"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 25 de maio de 2013


ATIVIDADES PARA FESTA JUNINA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL

 
vestir a personagem
atividade com adição e subtração
atividades com problemas, utilizando horas.
atividade com passado e futuro
atividade com sequencia numérica
atividade sequencia numérica desafio matemático.
atividade de formação de palavras
atividade de classificação quanto ao número de sílabas

atividade com dígrafo e encontro consonantal
atividade co labirinto
atividade caça palavras de festa junina
atividade palavras cruzadas festa junina
atividade com vogais
atividade de sequencia numérica até 100

05 de junho: DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE


Preservar o meio ambiente é muito importante para que possamos ter um planeta saudável e rico em recursos naturais no futuro.
Vamos aproveitar este dia e listar quantas ações podemos fazer para colaborar na preservação do meio ambiente. Se todo mundo fizer um pouquinho, podemos contribuir um montão para o mundo!
Segue algumas medidas que podemos facilmente tomar em casa e na escola:

Água
• Escovando os dentes - desligue a água enquanto faz a escovação.
• Lavando a louça - desligue a água enquanto ensaboa pratos, copos, talheres e panelas.
• Tomando banho - nada de banhos muito longos e quando estiver se ensaboando, desligue a torneira.

Energia
• Desligue as luzes - ao sair do seu quarto, sala ou cozinha não esqueça de apagar as luzes.
• Desligue aparelhos eletrônicos - não deixe a televisão, rádio ou computador ligado caso não esteja sendo utilizado.
• Ar condicionado - utilize com moderação!
• Lavando roupa suja - dedique dias da semana para lavar a roupa. Assim você utiliza a máquina de lavar em sua capacidade máxima, economizando energia e água ao mesmo tempo.
• Passando roupa - também dedique dias da semana para passar roupa. Evitando assim, o liga e desliga.

Lixo
• Coleta seletiva - tenha uma atitude bacana. Programe a coleta seletiva na sua casa. É muito fácil, basta separar os lixos em: material orgânico, papel, metal, vidro e plástico.
Desta forma, você estará fazendo uma grande contribuição à mãe natureza, já que este material será reciclado, ou seja, será reaproveitado para a fabricação de novos produtos.

Transportes
As emissões de gases emitidos pelos transportes é muito nociva para a nossa atmosfera. Mas podemos tomar algumas atitudes para contribuir na diminuição da emissão de gases.
• A caminho da escola - Utilizar os transportes coletivos é sempre mais saudável para o planeta. Por isto, quanto mais gente utilizar um mesmo veículo melhor. Se você vai de carro para a escola, que tal combinar um rodízio com os colegas que moram perto! Além de ser uma atitude consciente, você aproveita e faz novos amigos!
Agora, se a sua escola é perto de casa, larga de preguiça e vá a pé! Assim, você estará cuidando da saúde do nosso planeta, e da sua saúde também!




A comemoração do Dia das Mães teve origem nos Estados Unidos. Uma jovem americana, Ana Jarvis, havia perdido a mãe e estava profundamente triste. Algumas de suas amigas, resolveram prestar uma homenagem à mãe de Ana. E no segundo domingo de maio do ano de 1907 foi celebrado por elas o primeiro Dia das Mães. No ano seguinte, a comemoração já foi uma cerimônia pública!
Uma data tão bonita não podia deixar de chamar a atenção do resto do mundo! Atualmente praticamente todos os países celebram o dia das mães. As datas podem variar de país para país, mas o importante é que todos celebram a paz, o amor, o carinho, a proteção, a beleza e tudo mais que as mães representam!
No Brasil a data foi comemorada pela primeira vez em 1918, em Porto Alegre, pela Associação Cristã de Moços.
O dia das mães no mundo:
2º domingo de maio - Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Dinamarca, EUA, Finlândia, Itália, Japão, Turquia e outros
1º domingo de maio - África do Sul
2º domingo de outubro - Argentina
8 de dezembro (dia em que se homenageia a Virgem Maria) - Espanha e Portugal
Último domingo de maio - França e Suécia

Dia das Mães


Caneta com Flores
É muito simples de fazer. Você vai precisar de:
>1 caneta bic
>fita de cetim ou cordão com bolinhas coloridas
>flores artificiais encontradas em lojas de 1,99
Depois é só colar com cola quente! Perfeito né?


UMA FLOR PARA OUTRA FLOR
FLORES DE PAPEL!!!


ALGUNS MODELOS DE CARTÕES PARA ALEGRAR A MAMÃE








sexta-feira, 17 de abril de 2009

Aprendendo sobre Tiradentes de maneira divertida


21 de abril homenageia-se Tiradentes, o mártir da Inconfidência.
Fiz uma seleção de tarefas e um texto que fala sobre Tiradentes numa linguagem de fácil compreensão pelas crianças.

TIRADENTES

Quem foi Tiradentes?
O seu nome era Joaquim José da Silva Xavier, nasceu em 1746 na Vila de São José Del Rei (hoje Tiradentes), Minas Gerais. Seu pai era um pequeno fazendeiro. Ficou conhecido como Tiradentes por ser dentista, profissão que aprendeu com o tio após ficar órfão. Tiradentes não foi apenas dentista, mas também minerador entre outros ofícios. Como muitos, Tiradentes não aceitava os altos impostos cobrados na época por Portugal, essa revolta foi aumentando até que surgiu um movimento revolucionário chamado de Inconfidência Mineira que tinha como objetivo acabar com os impostos abusivos e também conseguir a independência brasileira. Este movimento foi denunciado antes de ser concretizado. Foi iniciado um processo contra todos os revolucionários, mas apenas Tiradentes, o único condenado a morte foi enforcado em praça pública em abril de 1792.


comemoramos o dia do primeiro sonho de um Brasil livre da colonização portuguesa, exato dia esse em que Tiradentes, Joaquim José da Silva Xavier, no ano de 1792, morreu enforcado. A Inconfidência foi o início da mudança que pretendia a liberdade do Brasil do domínio colonial português. De lá para cá realmente muita coisa mudou, além de Portugal não ser mais nosso inimigo. Frase de Tiradentes: "Esta terra há de ser um dia maior que a Nova Inglaterra!"

TIRADENTES Um grito de liberdade! Em 21 de abril























Bom trabalho a todos!


Dicas de atividades para o Dia do Índio

Olá caros colegas professores, Sou Daniel Medeiros e criei esse blog com o incentivo de alguns colegas. Esse Blog procura contribuir com o trabalho de professores do EI e EF nos Anos Iniciais, nele você encontrará, como o próprio nome sugere, dicas, ideias e sujestões de atividades que deixarão suas aulas mais atrativas e dinâmicas. Nesse primeira postagem vocês encontrarão algumas atividades com a temática sobre o Dia do Índio. Aproveitem as dicas e bom trabalho!















Agressividade infantil

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Como lidar com a agressividade infantil
Apesar da preocupação que causa em pais e professores, a agressividade tem um importante papel na vida de todos: sem ela não haveria possibilidade de lutar pelo nosso espaço, de competir e de assegurar nosso lugar no mundo, desde a infância. Assim, o que se deve controlar é a agressão, a violência e o descontrole que prejudicam o convívio em sociedade e não a agressividade natural que impulsiona para a vida. Inibir por completo as manifestações agressivas causa retraimento e torna a pessoa geralmente apática e sem iniciativa.
Ao longo da vida, a agressividade adquire formas diferentes de expressão. O bebê, por exemplo, usa o choro para comunicar seu desconforto, incluindo a agressividade. Aos poucos, adquire outros recursos para se manifestar e conhecer o mundo, tais como: colocar tudo na boca e morder, dar tapas, tocar e puxar. Esses comportamentos vistos como agressivos pelos adultos nada mais são do que a forma que o bebê possui de descobrir as coisas. Mais tarde, vendo como os pais reagem frente a esses comportamentos é que as crianças aprendem que puxando o cabelo da mãe ou empurrando um coleguinha conseguirão a atenção dos cuidadores. Outra questão é o aumento da necessidade da criança de testar os adultos e as regras: “até onde posso ir?”, “eles continuarão me amando se eu desobedecer?” Com o desenvolvimento da criança, a agressividade passa a ser utilizada também para chamar a atenção e marcar o seu espaço, por exemplo, frente ao nascimento de um irmão. Quando isso acontece, a criança imagina que vá perder o amor dos pais para o bebê e pode reagir tendo crises de agressividade, sendo essa uma tentativa de chamar a atenção dos pais e de demonstrar seu descontentamento.
Chorar, bater, morder, se jogar no chão e espernear são, portanto, as maneiras que as crianças têm de demonstrar que estão incomodadas com algo. A função de ensiná-las outras formas de expressar a insatisfação (que não seja a agressão) e de controlar os sentimentos de raiva é dos adultos que a cercam. Educar uma criança significa mostrá-la maneiras eficazes de lidar com o que sente para que ela possua outros recursos tal como a fala, além das conhecidas crises de choro e de gritos. Esse ensinamento é feito com palavras, mas principalmente com exemplos práticos de comportamento (não adianta um discurso de não violência se, por exemplo, a criança vivencia constantemente o pai tendo crises de descontrole no trânsito).
Para ensinar uma criança a “domar” sua agressividade, algumas dicas são relevantes. Os adultos devem manter a calma frente à situação em que a criança se descontrolou. Deve-se explicar claramente para ela o que aconteceu, apontando as responsabilidades dela, as causas e conseqüências do fato ocorrido. Isso tende a ajudá-la a se controlar da próxima vez. É fundamental que ela peça desculpas quando seu descontrole tiver prejudicado alguém – mesmo que o pedido pareça forçado, ela vai aprendendo o que esperam dela. Nesse sentido, quando os pais ou educadores perdem a paciência, vale também uma conversa posterior com a criança, seja para pedir desculpas ou simplesmente esclarecer o ocorrido. Além disso, criar alternativas para que a criança possa descarregar sua agressividade, como brincadeiras e esportes, tende a ser muito proveitoso.
Finalizando, é preciso esclarecer que, mesmo sendo parte do desenvolvimento normal, ataques recorrentes de agressividade podem ser um pedido de atenção e de ajuda. Devemos, nesses casos, antes de mais nada, refletir sobre quanto carinho e atenção estamos dando para essa criança. Psicólogos e psiquiatras podem ajudar quando pais e educadores não conseguem resolver sozinhos a situação.

Pacto Nacional pela Alfabetizaçã
 na Idade Certa

Greice Patricio Zeferino de Amorim     Data: 10-05-13.

As rotinas da escola e da sala de aula: referências para a organização do trabalho do professor alfabetizador
A organização do trabalho pedagógico precisa envolver um conjunto de procedimentos que, intencionalmente, devem ser planejados para serem executados durante certo período de tempo, tomando como referência as práticas sociais/culturais dos sujeitos envolvidos, suas experiências.
As crianças aprendem, através dessas rotinas, a prever o que fará na escola e a organizar-se. Por outro lado, a existência dessas rotinas possibilita ao professor distribuir com maior facilidade as atividades que ele considera importantes para a construção dos conhecimentos.
Podemos observar algumas atividades que podem ser observadas na divisão de uma rotina escolar:

Atividades permanentes
São as atividades regulares: diárias, semanais ou quinzenais. Essas atividades tem como finalidade uma aproximação maior com um tema, um gênero textual, o desenvolvimento de habilidades, momentos de entretenimento e fruição. Ex. rodas de conversa, calendário, hora da leitura, calendário, hora da brincadeira, aula sem laboratórios, biblioteca, notícia da hora, avaliação do dia e da semana...
Sequências didáticas
Pressupõe um trabalho organizado, com conteúdos/objetivos específicos, a ser realizado durante um determinado período estruturado pelo professor. No ensino da língua, a sequência didática busca romper com práticas que tratam a leitura, a produção de textos e os conhecimentos linguísticos como momentos estanques e isolados, com sobreposições de exercícios e atividades soltas, descontextualizadas.
Projetos didáticos
É um trabalho mais articulado, com objetivos de maior alcance, que envolve outros componentes curriculares, dimensionamento do tempo, divisão de tarefas, produto final e avaliação. Pode envolver toda a escola ou grupos de alunos de diferentes turmas/séries.
A organização de uma rotina que privilegia a sistematização do trabalho da alfabetização de modo a contemplar os diferentes eixos de ensino da língua, por meio de um planejamento construído com base na realidade de cada aluno e escola, pode favorecer a construção e a realização de atividades que ajudam a promover a autonomia e a criatividade dos alunos no mundo da leitura e escrita.



