Jogo Pedagógico Arco-íris de Numerais
Você vai precisar para este jogo de:
- Flash Cards Número e Quantidade Jogo Arco-íris
- Duas vasilhas
Como Jogar?
Disponha os flash cards em duas vasilhas ( uma com os numerais e outra com as quantidades!
Separe as crianças em grupos de quatro ( cada grupo em um espaço)
Oriente-os sobre a forma de juntar as peças
Dê a partida soprando um apito ou com um "JÁ"
Ganha o jogo o grupo que formar os arco-íris primeiro e corretamente
PS: O professor defina, a partir dos conhecimentos prévios dos alunos quais numerais serão trabalhados
Jogo Pedagógico Cores e Material Reciclável
Olá pessoal!
Esta é uma ideia adaptada de um trabalho de Homeschooling em que a mãe direciona a atividade com a filha pedindo para que coloque as tampinhas de acordo com a cor.
Para trabalhar com as crianças em grupo em imaginei que poderíamos fazer um jogo já que o volume de crianças atendidas muitas vezes não permite (infelizmente) um trabalho individual, ou mesmo não dispomos de uma professora para cada mesinha na sala de aula.
Adaptamos , então à nossa realidade, mas podemos de igual modo trabalhar individualmente com nossos filhos em casa.
A ideia original é um post do site Learn 4 Kids e a atividade chama Classificando Cores com tampas de garrafa , basta acessar e conferir.
Jogo Pedagógico Cores e Material Reciclável Ideia Criativa
Objetivos deste jogo:
Materiais e Preparação:
Tampas de garrafa pet- baldinhos-dado-pratos descartáveis- fichas com os nomes das cores-e fichas das cores trabalhadas.
Colar o nome de uma cor em cada pratinho e colar uma tampa na cor indicada.
Para turmas de alfabetização colar apenas os nomes.
Dispor os pratos descartáveis em fileiras ou em colunas em espaços separados na sala como nos quatro cantos, por exemplo.
Encher baldinhos com tampinhas de diversas cores
Separar as crianças em grupos de sete.( CADA CRIANÇA SERÁ RESPONSÁVEL POR AGRUPAR TAMPINHAS DE UMA COR).
Dado Gigante e placas com as cores trabalhadas.
Desenvolvimento:
Jogar o dado para o alto e mostrar uma cor
A criança do grupo responsável pela cor deverá colocar as tampinhas no prato de acordo com a quantidade.
Os coleguinhas ajudam falando o nome da cor, auxiliando na contagem e incentivando os colegas.
O jogo continua até que não sobre nenhuma tampinha no balde.
PS: Para turmas de alfabetização o professor ou uma das crianças jogará o dado e o professor mostrará o nome da cor.
Pode-se ainda trabalhar com dois dados e fazer somas.
Anexos para desenvolver este jogo abaixo.
Esta é uma ideia adaptada de um trabalho de Homeschooling em que a mãe direciona a atividade com a filha pedindo para que coloque as tampinhas de acordo com a cor.
Para trabalhar com as crianças em grupo em imaginei que poderíamos fazer um jogo já que o volume de crianças atendidas muitas vezes não permite (infelizmente) um trabalho individual, ou mesmo não dispomos de uma professora para cada mesinha na sala de aula.
Adaptamos , então à nossa realidade, mas podemos de igual modo trabalhar individualmente com nossos filhos em casa.
A ideia original é um post do site Learn 4 Kids e a atividade chama Classificando Cores com tampas de garrafa , basta acessar e conferir.
Jogo Pedagógico Cores e Material Reciclável Ideia Criativa
Objetivos deste jogo:
- Associar a palavra escrita com a cor.
- Desenvolver motricidade fina e coordenação olho-mão.
- Reconhecer as cores
- Associar Número e Quantidade
- Reconhecer a escrita das cores
Materiais e Preparação:
Tampas de garrafa pet- baldinhos-dado-pratos descartáveis- fichas com os nomes das cores-e fichas das cores trabalhadas.
Colar o nome de uma cor em cada pratinho e colar uma tampa na cor indicada.
Para turmas de alfabetização colar apenas os nomes.
Dispor os pratos descartáveis em fileiras ou em colunas em espaços separados na sala como nos quatro cantos, por exemplo.
