SEQUÊNCIA DIDÁTICA - PARLENDA "A BRUXA"
Professor converse com os alunos sobre parlendas que é um gênero do folclore brasileiro, usado nas brincadeiras infantis.
Explicar que as Parlendas são textos cujo uso tem a função de brincar com as palavras, explorando-as quanto ao ritmo e a rima.
Função Social
Para que reconheçam a função social questionar:
>Para que serve esse gênero?
>Como geralmente tomamos conhecimento desse gênero?
>Onde encontramos escritos?
>Quem costuma ler textos desse gênero?
>São textos que divertem ou ensinam? Como percebemos isso?
Para iniciar um trabalho com a parlenda, você deverá seguir alguns passos importantes:
- Confecção de Cartazes:
• Confeccionar cartazes com a parlenda escrita em letra de imprensa maiúscula;
• Cartazes com a parlenda escrita em letra de imprensa minúscula;
• Cartazes com a parlenda escrita em letra cursiva;
• Fazer um cartaz onde algumas palavras da parlenda possam ser substituídas por desenhos.
• Criar fichas com as palavras da parlenda (em letra imprensa maiúscula, minúscula e letra cursiva);
· Fichas com as frases da parlenda(1 ficha para cada frase);
• Fichas com as frases da parlenda escritas sem espaçamento, ou seja, emendadas;
• Fichas com os desenhos que representam as palavras da parlenda ;
• Fichas com palavras divididas em sílabas.
ATIVIDADE - 1
EIXO :LEITURA
Trabalhando com a capacidade:Localizar informações explícitas no texto; identificação
do gênero e do suporte na compreensão de textos.
Organize a sala para a leitura do texto (pode ser em círculo, em U ou como preferir, deixando os alunos à vontade). Utilizar também o cartaz ou o quadro mesmo.
• Informar o gênero, explicando o conceito de parlenda e que está escrita em um cartaz (suporte).
• Mostre o 1º cartaz da parlenda escrita com letra de imprensa maiúscula.
• Leia a parlenda pausadamente, passando o dedo sobre as palavras.
• Repita a leitura até que os alunos se familiarizem com as palavras e consigam repeti-las sozinhos.
• Peça que os alunos leiam a quadrinha, vá passando o dedo em cima das palavras e mostrando que a leitura se faz da esquerda para a direita e de cima para baixo.
• Peça que cada aluno também leia a parlenda individualmente com suas orientações como na leitura coletiva (do cartaz ou do quadro ou entregar o texto).
Faça a exploração oral da parlenda com questões de compreensão:
A) Que horas são na parlenda?
B) Onde a bruxa está?
C) O que ela tem na mão?
D) O que ela está fazendo?
Estas sugestões podem ser alteradas de acordo com o nível de desenvolvimento da turma desde que seja mantida a proposta da capacidade sugerida.
ATIVIDADE - 2
EIXO: Apropriação do sistema de escrita
Trabalhando com as capacidades:
Compreender a orientação e o alinhamento da escrita;
Compreender a função de segmentação de espaços em brancos na delimitação de palavras
em textos escritos.
Identificar o conceito de palavra (consciência de palavra)
Mostre o cartaz com a parlenda escrita em letra de imprensa maiúscula.
Leia a parlenda pausadamente,passando a régua embaixo de cada palavra;
Repita a leitura até que os alunos estejam familiarizados com as palavras da parlenda a ponto de saber repeti-la sozinhos;
Peça então para que os alunos leiam a parlenda(enquanto eles leem, vá passando a régua embaixo de cada palavra lida,mostrando que a leitura é feita da esquerda para direita e de cima para baixo);
Leve o aluno a perceber que após cada espaço temos uma nova palavra;
Distribua a parlenda(texto) para cada aluno e peça para que eles coloram os espaços em branco;
Peça para que cada aluno conte o número de palavras encontradas;
Verifique o número encontrado por cada aluno. Caso haja divergência(erros), discuta sobre palavra x espaçamento.
