"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

DINÂMICAS DE GRUPO

  • Dinâmica: "O feitiço virou contra o feiticeiro"

Objetivo: não faça ou deseje aos outros o que não gostaria para si

Material: papel e caneta

Procedimento: forma-se um círculo, todos sentados, cada um escreve uma tarefa que gostaria que seu companheiro da direita realizasse, sem deixá-lo ver. Após todos terem escrito, o feitiço vira contra o feiticeiro, que irá realizar a tarefa é a própria pessoa que escreveu. "não faça ou deseje aos outros o que não gostaria para si"

  • Dinâmica: " da Historinha"
Objetivo: Treinar a memorização e atenção.

Procedimento: Todos devem estar posicionados em círculo de forma que todos possam se ver.

O organizador da dinâmica deve ter em mãos um objeto pequeno e direcionando a todos deve começar a história dizendo: Isto é um ..... (Ex. cavalo). Em seguida deve passar o objeto à pessoa ao seu lado que deverá acrescentar mais uma palavra a história sempre repetindo tudo o que já foi dito. (Ex. Isto é um cavalo de vestido...), e assim sucessivamente até que alguém erre a ordem da história pagando assim uma prenda a escolha do grupo.

  • Dinâmica: " Recital das Almas Gêmeas"
Objetivo: É uma atividade muito divertida, que tem como objetivo a descontração e a aproximação entre os membros do grupo.

Material: papel e caneta

Procedimento: Divide-se a turma em duas equipes. Em papeis serão escritas mensagens que se completam (perguntas e respostas ou parte 1 e parte 2). Cada participante deverá pegar um papel, ou mais conforme a quantidade de papeis e participantes, sem deixar que seus colegas vejam o que está escrito. A mensagem será ex: 1 - 'eu sou um jardim sem flor', 2- ' eu sou a flor do teu jardim'. A segunda parte complementa a primeira. É importante que as mensagem sejam criativas e engraçadas. É preciso demarcar quais são as primeiras partes, para que sejam recitadas primeiramente, sendo completadas pela sua respectiva segunda parte.

  • Dinâmica: "Para quem você tira o chapéu"
Objetivo: Estimular a autoestima

Materiais: um chapéu e um espelho

O espelho deve estar colado no fundo do chapéu.

Procedimento: O animador escolhe uma pessoa do grupo e pergunta se ela tira o chapéu para a pessoa que ver e o porquê, sem dizer o nome da pessoa. Pode ser feito em qualquer tamanho de grupo e o animador deve fingir que trocou a foto do chapéu antes de chamar o próximo participante. Fizemos com um grupo de idosos e alguns chegaram a se emocionar depois de dizer suas qualidades. Espero que gostem!

  • Outra Versão: Dinâmica "Caixinha de Surpresas"
Objetivo: Dinâmica do autoconhecimento;Falar sobre si

Materiais: caixinha com tampa, eEspelho

Procedimento:Em uma caixinha com tampa deve ser fixado um espelho na tampa pelo lado de dentro. As pessoas do grupo devem se sentar em círculo. O animador deve explicar que dentro da caixa tem a foto de uma pessoa muito importante (enfatizar), depois deve passar para uma pessoa e pedir que fale sobre a pessoa da foto, e não devem deixar claro que a pessoa importante é ela própria. Ao final, o animador deve provocar para que as pessoas digam como se sentiram falando da pessoa importante que estava na foto.

  • Dinâmica: "Chupa ai"

Objetivo: Estimular o Trabalho em Equipe.

Materiais: Uma bandeija e balas de acordo com o nº de participantes. As balas devem ser colocadas dentro da bandeija.

Procedimento: forma-se um circulo, diga então aos participantes: 'vocês terão que chupar uma bala, só que não poderão usar suas mãos para desembrulhar a bala e colocar em sua própria boca'.

Os participantes ficam loucos pensando como fazer isso, é interessante colocar a bandeija no chão. Alguns participantes até pegam a bala com a boca e tenta desembrulhar na boca.

Espera-se que eles se ajudem, um participante pegue a bala com as mãos, a desembrulhe e coloque na boca do outro.