Encher baldinhos com tampinhas de diversas cores
Separar as crianças em grupos de sete.( CADA CRIANÇA SERÁ RESPONSÁVEL POR AGRUPAR TAMPINHAS DE UMA COR).
Dado Gigante e placas com as cores trabalhadas.
Desenvolvimento:
Jogar o dado para o alto e mostrar uma cor
A criança do grupo responsável pela cor deverá colocar as tampinhas no prato de acordo com a quantidade.
Os coleguinhas ajudam falando o nome da cor, auxiliando na contagem e incentivando os colegas.
O jogo continua até que não sobre nenhuma tampinha no balde.
PS: Para turmas de alfabetização o professor ou uma das crianças jogará o dado e o professor mostrará o nome da cor.
Pode-se ainda trabalhar com dois dados e fazer somas.
Anexos para desenvolver este jogo abaixo.
quarta-feira, 29 de janeiro de 2014
Jogos com Material Dourado Montessori
O JOGO TROCA-TROCA
OBJETIVOS:
Compreender as características do sistema decimal;
Fazer agrupamentos de 10 em 10;
Fazer reagrupamentos;
Fazer trocas;
Estimular o cálculo mental;
MATERIAL: Dado Caixa de material dourado .
1)Estabelecer quem começa o jogo
2) Estabelecer o número de rodadas
3) Cada jogador, na sua vez de jogar , lança o dado ;
4) Retira para si a quantidade de cubinhos correspondente ao número que sair no dado.
5) Toda vez que um jogador juntar 10 cubinhos, deve troca-los por uma barra. Neste instante tem direito de jogar novamente. Da mesma maneira, quando tiver 10 barrinhas, pode trocá-las por uma placa. Neste instante tem direito de jogar novamente.
Após o número estabelecido de rodadas. Cada aluno preenche a tabela segundo o número de peças que possui.
VENCEDOR: O jogador que formar o maior número
VARIAÇÕES: 1) Jogar com dois dados e o jogador pega tantos cubinhos quanto for a soma dos números que tirar dos dados.
Pode-se utilizar também uma roleta indicando de 1 a 9.
SUBTRAÇÃO (JOGO DO RETIRAR CARTÕES)
OBJETIVOS:
compreender o mecanismo do "empresta um"; nas subtrações com recurso;
estimular o cálculo mental.
AÇÃO: esta atividade pode ser realizada como um jogo de várias rodadas.
Em cada rodada, os grupos sorteiam um cartão e uma papeleta. No cartão há um número e eles devem pegar as peças correspondentes a essa quantia. Na papeleta há uma ordem que indica quanto devem tirar da quantidade que têm.
Por exemplo: cartão com número 41 e papeleta com a ordem: TIRE 28. Os alunos vão registrando na tabela as jogadas
VENCEDOR: Vence a rodada o grupo que ficar com as peças que representam o menor número. Vence o jogo o grupo que ganhar mais rodadas.
A MULTIPLICAÇÃO COM O MATERIAL DOURADO: PARA MULTIPLICAR 12 POR 13, UM CÁLCULO DE ÁREA EM LINHAS E COLUNAS
A operação pode ser feita pela disposição dos fatores em linhas e colunas. forma-se um retângulo com doze linhas e treze colunas da seguinte forma: uma placa (10 x 10), duas barras abaixo (2 x 10), três barras à direita (10 x 3) e o restante com cubinhos (2 x 3). JUNTANDO TUDO Depois de chegar à configuração anterior, basta agrupar as peças iguais e contar quantas de cada resultaram. No caso, uma placa (100), cinco barras (50) e seis cubinhos (6), que podem ser lidos como 156. Com um pouco de prática, a leitura do resultado pode ser feita na fase anterior.
A DIVISÃO COM O MATERIAL DOURADO:
Jogos retirados do slide disponível em Material Dourado Montessori
Veja outras sugestões de Jogos Educativos com Material Dourado
OBJETIVOS:
Compreender as características do sistema decimal;
Fazer agrupamentos de 10 em 10;
Fazer reagrupamentos;
Fazer trocas;
Estimular o cálculo mental;
MATERIAL: Dado Caixa de material dourado .
