"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

terça-feira, 23 de julho de 2013


26out2011
Nova Atitude
"Lançando sua capa para o lado, de um salto pôs-se em pé e dirigiu-se a Jesus." Marcos 10:50


Não consigo imaginar como é ser uma pessoa que não pode enxergar. Não ser capaz de ler, ver o por do sol, pássaros voando, o rosto das pessoas, o mar quebrando contra as rochas.

Helen Keller foi um grande exemplo pela maneira como lidou com a surdez e a cegueira. Certa vez, ela publicou numa revista um artigo intitulado: "Três dias para ver." No artigo, ela fala do que gostaria de ver, se lhe fossem dados três dias de visão. É um texto provocativo e inspirador.

No primeiro dia, Helen gostaria de ver os amigos. No segundo dia, ela gostaria de ser capaz de olhar a natureza ao redor. E no terceiro dia, ela gostaria de passar o tempo em sua cidade natal, Nova York, observando o movimento da cidade e a correria do pessoal. "Eu, que sou cega, posso dar uma dica para aqueles que veem: usem os olhos como se amanhã vocês fossem ficar totalmente cegos."

Ser portador de deficiência visual nos dias de Jesus era bem diferente de hoje. A cegueira significava que você estaria sujeito à pobreza e condenado a mendigar para sobreviver.

Naquele dia, em lugar de ouvir apenas o barulho normal dos transeuntes, o cego percebeu uma multidão que ia passando. Ao saber que Jesus ia passar por ali, decidiu fazer alguma coisa. E a atitude dele foi importante para conseguir a atenção do Salvador. Deixou de lado as repreensões e gozações dos transeuntes: "Ele tem coisas mais importantes do que dar atenção a um cego." Mas o homem aproveitou a oportunidade para mudar de vida.

A atitude decisiva dele era a de mudar as circunstâncias. "Quero jogar fora, deixar para trás minha vida de deficiente visual." Por isso, jogou a capa de lado. Acostumado a permanecer sentado, deu um salto.

Quantos de nós não necessitamos da misericórdia de Jesus, agora? Jesus vai Se deter para aqueles que O chamarem em fé. Jesus perguntou ao cego: "O que você quer que Eu lhe faça?" (v. 51).

Jesus está disposto a Se deter e nos ajudar. "Anime-se, levante-se! Ele o está chamando."
comentários[0]
20out2011
Confrontação e Cura
"A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira."
Provérbios 15:1

A arte de confrontar, e que ninguém inveja, de ir falar com o outro e dizer que ele não fez o que era correto, é uma habilidade rara. Há pessoas que, por natureza, gostam de confrontar. Dizem que se há um problema, temos que resolver logo. Mas no mínimo o que se pede nesses casos é que a comunicação seja feita corretamente e não no calor da emoção. Temos que pedir a Deus as palavras certas e que Ele nos ajude a expressar-nos de tal maneira que levemos cura à pessoa. E quanta sabedoria e cuidado devemos ter para que o corte do "bisturi" traga cura e não dano! E não apenas isso, a confrontação deve ser um momento de liberdade e crescimento, e não um momento de acertar e consertar as coisas.

Deus sabe perfeitamente quando é o melhor tempo para corrigir alguém. Vemos isso em Seu trato com Davi, depois do seu caso com Bate-Seba. Sabendo da situação na qual se encontrava Davi, Ele enviou Natã para visitá-lo.

Confrontar um amigo é uma coisa. Confrontar um liderado é diferente da confrontação de um superior. Mas confrontar o rei, não é tarefa que você faz sem perder várias noites de sono, antes e depois. Depois de marcar uma audiência com Davi, Natã começou sua conversa num tom amistoso. Ele usou uma parábola como preparação: "Majestade, é apenas uma questão civil e eu gostaria de ouvir o seu veredito. Dois homens, um rico e um pobre, moravam na mesma cidade. O que era rico tinha muitas ovelhas, e o que era pobre tinha apenas uma cordeira de estimação. Um dia, o homem rico recebeu um viajante com sua comitiva. Na hora de preparar a refeição, em lugar de pegar uma ovelha do seu rebanho, ele pegou a única cordeira que o pobre tinha. Eu gostaria, majestade, de ouvir o seu veredito sobre o assunto" (ver 2Sm 12:1-4).

E Davi, num ímpeto de raiva, disse: "O homem que fez isso merece a morte!" (v. 5).

Sem esperar nenhuma palavra mais, Natã respondeu: "Você é esse homem!" (v. 7).

Não podemos controlar a reação da outra pessoa, nem o que ela vai sentir ou pensar. Podemos mostrar a verdade, e levar conosco uma atitude de afeição, mas é o Espírito Santo que vai mudar o coração da pessoa.

No caso de Davi, a confrontação foi proveitosa. Ele não se defendeu nem tentou explicar seu erro. Aceitou a repreensão, e aí começou sua recuperação.

É sábio seguir o conselho bíblico: "Falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo" (Ef 4:15, NTLH).

comentários[0]
19out2011
Timidez X Coragem
"Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder,

de amor e de equilíbrio."

II Timóteo 1:7


Muitos foram desafiados em alguma fase da vida, e se esconderam dos desafios. Saul, depois de ter sido indicado por Deus para ser o rei de Israel, se encolheu e se escondeu. Recebeu a nomeação com timidez e insegurança. Na hora de assumir a liderança, Saul disse: "Eu sou o menor da minha família, e a minha família é uma das mais insignificantes da tribo." Temia a crítica daqueles que o conheciam. Churchill dizia: "A única maneira de evitar a crítica é não dizer nada, não fazer nada e não ser ninguém."

De quem você está se escondendo? De que desafio está procurando escapar? Quantas vezes você já teve a resposta na ponta da língua e teve medo de falar? Quando o professor perguntava: "Entenderam?", você costumava ficar quieto ou pedia para o professor repetir a explicação?

Muitas pessoas já confessaram que passaram por um momento de timidez. É uma fase passageira, natural quando tudo é novo e ainda não sabemos como agir. Depois, com o tempo, nos habituamos a fazer com tranquilidade o que antes nos causava desconforto.

O tímido faz de tudo para não ser percebido. Entretanto, a coragem é uma espécie de faísca que incendeia todas as demais virtudes. Precisamos dela não só para enfrentar o perigo, mas também para ser bondosos e leais. Precisamos de coragem para guardar silêncio. Precisamos dela em todos os lugares. Paulo disse: "Deus me deu coragem." Muitas vezes, os grandes atos de coragem não aparecem em TV, jornais, revistas ou no YouTube. Às vezes, ninguém está presente para aplaudir. Acontece nas ruas, em casa e está na cruz que se carrega a cada dia.

Quando Paulo escreveu essa última epístola, estava sob o olhar de soldados que tinham ao lado uma espada. O apóstolo sabia o que o aguardava, mas não houve de sua parte o mínimo de hesitação: "Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder."

Você precisa de coragem quando é jovem e quando é adulto. A mãe precisa dela em casa, e o pai precisa dela no trabalho. Você precisa de coragem para ser puro e para ser paciente. Você precisa de coragem para não dizer nada. O que distinguiu muitos heróis não foi a diversidade de talentos, mas a coragem.

comentários[0]
19out2011
Eu Os Ouvirei...
Jeremias 29



11 Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.

12 Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei.

13 Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.

14 Eu me deixarei ser encontrado por vocês", declara o Senhor...

comentários[0]
19out2011
Seja Grato a Deus e Não Tema
"Se contra ti intentarem o mal e urdirem intrigas, não conseguirão efetuá-los." Sal. 21:11

 

Existe uma relação estreita entre os Salmos 20 e 21. No primeiro, o povo de Deus clama por auxílio diante dos inimigos. No seguinte, o povo canta e agradece a Deus a vitória concedida.

 Você e eu, com certeza, já suplicamos o auxílio divino. Aonde mais podemos ir quando sentimos que os recursos humanos falham? O que podemos fazer quando não temos mais forças para lutar e os problemas da vida parecem devorar-nos?

 A grande pergunta que precisamos responder hoje é: E depois? Quando o perigo passou e o Senhor nos concede a vitória desejada, quanto tempo paramos para agradecer a Deus?

 No Salmo 21, Davi agradece a Deus não só as vitórias que já foram alcançadas, mas as vitórias que ainda não foram concedidas. Essa é a lição de hoje. A gratidão pelas bênçãos do passado não é apenas um ato de louvor e reconhecimento, mas também um fator imprescindível de esperança. Você só sentirá medo com respeito ao futuro, se esquecer os grandes feitos de Deus no passado. Pequenos grandes feitos. Grandes pequenos feitos. Coisas simples, como o fato de você ter nascido, de estar vivo, de ter uma família, de poder andar.

 A ingratidão é destrutiva. Aniquila em você a capacidade de olhar para o futuro, e o faz viver em constante temor. O salmista afirma: "Se contra ti intentarem o mal e urdirem intrigas." Urdir é tramar, maquinar. É o que a aranha faz quando prepara a teia para prender a vítima. Fio a fio, dissimulada e lentamente, vai preparando a armadilha mortal.

 Alguém está fazendo isso com você no trabalho, na escola ou na vizinhança? Não tema. Olhe para o passado, veja como Deus o livrou tantas vezes. Lembre-se de como cada dia, sem você perceber, a mão poderosa de Deus o livrou de tantos perigos. Seja grato a Deus e não tema.

 Hoje, saia com esperança e volte com a certeza de que você está protegido nas mãos dAquele que sempre cuidou de você. E "se contra ti intentarem o mal e urdirem intrigas, não conseguirão efetuá-los".

Pr. Alejandro Bullón
www.ministeriobullon.com
comentários[0]
18out2011
Ver Além da Aparências
"O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração."

I Samuel 16:7


A escolha de Davi como rei de Israel nos ensina a não julgar as pessoas pela aparência.

O profeta Samuel recebeu a indicação de Deus de ir até a família de Jessé, para ungir o próximo rei de Israel.

Como era de se esperar, Jessé trouxe primeiro o filho mais velho, Eliabe. De bom porte, alto, bom físico, elegante. A reação imediata de Samuel foi, "deve ser este". Mas Deus foi bem claro com o profeta: "Não considere sua aparência". O fato é que Jessé desfilou todos os sete filhos diante de Samuel e Deus dizendo "ainda não".

O profeta perguntou para o pai: "Não está faltando alguém?"

"Sim", disse Jessé, "ainda falta o menor. Ele não tem nem título de eleitor ainda. Ele é bom para tocar harpa e cuidar de ovelhas. Mas não sei se cairia bem num ambiente de palácio." Nem mesmo o pai viu em Davi um potencial de liderança. Os irmãos de Davi também não o imaginavam num ambiente palaciano. Mas esse adolescente desconhecido não passou sem ser notado por Deus.

Você se lembra quando estava na fila aguardando para jogar no próximo time? Quem eram os primeiros escolhidos? Claro, os mais rápidos, mais fortes e mais hábeis. Como é que você se sentia ao ser escolhido por último, como se estivessem dizendo: "Você não vai somar nada no time, não vai fazer nenhuma diferença, mas só para completar, entre aí".

Ninguém gosta de ser considerado um acessório, um apêndice, um contrapeso. Todos querem se sentir valorizados pela tarefa ou pelo desafio que recebem. Para seus irmãos, Davi era uma espécie de contrapeso.

Que critério Deus usou para chamar Davi do anonimato para uma posição de destaque, um ninguém que passou a ser alguém? Ele não estava numa posição de visibilidade, mas cumpria com fidelidade sua responsabilidade. Você nunca vai saber quando alguma coisa que aconteceu com você vai lhe abrir uma porta de oportunidade no futuro. Jamais passou pela mente de Davi, ao estar protegendo as ovelhas do urso, do leão e do lobo, que um dia seria o rei da nação israelita.

Não sei que posição você ocupa ou em que departamento você trabalha. Mas qualquer que seja a função, Deus tem um plano para sua vida que ninguém vai roubar.

A fidelidade e a dedicação com que você cumpre suas tarefas determinarão em grande parte que papel você desempenhará na sociedade no futuro.

comentários[0]
17out2011
Quem Pensa Estar em Pé, Veja que Não Caia
"O sábio é cauteloso e desvia-se do mal, mas o insensato encoleriza-se e dá-se por seguro."

Provérbios 14:16.



Um jovem casado, assediado por muitas mulheres, recebeu o conselho sábio de seu patrão, um homem cristão e experiente: "Não dê atenção a essas damas." O jovem respondeu com ironia: "Há muita sabedoria em números", referindo-se ao livro bíblico de Números. "É possível", disse o patrão, "mas, com certeza, há mais sabedoria no Êxodo."



O provérbio de hoje apresenta uma advertência: Fuja do mal. Não complique a sua vida. Evite a tentação. O primeiro pecado do mundo aconteceu porque Eva achou que podia "administrar" a tentação. Sua segurança estava em conservar-se longe da árvore. Você conhece o fim da história.



Pessoas sábias jamais correm riscos desnecessários. Não querem saber quão perto podem chegar do precipício. O insensato rejeita os conselhos, encoleriza-se quando alguém tenta mostrar-lhe o perigo. Sente-se seguro e acha que nada tem a aprender.



Séculos atrás, o apóstolo Paulo estabeleceu um princípio de segurança espiritual. "Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia." I Cor. 10:12.



As grandes derrotas da vida não acontecem quando estamos em guarda. Mas quando, confiados em nossas vitórias passadas, achamos que estamos seguros e abaixamos a guarda.

Aconteceu com Belsazar, em Babilônia. Seu império parecia invencível. Seus inimigos estavam dominados e dedicou-se a viver em clima de festa. Foi uma noite de festa que se transformou em tragédia, porque o exército medo-persa invadiu e destruiu Babilônia.





Aconteceu com Golias. O que poderia fazer um garoto, com uma funda e cinco pedrinhas? Abaixou a guarda. Num segundo, o gigante jazia derrotado no chão.



Fuja do mal. Seja sábio. Pare hoje mesmo de brincar com o perigo. Não abaixe a guarda. Não sinta segurança nas suas próprias forças. Isso pode ser fatal.



Que Deus lhe dê um dia maravilhoso. E não se esqueça de que "o sábio é cauteloso e desvia-se do mal, mas o insensato encoleriza-se e dá-se por seguro".

comentários[0]
17out2011
Ele tem Cuidado de Vocês...
"Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês."
                                                    I Pedro 5:7

Talvez você não queira perturbar Deus com suas dores. Afinal, Ele tem que lidar com fome, pestes e guerras; Ele não vai ligar para minha pequena luta, pensa você.

Porque você não deixa que Ele decida sobre isso?

Ele se preocupou tanto com um casamento a ponto de providenciar o vinho.

Ele se preocupou tanto com o pagamento de impostos de Pedro a ponto de dar-lhe uma moeda.

Ele se preocupou tanto com a mulher no poço a ponto de dar-lhe respostas.

( Max Lucado, 365 Bênçãos)



comentários[0]
13out2011
Onde Está Deus?
"Porém ninguém diz: Onde está Deus que me criou, que dá salmos durante a noite; que nos ensina mais do que aos animais da terra e nos faz mais sábios do que as aves dos céus?"
Jó 35:10 e 11



Certa mulher tinha dois pequenos meninos que faziam tantas travessuras que a estavam levando ao desespero. Um dia ela resolveu levá-los para uma conversa com o pastor. Quem sabe ele teria sucesso já que ela tentara de tudo e falhara sempre.

O pastor decidiu conversar primeiro com o menino mais velho, deixando o outro esperando do lado de fora de sua sala. O menino mais velho estava assustado. O pastor parecia muito sério dentro daquele terno preto. O ministro, um homem bondoso, olhou ternamente para o menino e perguntou: "Jovem, onde está Deus?" O menino não tinha a menor idéia do que responder e ficou em silêncio. O ministro repetiu a pergunta: "Jovem, onde está Deus?" O menino permaneceu calado. O pastor perguntou, novamente, em voz mais alta: "Jovem, eu estou perguntando, 'Onde está Deus?'"

O menino levantou-se de um salto e correu para fora da sala. Pegou seu irmão mais novo e saiu em disparada da igreja. Enquanto corriam ele falou ao irmão: "Leo, eles perderam Deus e estão tentando por a culpa em nós!"

Nós vivemos em um mundo que perdeu Deus e nem sabemos em quem por a culpa. Não está havendo mais respeito, nem compreensão, nem paciência, nem amor, nem fé, nem esperança. Quase sempre ouvimos a mesma coisa: "Não adianta querer mudar a situação; tudo está perdido!"

Os homens seguem seus próprios caminhos equivocados. A violência está espalhada por toda parte. Os vícios atingem os jovens de todas as classes e idades. A corrupção deixou de ser exceção e parece ser regra geral. Tentamos encontrar uma luz mas parece que as trevas envolveram tudo.

Estará, mesmo, tudo perdido? Claro que não! Deus não está perdido. Ele está à nossa espera, pronto a nos socorrer, a nos abraçar, a modificar nossos caminhos, a nos perdoar, a nos abençoar. Assim como uma sala escura se enche de luz ao pressionarmos o interruptor, também a nossa vida se ilumina quando abrimos o coração para o nosso Senhor. Nada está perdido! Não há treva que possa suportar a presença de Jesus Cristo, nosso Salvador e Senhor.

Onde está Deus em sua vida?
]
Refazendo o Texto
                    "Deus reescreveu o texto da minha vida quando eu abri o livro
                                      do meu coração aos Seus olhos".
2 Samuel 22:25, The Message

Uma das grandes lições da vida de Davi: é possível juntar os pedaços, sacudir a poeira e recomeçar. Deus é o Restaurador. Ele sabe onde as peças vão se encaixar melhor. Davi diz: "Deus reescreveu o texto da minha vida quando eu abri o livro do meu coração aos Seus olhos" (2Sm 22:25, The Message).

Stephen Kanitz, ex-cronista da revista Veja, começou um de seus textos dizendo: "Depois de escrever e reescrever este texto umas cinquenta vezes..." Claro, estava exagerando, mas todos sabem que qualquer texto bom necessita ser reescrito várias vezes.

O capítulo no qual está localizado o texto de hoje parece um resumo da vida de Davi. Para ele, Deus era a rocha, fortaleza, libertador, refúgio, escudo, torre alta, abrigo e salvador. Mas sua figura de linguagem preferida para Deus era a "rocha", por meio da qual expressava confiança e dependência dEle.

No mesmo texto, Davi fala das armadilhas dos inimigos. Parecia não haver saída, mas ele clamou e Deus foi em seu socorro para resgatá-lo. Ele termina essa parte dizendo: "[O Senhor] livrou-me, pois me quer bem" (2Sm 22:20).

Depois ele fala: "O Senhor me tratou conforme a minha retidão, conforme a pureza das minhas mãos me recompensou. Pois guardei os caminhos do Senhor, não cometi a perversidade de afastar-me do meu Deus. Todos os Seus mandamentos estão diante de mim, não me afastei dos Seus decretos. Tenho sido irrepreensível para com Ele e guardei-me de pecar" (v. 21-24). São expressões que podem dar a impressão de orgulho pessoal e mérito especial para receber as bênçãos de Deus. E ele diz no verso 21: "Deus fez minha vida completa quando coloquei todas as peças diante dEle. Quando limpei o que manchei Ele me deu um novo começo" (2Sm 22:21, The Message). Mas ele não estava falando da justiça que lhe foi dada, e sim da graça de Deus derramada em sua vida.

Depois de termos tentado escrever o melhor da nossa vida e termos jogado fora rabiscos, rascunhos, correções e recorreções, e juntado tudo para um texto aceitável, Deus vai pegar o seu texto e o meu e refazê-los. Assim, o texto final será dEle. Mais do que tudo, precisamos que Jesus reescreva o texto da nossa vida.

"Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova!" (Is 43:18, 19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário