"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Modelo de planejamento 3ª ano


I. Data:
II. Dados de Identificação:
Instituição: E. E. Dona Tilosa
Professor (a): Indiara Suliene
Turma: 3° ano
III. Tema:
Volta às aulas
IV. Objetivos:
Conhecer os novos colegas e professores;
Reconhecer a escola como parte essencial de sua formação pessoal;
Compreender as mudanças e demonstrar adaptabilidade às mesmas.
Possibilitar a interação dos alunos com as diversas linguagens. 
V. Justificativa:
O inicio do ano letivo é repleto de mudanças e transições, o que remete às crianças grande receio e dúvidas, a acolhida é o processo para facilitar uma adaptação favorável e em menor tempo. Como a semana inicial antecede o carnaval aproveita-se a data para trabalhar o tema de forma criativa e lúdica.
VI. Desenvolvimento do tema:
3° feira:
1.                - Dar boas vindas/ recepção
2.                - Apresentação do professor
3.                - Apresentação dos alunos/ Quem sou eu?
4.                – Dinâmica: As vogais
5.                Atividade: O BURRICO E OS LIVROS
6.                Arte: Volta às aulas
7.                – Despedida: Cartão de boas vindas. (9 horas)

As vogais - Dinâmicas de apresentação em sala de aula com alunos
Em sala de aula, reúna todos os alunos da classe, entregue para cada um uma tabela e inicie o processo de apresentação.
Materiais: Criar uma Tabela da dinâmica:
A = braços abertos
E = braços cruzados à frente
I = braço direito levantado
O = braços a frente em forma oval
U = braços para o alto em forma de U
Procedimento
Apresentação dos nomes por meio de gestos e sons verbais.
Com o grupo em círculo, com uma distância um do outro, cada pessoa fala seu nome e logo após, todo o grupo repete o nome em voz alta, em ritmo realizando gestos com os braços de acordo com as vogais pronunciadas.
participante que for se apresentar deverá ir ao centro da roda, se apresentar e o grupo repete a coreografia, repetindo o nome.
Dicas
Observar se o desempenho dos participantes melhora com a prática e o grau de espontaneidade dos participantes na hora de se apresentar.

O BURRICO E OS LIVROS
     O pequeno burrico não gostava nem um pouco de estudar.
     Em vez de ir à escola, como seus companheiros, divertia-se passeando pelo campo.
     Um dia teve uma ideia:
     __Aprender tudo o que está nos livros é muito difícil. Se eu comesse todos eles, aprenderia uma porção de coisas e não precisaria ir à escola...
     E, sem pensar duas vezes, começou a engolir todos os livros sem deixar uma página...
     A partir daquele momento, o burrico sentiu-se sábio e orgulhoso de todo o conhecimento que havia adquirido.
     __ Quando chegar à escola, farei uma apresentação de tudo que aprendi para meus colegas. Eles nem vão acreditar!
     Na escola, os colegas esperaram com atenção seus ensinamentos. Mas, quando o burrico abriu a boca, só conseguiu soltar um enorme zurro!
     Ao ouvi-lo, todos riram do orgulhoso burrico e o expulsaram da classe.
     Depois da vergonha que passou diante de todos os seus colegas, o burrico compreendeu que, se quisesse aprender, teria que fazer como seus amigos: estudar bastante. E depois desse dia, nunca mais faltou à escola.

Tradução de Maria Luísa Lima Paz. Fábulas favoritas.
São Paulo, Girassol Brasil,2004.






INTERPRETAÇÃO ORAL
1. Qual é o título do texto?
2. Que escreveu este texto?
3. O que o burrico fazia em fez de ir à escola?
4. O que ele resolveu fazer para aprender as coisas que estavam nos livros?
5. O que saiu de sua boca na escola, quando todos esperavam os seus ensinamentos?
6. O que o burrico aprendeu depois da vergonha que passou?

 
 
Língua Portuguesa
                                         A abelhinha curiosa
Zumbina era a abelhinha mais curiosa da colméia. Gostava de voar para bem longe. Tudo queria ver. Tudo ela queria tocar. Tinha vontade de conhecer o mundo.
As outras abelhas queixavam-se à rainha:
__ Por que ela não vem trabalhar também?
__ Quem não trabalha não merece comer!
Até que um dia...
Começou a faltar comida na colméia. As abelhas operárias não encontravam flores de onde tirar o néctar. Voltavam sem nada...
Alguém, então, falou:
__ E a nossa curiosa? Não descobre nada? É só comer, dormir e passear?
Como única resposta, Zumbina pôs-se a dançar. Pelos movimentos de sua dança, toda colônia entendeu:
__ Eu sei de um lugar, onde há muitas e muitas flores. Fica logo ali.
As operárias saíram na direção indicada. Não foi fácil achar. Ao longo do caminho, Zumbina havia deixado até mesmo a indicação do cheiro das flores e do sabor do néctar. À noite foi uma festança na colméia! Todos elogiavam a curiosidade de Zumbina.