1)Estabelecer quem começa o jogo
2) Estabelecer o número de rodadas
3) Cada jogador, na sua vez de jogar , lança o dado ;
4) Retira para si a quantidade de cubinhos correspondente ao número que sair no dado.
5) Toda vez que um jogador juntar 10 cubinhos, deve troca-los por uma barra. Neste instante tem direito de jogar novamente. Da mesma maneira, quando tiver 10 barrinhas, pode trocá-las por uma placa. Neste instante tem direito de jogar novamente.
Após o número estabelecido de rodadas. Cada aluno preenche a tabela segundo o número de peças que possui.
VENCEDOR: O jogador que formar o maior número
VARIAÇÕES: 1) Jogar com dois dados e o jogador pega tantos cubinhos quanto for a soma dos números que tirar dos dados.
Pode-se utilizar também uma roleta indicando de 1 a 9.
SUBTRAÇÃO (JOGO DO RETIRAR CARTÕES)
OBJETIVOS:
compreender o mecanismo do "empresta um"; nas subtrações com recurso;
estimular o cálculo mental.
AÇÃO: esta atividade pode ser realizada como um jogo de várias rodadas.
Em cada rodada, os grupos sorteiam um cartão e uma papeleta. No cartão há um número e eles devem pegar as peças correspondentes a essa quantia. Na papeleta há uma ordem que indica quanto devem tirar da quantidade que têm.
Por exemplo: cartão com número 41 e papeleta com a ordem: TIRE 28. Os alunos vão registrando na tabela as jogadas
VENCEDOR: Vence a rodada o grupo que ficar com as peças que representam o menor número. Vence o jogo o grupo que ganhar mais rodadas.
A MULTIPLICAÇÃO COM O MATERIAL DOURADO: PARA MULTIPLICAR 12 POR 13, UM CÁLCULO DE ÁREA EM LINHAS E COLUNAS
A operação pode ser feita pela disposição dos fatores em linhas e colunas. forma-se um retângulo com doze linhas e treze colunas da seguinte forma: uma placa (10 x 10), duas barras abaixo (2 x 10), três barras à direita (10 x 3) e o restante com cubinhos (2 x 3). JUNTANDO TUDO Depois de chegar à configuração anterior, basta agrupar as peças iguais e contar quantas de cada resultaram. No caso, uma placa (100), cinco barras (50) e seis cubinhos (6), que podem ser lidos como 156. Com um pouco de prática, a leitura do resultado pode ser feita na fase anterior.
A DIVISÃO COM O MATERIAL DOURADO:
PARA DIVIDIR 653 POR 3 653 (seis placas,
cinco barras e três cubinhos) Basta distribuir as peças igualmente
entre três grupos. O que sobrar será o resto da divisão
O PROCESSO Começando pelas placas, resultarão duas em cada grupo. Distribua as cinco barras pelos três grupos. Fica uma para cada um e sobram duas, que devem ser transformadas em cubinhos. Vinte cubinhos mais os três iniciais resultam em sete cubinhos para cada grupo e sobram dois. O resultado está pronto: basta contar quanto ficou em um dos grupos. No caso, 217, com resto 2.
O PROCESSO Começando pelas placas, resultarão duas em cada grupo. Distribua as cinco barras pelos três grupos. Fica uma para cada um e sobram duas, que devem ser transformadas em cubinhos. Vinte cubinhos mais os três iniciais resultam em sete cubinhos para cada grupo e sobram dois. O resultado está pronto: basta contar quanto ficou em um dos grupos. No caso, 217, com resto 2.
Jogos retirados do slide disponível em Material Dourado Montessori
Veja outras sugestões de Jogos Educativos com Material Dourado
Jogo Pedagógico Número Quantidade e Cores
Jogo Pedagógico Número Quantidade e Cores
Materiais:
Fichas com numerais
Fichas com cores
Garrafas Pet
Bolinhas coloridas
Fita adesiva colorida
Preparação:
Imprima as fichas com os numerais, recorte, cole em papelão e pinte o verso com guache branco
Imprima as fichas com cores, recorte e cole em papelão pintando o verso com guache preto
Envolva parte da garrafa pet com fita adesiva( cada uma com uma cor diferente) ou pinte com tinta acrílica.
Compre bolinhas coloridas ou siga nossas instruções para fazer as sua...
Como jogar?
Distribua as fichas viradas para baixo em duas colunas ( uma com as cores e outra com os numerais)
Oriente a criança para que escolha uma ficha de cada coluna dizendo o nome da cor e o numeral retirado
Escolhido a cor a criança terá que pegar o número de bolinhas correspondente ao numeral e cor sorteados e colocar dentro do vaso com a mesma cor da ficha.
Este jogo pode ter variações de acordo com a faixa etária.
O professor pode simplesmente pedir que a criança coloque as bolinhas de acordo com a cor na garrafa correspondente
Materiais:
Fichas com numerais
Fichas com cores
Garrafas Pet
Bolinhas coloridas
Fita adesiva colorida
Preparação:
Imprima as fichas com os numerais, recorte, cole em papelão e pinte o verso com guache branco
Imprima as fichas com cores, recorte e cole em papelão pintando o verso com guache preto
Envolva parte da garrafa pet com fita adesiva( cada uma com uma cor diferente) ou pinte com tinta acrílica.
Compre bolinhas coloridas ou siga nossas instruções para fazer as sua...
Como fazer bolinhas coloridas?
Como jogar?
Distribua as fichas viradas para baixo em duas colunas ( uma com as cores e outra com os numerais)
Oriente a criança para que escolha uma ficha de cada coluna dizendo o nome da cor e o numeral retirado
Escolhido a cor a criança terá que pegar o número de bolinhas correspondente ao numeral e cor sorteados e colocar dentro do vaso com a mesma cor da ficha.
Este jogo pode ter variações de acordo com a faixa etária.
O professor pode simplesmente pedir que a criança coloque as bolinhas de acordo com a cor na garrafa correspondente
terça-feira, 28 de janeiro de 2014
Jogo Pedagógico Matemática Pescaria
Objetivos
Desenvolver noções de dentro/fora, de cores, de classificação e quantidade.
Materiais:
Uma folha de papel pardopintado com guache azul ( o lago);
dobraduras de peixinhos de diversas cores;
canudinhos coloridos de refrigerante
Desenvolvimento:
O professor chama 4 crianças por vez e cada uma deverá escolher a cor que quiser dos peixinhos que irá pescar e receberá um canudinho da cor do peixinho. A seguir as crianças sugaram os peixes com o canudo para tirá-los do rio.
Quem conseguir pescar primeiro a maior quantidade de peixinhos será o vencedor
COMO FAZER DOBRADURA DE PEIXE
Fonte: Revista do Professor , Porto Alegre
Desenvolver noções de dentro/fora, de cores, de classificação e quantidade.
Materiais:
Uma folha de papel pardopintado com guache azul ( o lago);
dobraduras de peixinhos de diversas cores;
canudinhos coloridos de refrigerante
Desenvolvimento:
O professor chama 4 crianças por vez e cada uma deverá escolher a cor que quiser dos peixinhos que irá pescar e receberá um canudinho da cor do peixinho. A seguir as crianças sugaram os peixes com o canudo para tirá-los do rio.
Quem conseguir pescar primeiro a maior quantidade de peixinhos será o vencedor
COMO FAZER DOBRADURA DE PEIXE
Fonte: Revista do Professor , Porto Alegre
quarta-feira, 1 de janeiro de 2014
Jogo Pedagógico Quadro Valor de Lugar
Este é um jogo matemático onde iremos trabalhar com composição e decomposição de numerais utilizando o Quadro Valor de Lugar.
Você vai precisar de:
- 1 QVL
- 3 dados
- Lápis ou caneta
- Material dourado
Como Jogar?
Divida a turma em grupos de 4...
Disponibilize para cada grupo um quadro e três dados numéricos.
Três crianças jogarão os dados em sua vez e uma anotará os números na sequência compondo um único numeral.
Após serem compostos os numerais em um total de 8 as crianças trabalharão juntas utilizando o material dourado para decompor os numerais colocando cada um na "casa" correspondente...
CENTENA-DEZENA-UNIDADE
Tendo em vista que uma das funções do material dourado é:
gerar e desenvolver experiências concretas estruturadas para conduzir, gradualmente, a abstrações cada vez maiores;Este é um jogo super interessante e que auxiliará bastante no ensino deste e de outros conteúdos.