Proponha a contagem do número de letras que compõe cada palavra. Se for o caso, mostre que existem palavras que são representadas por poucas letras (“e, a, de, do,etc.”)
Peça que os alunos identifiquem a primeira e última palavra da parlenda, colorindo-as de vermelho e azul, levando-os a perceber que em cada espaço temos uma nova palavra.
Em seguida, peça pra que os alunos copiem a parlenda.
Circule na parlenda a palavra BRUXA, e que contem o número de letras dessa palavra.
A) Quantas letras têm?
B) Qual é a letra inicial?
C) Qual é a letra final?
Em seguida, peça que eles circulem de azul as palavras com 2 letras, de verde as palavras com 3 letras e de amarelo as palavras com 4 letras e de rosa as palavras com 7 ou mais letras.
Pergunte aos alunos se nessa parlenda aparece alguma palavra repetida, se aparecer, peça que eles sublinhem elas.
Desenhe a BRUXINHA.
Agora organize os alunos em grupos e disponha fichas com as frases emendadas da parlenda e fichas com as palavras da parlenda e peça que os alunos as organizem de maneira correta. Ex.: (ERAUMABRUXA/ EMUMCASTELO). Não se esqueça de pedir que os alunos registrem no caderno.
OBS: Para a atividade anterior utilize as fichas com letras de imprensa maiúscula, como no 1º cartaz.
Peça para que os alunos completem o quadro a seguir:
PALAVRA
|
No DE LETRAS
|
A
| |
ERA
| |
UMA
| |
BRUXA
| |
MEIA
| |
NOITE
| |
EM
| |
UM
| |
CASTELO
| |
MAL
| |
ASSOMBRADO
| |
FACA
| |
MÃO
| |
MANTEIGA
| |
PÃO
| |
ATIVIDADE - 3
Trabalhando a capacidade :
Conhecer o alfabeto e diferenciar letras de outros sinais gráficos;
Direcionamento e alinhamento da escrita.
Apresente o 2º cartaz (com desenhos no lugar de palavras).
Peça que os alunos comparem o 1º cartaz (letra de imprensa maiúscula) com o 2º (desenhos).
Peça que os alunos observem os dois cartazes e expliquem as diferenças do 1º com o 2º cartaz.
Faça perguntas que induzam a pensar na diferença do 1º para o 2º cartaz;
Mostre que desenhos são representados também por um conjunto de letras (palavra) ou vice-versa;
Aponte cada desenho e peça que os alunos digam seu nome do desenho.
Distribua fichinhas sobre a mesa com os desenhos .Distribua também fichinhas com a representação (escrita) desses desenhos.
Proponha que os alunos unam os desenhos ás suas respectivas palavras.
ATIVIDADE - 4
Trabalhando a capacidade:
Conhecer o alfabeto
Disponibilize o alfabeto disposto em um cartaz e em ordem (de preferência que seja na altura dos olhos dos alunos, escrito em cor vermelho, letra de imprensa maiúscula e não coloque desenhos para representar letras, pois não é recomendável).
Ofereça o alfabeto impresso em folha pra cada aluno e um alfabeto móvel.
Apresente letra por letra (não precisa ser em ordem alfabética) e teste os conhecimentos prévios de seus alunos.
Aponte no cartaz a letra e diga seu nome, depois peça que os alunos identifique-a em seu alfabeto móvel e repita seu nome.
Diga uma letra, sem utilizar o cartaz e peça que os alunos identifique-a no alfabeto móvel, depois repita a atividade com cada aluno.
Apontar as letras: C B D R L U M E X P T A.
Em seguida,ditar novamente cada letra até formar a palavra e perguntar:
“Qual palavra da parlenda formamos?”.
Peça para que os alunos identifiquem na parlenda palavras que iniciam com as letras “C”,”F”,”M”,”B”,”P” colorindo-as de cores diferentes.
Pedir que recortem palavras com as letras estudadas.
Utilize o 2º cartaz e peça para que os alunos escrevam as palavras referentes aos desenhos da parlenda, utilizando o alfabeto móvel.
Disponibilize jornais e revistas para que eles encontrem, recortem e colem palavras com as letras trabalhadas.
ATIVIDADE - 5
Trabalhando a capacidade:
Conhecer e utilizar diferentes tipos de letras;
Apresente aos alunos o 3º cartaz (letra de imprensa minúscula) e compare-o com o 1º cartaz, fazendo perguntas aos alunos, identificando as diferenças entre eles ( mostre que livros, jornais, revistas são escritos com este tipo de letra).
Mostre que podemos representar palavras com diferentes tipos de letras;
Disponibilize o alfabeto disposto em um cartaz e em ordem (de preferência que seja na altura dos olhos dos alunos, escrito em cor vermelho, letra de imprensa minúscula e não coloque desenhos para representar letras, pois não é recomendável)
Ofereça o alfabeto impresso em folha pra cada aluno e um alfabeto móvel.
Apresente letra por letra e teste os conhecimentos prévios de seus alunos.
Aponte no cartaz uma letra e diga seu nome, depois peça que os alunos identifique-a em seu alfabeto móvel e repita seu nome.
• Diga uma letra, sem utilizar o cartaz e peça que os alunos identifiquem no alfabeto móvel, depois repita a atividade com cada aluno.
• Distribua fichinhas com as palavras da parlenda escritas de letras diferentes (imprensa maiúscula e imprensa minúscula), em seguida peça que eles formem os pares (tipo Jogo da Memória) e peça que copiem no caderno.
ATIVIDADE - 6
Trabalhando a capacidade
Conhecer a ordem alfabética;
Disponibilize um alfabeto disposto em ordem para visualização dos alunos;
Distribua fichinhas sobre a mesa com palavras escritas e peça que os alunos as coloquem em ordem alfabética.
OBS: Professora trabalhe o nome dos alunos na ordem alfabética.
ATIVIDADE - 7
Apresente o 4º cartaz (letra cursiva) e repita os procedimentos da atividade 5 acima.
• Mostre que usamos letras cursivas maiúsculas para início de frases e as demais, minúsculas.
• Sugestões de atividades: “Jogo da Memória”, “Bingo de Letras e Palavras”, “Dominó de Diferentes tipos de Letras”.
ATIVIDADE - 8
Trabalhando a capacidade
Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras; Aquisição de consciência de palavras, consciência silábica e consciência fonológica: grafema-fonema.
Utilize novamente o cartaz da parlenda.
• Escolher uma palavra da parlenda.
• Fale-a pausadamente, silabando e pergunte aos alunos:
Quantos pedacinhos tem essa palavra?
Quantas vezes abrimos a boca pra falar?
Bata palmas para cada sílaba, explicando aos alunos que sílaba e pedaço são a mesma coisa.
• Repita o mesmo procedimento com cada palavra da parlenda (utilize as fichas com as palavras).
• Distribua a parlenda novamente e peça que cada aluno: colora de vermelho as palavras com 1 sílaba, de azul as palavras com 2 sílabas, de verde as palavras com 3 sílabas e de amarelo as palavras com 4 sílabas.
• Aproveite os nomes dos alunos da sala (primeiro nome apenas) para trabalhar a consciência silábica, fazendo “Listas de Nomes”.
Distribua fichinhas com as palavras separadas em sílabas;
Proponha atividades de identificação do número de sílabas(pedacinhos) e também de identificação dos sons de sílabas(iniciais,medianas e finais).
Complete a tabela:
PALAVRAS
|
No DE LETRAS
|
No SÍLABAS
|
BRUXA
| | |
NOITE
| | |
CASTELO
| | |
MAL
| | |
FACA
| | |
MÃO
| | |
MANTEIGA
| | |
PÃO
| | |
Distribua fichinhas com os desenhos e/ou palavras que rimam na parlenda;
Trabalhe as rimas, levando os alunos a perceberem terminações de palavras;
Leia novamente o cartaz, mostrando as palavras que rimam;
Proponha a criação de novas rimas.
ATIVIDADE - 9
Trabalhando a capacidade
Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras;
Aquisição de consciência de palavras, consciência silábica e consciência fonológica:
grafema-fonema.
SÍLABA INICIAL: Escolher uma palavra da parlenda.Ex:FACA
Pedir que os alunos identifiquem o 1º pedaço (sílaba) da palavra e sublinhar:FACA
Peça que os alunos ditem outras palavras com a mesma sílaba inicial “FA”:
FADA, FAMA, FAVO, FABIO, FAMÍLIA, FAROFA.
Pedir que os alunos ditem outras palavras que tenham o mesmo som e repetir com as outras palavras da quadrinha, sempre iniciando com o padrão silábico mais simples, sílabas canônicas (c+v).
Faça uma “Lista” no quadro com as palavras que eles ditaram e peça que copiem.
SÍLABA FINAL (RIMAS): Utilizando a parlenda escolha outra palavra e faça um traço nas palavras que rimam:
MÃO/PÃO.
Verifique o que os alunos sabem que essas palavras têm em comum, ou seja, terminam iguais, ou combinam. Explique a eles que essas combinações são as RIMAS.
Faça uma lista de palavras que rimam com MÃO, ditadas pelos alunos e peça que eles copiem.
PÃO – CHÃO – NÃO – CÃO - SÃO
SÍLABA MEDIAL: Escreva a palavra CASTELO, separada em sílabas.
Peça que os alunos identifiquem o 2º pedacinho(TE), destacando-o.
Escreva outra palavra com a mesma sílaba mediana, MARTELO e peça que mos alunos comparem as 2 palavras.
Faça uma alteração da primeira e última sílaba e mude a palavra para: CARTELA. Pergunte se agora são iguais? Discuta as alterações para que eles entendam a Consciência Sonora.
Formamos a palavra: CASTELO
a) Quantas letras tem?
b) Quantas sílabas tem?
c) Qual é a sílaba inicial?
d) Qual é a sílaba final?
e) E qual é a sílaba mediana?
Formar novas palavras através das letras móveis, acrescentando ou retirando letras e sílabas. Variando a posição das letras que os alunos estabeleçam a relação entre FONEMA/GRAFEMA e identificando o valor sonoro.
ATIVIDADE - 10
Trabalhando a capacidade:
Ler palavras; Escrever palavras.
Selecione uma palavra da parlenda e escreva no quadro.
Separe-a em sílabas e depois as letras de cada sílaba para os alunos percebam que nem sempre as sílabas são formadas por C+V, podendo ocorrer sílabas com V+C ou C+V+C(C=consoante; V=vogal).
Ex:
MANTEIGA
MAN TEI GA
CASTELO
CAS TE LO
NOITE
NOI TE
Chame atenção dos alunos para os sons de cada sílaba das palavras.
Repita a atividade com as outras palavras da parlenda.
ATIVIDADE - 13 (AVALIAÇÃO):
Ditado das palavras da parlenda.
Professor retire os cartazes para que os alunos não tenham nenhum contato visual com a parlenda. Após o ditado, verifique as dificuldades ortográficas dos alunos, para ir trabalhando-as gradativamente.
Sugestões de atividades: “Bingo de Letras, Sílabas e/ou Palavras”, “Dominó de diferentes Letras, Sílabas e/ou Palavras”, “Cruzadinhas”, “Caça-palavras”, “Trilha”, “Forca”, “Texto Lacunado”, “Texto Fatiado”, Jogo da Memória (figuras e palavras)”, “Frases Emendadas”, “Baralho de Sílabas”, “Quantas Palavras (para formar a partir das sílabas em saquinhos)”, “Caixa de Palavras”, etc.