Plano de Aula: Educação Infantil - Grandezas e Medidas
Grandezas e Medidas
Objetivos:
-Explorar a noção de grandeza através da comparação entre: pequeno/grande; alto/baixo.
-Associar as grandezas e medidas ao seu cotidiano.
-Caracterizar a importância das medidas e grandezas na sua vida.
-Proporcionar atividades como misturar, bater, enrolar, abrir embalagens, etc. desenvolve a coordenação motora.
Duração:
Atividade sobre grandeza: 15 minutos.
Atividade sobre medida: 20 minutos para o preparo e 10 minutos para finalização.
Desenvolvimento:
1° Atividade: O Tamanho do Barbante.
1° Momento: O professor medirá cada aluno com o barbante. Ele pegará 3 barbantes por criança e os colocará separados na quadra. Desse modo, estarão formados 3 grupos de barbantes.
2° Momento: Servira de exemplo, o professor o organizará do maior para o menor com os alunos. Logo depois, dividirá a turma em 2 e cada grupo ficará com barbantes com do tamanho de cada aluno.
3° Momento: O grupo que reproduzir mais rápido a ordem dos barbantes que foi montada anteriormente vencerá.
Recursos Utilizados: Um rolo de barbante.
Espaço: Quadra
2°Atividade: Atividade culinária (receita de brigadeiro).
1°Momento: Distribuir os alunos para que todos tenham a melhor visualização e possam participar, pela mesa.
2°Momento: Apresentar cada ingrediente e a partir disto, explicando os diferentes modos das unidades de medida, citando a quantidade dos ingredientes como: litro, colher, xícara e etc.
3°Momento: Com a participação dos alunos, começar o preparo com alunos sempre explorando a importância deste conhecimento para sua vida cotidiana.
4°Momento: Logo após o cozimento do brigadeiro e a espera pelo esfriamento do alimento, dividir entre as pequenas poções para que possam enrolar e colocar na forma possibilitando a participação de todos.
5°Momento: Servir aos alunos o brigadeiro feito pelos mesmos.
Recursos Utilizados: Material da receita culinária de brigadeiro.
Utensílios de cozinha para o preparo.
Luvas e tocas para higienização.
Avaliação:
Observar e identificar a assimilação das atividades propostas. Através do nível de entendimento dos alunos observar se conseguirão compreender a utilização do tema em seu cotidiano e se conseguiram acompanhar as atividades.Se houve participação por todos os alunos em todas as atividades desenvolvidas.
Alfabetização: Jogos II
JOGO DAS SÍLABAS
IDADE: 5 À 7 ANOS
OBJETIVO: Oportunizar aos alunos pensar na organização das sílabas e na formação das palavras.
ESTRATÉGIA: Sentar no chão com os alunos, mostrar a figura, solicitar que a criança fale o nome da
figura, familiarizando assim a quantidade de sílabas que compõe a palavra.
Pode ser usado de várias formas, é só usar a criatividade.
JOGO DAS SÍLABAS
Material necessário: - tampinhas de garrafas pet; - sílabas diversas ( no caso fiz as que eu usaria para formar uma lista de palavras ).
Como proceder na confecção:
- Use a medida da tampinha para fazer os círculos em folha sulfite;
- Use canetinhas hidrocor para escrever as sílabas que serão utilizadas;
- Cole as mesmas sobre as tampinhas;
- Confeccione potinhos de garrafa pet,ou caixinhas para se colocar as sílabas quando for trabalhar com os grupos de alunos.
Preparando para jogar:
- Distribua as crianças em grupos atentando-se para a hipótese de escrita de cada qual;
- Distribua as caixinhas com as sílabas;
- Distribua uma folha para que façam o registro das palavras que irão formar;
- Permita que as mesmas explorem o jogo;
- Explique seus objetivos e o que farão;
Como jogar:
- Após distribuir as tampinhas as crianças formarão as palavras que você intencionalmente ou não, tenha criado e listarão.
IDENTIFICAR A SÍLABA INICIAL E FINAL DA PALAVRA.
Objetivo: Desenvolver a percepção da linguagem escrita; promover a associação da palavra com a figura e dos grafemas com os fonemas.
JOGO FORMA PALAVRAS
Faixa etária: 5 a 8 anos
Um jogo com objetivo de desenvolver a linguagem verbal e oral da criança, introduzindo-a ao convívio social. Possui 3 maneiras de jogar:
Associação de letras - As cartelas são distribuídas entre as crianças e as letras espalhadas sobre a mesa com a face para cima. As crianças vão escolhendo as letras que servem para suas cartelas e completando-as. Ganha a criança que completar sua cartela primeiro.
Jogando com a sorte - As cartelas são distribuídas entre as crianças e as letras espalhadas sobre a mesa com a face para baixo. Cada criança vira uma das letras. Se esta letra corresponder a uma das palavras de sua cartela, requisita-se para si, mas se essa letra não lhe servir, passe sua vez ao próximo.
Formando Palavras - Pode-se brincar somente com as letras formando várias palavras, dando assim, total liberdade para quem estiver brincando. Para 2 a 6 jogadores.
FIGURA PALAVRA
OBJETIVO: Fazer a associação entre imagem e escrita.
LOTO DAS PALAVRAS
Cartelas contendo palavras, figuras em papel adesivo plastificado colado em E.V.A ou pale 60Kg.
Objetivo: Ao sortear uma figura, a criança deverá reconhecer em sua cartela a palavra correspondente.
Idade: a partir de 7 anos.
LINCE DAS FICHAS
Atenção, agilidade e diversão. Assim é o Lince das fichas, um jogo de observação visual onde o mais rápido vence. A criança deverá achar no tabuleiro as figuras que recebeu e associar ao seu nome antes que seus adversários achem a deles. Tudo isso numa gostosa brincadeira com as fichas do material Lendo Você Fica Sabendo.
VEJA O MODELO DE OUTROS JOGOS.
MONTANDO PALAVRAS
QUEBRA - CABEÇA
O QUE É ?
O QUE ESTÁ FALTANDO?