspecto interessante nesse jogo é que, como as fichas utilizadas apresentam figuras e seus nomes correspondentes, é possível que os alunos comecem a observar que palavras que têm o mesmo som inicial também apresentam as mesmas letras no início da palavra. Dessa forma, enquanto os alunos refletem sobre os segmentos sonoros das palavras também são estimulados a refletir sobre a sua forma escrita, podendo, inclusive, serem levados a realizar o registro do nome das figuras presentes nas cartelas. O jogo possibilita, então, um significativo trabalho com alunos em estágios mais avançados de escrita, Cabe ao professor, caso o deseje, sistematizar tal reflexão, comparando as palavras coletivamente, ao escrevê-las no quadro ou ao utilizar as fichas em outras atividades de reflexão fonológica.
Sugerimos como uma variante do jogo, para alunos em estágios mais avançados de propriação da escrita alfabética, a realização de uma atividade de correspondência grafofônica. Nela, o professor disponibiliza as cartelas de figuras aos alunos ou a pequenos grupos e escreve no quadro alguns nomes, um por vez, correspondente às figuras das cartelas (o professor não deve ler ou ditar a palavra, apenas registrá-la). O aluno ou grupo deve fazer a devida correspondência, registrando a palavra em um papel e o número do desenho a que corresponde. Caso não possua a figura (cujo nome foi registrado no quadro), não é necessário o aluno fazer o registro. Desse modo, quem realizar todas as correspondências corretamente será o ganhador
Dado Sonoro (Cartela do aluno)
Meta do jogo: Ganha quem, ao final, tiver mais fichas.
Jogadores: 2 a 4
Componentes:
- 1 dado de oito lados
- 1 cartela com 8 figuras de animais numeradas 
- 24 fichas com figuras e palavras (para cada figura da cartela, há 3 fichas de figuras/palavras, que se iniciam com a mesma sílaba das figuras/palavras apresentadas na cartela)
Regras:
- A cartela com as figuras numeradas deve estar à vista dos jogadores durante todo o jogo.
- Espalham-se as fichas sobre a mesa com as frases voltadas para cima.
- Os jogadores decidem quem deve iniciar a partida.
- O primeiro jogador inicia a partida lançando o dado e verificando qual é a figura na cartela que corresponde ao número sorteado.
- O jogador deverá escolher uma figura cujo nome comece com a mesma sílaba da figura indicada na cartela.
- Escolhida a ficha, o jogador pega-a para si. O próximo participante joga o dado e repete o mesmo procedimento.
- A cada ficha encontrada, o jogador ganha um ponto. Se pegar a ficha errada, os demais jogadores que perceberem denunciam e passa-se a vez.
- Se um outro participante jogar o dado e o número deste for referente a uma figura para a qual não há mais fichas, passa-se a vez para o jogador seguinte.
- Cada jogador só poderá pegar uma ficha por vez.
Ao final, ganha o jogo quem conseguir um maior número de fichas
Repertório de palavras usadas no jogo: Cartela do jogo:, 
BALEIA, CAVALO, LATA, GATO, PAVÃO, VACA, TATU, PICOLÉ.
Figuras do jogo: PALHAÇO/PARAFUSO/PALITO, 
BALÃO/BACIA/BATEDEIRA, 
CADEADO/CADEIRA/CADERNO, 
GAVETA/GARRAFA/GALINHA, 
PICOLÉ/PIRATA/PIÃO; , 
VACINA/VASSOURA/VARINHA, LÁPIS/ LAÇO/ 
LARANJA, TALHER/TÁBUA/TAPETE,
Esse material foi retirado da Plataforma do Letramento. Você pode ver esse e outros jogos no Manual Didático Alfabetização e Letramento
Outras sugestões de jogos:

Atividades Interpretação de Texto Poema Vinicius de Moraes para Ensino Fundamental

Atividades Interpretação de Texto Poema Vinicius de Moraes para Ensino Fundamental
Atividades Interpretação de Texto Poema Vinicius de Moraes para Ensino Fundamental
Essas são atividades da matéria de Língua Portuguesa. Com elas será possível trabalhar texto e interpretação, com os poemas "A Casa" e "As Borboletas", escritos por Vinicius de Moraes.
Além de trabalhar texto e interpretação, será possível também trabalhar, com essas atividades, as Classes Gramaticais, em específico as classes Verbo e Adjetivo.

Atividades Subtração Contas Armadas Matemática para Ensino Fundamental

Atividades Subtração Contas Armadas Matemática para Ensino Fundamental
Atividades Subtração Contas Armadas Matemática para Ensino Fundamental
Com essas atividades será possível trabalhar Subtração, a partir de contas armadas simples, com seus alunos. Eles poderão observar a conta armada, resolve-la e registrar o resultado, com número e desenhos.
Será possível também trabalhar subtração numa temática natalina, também com contas armadas simples de subtração, de maneira rápida e divertida.

Manual Didático Jogos de Alfabetização Jogo da Trinca

Manual Didático Jogos de Alfabetização Jogo da Trinca
 Tipo de Jogo: 
Jogos de análise fonológica
   Quais são os objetivos de jogos de análise fonológica?
- Compreender que para aprender a escrever é preciso refletir sobre os sons e não apenas sobre os significados das palavras.
- Compreender que as palavras são formadas por unidades sonoras menores.
- Desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração dos sons iniciais das palavras (aliteração) ou finais (rimas).
- Comparar as palavras quanto às semelhanças e diferenças sonoras.
- Perceber que palavras diferentes possuem partes sonoras iguais.
- Identificar a sílaba como unidade fonológica.
- Segmentar palavras em sílabas.
- Comparar palavras quanto ao tamanho, por meio da contagem do número de sílabas
Jogo da Trinca
   Objetivos Didáticos: 
- Compreender que as palavras são compostas por unidades sonoras; 
- Perceber que palavras diferentes podem possuir partes sonoras iguais, no final; 
- Desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração de rimas; 
- Comparar palavras quanto às semelhanças sonoras. 
  Público-alvo: 
Alunos em processo de alfabetização, que precisam perceber que a palavra é constituída de significado e seqüência sonora e que precisam refletir sobre as propriedades sonoras das palavras, desenvolvendo a consciência fonológica. 
   Sugestões de encaminhamento: 
O professor deve ler em voz alta as regras do jogo e discutir com os alunos sobre como ele funciona, à medida que lê. Durante o jogo, caso existam dúvidas quanto às regras, o docente pode ler novamente o texto, mostrando aos alunos que é necessário compreendermos e aceitarmos as regras. Esse procedimento contribui para uma melhor interação entre as crianças e para que elas se familiarizem com este gênero textual: instruções de jogos. 
Para facilitar a a compreensão das crianças, aqui também é possível, antes do início do jogo, fazer uma rodada“de treino coletivo”. Nessa situação, as cartas das duas grandes equipes formadas pela turma (metade da turma, em cada) são expostas, a cada vez, de modo que se possa discutir se vale a pena: 1) pegar a carta descartada pelo jogador anterior, ou 2) apostar a sorte nas cartas emborcadas no centro da mesa, sempre com o intuito de formar uma trinca. 
  Dicas ao professor: 
Esse jogo leva o aluno a observar que a palavra é composta por segmentos sonoros e que esses podem se repetir em palavras diferentes. Essa é uma descoberta essencial no percurso de apropriação do sistema alfabético pelo aprendiz: o que notamos (representamos) no papel são os segmentos sonoros das palavras, ou seja, para escrever, precisamos centrar a atenção nesses segmentos.Outro aspecto interessante nesse jogo é que, como as fichas utilizadas apresentam figuras e seus nomes correspondentes, é possível que os alunos comecem a observar que palavras que têm o mesmo som inicial também apresentam as mesmas letras no início da palavra. Dessa forma, enquanto os alunos refletem sobre os segmentos sonoros das palavras também são estimulados a refletir sobre a sua forma escrita, podendo, inclusive, serem levados a realizar o registro do nome das figuras presentes nas cartelas. O jogo possibilita, então, um significativo trabalho com alunos em estágios mais avançados de escrita. Cabe ao professor, caso o deseje, sistematizar tal reflexão, comparando as palavras coletivamente, ao escrevê-las no quadro, ou ao utilizar as fichas em outras atividades de reflexão fonológica. 
Trinca Mágica (Cartela do aluno) 
Meta do Jogo: 
- Ganha quem formar uma trinca de cartas contendo figuras de palavras que rimam. 
Jogadores:
Composição: 
- 24 cartas com figuras (8 trincas de cartas contendo figuras de palavras que rimam) 
Regras: 
- Cada jogador recebe 3 cartas e o restante delas fica num “monte”, no centro da mesa, com a face voltada para baixo. 
- Decide-se quem irá começar a partida por meio de lançamento de dados ou “zerinho ou um”. 
- O primeiro jogador inicia, pegando uma carta e descartando outra. 
- O jogador seguinte decide se pega a carta do monte ou a carta deixada pelo jogador anterior. No caso de fazer essa última opção, só poderá retirar a última carta jogada no morto e não as que estiverem abaixo dela, no monte. 
- O jogo prossegue até que um dos jogadores faça uma trinca com 3 cartas de figuras, cujos nomes rimam. 
Repertório de palavras usadas no jogo: 
PASTEL/ANEL/PINCEL/JANELA/PANELA/FIVELA, 
PATO/RATO/GATO, AVIÃO/LEÃO/MAMÃO, 
CANETA/CHUPETA/BORBOLETA, COLA/MOLA/BOLA, 
FOGUEIRA/MAMADEIRA/CADEIRA, PENTE/DENTE/PRESENTE
Esse material foi retirado da Plataforma do Letramento. Você pode ver esse e outros jogos no Manual Didático Alfabetização e Letramento

Atividades Pronomes Pessoais Classes Gramaticais para Ensino Fundamental

Atividades Pronomes Pessoais Classes Gramaticais para Ensino Fundamental
Atividades Pronomes Pessoais Classes Gramaticais para Ensino Fundamental
 Atividades de Língua Portuguesa para trabalhar com alunos do ensino fundamental.
Com essas atividades será possível trabalhar gramática com seus alunos, de forma simples e divertida. Com essas atividades trabalharemos a classe gramatical: Pronome. Dando destaque aos Pronomes Pessoais (eu, tu, ele, nós, vós, eles).
Os alunos procurarão por pronomes pessoais em tirinhas de "Calvin e Haroldo", além de poderem classificar os pronomes em 1ª, 2ª e 3ª pessoa, nos plural e singular.
Com algumas frases, será pedido que eles substituam uma palavra utilizando um pronome pessoal que se encaixe, assim, eles poderão observar e treinar a escrita.