"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

terça-feira, 1 de março de 2016

Não são lindos???

Fofíssimos estes porquinhos rabicós! Eles são cofrinhos para a garotada guardar moedas!

Veja!



 

 Observe: é uma caixa de sapatos fechada, encapada com papel colorido!




Os pezinhos são feitos com copo de danone ou iogurte mas podem ser feitos com rolinho de papel pintado!





Faça um furinho no alto para servir de cofre!





E cole um rabinho!!

Veja este molde, ele serve para fazer o rostinho!





Os cofrinhos e a idéia são de autoria de smartbottomenterprises

Componente Curricular: Ciências

Série: 5º ano Ano: 2



Objetivos:

Observar, registrar e comunicar algumas semelhanças e diferenças entre diversos ambientes, identificando a presença comum de água, seres vivos, ar, luz, calor, solo e características específicas dos ambientes diferentes;
Caracterizar espaços do planeta possíveis de serem ocupados pelo homem, considerando as condições de qualidade de vida;
Conhecer os tipos de florestas e suas características;
Conhecer a flora brasileira;
Conhecer áreas florestais protegidas: parques, reservas, florestas;
Examinar as questões ambientais do ponto de vista local até o global;
Ter conhecimento sobre o desmatamento e reflorestamento;
Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e causas reais dos problemas ambientais;
Conscientizar e reconhecer a importância das matas ciliares;
Reconhecer as conseqüências das queimadas;
Conscientizar-se e sensibilizar-se sobre a importância das árvores;
Reconhecer a importância da vegetação para o solo;
Identificar-se como parte integrante da natureza, percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atuação criativa, responsável e respeitosa em relação ao ambiente;
Formular perguntas e suposições sobre o assunto em estudo;
Observar e identificar algumas características do corpo humano e alguns comportamentos nas diferentes fases da vida, no homem e na mulher, aproximando-se a noção de ciclo vital do ser humano e respeitando as diferenças individuais;
Organizar e registrar informações por meio de desenhos, quadros, esquemas, listas e pequenos textos, sob orientação do professor;
Comunicar de modo oral, escrito e por meio de desenhos, perguntas, suposições, dados e conclusões, respeitando as diferentes opiniões e utilizando informações obtidas para justificar suas idéias.


Conteúdo Programático

Conhecendo o solo
A Terra é nosso planeta
A litosfera
A conservação do solo

O Sistema Solar

O que estuda a Astronomia
O Sistema Solar
Os planetas do Sistema Solar
A rotação e a translação da Terra

Convivência entre os seres vivos

O ecossistema
Desequilíbrio ecológico

A floresta Amazônica e a mata atlântica

A floresta amazônica
A mata atlântica

O cerrado, a caatinga e outros biomas

O serrado
A caatinga
O manguezal
Os campos
O pantanal

Mata ciliar

Do rio 

Conhecendo a mata ciliar da
Queimadas e desmatamentos;

As diferenças entre ambientes preservados e degradados, causas e conseqüências para a qualidade de vida das comunidades, desde o entorno imediato até de outros povos que habitam a região do planeta, como das gerações futuras;

A necessidade e as principais formas de preservação, recuperação e reabilitação ambientais, de acordo com a realidade local;
A valorização de formas conservativas de extração, transformação e uso dos recursos naturais e da divulgação dos acontecimentos elaborados na escola para a comunidade;
A interdependência entre as áreas urbana e rural.

A reprodução dos animais e das plantas

A reprodução dos animais
A reprodução dos vegetais

A reprodução humana

A adolescência no ciclo da vida
O sistema genital humano
Uma nova vida

O sistema nervoso

O sistema nervoso
Ações voluntárias e involuntárias

Formas e usos da energia

A energia
A energia térmica
A energia elétrica
O magnetismo

Recursos tecnológicos

Equipamentos, máquinas, instrumentos e demais aparelhos utilizados para os mais diversos fins, nos ambientes urbanos ou rurais:
Nomes;
Para que servem;
Como servem ao homem;
Finalidades;
Fontes de energia que utilizam;
Transformações que realizam.



Comparação e classificação de equipamentos, utensílios e ferramentas, relacionando seu funcionamento à utilização de energia como capacidade de realizar trabalho.

Metodologia de Ensino
Desenvolvimento dos conteúdos através do Projeto de Leitura Interdisciplinar, pautado nos quatro tipos de leitura: estudo, pretexto, fruição/prazer e busca de informação.
Sondagem;
Problematização;
Sistematização;
Generalização ou Aplicação.
A construção de conceitos, desenvolvimento da criticidade, partindo da realidade do meio e do país que vivem.

Procedimentos de Avaliação

Diagnóstica;
Contínua/Processual/Formativa.


Bibliografia Básica

Proposta Curricular – Ensino Fundamental Ciclo 2- 3ª e 4ª séries


Componente Curricular: História

Série: 5º ano Ano: 2

Professora:
Objetivos:

Propiciar aos alunos situações de aprendizagem para que desenvolvam habilidades (comparar, interpretar, classificar, analisar, sintetizar, construir conhecimentos) aplicando os conhecimentos em ações reflexivas e reativas que envolvam o questionamento e criticidade mediante a sociedade brasileira;
Utilizar diferentes fontes de informação para as leituras críticas (entrevistas, pesquisa bibliográfica, imagem, etc.);
Reconhecer algumas semelhanças e diferenças, permanências e transformações sociais, econômicas, culturais e políticas de dimensão cotidiana, existentes no seu grupo de convívio escolar e na sua localidade, vivências cotidianas das famílias, da coletividade, no tempo e no espaço de convivências;

Distinguir as relações de poder, formais ou de fato, estabelecidas entre sua localidade e os demais centros políticos, econômicos e culturais, em diferentes tempos;

Conteúdo Programático
O Brasil colonial

O início da colonização portuguesa na América
A mineração no Brasil colonial
Brasil: de colônia a monarquia independente

Brasil: do Segundo Império até 1930

O Segundo Império
Da monarquia à República
Movimentos no campo e nas cidades

O Brasil a caminho do terceiro milênio

Longo governo Vargas
Entre duas ditaduras
Democracia
O Brasil da virada do século

A história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional;

Metodologia de Ensino
Desenvolvimento dos conteúdos através do Projeto de Leitura Interdisciplinar, pautado nos quatro tipos de leitura: estudo, pretexto, fruição/prazer e busca de informação.
Sondagem;
Problematização;
Sistematização;
Generalização ou Aplicação.

Procedimentos de Avaliação
· Diagnóstica;
· Contínua/Processual/Formativa.
· Com base nas observações do educador, elaborar estratégias de trabalho diferenciadas durante o processo de ensino e aprendizagem,
· Registro em diferentes formas (textos, fotos, murais, entrevistas, exposições, planta, pesquisa bibliográfica, etc.);
· Comparação de informações;
· Pesquisa dirigida;
· Obra de arte local;
· Expressão oral, elaboração de pequenos textos, atividades escritas (conteúdo e texto), relatórios, debates e questionamentos.

Bibliografia Básica
Proposta Curricular – Ensino Fundamental Ciclo 2- 3ª e 4ª séries
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Componente Curricular: Geografia

Série: 5º ano Ano: 20

Professora: 

Objetivos:
· Propiciar ao aluno situações através da realidade, a construção de conceitos, compreensão do espaço em que vivemos, situações de aprendizagem para que desenvolvam as habilidades (comparar, interpretar, classificar, analisar e sintetizar) aplicando o conhecimento em outras situações;
· Reconhecer e comparar o papel da sociedade e da natureza na construção de diferentes paisagens urbanas e rurais brasileiras;
· Utilizar a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações em linguagem cartográfica, observando a necessidade de indicações de direção, distância, orientação e proporção para garantir a legitimidade de informações;
· Conhecer e valorizar os modos de vida de diferentes grupos sociais, como se relacionam e constituem o espaço e a paisagem no qual se encontram inseridos;
· Reconhecer o papel das tecnologias, da informação, da comunicação e dos transportes na configuração de paisagens urbanas e rurais e na estruturação da vida em sociedade;
· Reconhecer no lugar no qual se encontram inseridos, as relações existentes entre o mundo urbano e o mundo rural, bem como as relações que sua coletividade estabelece com coletividade de outros lugares e regiões focando tanto o presente como o passado;
· Valorizar o uso refletido da técnica e da tecnologia em prol da preservação e conservação do meio ambiente e da manutenção da qualidade de vida;
· Reconhecer o papel das tecnologias, da informação, da comunicação e dos transportes na configuração de paisagens urbanas e rurais e na estruturação da vida em sociedade;
· Adotar uma atitude responsável em relação ao meio ambiente, reivindicando, quando possível, o direito de todos a uma vida plena num ambiente preservado e saudável.

Conteúdo Programático
A terra
· Conhecendo o nosso planeta
· A forma e os movimentos da Terra
· Oceanos e Continentes
A representação da Terra

Mapas
A representação do espaço no papel

A localização no planeta Terra

Paralelos e Meridianos
Os lugares e sua localização

A dinâmica da natureza

Formas de relevo
O relevo terrestre
O relevo brasileiro
A hidrografia do Brasil
Os rios e o seu aproveitamento
Climas do Brasil
A vegetação do Brasil

A população e as regiões do Brasil

A população brasileira
A distribuição da população no território
A formação da população brasileira

O trabalho e os recursos naturais

O trabalho nos setores econômicos
Os recursos naturais

A paisagem e o homem

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístca;
Uma rica vida brasileira;
A mudança da capital – Rio de Janeiro para Brasília;
Distribuição de Renda (IBGE- Censo e Censo Escolar);
Mata Ciliar: Problema ambiental (local e nacional);
Mata Ciliar – BASF ( Projeto Semente do amanhã);
Projetos ambientais (ONG’s);
São Paulo e Região Sudeste.

Distâncias e velocidade no mundo urbano e no mundo rural

Transporte e sua influência na vida em sociedade;
Alterações na paisagem;
O espaço que os meios de transportes ocupam;
O papel dos transportes coletivos (passado e presente);
Utilização dos meios de transporte;
Discutir e comparar as permanências e transformações dos meios de transporte em diferentes regiões;
Os combustíveis utilizados pelo transporte.


Metodologia de Ensino
Desenvolvimento dos conteúdos através do Projeto de Leitura Interdisciplinar, pautado nos quatro tipos de leitura: estudo, pretexto, fruição/prazer e busca de informação.
Sondagem;
Problematização;
Sistematização;
Generalização ou Aplicação.

Procedimentos de Avaliação

Diagnóstica;
Contínua/Processual/Formativa.
Com base nas observações do educador, elaborar estratégias de trabalho diferenciadas durante o processo de ensino e aprendizagem.


Bibliografia Básica
Proposta Curricular – Ensino Fundamental Ciclo 2- 3ª e 4ª séries



Componente Curricular: Língua Portuguesa

Série: 5º ano Ano: 2

Professora:

Objetivos:
· Compreender os textos orais e escritos com os quais se defrontam em diferentes situações de participação social, interpretando-os corretamente e inferindo as intenções de quem os produz;
· Compreender o sentido das mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou indireto, desenvolvendo sensibilidade para conhecer a intencionalidade implícita e conteúdos discriminatórios ou persuasivos, especialmente nas mensagens veiculadas pelos meios de comunicação;
· Ler autonomamente textos de vários gêneros previstos para o ciclo, decifrando-os;
· Participar de diferentes situações de comunicação oral, acolhendo e considerando as opiniões alheias e respeitando os diferentes modos de falar;
· Produzir textos dos gêneros previstos para o ciclo, utilizando escrita alfabética e preocupando-se com a forma ortográfica;
· Considerar a necessidade das várias versões que a produção do texto escrito requer, empenhando-se em produzi-las com a ajuda do professor e/ou colegas;
· Expressar-se em diferentes situações e saber expressar-se de diferentes maneiras; usar a linguagem adequada a cada ambiente, coloquial, formal;
· Valorizar a leitura como fonte de informação, via de acesso aos mundos criados pela literatura e possibilidade de fruição estética, sendo capazes de recorrer aos materiais escritos em função de diferentes objetivos;
· Usar a linguagem como instrumento de aprendizagem, sabendo como proceder para ter acesso, compreender e fazer uso de informações contidas nos textos: identificar aspectos relevantes; organizar notas; elaborar roteiros, compor textos coerentes a partir de trechos oriundos de diferentes fontes; fazer resumos; índices, esquemas etc.;
· Saber explorar diferentes modalidades de leitura, como ler para revisar, ler para obter informações, ler para se divertir, etc.;
Revisar seus próprios textos a partir de uma primeira versão e, com ajuda do professor e/ou com ajuda dos colegas (socialização), redigir as versões necessárias até considerá-las bem escritas para o momento. Conteúdo Programático

LÍNGUA ORAL: USOS E FORMAS

Escuta dos diferentes textos ouvidos em situações de comunicação direta ou mediada por telefone, rádio ou televisão, reconhecimento do significado contextual e do papel complementar de alguns elementos não-lingüísticos para conferir significação aos textos (gestos, postura corporal, expressão facial, tom de voz, entonação).
Utilização da linguagem oral em situações como as do primeiro ciclo, ampliando-se para outras que requeiram:

Maior nível de formalidade no uso da linguagem;
Preparação prévia;
Manutenção de um ponto de vista ao longo da fala;
Uso de procedimentos de negociação de acordos.

Utilização de recursos eletrônicos (gravador, vídeo e computador) para registrar situações de comunicação oral tanto para documentação como para análise.

2- LÍNGUA ESCRITA:USOS E FORMAS
Prática da Leitura

Utilização de sentido, coordenando texto e contexto (tipo de portador, características gráficas, conhecimento do gênero ou do estilo do autor, etc.) e a intencionalidade;
Emprego dos dados obtidos por intermédio da leitura para confirmação ou retificação das suposições de sentido feitas anteriormente;
Uso de recursos variados para resolver dúvidas na leitura: seguir lendo em busca de informação esclarecedora, deduzir do contexto, consultar dicionário, etc.;
Utilização de diferentes modalidades de leitura adequadas a diferentes objetivos: ler para revisar, para obter informação rápida, etc.

Uso de acervos e bibliotecas:
· Busca de informações e consulta a fontes de diferentes tipos (jornais, revistas, enciclopédias, internet, etc.), com orientação do professor;
· Leitura de livros na classe, na biblioteca e empréstimo de livros para leitura em casa;
· Socialização das experiências de leitura;
· Rastreamento da obra de escritores preferidos;
· Formação de critérios para selecionar leituras e desenvolvimento de padrões de gosto pessoal.
Prática de produção de texto:
Considerando o destinatário, a sua finalidade e características do gênero
Aspectos Notacionais:

Divisão do texto em frases e/ou parágrafos, utilizando recursos do sistema de pontuação: maiúscula inicial, ponto final, exclamação, interrogação e reticências;
Separação, no texto, entre discurso direto e indireto e entre os turnos do diálogo, utilizando travessão e dois pontos ou aspas;
Indicação, por meio de vírgulas, das listas, enumerações;
Estabelecimento das regularidades ortográficas (interferência das regras, inclusive as da acentuação) e constatação de irregularidades (ausência de regras);
Acentuação das palavras: regras gerais relacionadas à tonicidade;
Utilização de dicionário e outras fontes escritas para resolver dúvidas ortográficas;
Produção de textos utilizando estratégias de escrita: planejar o texto, redigir rascunhos, revisar e cuidar da apresentação;
Controle da legibilidade do escrito.

Aspectos discursivos:

Organização das idéias de acordo com as características textuais de cada gênero;
Utilização de recursos coesivos oferecidos pelo sistema de pontuação e pela introdução dos conectivos mais adequados à linguagem escrita, expressões que marcam temporalidade e causalidade, substituições léxicas, manutenção do tempo verbal, etc.;
O emprego de regência verbal e nominal.

Gêneros adequados para o trabalho com a linguagem escrita

Cartas (formais e informais), bilhetes, convites, quadrinhas, textos de jornais, revistas e suplementos infantis; título, lides (jornal), notícia, classificados, resenhas;
Anúncios, cartazes, folhetos, slogans;
Contos (de fadas, de assombração, etc.) , fábulas, mitos e lendas populares;
Relatos históricos, textos de enciclopédia, verbetes de dicionário, texto expositivo de diferentes fontes (fascículos, revistas, livros, livros de consulta, didáticos, etc.);
Acróstico;
Propaganda;
Textos teatrais.


ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA

Análise da qualidade da produção oral alheia e própria;
Análise dos sentidos atribuídos a um texto nas diferentes leituras individuais e discussão dos elementos do texto que validem ou não essas diferentes atribuições de sentido;
Revisão do próprio texto:

Durante o processo de redação, relendo cada parte escrita, verificando a articulação com o já escrito, planejando o que falta escrever;
Depois de produzida uma primeira versão, trabalhando reestruturação para aprimora-lo, considerando as seguintes questões: adequação ao gênero, coerência e coesão textual, pontuação, paginação e ortografia;
Exploração das possibilidades e recursos da linguagem que se usa para escrever a partir da observação e análise de textos impressos, utilizando como referência ou modelo;
Comparação entre diferentes registros utilizados em diferentes situações comunicativas;
Análise de regularidades da escrita:
1- Derivação de regras ortográficas;
2- Concordância verbal e nominal (e outros aspectos que se mostrem necessários a partir das dificuldades de redação);
3- Relações entre acentuação e tonicidade regras de acentuação).

Metodologia de Ensino
Desenvolvimento dos conteúdos através do Projeto de Leitura Interdisciplinar, pautado nos quatro tipos de leitura: estudo, pretexto, fruição/prazer e busca de informação.
Sondagem;
Problematização;
Sistematização;
Generalização ou Aplicação.

Procedimentos de Avaliação

Diagnóstica;
Contínua/Processual/Formativa.


Bibliografia Básica
Proposta Curricular – Ensino Fundamental Ciclo 2- 3ª e 4ª séries
Secretaria da Educação de Guaratinguetá, 2006.


Componente Curricular: Matemática

Série: 5º ano Ano: 2

Professora: 
Objetivos:
· Interpretar e produzir escritas numéricas, considerando as regras do sistema de numeração decimal e estendendo-as para a representação dos números racionais na forma decimal;
· Resolver problemas, consolidando alguns significados das operações fundamentais e construindo novos, em situações que envolvam números naturais e, em alguns casos, racionais;
· Refletir sobre procedimentos de cálculo que levem à ampliação do significado do número e das operações, utilizando a calculadora como estratégia de verificação de resultados;
· Identificar características de acontecimentos previsíveis ou aleatórios a partir de situações-problema, utilizando recursos estatísticos e probalísticos;
· Recolher dados e informações, elaborar formas para organiza-los e expressa-los;
· Identificar dados apresentados sob a forma de tabelas e gráficos e valorizar essa linguagem como forma de comunicação;
· Utilizar diferentes registros gráficos – desenhos, esquemas, escritas numéricas – como recurso para expressar idéias, ajudar a descobrir formas de resolução e comunicar estratégias e resultados;
· Utilizar procedimentos e instrumentos de medidas usuais ou não, selecionando o mais adequado em função da situação-problema e do grau de precisão do resultado;
· Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos, identificando aspectos consensuais ou não na discussão de um assunto, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.
Conteúdo Programático


1-NÚMEROS NATURAIS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

Números racionais (representação concreta partindo de uma situação problema);
Reconhecer os números naturais e decimais em diversas situações (jornais, filmes, comércio);
Escrever, comparar e ordenar números naturais de qualquer grandeza;
Aplicar as regras do sistema de numeração decimal para compreensão, leitura e representação dos números racionais escritos na forma decimal (com vírgula);
Representação decimal de números racionais (décimo, centésimo, milésimo);
Comparar e ordenar números racionais na forma decimal;
Composição e ordenação de um número natural nas classes das diversas ordens;
Sistema monetário (uso cotidiano) e relacionado aos números decimais;
Localizar na reta numérica a posição de números racionais na forma decimal;
Reconhecimento de que os números racionais admitem diferentes (infinitas) representações na forma fracionária (frações equivalentes);
Identificação e produção de frações equivalentes, pela observação de representações gráficas e de regularidades nas escritas numéricas;
Reconhecer quando se dá o uso da porcentagem no cotidiano;
Relação entre representações fracionárias e decimal de um mesmo número racional;
Exploração dos diferentes significados das frações em situações-problema: parte-todo, quociente e razão.


Operações com números naturais e racionais
· Análise e resolução de problemas com o uso de números naturais;
· Ampliação do repertório das operações com números naturais para desenvolver o cálculo mental e o escrito;
· Adição, subtração e multiplicação de números racionais na forma decimal, utilizando estratégias próprias e técnicas convencionais (denominadores iguais) e na resolução de situações-problema;
· Decisão sobre o uso do cálculo mental ou de uma técnica convencional, em função do tipo de problema e dos números envolvidos;
· Sistema Monetário (relacionado aos números decimais) e uso do cotidiano;
· Interpretar expressões numéricas com sinais de associação ( ), [ ], { }, contendo as quatro operações fundamentais;
· Divisão por um algarismo (retomada do ano anterior e aprofundamento);
· Divisão por dois algarismos;
· Análise, interpretação, formulação e resolução de situações-problema, compreendendo diferentes significados das operações envolvendo números naturais e racionais;
· Ampliação das técnicas operatórias em que dois fatores superam 100. O princípio multiplicativo;
· Utilização da multiplicação e da divisão na resolução de situações-problema;
· Cálculo simples de porcentagem;
· Decisão sobre a adequação do uso do cálculo mental – exato ou aproximado– ou da técnica operatória, em função do problema, dos números e das operações envolvidas.
2-ESPAÇO E FORMA

Utilizar malhas ou redes quadriculadas para representar no plano a posição de uma pessoa ou objeto;
Descrição, interpretação e representação da movimentação de uma pessoa ou objeto no espaço e construção de itinerários;
Reconhecimento de elementos geométricos nas formas da natureza e nas criações artísticas;
Identificar semelhanças e diferenças existentes entre corpos, como a esfera, o cone e o cilindro;
Reconhecimento de semelhanças e diferenças entre poliedros, como prismas e pirâmides, e identificar elementos como faces, vértices e arestas;
Análise das faces, identificação de simetrias, desmontagem e montagem de figuras tridimensionais;
Observação de semelhanças e diferenças entre polígonos, número de ângulos e eixos de simetria;
Identificação de semelhanças e diferenças existentes entre corpos, como a esfera, o cone e o cilindro;
Perceber que qualquer polígono pode ser composto a partir de figuras triangulares;

3-GRANDEZAS E MEDIDAS

Identificação e comparação de grandezas mensuráveis e escolha da unidade de medida correta, de acordo com essa grandeza. Ex.: metro para comprimento e quilograma para massa;
Reconhecimento e utilização de unidades usuais de medida como metro, centímetro, quilômetro, grama, miligrama, litro, mililitro, volume e peso;
Utilização de procedimentos e instrumentos de medida, em função do problema e da precisão do resultado;
Identificação e emprego de unidades usuais de tempo e de temperatura;
Efetuar conversões simples, verificando que os sistemas de medidas são decimais e, portanto, serão usadas as mesmas regras desse sistema para fazer as contas;
Perímetro e a área de figuras desenhadas em malhas quadriculadas e comparar o perímetro e a área de duas figuras sem e com o uso de fórmulas;
Reconhecimento e utilização das medidas de tempo e realização de conversões simples.

4- TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

Produção de textos escritos, a partir da interpretação de gráficos e tabelas com base em informações contidas em textos jornalísticos, científicos e outros;
Leitura e interpretação de dados apresentados de maneira organizada (por meio de tabelas, diagramas e gráficos);
Exploração da idéia de probabilidade em situação-problema simples, identificando sucessos seguros e as situações de “sorte”;
Identificação das possíveis maneiras de combinar elementos de uma coleção e de contabilizá-las usando estratégias pessoais;
Análise de gráficos e tabelas;
Interpretação de dados apresentados por meio de tabelas e gráficos, para identificação de características previsíveis ou aleatórias de acontecimentos;
Obtenção e interpretação de média aritmética;

Reconhecimento das possíveis formas de combinar elementos de uma coleção e de contabilizá-las usando estratégias pessoais.

Metodologia de Ensino
Desenvolvimento dos conteúdos através do Projeto de Leitura Interdisciplinar, pautado nos quatro tipos de leitura: estudo, pretexto, fruição/prazer e busca de informação.
Sondagem;
Problematização;
Sistematização;
Generalização ou Aplicação.

Procedimentos de Avaliação

Diagnóstica;
Processual;
Observação contínua;
Prova operatória.


Bibliografia Básica
Proposta Curricular – Ensino Fundamental Ciclo 2- 3ª e 4ª séries
Secretaria da Educação de Guaratinguetá, 2006.

Componente Curricular: Arte

Série: 5º ano Ano: 2

Professora: 

Objetivos:
Ao longo do processo ensino-aprendizagem de Arte, o aluno deverá ter oportunidade de:

Conviver com as diversas formas de Arte;
Conhecer as diferentes linguagens artísticas;
Experimentar a expressão de emoções, sentimentos e idéias pessoais por meio das diferentes linguagens oferecidas pela Arte;
Descobrir suas potencialidades em Arte;
Ampliar a percepção e a imaginação criativa;
Valorizar a Arte como forma de crescimento pessoal e como experiência lúdica;
Resgatar o saber artístico acumulado pela humanidade e expresso na produção artística dos diversos estilos;
Sensibilizar-se sobre o significado sociocultural da Arte;
Valorizar a Arte como forma de conhecimento e interpretação;
Reconhecer o significado sociocultural da Arte;
Valorizar a Arte como forma de conhecimento e interpretação da realidade;
Desenvolver o desejo e o interesse pela pesquisa e investigação em Arte;
Reconhecer a transcendência da Arte como linguagem universal.

Conteúdo Programático

Artes Visuais
I-Expressão e comunicação na prática dos alunos em Artes Visuais

As artes visuais no fazer dos alunos: desenho, pintura, colagem, gravura, historia em quadrinhos, produções informatizadas;
Experimentação, utilização e pesquisa de matérias e técnicas artísticas (pincéis, lápis, giz de cera, papéis, tintas) e outros meios (máquinas fotográficas, vídeos, computador);
Consideração dos elementos básicos da linguagem visual em suas articulações nas imagens produzidas (relações entre ponto, linha, plano, cor, textura, forma, volume, luz, ritmo, movimento, equilíbrio);

II- As Artes Visuais como objeto de apreciação significativa

Contato sensível, reconhecimento e análise de formas visuais presentes na natureza e nas diversas culturas;
Identificação e reconhecimento de algumas técnicas e procedimentos artísticos presentes nas obras visuais;
Convivência com produções visuais (originais e reproduzidas) e suas concepções estéticas nas diferentes culturas (regional, nacional e internacional);
Identificação dos significados expressivos e comunicativos das formas visuais;
Contato sensível, reconhecimento, observação e experimentação de leitura das formas visuais em diversos meios de comunicação da imagem: fotografia, cartaz, televisão, vídeo, histórias em quadrinhos, telas de computador, publicações, publicidade, desenho industrial, desenho animado.

III- As Artes Visuais como produto cultural e artístico

Observação, estudo e compreensão de diferentes obras de artes visuais, artistas e movimentos artísticos produzidos em diversas culturas (regional, nacional e internacional) e em diferentes tempos da história;
Pesquisa e freqüência junto das fontes vivas (artistas) e obras para reconhecimento e reflexão sobre a arte presente no entorno;
Contato freqüente, leitura e discussão de textos simples, imagens e informações orais sobre artistas, suas biografias e suas produções. (Ex.: Quissak Júnior, Antônio Galvão, etc.);
Freqüência e utilização das fontes de informação e comunicação artísticas presentes nas culturas (museu, mostras, exposições, galerias, ateliês, oficinas);

Origami (dobraduras);

Metodologia de Ensino
Desenvolvimento dos conteúdos através do Projeto de Leitura Interdisciplinar, pautado nos quatro tipos de leitura: estudo, pretexto, fruição/prazer e busca de informação.
Sondagem;
Problematização;
Sistematização;
Generalização ou Aplicação.

Procedimentos de Avaliação

Diagnóstica;
Constante;
Formativa;
Auto-avaliação