Abaixo os arquivos para montar seu quadro de Desafio QVL
sábado, 19 de outubro de 2013
Jogo pedagógico O Elefante Xadrez Número e Quantidade
Olá pessoal!
De olho nos posts de hoje do Ideia Criativa?
Que tal baixar os flash cards com os numerais com o tema O Elefante Xadrez?
Fizemos do 0 até o 10 com os nomes dos numerais e bolinhas indicando a quantidade.
Aqui esta uma das formas que os flash cards podem ser utilizados.
Você também pode colocar os flash cards no saquinho e pedir que a criança vá tirando e colocando em sequência do menor para o maior ou do maior para o menor , etc...
Outra forma legal é fazer um jogo da memória super divertido.
PARA BAIXAR OS FLASH CARDS ACESSE:http://amomatematicainfantil.blogspot.com.br/2013/10/flash-cards-numero-e-quantidade-o.html
De olho nos posts de hoje do Ideia Criativa?
Que tal baixar os flash cards com os numerais com o tema O Elefante Xadrez?
Fizemos do 0 até o 10 com os nomes dos numerais e bolinhas indicando a quantidade.
Aqui esta uma das formas que os flash cards podem ser utilizados.
Você também pode colocar os flash cards no saquinho e pedir que a criança vá tirando e colocando em sequência do menor para o maior ou do maior para o menor , etc...
Outra forma legal é fazer um jogo da memória super divertido.
PARA BAIXAR OS FLASH CARDS ACESSE:http://amomatematicainfantil.blogspot.com.br/2013/10/flash-cards-numero-e-quantidade-o.html
sexta-feira, 31 de maio de 2013
Jogo Pedagógico Era uma vez um gato xadrez
Esta foi mais uma ideia pensada junto com a professora Alexandra Adele.
A proposta é que as crianças formem duplas e joguem com os flash cards no mesmo sistema de Jogo do Mico.
Explicação da professora Alexandra:
O objetivo é o mesmo do jogo da memória : formar pares.
A proposta é que as crianças formem duplas e joguem com os flash cards no mesmo sistema de Jogo do Mico.
Explicação da professora Alexandra:
O objetivo é o mesmo do jogo da memória : formar pares.
Perde o jogador que terminar com o mico na mão.
Só que no jogo da memória, você desvira as cartas da mesa.
E no mico, você retira as cartas do outro jogador, sem visualizá-las
Como vocês podem ver dá pra utilizar o jogo de outras formas.
Para trabalhar cores, para fazer leitura das rimas e para divertir a turma.
Abaixo em anexo os Flash Cards
Clique com botão direito do mouse na imagem e abrir em nova guia ou nova aba para salvar as imagens em melhor qualidadesegunda-feira, 27 de maio de 2013
Jogo Pedagógico Cores Yoshi
Não é uma gracinha este jogo que pode ser utilizado como memória?
Você pode utilizar apenas o dinossauro e o ovo ou uma figura e o nome da cor ou os três apenas para fazer pareamento.
Pegue os Flash Cards Prontos para imprimir em tamanho original abaixo
sábado, 18 de maio de 2013
Jogo Pedagógico Cores - Vamos decorar?
Este é um jogo super simples e divertido.
Tudo que você vai precisar está disponível nos anexos desta postagem, basta clicar e baixar.
É um jogo que pode ser feito em casa com a mamãe ou na escola ... Por utilizar material concreto vai ser espetacular para as crianças especiais e claro para todas as outras também.
A criança joga o dado e decora o personagem utilizando o círculo com a cor indicada. Pode ser jogado em dupla, sendo que cada aluno colocaria um círculo deixando a roupinha colorida.
Bom jogo
Imprima em papel cartão e plastifique, ou imprima em ofício e cole em EVA ou papelão.
Tudo que você vai precisar está disponível nos anexos desta postagem, basta clicar e baixar.
É um jogo que pode ser feito em casa com a mamãe ou na escola ... Por utilizar material concreto vai ser espetacular para as crianças especiais e claro para todas as outras também.
A criança joga o dado e decora o personagem utilizando o círculo com a cor indicada. Pode ser jogado em dupla, sendo que cada aluno colocaria um círculo deixando a roupinha colorida.