Materiais didáticos no ciclo de alfabetização.

O planejamento é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. Ao fazer seu planejamento umas das atitudes a serem adotadas é pensar nos materiais a serem utilizados para atingir os objetivos propostos nele.
O professor deve saber que a manipulação de materiais concretos deve ter ligação com situações significativas para o aluno.
Assim sendo, para garantirmos os direitos de aprendizagem alguns tipos de recursos didáticos são essenciais no ciclo de alfabetização:
1 – Livros que aproximem as crianças do universo literário de forma prazerosa.
2 – Livros que ampliem o contato com diferentes gêneros e espaços sociais.
3 – Livros que estimulem a brincadeira com as palavras.
4 – Revistas e jornais variados que promovam a diversão e o acesso a informações.
5 – Os livros didáticos, que agrupam textos e atividades variadas.
6 – Materiais que estimulem a reflexão sobre palavras, tais como jogos de alfabetização.
7 – Os materiais publicitários, panfletos, cartazes educativos e embalagens.
8 – Os materiais cotidianos com os quais nos organizamos no tempo e no espaço, como calendários.
9 – Os registros materiais a respeito da vida da criança e familiares como: boletim escolar, carteirinha de vacina, fotografias, contas domésticas, carnês etc.
10 – Recursos que inserem as crianças em ambientes virtuais como a televisão, o rádio, o computador etc.
Alguns desses materiais são disponibilizados pelo Ministério da Educação e pelas secretarias de educação outros são coletados ou produzidos pelos professores.
Alguns materiais que fazem parte de Programas de Distribuição de Recursos Didáticos do Ministério da Educação:
Livros Didáticos -  O PNLD (Programa Nacional do Livro Didático)assegura a distribuição para as escolas brasileiras.
Livros Variados -  O PNLD Obras Complementares distribui livros variados, que se destinam a ampliar o universo de referências culturais dos alunos em processo de alfabetização e oferecer mais um suporte ao trabalho pedagógico dos professores.
Acervos de Obras de Literatura - O PNBE (Programa Nacional da Biblioteca da Escola) é um Programa que promove “o acesso à cultura e o incentivo à leitura nos
alunos e professores por meio da distribuição de acervos de obras de literatura, de
pesquisa e de referência.
Livros de Braille, Libras, Caracteres Ampliados, Áudio - O PNBE Especial distribuiu, em 2010, livros em formato acessível aos alunos com necessidades
educacionais especiais sensoriais.
Dicionários - Programa Nacional do Livro Didático – Dicionários.
Jogos de Alfabetização - O Ministério da Educação distribuiu para as escolas brasileiras um conjunto de jogos destinados à alfabetização. São 10 jogos que contemplam diferentes tipos de conhecimentos relativos ao funcionamento do Sistema de Escrita Alfabética.
Apoio teórico e metodológico para o trabalho em sala de aula - PNBE do Professor - O Programa Nacional Biblioteca da Escola – acervo do professor distribui acervos de obras de modo a contribuir como ferramenta para o planejamento de aulas.
Coleção Explorando o Ensino - A coleção “Explorando o Ensino” é formada por obras pedagógicas para aprofundamento de estudos dos professores. Busca discutir sobre teorias e práticas voltadas para o ensino em diferentes áreas de conhecimento.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Estrogonofe de Camarão ( 2° versão)
Imagem:

Ingredientes
500 gramas de camarões médios limpos
1 cebola picada
4 colheres (de sopa) de manteiga
Sal a gosto
1/2 xícara de purê de tomate
Sal a gosto
2 colheres (de sopa) de suco de limão
1 colher (de sopa) de mostarda
1 colher (de sopa) de molho inglês
1/4 de xícara de conhaque
1 colher (de sopa) de amido de milho Maisena
1 xícara de creme de leite
1/2 xícara de cogumelos cortados em fatias


Modo de Fazer
Tempere os camarões com sal e o suco de limão. Reserve. Frite a cebola na manteiga até começar a dourar. Junte o purê de tomate e cozinhe, em fogo baixo, por uns 4 minutos. Adicione o molho inglês e a mostarda. Misture bem. Acrescente os camarões temperados e cozinhe em fogo alto, por três minutos. Deligue a chama.
Aqueça uma concha com o conhaque, acenda a bebida com um fósforo e despeje sobre os camarões, para flambá-los. Junte a Maisena dissolvida no creme de leite e os cogumelos. Leve de volta ao fogo e cozinhe, mexendo até engrossar, sem deixar ferver. Sirva em seguida.

Dicas:

Sirva com arroz branco e batata sauté.
Serve 6 pessoas.

Bacalhau Especial
Imagem:

Ingredientes
500 g de bacalhau
2 cebolas picadas
5 dentes de alhos amassados
100 g azeitonas verdes
300 ml de azeite extra virgem
6 ovos
500g de batata palha (pode ser a de saquinho)
salsa, cebolinha e coentro picado a gosto
sal a gosto



Modo de Fazer
Numa panela grande, coloque o azeite e frite o alho e a cebola, quando estiver transparente a cebola coloque o bacalhau e frite no azeite. Bata os ovos numa tigela, ponha na panela e misture bem até ele sumir no bacalhau. Junte as azeitonas e a salsa, cebolinha e coentro. Quando for servir, misture a batata palha. Sirva, com arroz branco e bom apetite

Bacalhau gratinado com mussarela
Imagem:

Ingredientes
* Bacalhau:
* 1 kg de bacalhau
* 1 litro de leite
* 3 colheres de sopa de margarina culinária
* 1 cebola média picada
* 1 embalagem de polpa de tomate (520 g)
* 1 xícara de chá de água
* 1/2 xícara de chá de salsinha picada
* sal a gosto

* Molho Branco:
* 3 colheres de sopa de farinha de trigo
* 3 colheres de sopa de margarina culinária
* 1 xícara de chá de queijo parmesão ralado
* 300 g de mussarela fatiada
* 1 litro de leite


Modo de Fazer
* Bacalhau:
* De véspera, coloque o bacalhau em uma vasilha e cubra com água para dessalgar. Troque a água 4 vezes e escorra.
* Em uma panela, coloque o bacalhau e o leite. Cozinhe em fogo médio por cerca de 20 minutos. Deixe esfriar, retire a pele e os espinhos, desfie e reserve. Em outra panela, derreta a margarina em fogo médio e doure a cebola. Junte o bacalhau reservado, a polpa de tomate e a água. Tampe a panela e cozinhe por cerca de 10 minutos. Acrescente a salsinha e o sal. Reserve.

* Molho Branco:
* Unte um refratário retangular grande e reserve. Em uma panela, derreta a margarina em fogo médio, junte a farinha de trigo e o leite.Mexa até engrossar e acrescente o queijo.

* Montagem:
* No refratário reservado, faça camadas de bacalhau, molho branco e mussarela, termine com a mussarela. Leve ao forno por cerca de 20 minutos para gratinar e sirva em seguida.

* Dica:
* O cozimento no leite deixa o bacalhau mais macio e saboroso.

