SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL
N.E.I.E.F
ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV ALTO DA SANTA CRUZ S/N CÍCERO DANTAS-BA
PROFESSOR(A):Valdéria Ribeiro Santos Matos
DISCIPLINA: Matemática SÉRIE / ANO: 3º TURMA:A/B TURNO: M/V
PLANO DE CURSO – 2013
OBJETIVO GERAL DA UNIDADE
|
|||
I UNIDADE
|
II UNIDADE
|
III UNIDADE
|
IV UNIDADE
|
* Conduzir o educando aos conhecimentos matemáticos como meio para
compreender o mundo a sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual,
características da matemática. Como: aspecto que estimula a curiosidade, o
espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver
situação problema.
|
* Interpretar e produzir escritas numéricas, levantando hipóteses
sobre elas, com base na observação de
regularidades , utilizando- se
da linguagem oral, de registros informais e da linguagem matemática.
|
* Comunicar-se
matematicamente, ou seja, descrever, representar e apresentar resultados com
precisão e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e
estabelecendo relações entre ela e diferentes representações matemáticas.
|
* Sentir-se seguro da própria capacidade de construir
conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a auto-estima e a perseverança na
busca de soluções e resolver situações-problema, sabendo validar estratégias
e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como dedução,
indução, intuição, analogia, estimativa, e utilizando conceitos, atitudes e
procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis.
|
*********************** METODOLOGIAS
UTILIZADAS ***********************
|
|||
As metodologias serão utilizadas através dos nossos objetivos aplicando nos conteúdos
listados através de aulas expositivas, atividades diversificadas, orais e
escritas, lúdicas, intra e extra - classe, proporcionando condições para o
desenvolvimento individual e coletivo dos educando levando em considerações
suas limitações, potenciação, criatividade e interesse, fazendo da sala de
aula um ambiente de conhecimento e descoberta trabalhando sempre através de
temas, mini-projetos.Usaremos para desenvolver nossas aulas recursos diversos
como: , quadro e giz ,bingo ,atividades
mimeografada;Cartazes;Tesoura, cola,lápis de cor,pincéis;Régua;Livros;Material
dourado;Revistas;Livros infantis;Aula experimental;Receitas;Vendinhas; Painel
cultural.
*********************** AVALIAÇÕES UTILIZADAS ***********************
|
|||
O aluno será avaliado no seu
dia –a –dia, em que Será diagnosticado pelo professor com será lhe atribuído
uma nota bimestral.acompanhamento coletivo e individual, visando estimulando
superar dificuldades, corrigindo falhas e a aprendizagem.Através a avaliação
o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas
possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e
reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria
pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.
|
CONTEÚDOS DA UNIDADE
|
|||
I UNIDADE
|
II UNIDADE
|
III UNIDADE
|
IV UNIDADE
|
Espaço e forma
.Triângulos e quadriláteros no tangram
Figuras simétricas
Medida e ordem
Número na régua: o centímetro
Medindo com a régua
Números que indicam ordem
Dias da semana
Meses do ano
Dias do mês
Lendo as horas
O número e seus usos
Os números na informação e na contagem
A representação digital
Sequência numérica
Sucessor e antecessor
“Maior que’’ e Menor que’’”.
Formas de comprar
Par ou impa Dezena
Compondo e decompondo números
Fazendo arredondamento
|
Antigo sistema de numeração
Contando com os maias
Contando com os egípcios
Contando com os romanos
Espaço e forma
Formas geométricas espaciais em construção
As faces das formas geométricas espaciais
Os vértices e as arestas das formas geométricas espaciais
Adição e subtração sem
reagrupamento
Juntar e acrescentar
Adição com mais de dois números
Tirando quanto resta?
Vamos comprar?
Qual é a diferença?
Subtração sem reagrupamento
|
Adição e subtração com
reagrupamento
Adição com reagrupamento
Adição com mais de dois números com reagrupamento
Subtração com reagrupamento
As ideias da multiplicação
Adição de parcelas iguais
Organização retangular
Multiplicação por 2 e por 3
Dobro e triplo
Multiplicação por e por 5
Quádruplo e quíntuplo
Multiplicação por 6, 7, 8,9 e
10.
Padrões geométricos e multiplicação sem e com reagrupamento
Idéia combinatória e de proporção
|
As ideias da divisão
Dividindo meio a meio
Repartindo em partes iguais
Medindo com a divisão
Dúzia e meia dúzia
Divisão exata com quociente e de 2 algarismos
Subtraindo para dividir
Divisão não exata e o uso do algoritmo
Sequência numérica e a
centena
Centenas
Compondo e decompondo números
Comparando quantidade maior que 100
Mais sobre as operações
Adição e subtração sem reagrupamento
Multiplicação sem e com reagrupamento
Divisão
Mais sobre as medidas
Medidas de comprimento: palmo, pé, passo, metro.
Medidas de massa: quilograma
Medida de capacidade: litro
Medida de tempo: minuto
|
PROJETOS DAS UNIDADES
|
|||
I UNIDADE
|
II UNIDADE
|
III UNIDADE
|
IV UNIDADE
|
Projeto de leitura de
leitura: Circo na escola
|
Projeto: historia do Município
de Cícero Dantas
|
Projeto: Matemática Lúdica
|
Projeto: Viajando pelo
mundo das fabulas
|
REFERÊNCIAS
|
CENTURION, Marília Ramos. Coleção Porta Aberta: 3° ano
Matemática/ Arnaldo Bento Rodrigues, Maria Batista dos Santos Neto, Ângela
Bernardes de Andrade Gil, Sueli Fanizzi. – São Paulo: FTD, 2011.
BRASIL,Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
curriculares nacionais: Língua Portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental I. Ensino de primeira
à quarta série –Brasília : MEC/SEF,
1997. Eu Gosto –integrado de 1º ao 5º ano ( exemplar próprio)- Revista Nova
Escola ( exemplar próprio)- Internet – Google.
|
Cícero Dantas – Bahia, _____/_____/_______.
APROVADO
PELA COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI
|
APROVADO
PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC
|
|
_____/______/_______.
|
_____/______/_______.
|
|
ASINATURA
DO DIRETOR ESCOLAR
|
||
|
|
ASSINATURA
DO COORDENADOR
|
ASSINATURAS
DOS IMES – I e II
|
||
PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA
SEMEC
|
|