Bom jogo
Imprima em papel cartão e plastifique, ou imprima em ofício e cole em EVA ou papelão.
domingo, 28 de abril de 2013
Jogo Pedagógico Cores - Quem encontra mais?
Este
é um jogo que acabei de criar baseado em um outro que vi na escola de
minha filha em que se usavam animais. Ele é tipo um bingo e jogo da
memória juntos.
Fiz este para trabalhar cores , mas pode ser adaptado pra trabalhar letras, números etc...
Fiz cartelinhas para trabalhar em dupla, mas você pode criar quantas cartelas desejar e imprimir mais cartõezinhos para o jogo
Para jogar é bem simples:
Fiz este para trabalhar cores , mas pode ser adaptado pra trabalhar letras, números etc...
Fiz cartelinhas para trabalhar em dupla, mas você pode criar quantas cartelas desejar e imprimir mais cartõezinhos para o jogo
- Imprima as cartelas em ofício, cole em papelão
- Imprima os cartõezinhos, cole em EVA ou MDF . Caso cole em EVA palstifique para maior durabilidade.
Para jogar é bem simples:
- Cada criança fica com uma cartela e as peças são viradas para baixo como em um jogo da memória. Uma criança inicia tirando uma peça e colocando na cartela caso tenha o nome da cor do cãozinho ou de volta na mesa dando a vez para o colega.
- Ganha quem preencher a cartelas primeiro.
sábado, 27 de abril de 2013
Jogo Pedagógico Abelhinhas e Formas
Abaixo está o anexo pronto para imprimir e recortar.
Flash Cards Número e Quantidade Abelhinhas
Vamos, mais uma vez lançar o olhar para as crianças especiais e os pequeninos de Educação Infantil?
Com este jogo
vamos trabalhar número e quantidade. Você vai precisar de cartelas com numerais e as quantidades, papelão e cola.
As cartelas estão logo abaixo prontas para imprimir e no tamanho ideal.
Imprima, cole em papelão com cola bastão, recorte e utilize a vontade
Com este jogo
vamos trabalhar número e quantidade. Você vai precisar de cartelas com numerais e as quantidades, papelão e cola.
As cartelas estão logo abaixo prontas para imprimir e no tamanho ideal.
Imprima, cole em papelão com cola bastão, recorte e utilize a vontade
sábado, 20 de abril de 2013
Puzzle Numérico Turma da Mônica
Para trabalhar sequência numérica com
crianças de 2 a 5 anos seja em casa no Homeschooling ou na escola com a
turminha o Puzzle numérico é um excelente recurso. Algumas pessoas
costumam fazer com palitos de picolé o que também fica muito bom.
Eu imprimir em sulfite e plastifiquei com fita adesiva mesmo para depois colar em papelão.
Você pode imprimir em papel linho ou vergê e colar em MDF.
Abaixo seguem alguns modelos e assim que possível farei outros coloridos
Eu imprimir em sulfite e plastifiquei com fita adesiva mesmo para depois colar em papelão.
Você pode imprimir em papel linho ou vergê e colar em MDF.
Abaixo seguem alguns modelos e assim que possível farei outros coloridos
domingo, 7 de abril de 2013
Jogo Pedagógico Subtração
O jogo pode auxiliar professoras e mamães que estimulam seus filhos em casa
A ideia é do site Spotlight on Kindergarten que eu montei e utilizei para trabalhar com minha filha.
Montei a cartela em tamanho ofício, bem como as operações e postei logo abaixo para vocÊs.
- Coloca-se 10 círculos na fileira acima do pontilhado e o retângulo com a subtração abaixo do quadrado e um copo descartável ao lado.
- Em seguida coloca-se o retângulo com a operação no espaço abaixo do retângulo maior
- Pergunta-se para a criança qual o número maior e explica que nas operações apresentadas será sempre colocado no retângulo grande a quantidade maior (de círculos) indicada pela operação.
- Em seguida pedimos para a criança "retirar" do quadrado e colocar no copo a quantidade indicada pelo número menor, observar quantos sobraram, procurar na mesa o cartão com a resposta e colocar no total
- Após terminar uma operação, reorganiza-se os círculos e parte para a próxima.
- Para fazer os círculos no tamanho certo utilize como molde uma moeda de 25 centavos.