Escondidinho de salmão
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Ingredientes
* 600 Grama(s) mandioquinha cozida, espremida e quente
* 1 1/2 Xícara(s) maionese HELLMANN’S
* 1 Colher(es) de sopa cheiro-verde picado
* 1 Colher(es) de chá óleo
* 1/2 Unidade(s) cebola pequena ralada
* 250 Grama(s) filé de salmão cortado em cubos médios
* A gosto Para polvilhar: queijo ralado
* A gosto 15 refratários pequenos (5 cm de diâmetro) para suflê


Modo de Fazer
1. Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC).
2. Em uma tigela média, misture a mandioquinha com 1 xícara (chá) de maionese HELLMANN’S e metade do cheiro-verde. Reserve.
3. Em uma panela média, aqueça o óleo em fogo médio. Doure a cebola e junte o salmão. Refogue em fogo médio, mexendo sempre, por 5 minutos ou até desmanchar. Acrescente o restante da maionese HELLMANN’S e o restante do cheiro-verde. Misture e reserve.
4. Nos refratários para suflê, coloque uma colher de sopa do purê de mandioquinha reservado, cubra com uma colher (chá) do salmão reservado e finalize com mais uma colher (chá) de purê de mandioquinha. Polvilhe o queijo ralado e repita o mesmo com o restante dos refratários. Leve ao forno por 10 minutos ou até dourar levemente.
5. VARIAÇÃO: Se preferir, misture ao purê de mandioquinha, uma colher (sopa) de queijo ralado.
6. DICA: Para congelar, cubra cada forma com filme plástico e leve ao freezer por até 3 meses. Descongele na véspera

Tempo:
De 30 minutos a 1 horas
Porções
  
Camarão com creme de leite
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Ingredientes
1 kg de camarão
1 cebola média picada
2 colheres (sopa) de azeite
Sal a gosto
Pimenta a gosto
1 colher (sobremesa) de orégano
1 lata de creme de leite sem soro
1/2 xícara de salsinha picada


Modo de Fazer
Em uma panela coloque a cebola e o azeite e leve ao fogo médio para dourar
Coloque os camarões com o sal e refogue um pouco
Deixe cozinhar por 10 minutos
Coloque a pimenta e o orégano
Deixe cozinhar mais uns 5 minutos
Quando estiver pronto, acrescente a salsinha e o creme de leite

Filé de peixe com leite de coco ao forno
Imagem:

Ingredientes
500g de filé de peixe (pode ser de merluza, tilápia, dourado)
suco de 1/2 limão thaiti
sal e pimenta do reino a gosto
2 tomates
1/2 cebola
2 dentes de alho
1/2 pimentão verde
1 colher de sobremesa de manjerona fresca ou seca
1 pimenta de cheiro sem as sementes
2 colheres de sopa de azeite
1 envelope de Hondashi (tempero japonês à base de peixe)
1 vidro pequeno de leite de coco


Modo de Fazer
1. Pré-aqueça o forno a 150 graus. Tempere o peixe com limão, sal e pimenta do reino. Deixe marinando.

2. Usando um processador, triture grosseiramente os tomates, a cebola, os dentes de alho descascados, o pimentão e a pimenta de cheiro. Se você não tiver um processador, é só picar tudo bem miudinho, usando uma boa faca e uma tábua.

3. Num refratário alto, distribua os filés de peixe e espalhe os ingredientes triturados sobre os filés. Em seguida adicione a manjerona e o azeite. Por fim, derrame o leite de coco e espalhe o hondashi sobre a mistura.

4. Leve ao forno por 25 minutos e está pronto.
É uma excelente refeição, acompanhada de arroz branco e uma saladinha ou legumes na manteiga. Bom apetite!

BACALHAU À GOMES DE SÁ
Imagem:

Ingredientes
500 gr de bacalhau
500 gr de batatas
2 cebolas
1 dente de alho
1 folha de louro
2 ovos cozidos
150 ml de azeite
azeitonas pretas
Salsa, sal e pimenta do reino


Modo de Fazer
Demolhe o bacalhau, coloque-o num tacho e escalde-o com água fervente.
Tape e abafe o recipiente com um pano e deixe ficar assim durante 20 minutos.
Escorra o bacalhau, retire as peles e as espinhas e desfaça-o em lascas.
Ponha estas num recipiente fundo, cubra com leite bem quente e deixe ficar na infusão de uma a 3 horas.
Corte as cebolas e o dente de alho em rodelas e leve a alourar ligeiramente com um pouco de azeite.
Junte as batatas, que foram cozidas com a pele, e depois peladas e cortadas em rodelas.
Junte o bacalhau escorrido.
Mexa tudo ligeiramente, mas sem deixar refogar. Tempere com sal e pimenta.
Deite imediatamente num tabuleiro de barro e leve ao forno bem quente durante 10 minutos.
Sirva no prato em que foi ao forno, polvilhado com salsa picada e enfeitado com rodelas de ovo cozido e azeitonas pretas.

NOTA: Esta é a verdadeira receita de Bacalhau à Gomes de Sá . A receita deve ser preparada de véspera a operação de infusão do bacalhau em leite quente, para que se torne mais rápida a preparação deste prato.

Porções
Bacalhau Assado com Molho Bechamel sem Farinha
Imagem:

Ingredientes
Molho Bechamel

2 colheres (sopa) de azeite
3 dentes de alho laminados
1 xícara (chá) de mandioca crua cortada em cubos pequenos
1 xícara (chá) de abobrinha sem casca em cubos médios
1 cálice de vinho branco (50 ml)
1/4 de xícara (chá) do caldo de cozimento do bacalhau
noz moscada ralada a gosto

Molho de Moqueca

2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de azeite de dendê
3 dentes de alho laminados
1 cebola média cortada em fatias finas
½ xícara (chá) de pimentão vermelho picado em cubos pequenos
1/4 de xícara (chá) do caldo de cozimento do bacalhau
1 xícara (chá) de leite de coco
sal marinho a gosto
1 xícara (chá) de tomate, sem pele e sem sementes, cortado em cubos pequenos
2 colheres (sopa) do molho bechamel sem farinha

Bacalhau Assado

2 postas de bacalhau
azeite a gosto
farofa de dendê
ciboulette picada


Modo de Fazer
Molho Bechamel

1 - Numa panela aqueça 2 colheres (sopa) de azeite e refogue 3 dentes de alho laminados por 1 minuto. Junte 1 xícara (chá) de mandioca crua cortada em cubos pequenos, 1 xícara (chá) de abobrinha sem casca cortada em cubos médios e misture. Acrescente 1 cálice de vinho branco seco (50 ml), 1/4 de xícara (chá) do caldo de cozimento do bacalhau, tempere com noz moscada ralada a gosto e deixe cozinhar até a mandioca cozinhar (15 minutos).

2 - Transfira a mistura para um liquidificador e bata até obter uma mistura lisa e cremosa.

3 - Adicione 2 colheres grandes no molho de moqueca, misture e sirva com o bacalhau assado e a farofa de dendê.
Molho de Moqueca

1 - Numa frigideira coloque 2 colheres (sopa) de azeite e 1 colher (sopa) de azeite de dendê em fogo médio e refogue 3 dentes de alho laminados por 1 minuto. Junte 1 cebola média cortada em fatias finas, ½ xícara (chá) de pimentão vermelho picado em cubos pequenos e refogue por mais 1 minuto. Junte 1/4 de xícara (chá) do caldo de cozimento do bacalhau, 1 xícara (chá) de leite de coco, sal marinho a gosto e 1 xícara (chá) de tomate, sem pele e sem sementes, cortado em cubos pequenos. Deixe cozinhar até os legumes estarem cozidos (3 minutos). Acrescente 2 colheres (sopa) do molho bechamel sem farinha e reserve.
Bacalhau Assado

1 - Coloque 2 postas de bacalhau em uma assadeira com a pele para cima, regue azeite, cobra com papel alumínio e leve para assar em forno a 150º C por 25 minutos.

2 - Retire do forno, reserve o caldo da assadeira e com as mãos desprenda o bacalhau em lascas.
Montagem

Em um prato fundo coloque as lascas de bacalhau, cobra com o molho de moqueca, salpique farofa de dendê e decore com ciboulette picada