  • Dinâmica: " do papel"
Objetivo: Descontração

Materiais: pedaço de papel, caneta

Procedimento: Forma-se um círculo e em seguida será distribuído um pedaço de papel para cada um, e uma caneta. Logo após a pessoa irá escrever qualquer pergunta que ela quiser, ex: Porque hoje fez sol? entendeu?!É qualquer pergunta, o que vier na cabeça. Ai logo após o instrutor irá pegar os papéis de todos os participantes, embaralhar e entregar um para cada (só que você não poderá pegar o seu), ai depois de feito isso a pessoa vai responder o que estiver naquele papel que ela pegou. Depois que todos responderem sem um ver o do outro, você vai dobrar seu papel e vai passar 2 vezes para seu lado direito todos juntos. Ai começa a brincadeira. Uma pessoa começa lendo o que está em seu papel, em seguida a pessoa do lado direito ou esquerdo (depende do monitor escolher), digamos que foi pela direita, ai a pessoa vai ler o que está escrito na RESPOSTA dela, e assim sucessivamente, a mesma que respondeu a resposta vai ler a sua pergunta e o vizinho ao lado responderá a sua resposta é muito legal e divertindo causando muitos risos!!!!

  • Dinâmica: "dança da cadeira cooperativa"
Objetivo: essa dinâmica serve para quebrar o gelo e fazer com que os participantes pensem sobre cooperação entre o grupo.

Materiais: 1 cadeira

Procedimento: consiste na brincadeira da dança da cadeira(mesmo procedimento), só que em ao invés dos que ficarem sem se sentar sairem, terão que se sentar no colo do amigo, de modo que ninguém fique em pé. É muito engraçado! Ao final, com apenas uma cadeira todo o grupo terá que se sentar um no colo do outro.

  • Dinâmica: " da rosa" (infantil)
Objetivo: despertar a atitude em preservar o que temos.

Materiais: uma flor (rosa) natural

Procedimento: fazer um círculo, e cada integrante retira um pedacinho da flor, ao final sobrará apenas o talo da flor. O monitor da dinâmica questiona o que aconteceu? Será que podemos consertar o que fizemos? Essa dinâmica pode ser trabalhada com os pequeninos, a fim de preservar os materias dentro da sala de aula, ou preservar o próprio meio ambiente.

  • Dinâmica: " O feitiço virou contra o feitiçeiro "
Objetivo: Mostrar para a turma que antes de pedir para alguém fazer alguma coisa que se coloque no lugar do outro, pois provavelmente ele não faria o que escolheu para o outro grupo fazer.

Materiais: Procedimento: Divide-se a turma em dois grupos e pede-se para que cada grupo escolha dois micos para o outro grupo. Após a escolha do mico nomeia-se um lider de cada grupo que fala em voz alta para todos os micos escolhidos.

Após a divulgação o professor diz que o nome da brincadeira é o feitiço virou contra o feitiçeiro e que os grupos farão os micos escolhidos por eles mesmos.

  • Dinâmica: "do deficiente visual"
Objetivo: Essa dinâmica tem como objetivo motivar a confiança em equipe.

Materiais: espaço aberto

Procedimento: Formam-se duplas e um fecha os olhos e se deixa ser guiado pelo o outro, que deve estar com os olhos abertos, depois o papel se inverte. Pode ser colocado uma música de fundo.

  • Dinâmica: "sonhos"
Objetivo: Aprender a respeitar o sonhos dos outros

Materiais: balões coloridos, caneta, papel sulfite e palitos de dente.

Procedimento: O participante deverá escrever em um pedaço de papel seu sonho, dobrar e colocá-lo dentro do balão, que deve ser inflado. Cada um fica com um balão e um palito de dente na mão. O orientador dá a seguinte ordem: defendam seu sonho! Todos devem estar juntos em um lugar espaçoso. A tendência é todos estourarem os balões uns dos outros. Quando fizerem isto o orientador pergunta: _ Por que destruiram os sonhos dos outros? Deixe eles pensarem um pouco e responda para defender o seu sonho você não precisa destruir os sonhos dos outros, basta que cada um fique parado e nenhum sonho será destruído!

  • Dinâmica: "Sombra"
Objetivo: essa dinâmica está relacionada a percepção psicomotora e a interação interpessoal e interdisciplinar.

Procedimento: Essa dinâmica é muito descontraída, o grupo desenvolve uma sincronia, escolhe um companheiro (centro)e começam a imitar todos os gestos que ele faça, o que ele fala, como se fossem o sombra dele, deixando um elemento do grupo ao centro.

  • Dinâmica: "Patinho Feio"
Objetivo: Reflexão

Materiais: Tiras de papel colante, caneta

Procedimento: Colar tiras de papel colante ou escrever em fitas para serem colocadas na cabeça de modo que apareçam palavras as quais deverão ser seguidas pelos colegas que a lerem. Exemplo: beije-me, aperte minha mão,abrace-me, deixe-me, pisque para mim, etc etc.....sendo que apenas um elemento, deverá ficar com a palavra 'deixe-me'. sendo que esse será o único que não será procurado, será o patinho feio (deixe-me). No final, essa pessoa deverá contar como se sentiu, sendo discriminado e deixada de lado.

  • Dinâmica: "Salada de Frutas"
Objetivo: memória e concentração

Procedimento: O grupo senta em círculo e o facilitador diz uma fruta qualquer e aponta para um dos participantes. O participante escolhido deverá dizer a fruta falada pelo facilitador e uma de sua escolha. Aí começa a brincadeira. A pessoa que estiver ao lado direito da escolhida pelo facilitador deverá dizer a fruta do facilitador, da pessoa e a sua.

Exemplo: Facilitador - Maçã; Pessoa 1 - Maçã e Banana; Pessoa 2 - Maçã, Banana e Manga;Pessoa 3 - Maçã, Banana, Manga e Uva e assim sucessivamente até que alguém erre a seqÜência. Para a pessoa que errar pode ser solicitado um 'castigo' ou um 'mico'.

Obs: 1º Em vez de frutas a brincadeira pode ser feita com carros, países, estados, objetos (praia, casa, sala, etc.); 2º Eu faço essa brincadeira com as minhas turmas do grupo de Reciclagem da Língua Portuguesa (in company) e garante ótimos resultados. Como castigo à pessoa que erra, eu faço alguma pergunta sobre o conteúdo já estudado (como revisão), do conteúdo a ser estudado (como hipótese e suposição, para ver o conhecimento da pessoa sobre o assunto) e do conteúdo que está sendo estudado (como reforço). É uma brincadeira simples, mas que garante boas risadas e resultados maravilhosos deixando o ambiente e os participantes super descontraídos.

  • Dinâmica: "das partes do corpo"
Objetivo: estimular a atenção e interação com os colegas

Procedimento: Numa grande roda a pessoa começa a brincadeira dizendo o nome de uma parte do corpo. passando a vez. A pessoa que estiver ao lado determinado irá colocar a mão na parte do corpo que a primeira pessoa falou, e dizer outra parte do corpo passando a vez. A pessoa ao seu lado, já determinado de modo que a vez corra apenas em um sentido, colocará a mão na parte corporal dita pela segunda pessoa e dirá outra parte e assim sucessivamente.

  • Dinâmica: "Descobrindo as qualidades"
Objetivo: Interação

Materiais: quebra-cabeça, pedaços de papel e caneta

Procedimento: Dois grupos formam um círculo, com os componentes intercalados ( ex. um do amarelo, outro do azul e assim em diante até terminar o círculo). Cada componente deve escrever em um pedaço de papel uma qualidade própria (usando apenas uma palavra) e entregar para o participante do lado direito, sendo este o componente do grupo oposto, que deverá fazer mímica para que o seu grupo descubra a qualidade do participante ao lado (grupo oposto), quando o grupo acerta a qualidade logo o outro componente do mesmo grupo anterior que estava fazendo a mímica começa a fazer também a sua e assim sucessivamente . Enquanto isso o líder do grupo oposto está dentro do círculo montando um quebra cabeça, quando ele terminar o tempo acaba e ganha o grupo que descobriu mais qualidades do grupo oposto.

  • Dinâmica: "do Estetoscópio" (para trilhas ao ar livre)
Objetivo: Esta dinâmica serve pra se perceber que o meio ambiente é vivo.

Materiais: estetoscópio

Procedimento: Ao realizar uma caminhada numa trilha, onde houver em locais úmidos, árvores com caule fino, pegar o estetoscópio e pedir pra que a pessoa ouça seu coração, logo após escutar no caule e perceber o som do movimento de água(xilema) e de nutrientes(floema).
  • Dinâmica: "qualidades e defeitos"
Objetivo: falar das qualidades e defeitos.

Materiais: pedaço de papel, caneta

Procedimento: gostaria de sugerir uma dinâmica que fiz com meus alunos para falarmos das qualidades e defeitos. Entrega-se um pedaço de papel para cada participante e pede que desenhe a mão direita e a mão esquerda. Em cada dedo primeiro da mão direita escreve-se uma qualidade e na esquerda um defeito. O coordenador da dinâmica dá cerca de 20 minutos para escreverem. Ao final discute-se de acordo com o que cada um escreveu, finalizando que é mais fácil falar de características dos outros do que de nós mesmos e encerra dizendo que todos possuímos qualidades e defeitos, porém temos que nos respeitarmos e priorizarmos nossas qualidades.
  • Dinâmica: "Conheço meu filho"
Objetivo: para reunião de pais

Materiais: Papel e caneta

Procedimento: Pedir que os alunos escreva em um papel pequeno a seguinte frase: 'eu amo a minha família'. Não pode ser assinado. Todos pedaços de papel deverá ter um número que corresponda o número que a cordenadora da reunião manterá em segredo. No dia da reunião todos os pepeis serão colocados espalhados em uma mesa e os pais deverão reconhecer a letra do filho e pegar um papel. Depois a cordenadora irá verificar se os pais acertaram e conhece a letra de seus filhos.

  • Dinâmica: "do General"
Objetivo: descontração... causa muitos risos e simpatia entre os participantes

Procedimento: Uma dinâmica para entreter... como uma brincadeira...

Há várias posições nesse jogo, como: lixo, soldado, cabo, sargento, coronel, general etc...

O general começa falando 'Passei a revistar minha tropa e senti falta do...(ele diz o nome de uma das posições)

A pessoa se levanta (a não ser que seja o cargo mais baixo, nesse caso, o General se levanta, e ele continua sentado) e diz 'O ... nunca falta, senhor(o cargo mais baixo não diz senhor ao general)

General - então quem falta?... - Quem falta é o ..., senhor

E assim se procede... até que alguem não se levante, ou levante na hora errada, ou esqueça de dizer 'senhor' ou diga senhor na hora errada

OBS: Se levanta apenas para um cargo mais elevado, e se diz senhor, também apenas para um cargo mais elevado. Nesse caso, a pessoa que errou vai para o cargo mais baixo, e cada pessoa sobe um cargo...Então, começa com o general dizendo 'Passei a revistar minha tropa(...)'

OBS2 - O cargo mais baixo nunca diz senhor ou se levanta para o general, mas para todos os outros participantes, sim...O general nunca se levanta ou diz senhor... apenas para o cargo mais baixo...

OBS3 - se faltarem cargos, pode-se inventar mais alguns, como cocô, ou balde, ou algo assim...

  • Dinâmica: "da inteligência"
Objetivo: melhorar a percepção

Procedimento: Você pega um grupo e divide em 2 a 2, um olhando pro outro. Peça a eles para que se observem por 2 minutos, depois peça para eles se virarem de costas e mudarem três coisas em si mesmos e depois desvirarem e fazerem com que o parceiro descubra o que foi mudado. O outro também repete e assim sucessivamente repita por 3 vezes esta dinâmica.
  • Dinâmica: " da folha de revista"
Objetivo:

Material: folhas de revista, pátio ou sala, todos sentados em círculo

Procedimento: Dar uma folha de revista a cada participante e pede para que amassem bastante a folha, após todos amassarem pede para que desamassem novamente deixando a folha como era antes.

Ninguém irá conseguir, então explica-se que a folha representa as nossas palavras que uma vez ditas não podem mais serem consertadas, por isso devemos ter cuidado ao falar para que não venhamos a machucar o próximo, pois uma vez aberta a ferida será dificíl cicatrizar.

  • Dinâmica: " do balão"
Objetivo: Reflexão

Material:balões palitos de dentes uma caixa de bombons ou algum outro prêmio

Procedimento: entrega-se um balão para cada participante e em seguida um palito de dentes, pede-se para todos se espalharem e diz o seguinte: _ganha esta caixa de bombons quem conseguir ficar com o balão sem estourar.

Sem que o instrutor mande todos os participantes correm para estourar os balões dos adversários para ganhar a caixa de bombons, mas geralmente não sobra nenhum balão. Depois o instrutor pergunta: em que momento eu mandei vocês estourarem os balões dos colegas ? E fica com a caixa ou distribui.

Outra Versão:

Procedimento: Distribui-se um balão cheio para cada participante e uma agulha ou alfinete. A regra da brincadeira é: Quem ficar até o final sem ter seu balão estourado é o vencedor. Dá-se o tempo de um minuto. Geralmente os participantes estouram o balão uns dos outros, ficando poucos ou nenhum vencedor. Moral da história: Todos poderiam ter sido vencedores pois em momento algum foi dada a regra de que deveriam ter estourado o balão do outro.

  • Dinâmica: " da Pergunta Certa"
Objetivo: Esta dinâmica irá despertar uma atenção maior a concentração e estratégia.

Material: papel e fita crepe

Procedimento: Esta dinâmica para funcionar independe da quantidade de pessoas participantes. Um exemplo, em um grupo o coordenador deverá colar um nome de uma pessoa famosa nas costas dos participantes, sem que eles vejam o que esta escrito, então ganha a dinâmica quem descobrir primeiro o nome que está escrito em suas costas, para ajudá-los eles poderão fazer perguntas entre si como por exemplo 'a pessoa é loira?', mas as respostas so poderão ser sim ou não.

  • Dinâmica: " Carta a si próprio"
Objetivo: Levantamento de expectativas individuais, compromissos consigo próprio, percepção de si, auto-conhecimento, sensibilização, reflexão, automotivação, absorção teórica.

Material: Envelope, sulfite, caneta.

Procedimento: 20'

Individualmente, cada treinando escreve uma carta a si próprio, como se estivesse escrevendo a seu (sua) melhor amigo (a). Dentre os assuntos, abordar: como se sente no momento, o que espera do evento (curso, seminário, etc.), como espera estar pessoal e profissionalmente daqui a 30 dias. Destinar o envelope a si próprio (nome e endereço completo para remessa). O Facilitador recolhe os envelopes endereçados, cola-os perante o grupo e, após 45 dias aproximadamente, remete ao treinando (via correio ou malote).

  • Dinâmica: " da Bexiga"
Objetivo: Mostrar que nem sempre os caminhos mais fáceis são os melhores, aliás quase nunca. Se precisarem da ajuda de outro diga, que quando não conseguimos vencer algo sozinhos (vícios, frustações etc.) podemos pedir ajuda a outra pessoa, mais velhas (no caso de adolescentes).

Material: bexigas coloridas; fitilha (fita de presente); mini balas; tirinhas de papel com palavras boas e ruins do tipo sucesso, amor, paz, vida eterna, mentira, drogas.

Chegue antes para preparar a sala.

Coloque uma tirinha de papel com um dizer 'ruim' encha a bexiga e coloque uma fita longa, cole no teto essa bexiga, de forma que fique fácil de pegar, dessa forma vá dificultando as bexigas e 'melhorando' as palavras até a última bexiga, no nosso caso foi Vida Eterna, coloque balas junto com a palavra chave, se ninguem alcançar diga que pode pedir ajuda um ao outro.

Público: pode ser feito com pré-adolescentes, adolescentes, jovens e adultos, mudando as palavras para cada faixa etária. Boa sorte!

Mais carrinhos de garrafas pet





























MUITA CRIATIVIDADE...















POLTRONAS COM GARRAFAS PET






Para fazer a poltrona com garrafas Pets  são necessárias 250 garrafas Pets e materiais básico de corte e colagem.
Lembrando, faça uma capa para a poltrona usando tecido e espuma.

MATERIAIS DA POLTRONA DE PET

  • 250 garrafas pets
  • Fita adesiva
  • Tesoura
  • Estile

Assista e tire proveito para fazer sua poltrona para sua casa, vender ou dar de presente



QUE TAL UMA LUMINÁRIA PARA COMBINAR?
SABE O FUNDINHO DA GARRAFA PET?
LINDO!...




GENTE, PNEUS DEMORAM CERCA DE 600 ANOS PARA SE DECOMPOR NA NATUREZA.
POR ISSO, AÍ  SEGUEM DICAS ÓTIMAS PARA RECICLAR, EU AMEI...































Caixa pedagógica

Materiais:
  • uma caixa grande de papelão;
  • EVA de várias cores;
  • caixinhas de vários tamanhos forradas;
  • potinhos decorados com fita adesiva colorida (iogurte e outros);
  • tudos de cartão.
Procedimento: Fazer cortes em duas laterais da caixa de maneira que as crianças possam entrar e sair, cubra a caixa com EVA, fazendo cortes de diferentes formas para que as crianças introduzam os elementos: cubos, bolas, potinhos, caixas. Com esse brinquedo as crianças podem explorar a caixa, introduzir objetos de acordo com o formato, esconder-se, buscar elementos e outras propostas outras propostas que surgirão deles mesmos












VEJAM QUE CAIXAS LINDAS E FÁCEIS DE SE FAZER PARA ORGANIZAR OS MATERIAIS EM SALA









Aqui vai uma dica bacana, para quem gosta de tudo organizadinho em porta trecos, reaproveite caixinhas de leite e faça esse porta trecos personalizados para sua casa ou escritório. Aproveite, essa ideia é simples e fácil de fazer. Veja o passo a passo:


Materiais: caixinha de leite, tecido, tinta PVA branca, fita de cetim,sianinha, cola branca, flor de fuxico e cola quente.

1. Separe três caixinha de leite, corte ao meio e lave-as.


2. Passe uma demão de tinta PVA branca nas caixinhas.


3. Forre as caixinhas com tecido de algodão (eu utilizei tricoline), passe bastante cola branca para forrar e deixe secar de um dia para outro.Cole-as uma na outra utilizando cola quente.
4. Para acabamento utilize fita de cetim ou sianinha para colocar em volta da caixinha e pregue uma flor  com cola quente. . E está pronto sua caixinha organizadora para guardar pincéis, tesoura, lápis e outra coIsinhas.



                                               FONTE  http://www.painelcriativo.com.br/

PEIXINHO 
ESSE PEIXINHO É LINDO
VEJAM PASSO A PASSO
Pode passar linha de pesca
e fazer móbile para pendurar
na sala de aula.
Fica muito fofo!
MATERIAL:
CD velho
EVA: vermelho para a boca de coração(dois)
 e outras cores para o rabo e abarbatana
pincel
cola quente
um par de olhos
tinta (usei cola colorida azul e verde)
um pouco de glitter



                                Pinte o CD dos dois lados,
                            aplique o gliter e espere secar


                      Picote a ponta reta do rabo duas vezes
                                             e cole assim





                                  Cole a boca de coração
                                      uma de cada lado




                                       Cole os olhos
                                     um de cada lado



                            Passe a barbatana tipo laço
                                   pelo buraco do cd

                                           Está pronto
                                          Não ficou lindo?




Rolinhos com carinhas divertidas


Esta ideia do Professor Sassá está na revista deste mês

Mais uma utilização para o rolinho de papel higiênico.

Diversão com reciclagem.





Esta é uma ótima opção para trabalhar sentimentos com 

a garotada em sala de aula.







QUANTA COISA LINDA! TUDO FEITO COM MATERIAL RECICLADO.

























QUE LINDO! COM CERTEZA OS PASSARINHOS VÃO APROVAR. OS PÁSSAROS NASCERAM PARA SEREM LIVRES!
AMEI!
PODE-SE PINTAR, DECORAR A SEU GOSTO.
PEGUEI COM A MARIA RECICLONA.




MAIS UMA NOVIDADE DA MARIA RECICLONA
CESTINHA PARA PÁSCOA
LINDÍSSIMA ...
Reciclando para a Páscoa -
 Faça cestinhas de tetrapack.










A Páscoa está chegando e reciclando dá para fazer uma festa bem bonita, gastando pouco.
Que tal começar reaproveitando caixas tetrapack e fazendo esta cestinhas para guloseimas?

Maria Reciclona preparou um passo a passo para você. Veja abaixo:

1- Comece com uma caixa limpa e aberta nas laterais. 
2- Corte um retângulo no formato de 16,5 cm por 21,5cm.
Preserve a área central . Nas duas partes laterias, use uma caneta e marque subdivisões de 5,5 cm (como na foto). Faça cortes com a tesoura sobre as linhas marcadas, somente até a dobra da parte central.
3- Dobre as partes laterias unindo-as como mostra a foto.
4 - Veja o detalhe da dobra.
5 - A parte central fica dobrada por fora.
6- Usando as sobras da caixa, corte uma tira e faça a alça da cesta.
7- Para unir as laterais e a alça basta fazer um furo coincidente e amarrar com um fitilho. Assim você dispensa o uso de cola e reforça a alça.
8- Para finalizar decore sua cesta usando tecidos, papeis, adesivos, fitas e tudo mais que sua imaginação permitir.

http://mariareciclona.blogspot.com/2012/03/reciclando-para-pascoa-faca-cestinhas.html#comment-form 

CAVALINHO DE PAU FEITO DE GARRAFA FET



IDEIAS QUE PEGUEI NO MUNDINHO DA CRIANÇA










CENTOPEIA COM CAIXA DE OVOS








ESSA IDEIA É ÓTIMA PARA LEMBRANCINHA DE INÍCIO ÀS AULAS, DIA DAS CRIANÇAS, ELES VÃO AMAR.
Que tal transformar o pote de batata em um porta-canetinha divertido? Usei Branca de Neve como tema. Além de guardar lápis de cor, hidrocor... serve também como lembrancinha de aniversário infantil, basta rechear com um monte de guloseimas que a criançada vai adorar!
A embalagem de batata que eu utilizei foi ELMA CHIPS STAX que aparece abaixo. Observe que, por dentro, é plástico, bem mais prático para lavar do que aquelas embalagens que o fundo é metálico em papelão, que, além de não ficar bem limpo, não tira a gordura toda e mantém o cheiro.

PEÇA PARA OS PAIS O POTE DE BATATINHAS COM ANTECEDÊNCIA, DE PREFERÊNCIA VAZIO E LIMPO





GARRAFAS PET, ÓTIMO PARA ORGANIZAR A SALA GUARDANDO MATERIAL, OU USANDO PARA DIVIDIR MATERIAL A SER USADO NA ATIVIDADE EM SALA DE AULA, EX: GIS DE CERA, PAPÉIS PICADOS,BOLINHAS DE PAPEL, ETC...




QUEM É QUE NÃO TEM UMA PILHA DE CDs VELHOS? COM ESSA IDEIA GENIAL DO CANTINHO ALTERNATIVO ELAS IRÃO SUMIR...





ESSES SÃO DA TIA KA
 http://karinaartesanatos.blogspot.com/











VOCÊS NÃO IMAGINAM O QUE SE PODE FAZER COM CAIXAS DE PAPELÃO, NO CANTINHO ALTERNATIVO ENCONTREI ESSAS MARAVILHAS, VEJAM:



MUITA CRIATIVIDADE...















POLTRONAS COM GARRAFAS PET






Para fazer a poltrona com garrafas Pets  são necessárias 250 garrafas Pets e materiais básico de corte e colagem.
Lembrando, faça uma capa para a poltrona usando tecido e espuma.

MATERIAIS DA POLTRONA DE PET

  • 250 garrafas pets
  • Fita adesiva
  • Tesoura
  • Estile

Assista e tire proveito para fazer sua poltrona para sua casa, vender ou dar de presente



QUE TAL UMA LUMINÁRIA PARA COMBINAR?
SABE O FUNDINHO DA GARRAFA PET?
LINDO!...




GENTE, PNEUS DEMORAM CERCA DE 600 ANOS PARA SE DECOMPOR NA NATUREZA.
POR ISSO, AÍ  SEGUEM DICAS ÓTIMAS PARA RECICLAR, EU AMEI...































Caixa pedagógica

Materiais:
  • uma caixa grande de papelão;
  • EVA de várias cores;
  • caixinhas de vários tamanhos forradas;
  • potinhos decorados com fita adesiva colorida (iogurte e outros);
  • tudos de cartão.
Procedimento: Fazer cortes em duas laterais da caixa de maneira que as crianças possam entrar e sair, cubra a caixa com EVA, fazendo cortes de diferentes formas para que as crianças introduzam os elementos: cubos, bolas, potinhos, caixas. Com esse brinquedo as crianças podem explorar a caixa, introduzir objetos de acordo com o formato, esconder-se, buscar elementos e outras propostas outras propostas que surgirão deles mesmos












VEJAM QUE CAIXAS LINDAS E FÁCEIS DE SE FAZER PARA ORGANIZAR OS MATERIAIS EM SALA









Aqui vai uma dica bacana, para quem gosta de tudo organizadinho em porta trecos, reaproveite caixinhas de leite e faça esse porta trecos personalizados para sua casa ou escritório. Aproveite, essa ideia é simples e fácil de fazer. Veja o passo a passo:


Materiais: caixinha de leite, tecido, tinta PVA branca, fita de cetim,sianinha, cola branca, flor de fuxico e cola quente.

1. Separe três caixinha de leite, corte ao meio e lave-as.


2. Passe uma demão de tinta PVA branca nas caixinhas.


3. Forre as caixinhas com tecido de algodão (eu utilizei tricoline), passe bastante cola branca para forrar e deixe secar de um dia para outro.Cole-as uma na outra utilizando cola quente.
4. Para acabamento utilize fita de cetim ou sianinha para colocar em volta da caixinha e pregue uma flor  com cola quente. . E está pronto sua caixinha organizadora para guardar pincéis, tesoura, lápis e outra coIsinhas.



                                               FONTE  http://www.painelcriativo.com.br/

PEIXINHO 
ESSE PEIXINHO É LINDO
VEJAM PASSO A PASSO
Pode passar linha de pesca
e fazer móbile para pendurar
na sala de aula.
Fica muito fofo!
MATERIAL:
CD velho
EVA: vermelho para a boca de coração(dois)
 e outras cores para o rabo e abarbatana
pincel
cola quente
um par de olhos
tinta (usei cola colorida azul e verde)
um pouco de glitter



                                Pinte o CD dos dois lados,
                            aplique o gliter e espere secar


                      Picote a ponta reta do rabo duas vezes
                                             e cole assim





                                  Cole a boca de coração
                                      uma de cada lado




                                       Cole os olhos
                                     um de cada lado



                            Passe a barbatana tipo laço
                                   pelo buraco do cd

                                           Está pronto
                                          Não ficou lindo?




Rolinhos com carinhas divertidas


Esta ideia do Professor Sassá está na revista deste mês

Mais uma utilização para o rolinho de papel higiênico.

Diversão com reciclagem.





Esta é uma ótima opção para trabalhar sentimentos com 

a garotada em sala de aula.







QUANTA COISA LINDA! TUDO FEITO COM MATERIAL RECICLADO.

























QUE LINDO! COM CERTEZA OS PASSARINHOS VÃO APROVAR. OS PÁSSAROS NASCERAM PARA SEREM LIVRES!
AMEI!
PODE-SE PINTAR, DECORAR A SEU GOSTO.
PEGUEI COM A MARIA RECICLONA.




MAIS UMA NOVIDADE DA MARIA RECICLONA
CESTINHA PARA PÁSCOA
LINDÍSSIMA ...
Reciclando para a Páscoa -
 Faça cestinhas de tetrapack.










A Páscoa está chegando e reciclando dá para fazer uma festa bem bonita, gastando pouco.
Que tal começar reaproveitando caixas tetrapack e fazendo esta cestinhas para guloseimas?

Maria Reciclona preparou um passo a passo para você. Veja abaixo:

1- Comece com uma caixa limpa e aberta nas laterais. 
2- Corte um retângulo no formato de 16,5 cm por 21,5cm.
Preserve a área central . Nas duas partes laterias, use uma caneta e marque subdivisões de 5,5 cm (como na foto). Faça cortes com a tesoura sobre as linhas marcadas, somente até a dobra da parte central.
3- Dobre as partes laterias unindo-as como mostra a foto.
4 - Veja o detalhe da dobra.
5 - A parte central fica dobrada por fora.
6- Usando as sobras da caixa, corte uma tira e faça a alça da cesta.
7- Para unir as laterais e a alça basta fazer um furo coincidente e amarrar com um fitilho. Assim você dispensa o uso de cola e reforça a alça.
8- Para finalizar decore sua cesta usando tecidos, papeis, adesivos, fitas e tudo mais que sua imaginação permitir.

http://mariareciclona.blogspot.com/2012/03/reciclando-para-pascoa-faca-cestinhas.html#comment-form 

CAVALINHO DE PAU FEITO DE GARRAFA FET



IDEIAS QUE PEGUEI NO MUNDINHO DA CRIANÇA










CENTOPEIA COM CAIXA DE OVOS








ESSA IDEIA É ÓTIMA PARA LEMBRANCINHA DE INÍCIO ÀS AULAS, DIA DAS CRIANÇAS, ELES VÃO AMAR.
Que tal transformar o pote de batata em um porta-canetinha divertido? Usei Branca de Neve como tema. Além de guardar lápis de cor, hidrocor... serve também como lembrancinha de aniversário infantil, basta rechear com um monte de guloseimas que a criançada vai adorar!
A embalagem de batata que eu utilizei foi ELMA CHIPS STAX que aparece abaixo. Observe que, por dentro, é plástico, bem mais prático para lavar do que aquelas embalagens que o fundo é metálico em papelão, que, além de não ficar bem limpo, não tira a gordura toda e mantém o cheiro.

PEÇA PARA OS PAIS O POTE DE BATATINHAS COM ANTECEDÊNCIA, DE PREFERÊNCIA VAZIO E LIMPO





GARRAFAS PET, ÓTIMO PARA ORGANIZAR A SALA GUARDANDO MATERIAL, OU USANDO PARA DIVIDIR MATERIAL A SER USADO NA ATIVIDADE EM SALA DE AULA, EX: GIS DE CERA, PAPÉIS PICADOS,BOLINHAS DE PAPEL, ETC...




QUEM É QUE NÃO TEM UMA PILHA DE CDs VELHOS? COM ESSA IDEIA GENIAL DO CANTINHO ALTERNATIVO ELAS IRÃO SUMIR...





ESSES SÃO DA TIA KA
 http://karinaartesanatos.blogspot.com/











VOCÊS NÃO IMAGINAM O QUE SE PODE FAZER COM CAIXAS DE PAPELÃO, NO CANTINHO ALTERNATIVO ENCONTREI ESSAS MARAVILHAS, VEJAM: