"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 7 de setembro de 2013

O Galo Ló


O Galo Ló
São cinco personagens
1o grupo – galo.
2o grupo – galinha.
3o grupo – pata
4o grupo – ganso.
5o grupo – peru.
Toda vez que eu disser Galo Ló, vocês vão esticar as mãos para frente e cantar como galo ok?

A história que vou contar começou num lugar muito bonito, muito verde, árvores imensas, borboletas, passarinhos e muitos bichos. Nesse lugar morava o galo Ló, e o galo Ló, ouviu um barulhão, parece um tiro de canhão, vou avisar o rei leão. E o galo Ló saiu correndo e no caminho encontrou a galinha Lilinha, e a galinha Lilinha perguntou ao galo Ló, onde você vai? Ouvi um barulhão, parece um tiro de canhão, vou avisar o rei leão, e saiu o galo Ló e a galinha Lilinha. E no meio do caminho encontraram a pata Chata, e a pata chata perguntou ao galo Ló, aonde você vai? Ouvi um barulhão, parece um tiro de canhão, vou avisar o rei leão, e saiu o galo Ló, a galinha Lilinha, e a pata Chata, e encontraram o ganso Manso. E o ganso Manso perguntou ao galo Ló. Aonde você vai? Ouvi um barulhão, acho que é um tiro de canhão, vou avisar o rei leão, e saiu o galo ló, a galinha Lilinha, a pata Chata e o ganso Manso.
No meio do caminho encontraram o peru, e o peru perguntou ao galo Ló. Aonde você vai? Ouvi um barulhão, parece um tiro de canhão, vou avisar o rei leão, e saíram todos. Mas no meio do caminho, eles encontraram a raposinha. E a raposinha era esperta, e ela disse: eu sei onde mora o rei leão.
E levou todos eles, para a casinha dela, e lá ela preparou um caldeirão enorme, colocou a água, fogo e disse: é hoje que faço uma sopa de galo Ló, galinha Lilinha, pata Chata, ganso Manso e peru. Então eles descobriram o que a raposinha queria fazer com eles, então começaram a cochichar e acabaram fazendo tanta confusão e a raposinha acabou dentro do caldeirão. E eles saíram correndo, saiu o galo Ló, a galinha Lilinha, a pata Chata, o ganso Manso e o peru e voltaram para um lugar muito bonito, onde a história começou e quando eles chegaram lá, descobriram que o barulhão, não era um tiro de canhão. Era apenas um trovão, e vocês fizeram essa farra por causa de um trovão, sim às vezes a gente faz tempestade em copo d’água.
Obrigado. 

Plano Mensal 2º ano Outubro


PLANEJAMENTO MENSAL  – 2º ANO - 2011

OUTUBRO

OBJETIVOS:
  • Construir palavras novas usando  as novas ortografias estudadas.
  • Reconhecer a sílaba tônica das palavras, fazendo uso dos acentos agudos e circunflexos.
  • Associar  nas palavras os números de  sílabas  a compõe.
  • Empregar adjetivos de forma de forma correta.
  • Usar corretamente as regras ortográficas.
  • Utilizar a linguagem escrita para compor convite com sua particularidade própria.
  • Resolver adição sem  reserva e  com reserva.
  • Reconhecer o  símbolo da adição e suas partes.
  • Resolver situações problemas do cotidiano fazendo uso da adição.
  • Reconhecer e identificar as datas do calendário (dias, meses e ano)
  • Reconhecer e concientizar os direitos e deveres da crinaça dentro da sala, em casa e perante a sociedade.
  • Conscientizar o aluno a respeitar e conservar as instituições da comunidade como bem comum.
  • Diferenciar as estações do ano e suas características prórias.
  • Reconhecer a importância dos cuidados com o lixo para evitar doenças e contaminação.
  • Despertar a consciência sobre  a importância da reciclagem e reconhecer que nem tudo que vai para o lixo é realmente lixo.
  • Reconhecer o saneamento básico como necessidade do povo e obrigação do Estado para a conservação da saúde e do bem estar da comunidade.
  • Conscientizar  a importância do povo unido em uma comunidade.
  • Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte.
                                                     CONTEÚDOS:

Português :

·         Construção das palavras.
·         Número de letras e sílaba das palavras
·         Verbo
·         Adjetivo
·         Ortografia:  Ç,  RR,  SS  E  CH
·         Acentuação: Agudo e Acento Circunflexo,
·         Gênero Textual:  Convite

Matemática:
·         Adição sem reserva e com reserva
·         Problemas envolvendo adição
·         Calendário

História:
·         Direitos  e deveres da Criança
·         Patrimônio Público

Geografia:
·         Estação do ano

Ciências:
·         Lixo
·         Reciclagem
·         Saneamento básico

Religião:
·   Relacionamento com a comunidade.

Artes:
·         Confecção de convite.
·         Desenho e Pintura, recorte e colagem



PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÂO:

 A avaliação se da de forma continua, verificando os resultados do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Realizaremos os registros através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização.
Serão realizados testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada.

05/09/2011

Plano Mensal 2º ano Setembro

PLANEJAMENTO MENSAL – 2º ANO - 2011
SETEMBRO
OBJETIVOS:
• Construir palavras, frases conforme textos estudados.
• Aprender a direção correta da escrita.
• Identificar o som inicial e final das palavras.
• Identificar alguns tipos de substantivos, utilizando-os nas atividades propostas.
• Utilizar corretamente o gênero e o número do substantivo
• Utilizar os sinais de pontuação de forma a dar sonoridade as frases.
• Usar o dicionário no estudo do Hino Nacional.
• Conhecer, identificar, compor e decompor os números pares e impares
• Ordenar corretamente os números na ordem
• Identificar e utilizar as noções de dezena e meia dezena
• Identificar e utilizar as noções de dúzia e meia dúzia.
• Utilizar corretamente a noção de centena e meia centena.
• Reconhecer e identificar os principais meios de transportes e comunicação utilizados pelo aluno e por sua família.
• Reconhecer e identificar os principais sinais de transito para que possam utilizar corretamente.
• Reconhecer e identificar os diversos tipos de hino.
• Identificando os pontos cardeais.
• Reconhecer as estações do ano.
• Identificar as partes da planta e reconhecer as utilidades das plantas.
• Descobrir como nascem as plantas ( observar a germinação e desenvolvimento de um vegetal)
• Reconhecer que a planta é um ser vivo e que necessita de ar e água para viver
• Conservar e preservar o meio ambiente.
• Qual o papel da Escola e como conviver com os colegas.
• Confeccionar um álbum ilustrado sobre o hino nacional.
CONTEÚDOS:

Português :

• Construção das palavras.
• Direção da escrita, Lateralidade.
• Som final e inicial das palavras estudadas.
• Substantivo: Gênero e Número
• Ortografia: B – BR – BL – CR - CL
• Pontuação: Exclamação, interrogação.
• Gênero Textual: Poesia e Hino

Matemática:
• Números Pares e Ímpares
• Noção de Conjunto
• Dezena, dúzia e centena

História:
• Meios de transporte
• Meios de comunicação
• Transito
• Hino Nacional


Geografia:
• Orientação
• Tempo

Ciências:
• Nosso ambiente.
• Preservação do meio ambiente
• As plantas

Religião:
• Escola e seu relacionamento.

Artes:
• Livro do Hino Nacional Ilustrado.


PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÂO:
A avaliação se da de forma continua, verificando os resultados do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Realizaremos os registros através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização.
Serão realizados testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada.

02/08/2011

Plano Mensal 2º ano - Agosto


PLANEJAMENTO MENSAL  – 2º ANO - 2011

AGOSTO

OBJETIVOS:
  • Construir palavras, frases conforme textos estudados.
  •  Aprender a direção correta da escrita e o espaçamento entre as palavras.
  •  Compreender a leitura como um processo que envolve a linguagem oral e a escrita.
  • Identificar o som inicial e final das palavras.
  • Saber utilizar as letras maiúsculas e minúsculas nas frases.
  • Aplicar corretamente a ortografia das letras estudadas.
  • Identificar e empregar a pontuação em frases e em pequenos textos.
  • Familiarizar  com gêneros literário de  rimas e trava línguas.
  • Compreender os conceitos matemáticos de esquerda e direita.
  • Compreender a formação dos numerais até 100.
  • Reconhecer a ordem crescente e decrescente.
  • Identificar os tipos de casa.
  • Localizar a casa no bairro e a distancia da escola.
  • Reconhecer o seu bairro na cidade e identificando a sua rua.
  • Conhecer a estrutura do seu bairro e a  importância  no seu cotidiano.
  • Conhecer o corpo humano e suas funções.
  • Propiciar reflexão sobre a importância da alimentação saudável.
  • Qual o papel da família e o que influencia na sua vida.
  • Desenvolver   artes  manuais  e valorizando nossa cultura folclórica.

CONTEÚDOS:


Português :

·         Construção das palavras.
·         Direção da escrita, espaçamento entre palavras.
·         Som final e inicial das palavras estudadas.
·         Uso da letra maiúscula em inicio de frases, parágrafos e nomes próprios.
·         Ortografia: A – Â – ÃE – ÃO
·         Pontuação: Ponto final
·         Gênero Textual:  Rima e Trava língua



Matemática:
·         Conceitos Matemáticos: A esquerda e a direita
·         Numerais de 0 a 100.
·         Ordem crescente e decrescente.



História:
·         Casa
·         Tipo de moradia
·         Bairro
·         Folclore

Geografia:
·         Localização da  sua casa, seu bairro e sua escola..

Ciências:
·         Conhecendo seu corpo  e suas  principais  funções.
·         Alimentação

Religião:
·         Família e seu relacionamento.

Artes:
·         Lendas folclóricas com sucatas.


PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÂO:

Observação diária e contínua;
Registro escrito;
Atividades diárias;
Participação individual

01/06/2011

Plano Mensal 2º ano - Junho

PLANEJAMENTO MENSAL  – 2º ANO - 2011

JUNHO

OBJETIVOS:
  • Identificar  o alfabeto no texto, diferenciando as vogais e consoantes.
  • Identificar o som inicial e final das palavras.
  • Conceituar os conceitos matemáticos básicos.
  • Compor as famílias dos numerais até 50.
  • A origem e a importância das festas juninas em nossa cultura.
  • Conscientizar a boa convivência no cotidiano.
  • Conhecendo as cores primárias  em trabalhos com pintura.


CONTEÚDOS:


Português :

·         Revisão do alfabeto, vogais e consoantes
·         Letra inicial e final das palavras.


Matemática:
·         Conceitos Matemáticos: em cima e em baixo
·         Numerais de 0 a 50.

História:
·         Festas Juninas


Religião:
·         A convivência na sociedade.

Artes:
·         Pintura e artes manuais sobre festas juninas.


PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÂO:

Observação diária e contínua;
Registro escrito;
Atividades diárias;
Participação individual

12/01/2013

21/10/2012