"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 28 de abril de 2013



DEDOCHE de GALO em EVA





Usei o meu para contar a história de quando Pedro negou Jesus.


 Usei esse dedoche para contar esta história clique aqui.



Ivone estava chorando. Ela queria ouvir as história da missionária. 
Quase todos os amigos ouviram as histórias, mas ela não! Os pais de Ivone não queriam que ela ouvisse as histórias.

_Mãe-ê! Por que não posso ir? Todos os meus amigos vão.

Finalmente a mãe disse a ela:

_Se é tão importante assim, pode ir. Vá! Escute! Vá dez vezes, uma vez para cada dedo de suas mãos.

Ivone foi à praça correndo. Domingo após domingo, ela ia à praça. Logo, ela sabia nove histórias. Ela lembrou-se do que a mamãe tinha falado: " Vá dez vezes, até que tenha uma história para cada dedo de suas mãos."

Na semana décima história, ela e a família se mudaram para outro lugar, no interior. Que coisa triste! Ela não poderia ouvir a história para o décimo dedo.

Quando chegou o domingo, ela foi até a praça, mas não havia missionária para contar histórias. Todos os domingos ela procurava a missionária. As outras crianças ficaram curiosoas e perguntavam:

_Quem é essa pessoa que você está procurando?

Ivone explicou:

_É uma pessoa que conta as histórias mais bonitas que já ouviu.

_Como são essas histórias? - As crianças perguntaram.

_Não posso contar as histórias tão bem quanto a tia, mas posso contar as nove histórias dos nove dedos.

_Nove dedos?

_Sim, Eu tenho uma história para nove dedos. Teria uma para dez dedos, mas nós nos mudamos antes de eu ouvir a última história.

_Queremos ouvi-las! As crianças exclamaram.

_Tudo bem. Esta semana contarei a história do meu primeiro dedo. 
(Mostre o desenho de um anjo.)
É a história dos anjos que vieram anunciar o nascimento de Jesus.

Ivone contou a história com muito jeito. Cada semana ela reunia as crianças na praça para contar-lhes uma história dos dedos.

A história do segundo dedo era sobre a estrela (mostre a figura de uma estrela) e como os homens sábios seguiram esta estrela para achar e adorar o menino Jesus.

Do terceiro dedo era a história de Jesus que chamou os pescadores (mostre a figura de uma rede) para segui-lo.

A história do quarto dedo era sobre os pães e peixes (mostre a figura do pão e do peixe) que um menino deu a Jesus, e Jesus multiplicou para dar comida a muita gente.

A quinta história era dos doentes que Jesus curou (mostre a figura de pessoa com bengala).

A do sexto dedo era a história da tempestade (mostre a figura do barco) que assustou os discípulos, mas Jesus conseguiu acalmar os dois!

A história do sétimo dedo era do filho perdido (mostre a figura do filho pródigo), o rapaz que abandonou seu pai e sua casa, mas voltou e foi recebido com muito amor.

A história oitavo dedo era sobre a morte de Jesus na cruz (mostre a figura da cruz), quando Ele morreu pelos pecados de cada pessoa.

A história do nono dedo era sobre a ressureição (mostre a figura do sepulcro vazio), quando Jesus não ficou morto, mas viveu de novo.

Ivone contou as noves histórias dos nove dedos e começou a repetir tudo, porque não sabia contar a décima história.

Um belo dia, a missionária chegou! Quando ela conseguiu juntas as crianças e contar a primeira história, todas as crianças falaram:

_Já sabemos! É história do primeiro dedo de Ivone. -Quando ela começou a contar outra história, as crianças falaram:

_Também sabemos. É do segundo dedo.

A missionária não entendeu nada. Elas explicara, que Ivone sabia nove histórias, uma para cada dedo, e que ela tinha contada as histórias à turma. Ela procura a Ivone. Ivone ficou contente, e logo pediu:

_ Tia, eu queria ouvir a décima história para ter uma história para todos os meus dedos.

A missionária contou, então, a história: (Mostre a figura de um portão.)

_É a história dos céus, Ivone. As outras nove história contam tudo sobre a vida de Jesus. Quem crê em Jesus como o filho de Deus crê que Ele morreu na cruz e ressuscitou no terceiro dia para salvar as pessoas. Quem se arrepende dos pecados e o aceita como seu Salvador, é salvo. Quer dizer que esta pessoa vai para os céus, um dia, para estar com Deus. Muitos acham que podem ir para os céus, um dia, para estar com Deus. Muitos acham que podem ir para os céus, quer dizer, ser salvos, sendo bonzinhos ou indo para a igreja, mas nada disso salva, não. Só Jesus salva! E você, Ivone? Já aceitou Jesus Cristo como o único Salvador?

_ Não, tia. Gostei das história, mas não pensei nisso, não;

_ Ivone, não é difícil. Se você quer ser salva, é só falar com Deus, com suas próprias palavras. Diga que você está triste por causa dos seus pecados, que quer perdão e que a partir deste momento você quer Jesus Cristo como seu Salvador.

Ivone orou e pediu para Jesus ser seu Salvador. Depois da oração, ela comentou com a missionária.

_Tia, sabe qual a história que eu mais gostei? Essa última, do céu. Agora, que sou salva, eu sei que vou entrar no céu um dia!

_Agora, que sabe as dez história você pode contar todas elas aos seus amigos para que eles também possam saber como ser salvos.

Apelo - Convide as crianças que querem aceitar a Jesus como Salvador.

Fonte: O QUE EU PRECISO SABER PARA CRER? (4) - Editora UFMBB.






Fiz os dedoches de uma maneira muito simples, todos de EVA. O dedoche do túmulo de Jesus, eu usei numa lição que ainda não postei, mas em breve já posto o molde.

O dedoche da cruz atrás, eu coloquei uma tira de EVA branco para colocar o dedo. Simples assim. Só não esqueça que cada dedo tem uma espessura. 


Você pode usar essa aula para revisar a Revista Vida de Jesus 3, ou mesmo para falar sobre a Páscoa. Eu contei para eles em um dia só, mas você pode contar cada dedo num dia diferente.

Ideia retirada da net.


Dedoche de ovelha, para histórias com ovelhas ou como lembrancinha para a Páscoa.


DA FORMIGUINHA AO ELEFANTE - CRIAÇÃO DO MUNDO (BICHOS)

  Deus fez tudo com muito amor; fez toda a terra para mim e para você. Por isso, Ele não quer que destruamos a natureza. Cuide bem do lugar onde vive: não jogue papel na rua; não jogue pedra nos animais; dê comida a seu cachorro ou gatinho.


 Ler: Gênesis 1; 2:19, 20.
Versículo para DECORAR: " Todo ser que respira louve ao Senhor" (Sl 150:6)

APLICAÇÃO: Mostrar que Deus quem criou todas as coisas e que devemos preservar Sua criação.

Vejam, crianças, a criatividade de Deus. Ele criou animais de vários tipos e tamanhos. Quais os animais que vocês já viram? (Professor, converse um pouco com as crianças sobre os animais. Mostre o mapa e fale dos animais daquelas regiões.)
Qual animal que você mais gosta? E o que menos gosta?

Deus criou o mundo e fez coisas muito bonitas e boas para nós. Criou a luz, as águas, a terra, as plantas, o sol, a lua, as estrelas em também, criou os animais - animais de todos os tipos:

- animais que vivem na terra;
- animais que vivem na  água;
- animais que vivem no céu;
Alguns animais para nós são mansos, outros, muito bravos.

Deus criou também o homem e a mulher, isto quer dizer que Deus criou a mim e a você com muito amor! O primeiro casal se chamava Adão e Eva. Deus colocou num lindo jardim, juntamente com todos os animais e deu uma tarefa muito especial a Adão: colocar nome em todos os animais. O macaco se chama macaco porque Adão pôs esse nome; o gato... a baleia... e assim por diante. Você pode me dizer alguns nomes?
Deus ainda disse mais uma coisa para Adão: "você dominará todos os animais".

Você já pensou que Deus criou bichinhos tão pequenos, como a pulga, a formiga e outros tão grandes, como o elefante, a girafa? É interessante pensar como cada animal tem um jeito diferente, e também, como as pessoas são diferentes.Deus ama você e a mim de forma especial; não importa como somos e o que temos, o que importa é ter Jesus, o Filho de Deus, no coração.

(Fonte: Editora Cristã Evangélica) - Quando os animais aparecem (1) - Revista completa  clique aqui 


Eu fiz os números dos dias da criação, para que as crianças recordem o que Deus criou em cada dia, e frisando sempre que foi Deus quem fez tudo, inclusive nós. Coloquei os números na minha Bíblia-flanelógrafo.

Levei animais de pelúcia para mostrar a diferença de cada um, cor, tamanho, espécie.



































HORA DA ATIVIDADE:
































HORA DA LEMBRANCINHA:







Nenhum comentário:

Postar um comentário