1-    Qual o título do texto?
2-   Quem era Zumbina?
3-   Qual a vontade de Zumbina?
4-   O que as outras abelhas queixavam à rainha?
5-   O que aconteceu um dia?
6-   O que perguntaram à Zumbina?
7-   O que Zumbina respondeu?
8-   Na frase: “Por que ela não vem trabalhar também?” A quem se refere a palavra marcada?
9-   A palavra marcada na frase: “Fica logo ali.”indica:
(  ) modo                   (  )tempo                   (  )lugar                    
10- Forme frases com:
a-    Flores- abelha – voava:
b-   Comida – gostosa – mamãe:
c-    Flor – cheiro – gostoso:
d-   Abelhinha – curiosa – longe:

11-  Marque o certo:
a-    Zumbina era uma abelhinha muito:
(  )curiosa                 ( )bagunceira                        (  )barulhenta
b-   As outras abelhas achavam que:
(  )Zumbina era folgada.                (  )que Zumbina estava certa.
(  )quem não trabalha não merece comer.
c-    Depois que Zumbina encontrou o lugar cheio de flores, a colmeia passou a:
(  )xingar Zumbina por não fazer nada.
(  )elogia a curiosidade de Zumbina.
(  )achar Zumbina muito curiosa.
d-   O assunto do texto é:
(  )uma abelhinha que é muito curiosa e encontra muitas flores quando começou a faltar comida na colmeia.
(  )uma colmeia muito unida, que trabalhava para conseguir comida.
(  )o néctar das flores que alimentava as abelhas.



12- Copie do texto:
Monossílabas:_____________________________________
Dissílabas:_______________________________________
Trissílabas:______________________________________
Polissílabas:_____________________________________
Encontro consonantal:_____________________________
Encontro vocálico:________________________________
Dígrafo:__________________________________________
Substantivo próprio:______________________________
Substantivo comum:________________________________
Acento agudo(´):__________________________________
Til (~):__________________________________________
Frase afirmativa: ___________________________________________
Frase negativa: _____________________________________________
Frase exclamativa: __________________________________________
Frase interrogativa:_________________________________________
13- Escreva em ordem alfabética:
Merece-abelhinha-onde-curiosa-festança:
Elogiavam-vontade-conhecer-Zumbina-deixado:
Indicação-curiosidade-fácil-resposta-passar:



A JOANINHA QUE PERDEU AS PINTINHAS




































Jogos educativos

   Os jogos educativos de sucata são uma ferramenta eficaz na aprendizagem. Além de serem ótimos presentes criativos, ajudam na motivação do aluno, contribuem como estratégias alternativas para o desenvolvimento de conteúdos, na aquisição de certas habilidades, pois muitos possuem mais facilidade para aprender e memorizar através desse método.
   A forma de ensinar é lúdica, não sendo cansativa e ajuda despertar o interesse. Influencia não só o processo intelectual, cognitivo, mas também as relações sociais e as maneiras de agir diante das coisas. Saiba um pouco mais sobre a importância dos jogos educativos, os diversos tipos existentes, algumas dicas de jogos para aplicar em sala de aula.



A matemática sempre foi um desafio para a maioria dos alunos, os jogos facilitam o processo de aprendizagem 




                                                     
                                  E os desafios continuam na Língua Portuguesa
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                







Brinquedos Criativos

Pode parecer apenas um momento em que a criança se distrai e se entrega à descontração. Mas as atividades lúdicas têm um papel ainda mais importante na vida dos pequenos, elas incentivam as crianças a desenvolver criatividade, aprendizado, equilíbrio e coordenação. “É por meio dessas brincadeiras que a criança desenvolve a fantasia e cria uma identidade própria”, disse Maria Lúcia Piva Lima, psicóloga clínica especialista no atendimento de crianças e adolescentes, de Jaú


Vamos brincar de vai e vem?



Que tal contar lindas historinhas com um cachorro feito de saco de pão?







Vamos lá! Fazer um passeio com o  carrinho novo feito com vidro de shampoo e tampinhas de garrafa pet. 










