Projeto para educação infantil:
Ateliê de arte
Faça um Curso Pedagógico | Curta no facebook | Siga no twitter
Este projeto para educação infantil é
para ser trabalhado com a turminha de maternal, creche e berçário, de 0
a 3 anos... O objetivo do projeto é desenvolver a autonomia e promover o
percurso criador em atividades de pintura, desenho, colagem, modelagem.
Material necessário
Argila, cola, giz de cera, papéis, potes de tinta, caixas de tamanhos variados, sucatas miúdas para acabamento (botões, barbantes, purpurina etc.).
Flexibilização
Os alunos com deficiência motora de qualquer ordem devem ter garantido o acesso
aos materiais e ser estimulados a produzir da melhor forma que
conseguirem. A ajuda necessária, sempre que possível, deve partir dos
colegas, seja para alcançar o pote de tinta, manusear materiais
pequenos, ou movimentar pincel e lápis em suas produções. Mais
importante que tudo isso, é garantir que todos se sintam autores das
próprias obras, o que nem sempre acontece quando a ajuda é muita.
Portanto, é fundamental que tanto o professor, quanto as crianças deixem
que o aluno com deficiência física faça suas escolhas e, pouco a pouco,
aprenda a pedir ajuda apenas para o necessário.
Desenvolvimento
Prepare dois ambientes com a seguinte organização: em um deles, disponha
sobre uma mesa argila, papéis de tamanhos e espessuras variados.
Apresente os materiais para as crianças e deixe que criem desenhos e
esculturas, decidindo com o que querem trabalhar e de que maneira vão
realizar suas produções. Fique próximo das crianças, orientando quando
elas não conseguem utilizar algum dos materiais ou se ameaçam colocar
algo na boca, por exemplo. Em outra mesa, disponibilize materiais de
acabamento para o trabalho feito no momento anterior. Explique a função
dessa etapa: com a colagem de pequenos objetos, como barbante ou
purpurina, e pintura de detalhes com cores variadas, podem pensar na
finalização das peças.
Avaliação
Veja se as crianças ficam um tempo maior entretidas na atividade,
planejam o que querem criar e escolhem quais materiais utilizar para
conseguir o resultado desejado. Esteja atento às necessidades de todos -
se estão satisfeitos com o que estão fazendo ou se precisam de auxílio.