A percepção auditiva envolve a recepção e a interpretação de estímulos sonoros através da audição. Nesta percepção identificam-se algumas habilidades como a detecção do som, sensação sonora, discriminação, localização, reconhecimento, compreensão, atenção e a memória, sendo assim parte do processamento auditivo que envolve a investigação do sinal acústico integrando a informação em modelos. Diferente dos nervos ópticos, a audição não suporta estímulos desagradáveis, ou seja, caso o ouvido for exposto a intervalos dissonantes tem-se a impressão de que esta errado, que não é belo ou em casos extremos uma peça dissonante pode causar irritabilidade ao ouvinte.

Atividades para estimular esta área:


As atividades que envolvem a percepção auditiva agem, além do estímulo auditivo em si, no desenvolvimento de diversos aspectos cognitivos, tais como criatividade, memória, linguagem, e tantos mais que o terapeuta possa explorar, dependendo do objetivo previsto.

Muitas atividades podem ser utilizadas não somente com crianças, mas também com idosos, especialmente no estímulo da memória.

- Com objetos sonoros (chocalhos, latas com pedrinhas, sons onomatopaicos, ruído do ambiente, músicas), treinar e localizar, identificação, reprodução e execução dos diferentes sons.
- Jogos de rimas.
- Treinamento de ritmo (através de marcha, palmas e dança, etc).
- Jogos de palavras que iniciam com o mesmo som.
- falar, escrever ou ainda desenhar o som ouvido.
- contar uma história ou elaborar uma frase baseada no som (ou sons - pode mostrar por exemplo 5 sons e pedir que se desenvolva uma história).
- mostrar alguns sons e pedir posteriormente que identifique na ordem os sons ouvidos
- identificar e imitar sons e ruídos produzidos por animais e fenômenos da natureza.
- procurar a fonte de onde se origina determinado som.
- brincar de cobra cega.
- tocar instrumentos musicais.
JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO:
 BINGO DOS SONS INICIAIS
 CAÇA-RIMAS
 DADO SONORO
 TRINCA MÁGICA
 BATALHA DE PALAVRAS
 BINGO DA LETRA INICIAL

Esta caixa com dez jogos de alfabetização, foi disponibilizada pelo MEC em 2012 para as escolas com turmas do ciclo de alfabetização. Um manual didático para o professor, sobre o uso pedagógico de cada jogo, acompanha o conjunto.


BRINCADEIRAS:
MORTO-VIVO
**Organizar uma fileira, onde cada criança deverá ficar ao lado da outra. Todas deverão seguir as ordens ditadas pelo professor:
__ Vivo (ficar em pé), Morto (ficar abaixado ou de croque).
**A criança que executar as ordens de maneira contrária deverá sair da brincadeira.
**Vencerá a criança que permanecer até o final da brincadeira, executando as ordens de maneira correta.

O TAMBORIM – envolve Matematica
MATERIAL: fichas com números de 0 a 9
**O animador desta brincadeira pode ser uma criança diferente a cada dia.
**Ele escolhe um número extraído do domínio das crianças. Cada uma das demais crianças têm em sua carteira (dispostas em círculo) algumas etiquetas com algarismos de 0 a 9.
**O animador bate em seu tamborim (que pode ser um tambor ou objeto qualquer) uma vez ou duas vezes, assim por diante.
**O tamborim é abaixado e os alunos devem levantar a etiqueta, com o número correspondente às batidas efetuadas.
VARIAÇÃO: os alunos escrevem um número de 0 a 9 no caderno se acertar as batidas do tamborim, ganha um ponto.

BOM DIA (Boa Tarde)
Alunos em círculo, de mãos dadas, no interior um colega de olhos vendados.
O círculo rodará para a esquerda ou para a direita. O jogador do centro bate os pés e todos param. Ele apontará para círculo e o indicado dirá: Bom Dia. O do centro terá que reconhecer pela voz, dizendo seu nome.
Em caso de erro em o direito de apresentar mais dois nomes. Acertando será substituído pelo jogador indicado, e assim seguirá o jogo.
VARIAÇÃO – tentar reconhecer os colegas tateando-lhes o rosto.Um jogador de olhos vendados e outro com uma sineta, os dois dentro do círculo, o jogador da sineta bate-a e o de olhos vendados tenta pega-lo.

*O QUE CAIU, E ONDE?
Alunos divididos em duas equipes, uma de números pares e outra ímpares.
Colocar o círculo em ordem numérica crescente.
Todos de olhos vendados, o orientador deixa cair um chocalho e chama a atenção para o som que produziu, quando o chocalho cair novamente ele chamará dois alunos um de cada equipe, ex: o 3 e o 10, que deverão com os olhos vendados, sair do círculo e procurar o chocalho.
Nesse momento todos retiram a venda para acompanhar o trabalho realizado pelos colegas.
Quem encontrar o chocalho primeiro ganha 1 ponto para sua equipe.

ATIVIDADES de Registro: