Plano de curso 5º ano - Língua Portuguesa
JUSTIFICATIVA:
A língua Portuguesa tem como finalidade desenvolver a linguagem oral e escritas das crianças; Com uso e formas da linguagem e escrita, á pratica a leitura, a pratica de produção de textos: analises e reflexão sobre a língua.
OBJETIVO GERAL:
Incentivar o educando, através das atividades propostas de que como falante nativo tem plenas condições de levantar hipóteses sobre o significado de palavras e classes gramaticais desconhecidas através de um contexto.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
I unidade:
Concluir que: um conjunto de letras forma o alfabeto, os sons são conhecidos como fonemas e distinguir vogais e consoantes;
Conceituara gráficos;
Reconhecer encontros vocálicos e suas classificações, tonicidade e silabas.
Empregar corretamente as pontuações;
II unidade:
Ser capaz de dar entonação correta as leituras através do uso correto da pontuação;
Reconhecer os artigos e ser capaz de encontrá-los dentro de um texto;
Reconhecer os substantivos e suas classificações;
Demonstrar capacidade de produzir diversos tipos de textos através das habilidades desenvolvidas;
Perceber a diferença das classes gramaticais em mau-mal
III unidade:
Constatar que o aluno é capaz de reconhecer as diversas classificações de um substantivo dentro ou fora de um contexto;
Melhorar através da escrita e da leitura as produções textuais;
Empregar corretamente as terminações osa, oza, sinho, Zinho;
IV Unidade:
Reconhecer nas palavras qual a sua classe gramatical;
Melhorar a escrita e a organização das idéias dentro de uma construção em debate nas interpretações textuais;
Melhorar a escrita relevando o seu conhecimento no emprego ortográfico;
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
I unidade:
Comunicação;
Alfabeto;
Silaba: separação e classificação;
Encontros vocálicos: Ditongo, tritongo e hiato;
Encontro consonantal: dígrafo;
Silaba Tonica: Ortografia S - SS;
Sinais gráficos: ortografia X – Ch som do x;
Acentuação gráfica I;
Ortografia R – RR;
Acentuação gráfica II;
II Unidade:
Frases: Pontuação – Tipos de frases;
Sinais de pontuação
Sinônimo – Antônimo – Homônimo- Parônimo
Classes gramaticais: Artigo;
Substantivo: comum, próprio e coletivo;
III unidade:
Substantivos primitivos, derivados, simples, composto, concreto e abstrato;
Gênero do substantivo: epiceno, comum de dois, sobrecomum;
Grau do substantivo: analítico e sintético:
Numero do substantivo:
Produção textual;
Interpretação textual;
Ortografia emprego Z/S, sinhô, Zinho, osa, oza;
IV unidade:
Adjetivo;
Grau do adjetivo;
Concordância nominal: gênero e numero;
Numeral;
Pronomes Pessoais;
Pronomes Possessivos, demonstrativo, relativos, interrogativos, e indefinidos;
Verbos: tempos verbais;
Modelos de conjugação;
Verbos auxiliares;
Tempos verbais;
Advérbio: modo, tempo, negação, afirmação, intensidade;
Conjunção
Preposição
Interjeição;
Procedimentos:
Aulas expositivas;
Jogos das palavras;
Musicas;
Leituras de imagens;
Dramatizações;
Oralidade
Pesquisa de campo: linguagem regional;
Recursos:
Quadro, pincel, jornais, revistas, tevê, jogos, cadernos, microssisten, DVD, livros, cartazes;
AVALIAÇÃO:
Trabalhos;
Produção textual;
Debates;
Pesquisas;
Simulados;
Avaliação global;
Avaliação pessoal;
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Giocamozzi, Gilo: Descobrindo a gramática: nova proposta/gilio giacomazzi, gildete Valério, geonice valirio- são Paulo: FTD 2006.
Plano de curso 5º ano - Matemática
JUSTIFICATIVA:
Matemática é a ciência do raciocínio lógico e abstrato, da resolução de problemas, que estuda quantidade e formas. É uma ciência que relaciona o entendimento coerente e pensativo com situações práticas habituais. A matemática é para todos e não somente para alguns.
OBJETIVO GERAL:
Formar um individuo confiante em sua capacidade de compreender e utilizar a linguagem própria da matemática: resolver problemas matemáticos do seu cotidiano: fazer relações, estimar, refletir sobre o seu próprio pensamento: estimular e calcular usando outros recursos além dos algarismos: interpretar e resolver problemas;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
I unidade:
Rever os conceitos referentes ao sistema de numeração decimal.conhecer as ordens de grandezas: interpretar os dados presentes em uma cena ilustrada: utilizar estratégias próprias de resolução de problemas: buscar um padrão numérico para resolver uma situação problema: ler e compreender dados apresentados em gráficos: retornar os conhecimentos prévios de operações matemáticas pra a resolução de uma situação problema envolvendo as quatro operações.
II unidade:
Reconhecer um numero natural como múltiplo ou divisor de outro numero: resolver problemas que envolvam as noções de múltiplo ou divisor de outro numero: resolver problemas que envolvam as noções de múltiplos e divisores: utilizar critérios de divisibilidade, assim facilitando alguns cálculos: compreender e encontrar o maior divisor comum e o menor múltiplo comum e usar essas teoria para resolução de problemas. Conceituar números primos e decompor um numero natural em fatores primos: definir e reconhecer um polígono e conseguir classificá-lo: possa localizar pontos por meio de coordenadas cartesianas: ler e interpretar dados numéricos em textos: utilizar números racionais na forma fracionaria: em situações do cotidiano: efetuar as operações com números racionais na forma fracionaria: identificar frações equivalentes: explorar situações problemas que envolvem a noção de porcentagem.
III unidade:
Ler, escrever e representar na forma decimal, associando a medidas: identificar uso de números na forma decimal em situações do dia- a – dia: Associara números na forma fracionaria e na forma decimal; ler, interpretar e resolver situações problemas que envolvam as operações com numeros na forma decimal, calcular porcentagens expresssas na forma decimal: analisar e resolver problemas que usam dados representados em gráficos de linhas: compreender a relação entre diferentes unidades de medidas: resolver problemas que envolvam unidades de medidas e transformações. Calcular perímetro.
IV Unidade:
Desenvolver a idéia de paralelismo; identificar segmentos de reta, ângulos e seus elementos; compreender as idéias de reta e semi- reta, classificar e medir ângulos. Trabalhar com compasso: rever polígonos; resolver problemas por meio de probabilidade; entender o funcionamento do código de barras; compreender e identificar o significado de um centímetro, quadrado: Associara quilômetros quadrados e grandes áreas: resolver problemas que envolvam as medidas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
I unidade:
Os números naturais;
A humanidade cria símbolos e regras;
A numeração egípcia;
A numeração dos maias;
A numeração dos Romanos;
A numeração dos Hindus;
Os números naturais;
Sistema de numeração decimal;
Novas ordens e uma nova regra;
Fazendo arredondamento;
Operações com números naturais;
Situação de adição - Propriedade da adição;
Situação de subtração;
Expressões Numéricas; envolvendo adição e subtração;
Usando uma calculadora;
Resolvendo problemas;
Situação de multiplicação – Fazendo combinações multiplicando um número por 10, por 100 e por 1000;
Expressões numéricas;
Resolvendo problemas; situação de divisão;
Multiplicação e divisão com calculadora;
Resolvendo problemas com as quatro operações
II Unidade:
.
Tópicos da geometria;
Sólidos geométricos;
Faces, arestas e vértices;
Figuras geométricas planas;
Segmento de reta;
Polígonos;
Estudando linhas;
Triângulos;
Quadriláteros;
Figuras circulares ( circunferência e circulo);
Ângulo reto;
Números e medidas;
Medindo comprimentos;
O sistema métrico decimal;
Medindo capacidade;
Medindo a massa de um corpo;
Medindo superfície;
Medindo o volume de um solido;
III unidade:
Divisores e múltiplos de um número natural;
Quando um número natural é divisível por outro;
Divisores de um número natural;
Números primos;
Decomposição de um número natural em fatores primos;
Múltiplos de um número natural;
Mínimo múltiplo comum;
Frações- A idéia de frações;
Frações que representam parte de uma figura;
Numerador e denominador: Os termos da fração;
Usando frações em outras situações;
Leitura de uma fração;
Determinando uma fração que representa parte de uma quantidade;
Conhecendo mais sobre frações;
Comparando frações com o inteiro;
Números mistos;
Frações equivalentes;
Simplificando uma fração;
IV unidade:
A representação decimal;
Décimos;
Centésimo;
Milésimo;
Representação decimal de números maiores que um inteiro;
Novas ordens no sistema de numeração decimal;
Comparando números escritos na forma decimal;
Situações de adição e subtração;
Multiplicando um numero natural por um numero decimal;
Multiplicando por 10, por 100 e por 1000;
Os números decimais e as porcentagens;
Divisão: quando o quociente é um numero decimal;
Dividindo por 10, por 100 e por 1000;
Os números decimais e as medidas;
Usando a calculadora;
Procedimento:
Aulas expositivas, propiciando discussões, debates numa expectativa de uma maior participação. Discussões em grupo; Atividades individuais de fixação e treinamento. Modelagem matemática; simulação de problemas. ( desenvolvendo estratégias) Atividades individuais de fixação e treinamento.
RECURSOS:
Quadro pincel, tevê, som, DVD, cartazes, cartolinas, retroprojetor, ofícios, livros, computares.
AVALIAÇÃO:
Atividades em grupo, debates, simulados, prova global, participação ,seminário
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Giovani, José Ruy: A conquista da matemática,5º ano/José Ruy giovani, José Ruy giovanny Junior- Ed. Renovada-são Paulo FTD, 2009.
Plano de curso 5º ano - Ciências
JUSTIFICATIVA:
O estudo da ciência, procura ensinar não somente preposições de diferentes disciplinas cientificas ( a astronomia, a biologia, a física, a química, a geologia e a meteorologia) mas também novas temáticas relacionadas as ciências da natureza, tais como as relações ciência –técnica.
OBJETIVO GERAL
Compreender idéias e conceitos relacionadas a formação e construção do universo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Compreender a formação e constituição do planeta terra e seus corpos;
Perceber que todas as pessoas são responsáveis pela conservação do ambiente, descobrir com a conservação do ambiente;
Associar o esqueleto a função de suporte do nosso corpo: compreender que os ossos e os músculos são os responsáveis pelos movimentos do corpo; Perceber a importância da coluna vertebral e do crânio como protetores do encéfalo e da medula espinhal, respectivamente, fixar hábitos para manter uma boa postura: identificar ossos dos membros superiores e inferiores: perceber a importância de ter uma boa dieta variada e equilibrada : compreender deferentes funções dos alimentos; citar exemplos de alimentos com função energética, construtora e renovadora;
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
I unidade:
Explorar é preciso;
Estudando a s áreas verdes;
Parques nacionais do Brasil;
Exploradores de terra;
Exploradores do universo;
II unidade:
O corpo dinâmico;
O corpo em movimento;
Por dentro e por fora do corpo;
Nossa alimentação;
Nosso estilo de vida e nossa saúde;
III Unidade
O corpo em mudança;
O corpo como você nunca viu;
Surgi um ser humano;
Já não sou mais criança;
Nosso corpo... Nossa sociedade;
IV Unidade
Um mundo de inovações;
Da combustão a poluição;
Tempos modernos;
PROCEDIMENTOS:
Aulas expositivas:
Debates:
Trabalhos:
Aulas de vídeos:
Dramatização:
Seminários:
Resumos:
Leitura de imagens.
RECURSOS:
Quadro pincel, tevê, som, DVD, cartazes, cartolinas, retroprojetor, ofícios, livros, computares.
AVALIAÇÃO:
Atividades em grupo, debates, simulados, prova global, participação ,seminário
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Nigro, G. Rogério: Aprendendo sempre Ciências 5º ano- Rogério G. Nigro/ Maria Cristina da C. Campos/ editora ática, são Paulo,
Plano de curso 5° ano - História
JUSTIFICATIVA:
A noção de identidade em história é fundamental para a compreensão do meu “Eu” e a percepção do outro, integrando assim o entendimento de nossa evolução no tempo e no espaço,compreendendo que o homem é o agente principal da evolução da história da humanidade;
OBJETIVO GERAL:
Despertar no educando o interesse de compreensão do avanço da ciência e da tecnologia durante o século XX, estudando os principais aspectos da vida social e política de um tempo passado.;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
I unidade:
Discutir e despertar a hipótese, que o Brasil já era habitado muito antes da chegada dos portugueses;
Conhecer o significado do acordo feito entre Portugal e Espanha;
Conhecer as sociedades indígenas brasileira em seus principais aspectos culturais:
II unidade:
Identificaras finalidades das expedições enviadas ao Brasil;
Conhecer os fatos históricos mais importantes dos primeiros governos;
Identificar as causas que levaram os holandeses invadir o Brasil;
Discutir as idéias de liberdade dos negros do quilombo;
Destacar com clareza os principais objetivos das Entradas e Bandeiras;
III unidade:
Identificar as principais causas na s províncias onde aconteceu às rebeliões do período colonial;
Reconhecer a importância dos negros para a sociedade brasileira;
Valorizar a contribuição das culturas Afra, para o desenvolvimento do nosso país;
IV Unidade:
Identificar os principais fatos históricos do período monárquico, que culminou com a Proclamação da República
Estabelecer a diferenças entre os dois período Monárquico e Republicano;
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
I unidade:
Nossa organização social
Um breve histórico das desigualdades sociais:
O nascimento do estado;
A organização;
A sociedade brasileira;
A diferença social no Brasil;
Empregos privados e públicos;
II unidade:
A globalização;
O código de defesa do consumidor;
Os servidores públicos;
Um retrato do trabalho no Brasil;
Família Real no Brasil;
Brasil livre de Portugal; O Império no Brasil;
III unidade:
Revolução de 30;
A Era Vargas 1930_1945;
A Era Populista, 1945-1964;
A Ditadura no Brasil 1964-1985
A Ditadura Militar 1964-1985
Nova República-1986;
Década de 90
Nossos Presidentes;
IV unidade:
As Regências;
As Principais forças política
Segundo Império;
Os bastidores da República;
Política Café com Leite;
As mudanças Sociais;
Coluna Prestes;
PROCEDIMENTOS:
Aulas expositivas
Trabalhos em grupos;
Seminários
Apresentação de Palestras
Simulados
Avaliação global;
Participação
RECURSOS: músicas, cartolina, cartazes, quadro pincel, livros, revistas, jornais, tevê, DVD, retroprojetor, som, tesoura e cola;
AVALIAÇÃO
Trabalho de pesquisas
Resenhas de filmes;
Apresentações de trabalhos;
Simulados
Avaliação global;
Confecções de cartazes;
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Barbosa , Rogério de Andrade. História Africana para contar e recontar- São Paulo, Editora Brasil,2001.
Bueno , Eduardo A, viagem do descobrimento do Brasil- Rio de Janeiro: Objetiva 1998.
Plano de curso 5º ano - Geografia
JUSTIFICATIVA:
A geografia como disciplina escolar, tem como objetivo contribuir para formação integral dos educados. O papel dessa área do conhecimento é refletir, compreender, observar, interpretar e saber pensar e agir dentro de seu espaço
OBJETIVO GERAL
Compreender o espaço dentro das diferentes extensões territoriais, é o objetivo principal para o estudante dessa disciplina conhecer as diversidades de uma região.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
I unidade:
Compreender os diversos lugares e modos de vida no estado urbano e rural;
Estruturara os problemas da cidade e do campo, serviços sociais e cidadania;
Estabelecer relação entre a singularidade geográfica das regiões brasileiras:
II unidade:
Compreender a constituição da linguagem cartográfica através dos mapas em suas leitura e interpretação;
Estruturar as diversas formas de relevo:
Analisar a geografia brasileira:
Estabelecer relações entre os diversos elementos que constitui o clima;
III unidade:
Compreender as formas da terra;
Estruturar as características do planeta ao longo do tempo através dos estudos das “ ERA” :
Estabelecer a relação dos diversos movimentos da terra em relação a vida:
Compara as formas do planeta depois da Pangeia e a Pantalassa;
IV Unidade:
Compreender a constituição da atmosfera terrestre:
Estruturar os elementos formadores da dependência que os seres humanos têm em relação a hidrosfera
Identificar a formação da litosfera;
Compreender a inter-relação dos continentes com a sociedade, cultural e política de cada um:;:
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
I unidade:
Lugares e modos de vida urbana e rural;
Problemas da cidade e do campo: serviço social e cidadania;
A singularidade das regiões brasileiras e suas diversas culturas;
O crescimento da população brasileira;
A singularidade das regiões brasileiras e a identidade nacional de cada um;
População brasileira;
As atividades econômicas brasileira e a relação internacional;
II unidade:
Estudos de mapas;
Aspectos naturais do Brasil;
Relevo
Hidrografia;
Clima
Vegetação
III unidade:
A geografia;
O ser humano e os movimentos da terra;
Acidentes geográficos física;
Atmosfera;
Litosfera;
Biosfera;
IV unidade:
O ser humano e a água;
Continentes;
América;
Europa;
Ásia;
África;
Oceania;
Antártica;
PROCEDIMENTOS:
Aulas expositivas:
Debates:
Trabalhos:
Aulas de vídeos:
Dramatização:
Seminários:
Resumos:
Leitura de imagens.
RECURSOS: Quadro pincel, tevê, som, DVD, cartazes, cartolinas, retroprojetor, ofícios, livros, computares.
AVALIAÇÃO: atividades em grupo, debates, simulados, prova global, participação ,seminário
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Oliveira, C.Dicionário Cartográfico, Rio de Janeiro, IBJE 1980.
Correia, Roberto Lobato e organização espacial.8. Ed, São Paulo: ática, 2007.
Cavalcante,LS. Geografia, escola e construção do conhecimento. 2 ed. Campinas: Papirus,2000.
Fonte: Professora Fernanda Freire
Fonte: Professora Fernanda Freire
PLANO DE CURSO DO 1º ANO
Português
1º Bimestre :
Vogais maiúsculas e minúsculas
Encontros Vocálicos
Alfabetos Maiúsculos e minúsculos
Sílabas simples: baleia, cão, dinossauro, foca, gato, hiena, jacaré, leão, macaco, naja.
Uso do til
Acentos : agudo e circunflexo
Sílabas e nº de sílabas
Separação de sílabas
Substantivos próprios e comuns
Leitura interpretativa
Encontros Vocálicos
Alfabetos Maiúsculos e minúsculos
Sílabas simples: baleia, cão, dinossauro, foca, gato, hiena, jacaré, leão, macaco, naja.
Uso do til
Acentos : agudo e circunflexo
Sílabas e nº de sílabas
Separação de sílabas
Substantivos próprios e comuns
Leitura interpretativa
2º Bimestre :
Sílabas simples e complexas: pato , rato, sapo, tatu, vaca,xaréu, zebra, quati, girafa.
Adjetivo
Artigos definidos no singular.
Substantivos masculino e feminino
Formação de frases
3º Bimestre :Adjetivo
Artigos definidos no singular.
Substantivos masculino e feminino
Formação de frases
Sílabas complexas: galinha, pássaro, coelho, besouro, cachorro, cigarra, formiga, esquilo, garça, águia, caracol, onça, pombo.
Obs: da palavra formiga por diante serão dadas duas palavras por semana.
Artigos definidos e indefinidos.
Plural e singular
Diminutivo e aumentativo
Masculino e feminino
Tipos de frases : ( ! ? . )
Leitura interpretativa
Sinônimo e antônimo
Noções de acentos
Plural de palavras terminadas em r, ao, m, l,..
Artigos definidos e indefinidos.
Plural e singular
Diminutivo e aumentativo
Masculino e feminino
Tipos de frases : ( ! ? . )
Leitura interpretativa
4º Bimestre :
Sílabas complexas: pl, bl,cl, fl,.. , cr, dr, br, … sons do X, letras mudas..Sinônimo e antônimo
Noções de acentos
Plural de palavras terminadas em r, ao, m, l,..
Matemática
1º Bimestre
Conceitos básicos
Numerais naturais até 30.
Sinais: = e ≠ , > e < , є e є , U
Ordem crescente e decrescente
Adição
Dezena e meia dezena
Sistema de numeração decimal.
Unidades, dezenas
Dezena exatas
Numerais naturais até 30.
Sinais: = e ≠ , > e < , є e є , U
Ordem crescente e decrescente
Adição
Dezena e meia dezena
Sistema de numeração decimal.
Unidades, dezenas
Dezena exatas
2º Bimestre
Números naturais até 70Números ordinais
Noção de par e ímpar
Dúzia e meia dúzia
Adição
Numerais romanos até X
3º Bimestre
Números naturais até 100
Centena
Subtração
Nosso dinheiro
Linhas e figuras geométricas
Formas geométricas
Centena
Subtração
Nosso dinheiro
Linhas e figuras geométricas
Formas geométricas
4º Bimestre
Medidas de tempo
Relógio
Meses do ano
Semanas
Medidas de comprimento
Metro
Medidas de capacidade
Litro
Medidas de massa
Quilograma
Relógio
Meses do ano
Semanas
Medidas de comprimento
Metro
Medidas de capacidade
Litro
Medidas de massa
Quilograma
História
1º Bimestre
O seu nome
Os seus documentos
A sua história
O povo brasileiro
A casa
Datas comemorativas
Os seus documentos
A sua história
O povo brasileiro
A casa
Datas comemorativas
2º Bimestre
A escola
O trabalho
As profissões
O lazer
Datas comemorativas
O trabalho
As profissões
O lazer
Datas comemorativas
3º Bimestre
Os meios de transporte
O trânsito
Os meios de comunicação
Datas comemorativas
O trânsito
Os meios de comunicação
Datas comemorativas
4º Bimestre
O tempo
As diferenças ao longo do tempo.
Datas comemorativas
As diferenças ao longo do tempo.
Datas comemorativas
Geografia
1º Bimestre
O espaço
Os elementos naturais e culturais.
A representação do espaço
Você e os espaços de vivência
Os animais , as plantas e os espaços.
A casa
Os elementos naturais e culturais.
A representação do espaço
Você e os espaços de vivência
Os animais , as plantas e os espaços.
A casa
2º Bimestre
A escola
O trabalho
O bairro
O lazer
O trabalho
O bairro
O lazer
3º Bimestre
Os espaços dos meios de transporte.
O trânsito nos diferentes espaços.
Os meios de comunicação nos diferentes espaços.
O trânsito nos diferentes espaços.
Os meios de comunicação nos diferentes espaços.
4º Bimestre
Os espaços diferentes ao mesmo tempo
Os mesmos espaços ao longo do tempo.
Os mesmos espaços ao longo do tempo.
Ciências
1º Bimestre
Terra : Dia e noite Estações do ano.
Seres vivos e elementos sem vida
Os animais
Animais vertebrados e invertebrados
Como nascem e se alimentam os animais.
Os animais precisam comer para viver.
Seres vivos e elementos sem vida
Os animais
Animais vertebrados e invertebrados
Como nascem e se alimentam os animais.
Os animais precisam comer para viver.
2º Bimestre
Classificação dos animais,
Mamíferos, aves, répteis , anfíbios , peixes,
Animais domésticos e silvestres
Animais úteis e nocivos.
Animais ameaçados de extinção.
Mamíferos, aves, répteis , anfíbios , peixes,
Animais domésticos e silvestres
Animais úteis e nocivos.
Animais ameaçados de extinção.
3º Bimestre
As plantas
As partes de uma planta
Jardim , horta e pomar.
As partes de uma planta
Jardim , horta e pomar.
4º Bimestre
Corpo humano
Partes do corpo humano
As diferentes partes do corpo.
Os ossos crescem e nós crescemos com eles.
Higiene
Nossos alimentos
Os órgãos dos sentidos.
Água : cuidados com a água.
O ar que respiramos .
Partes do corpo humano
As diferentes partes do corpo.
Os ossos crescem e nós crescemos com eles.
Higiene
Nossos alimentos
Os órgãos dos sentidos.
Água : cuidados com a água.
O ar que respiramos .
PLANO DE CURSO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
OBJETIVOS
• Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional.
• Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto estima do aluno.
• Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar...
• Desenvolver os primeiros contatos com diversos tipos de materiais, que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura.
• Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.
• Iniciar o vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.
• Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.
• Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.
• Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto estima do aluno.
• Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações, levando-se em conta a sua capacidade de tomar decisões respeitando regras e valores pessoais e coletivos.
ESTRATÉGIA
•Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas.
•Através de materiais pedagógicos, sucatas, brincadeiras, jogos e atividades viso manuais concretas (pinturas, desenhos, etc).
•Utilização de recursos audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas vídeo, CD, figuras, rótulos, livros, portadores de textos, etc.
•Leituras, interpretações, cantos, conversas, brincadeiras, jogos, recursos audiovisuais, livros, materiais pedagógicos, etc.
•Apresentação de crachás, fichas, cartazes, desenhos, jogos e brincadeiras, etc.
•Fichas cartazes, desenhos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras.
•Materiais pedagógicos, brincadeiras, atividades visomanuais concretas, etc.
OBSERVAÇÕES:
•Egocentrismo.
•Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
•Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.
•Fantasia, Invenção e Representação (imitação de situações conhecidas: escolinha, casinha).
•Criatividade
TIPOS DE BRINCADEIRAS:
•Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
•Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
•Brincadeiras sem regras.
•Brincadeiras com poucas regras simples.
•Utilização das formas básicas de movimentos (andar, correr, saltar, rolar, etc).
•Estimulação e motivação.
•Atividades lúdicas.
•O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.
•Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá jogá-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).
•Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.
•Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.
•Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.
•Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
•Apresentação das cores.
•Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.
•Contos de histórias curtas.
•Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.
•Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.
•Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
OBJETIVO GERAL
•Ampliar as possibilidades da criança de inserção, participação e interação nas diversas práticas sociais.
•Desenvolver na criança o conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em relação aos pais (família) e colegas.
•Desenvolver coordenação motora grossa (livre).
•Despertar na criança o interesse por estímulos sonoros, para que ela consiga perceber, identificar e localizar sons forte e fraco.
•Desenvolver a capacidade da criança de identificar diferentes objetos e movimentar-se no espaço com facilidade.
•Incentivar e permitir a fala da criança em toda as atividades possíveis, corrigindo e ampliando seu vocabulário, utilizando também as músicas.
•Estimular o vocabulário através de contos e histórias pequenas que despertem a fantasia da criança.
•Incentivar a memorização de pequenas músicas e gestos.
•Participar de variadas situações de comunicação oral.
•Ampliar o universo da representação por meio da linguagem falada/dramatizada.
•Interessar-se por histórias.
•Expressar-se de forma clara e relativamente organizada.
•Participar de situações nas quais se faz necessário o uso da leitura, manuseando materiais impressos.
CONTEÚDO
Uso da linguagem oral para: conversar, brincar, cantar,comunicar-se, expressar desejos e vontades, necessidades, sentimentos, opiniões, idéias, preferências,relatar suas vivências e nomear pessoas, objetos, animais, ações, construindo frases com entonação,falando de si mesma, pedindo o que deseja, descrevendo situações cotidianas.
•Familiarizar-se gradativamente com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas,pasta de gravuras, histórias em quadrinho.
•Participação nas situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros, como: histórias, quadrinhas e canções.
•Reconto de histórias conhecidas com ajuda do adulto e com estímulo visual.
•Participação em situações que as crianças “leiam”, ainda que não o façam de maneira convencional
•(símbolos, rótulos, marcas e figuras).
•Desenho como representação gráfica.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
•Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas.
•Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação.
•Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço.
•Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e visomanuais.
CONTEÚDO
•Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.
•Conceito de lateralidade.
•Orientação Temporal Espacial: atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto.
•Coordenação Motora.
•Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.
•Conceito de lateralidade.
•discriminação audiovisual.
ESTRATÉGIA
•Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras, ...
•Brincadeiras lúdicas, materiais pedagógicos, atividades audiovisuais.
•Através do uso de materiais concretos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades.
•Jogos, brincadeiras, músicas, atividades lúdicas, materiais pedagógicos, registro de atividades.
•Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.
•Cartazes, fichas, jogos, brincadeiras, materiais pedagógicos, atividades lúdicas e de registro.
•Materiais pedagógicos e concretos, jogos, brincadeiras, cartazes, fichas, desenhos, etc.
OBSERVAÇÕES:
Devemos desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente.
Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
A Matemática pode ser considerada uma linguagem simbólica que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua função é pois, desenvolver o “pensamento”.
A medida que brinca com formas, com quebra-cabeças e com caixas que cabem dentro de caixas, a criança adquire uma noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao enfiar contas em um barbante ou colar figuras, adquire a noção de seqüência e de ordem. E quando utiliza as palavras “não cabe” e “acabou”, vai adquirindo a noção de quantidade.
“Esse trabalho deve se muito concreto, baseado no manuseio de materiais. Isso permito que as crianças se famialiarizem mais facilmente com os conceitos matemáticos.”
NATUREZA E SOCIEDADE
OBJETIVO
•Explorar o ambiente, manifestando interesse e curiosidade pelo mundo social, natural e cultural. Desenvolver a autonomia e a interação com o meio ambiente, valorizando sua importância para a preservação das espécies e qualidade de vida.
•Experimentar situações em que possa explorar e conhecer a si mesma e o mundo, por meio de descobertas e novos desafios.
•Explorar o ambiente, para que possa relacionar-se com pessoas,estabelecer contato com animais, plantas,objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
•Conhecer e vivenciar valores humanos.
CONTEÚDO
•Conhecimento e estudo do meio social, natural e cultural.
•Participação em atividades que envolvam histórias,brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.
•Desenvolvimento de atitudes, manutenção e preservação dos espaços coletivos.
•Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades (som, odor, forma, tamanho, textura, peso, consistência, movimento, temperatura) e de relações simples de causa (a ação da criança) e efeito (a reação do objeto).
•Cuidados no uso dos objetos do cotidiano, relacionados à segurança e à prevenção de acidentes.
•Reconhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas (auditiva, visual, tátil, gustativa e olfativa).
•Contato com animais e plantas.
•Valores humanos.
ESTRATÉGIA
• Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
• Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
• Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
• Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e amiguinhos.
• Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional.
• Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto estima do aluno.
• Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar...
• Desenvolver os primeiros contatos com diversos tipos de materiais, que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura.
• Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.
• Iniciar o vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.
• Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.
• Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.
• Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto estima do aluno.
• Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações, levando-se em conta a sua capacidade de tomar decisões respeitando regras e valores pessoais e coletivos.
ESTRATÉGIA
•Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas.
•Através de materiais pedagógicos, sucatas, brincadeiras, jogos e atividades viso manuais concretas (pinturas, desenhos, etc).
•Utilização de recursos audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas vídeo, CD, figuras, rótulos, livros, portadores de textos, etc.
•Leituras, interpretações, cantos, conversas, brincadeiras, jogos, recursos audiovisuais, livros, materiais pedagógicos, etc.
•Apresentação de crachás, fichas, cartazes, desenhos, jogos e brincadeiras, etc.
•Fichas cartazes, desenhos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras.
•Materiais pedagógicos, brincadeiras, atividades visomanuais concretas, etc.
OBSERVAÇÕES:
•Egocentrismo.
•Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
•Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.
•Fantasia, Invenção e Representação (imitação de situações conhecidas: escolinha, casinha).
•Criatividade
TIPOS DE BRINCADEIRAS:
•Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
•Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
•Brincadeiras sem regras.
•Brincadeiras com poucas regras simples.
•Utilização das formas básicas de movimentos (andar, correr, saltar, rolar, etc).
•Estimulação e motivação.
•Atividades lúdicas.
•O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.
•Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá jogá-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).
•Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.
•Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.
•Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.
•Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
•Apresentação das cores.
•Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.
•Contos de histórias curtas.
•Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.
•Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.
•Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
OBJETIVO GERAL
•Ampliar as possibilidades da criança de inserção, participação e interação nas diversas práticas sociais.
•Desenvolver na criança o conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em relação aos pais (família) e colegas.
•Desenvolver coordenação motora grossa (livre).
•Despertar na criança o interesse por estímulos sonoros, para que ela consiga perceber, identificar e localizar sons forte e fraco.
•Desenvolver a capacidade da criança de identificar diferentes objetos e movimentar-se no espaço com facilidade.
•Incentivar e permitir a fala da criança em toda as atividades possíveis, corrigindo e ampliando seu vocabulário, utilizando também as músicas.
•Estimular o vocabulário através de contos e histórias pequenas que despertem a fantasia da criança.
•Incentivar a memorização de pequenas músicas e gestos.
•Participar de variadas situações de comunicação oral.
•Ampliar o universo da representação por meio da linguagem falada/dramatizada.
•Interessar-se por histórias.
•Expressar-se de forma clara e relativamente organizada.
•Participar de situações nas quais se faz necessário o uso da leitura, manuseando materiais impressos.
CONTEÚDO
Uso da linguagem oral para: conversar, brincar, cantar,comunicar-se, expressar desejos e vontades, necessidades, sentimentos, opiniões, idéias, preferências,relatar suas vivências e nomear pessoas, objetos, animais, ações, construindo frases com entonação,falando de si mesma, pedindo o que deseja, descrevendo situações cotidianas.
•Familiarizar-se gradativamente com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas,pasta de gravuras, histórias em quadrinho.
•Participação nas situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros, como: histórias, quadrinhas e canções.
•Reconto de histórias conhecidas com ajuda do adulto e com estímulo visual.
•Participação em situações que as crianças “leiam”, ainda que não o façam de maneira convencional
•(símbolos, rótulos, marcas e figuras).
•Desenho como representação gráfica.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
•Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas.
•Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação.
•Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço.
•Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e visomanuais.
CONTEÚDO
•Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.
•Conceito de lateralidade.
•Orientação Temporal Espacial: atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto.
•Coordenação Motora.
•Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.
•Conceito de lateralidade.
•discriminação audiovisual.
ESTRATÉGIA
•Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras, ...
•Brincadeiras lúdicas, materiais pedagógicos, atividades audiovisuais.
•Através do uso de materiais concretos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades.
•Jogos, brincadeiras, músicas, atividades lúdicas, materiais pedagógicos, registro de atividades.
•Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.
•Cartazes, fichas, jogos, brincadeiras, materiais pedagógicos, atividades lúdicas e de registro.
•Materiais pedagógicos e concretos, jogos, brincadeiras, cartazes, fichas, desenhos, etc.
OBSERVAÇÕES:
Devemos desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente.
Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
A Matemática pode ser considerada uma linguagem simbólica que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua função é pois, desenvolver o “pensamento”.
A medida que brinca com formas, com quebra-cabeças e com caixas que cabem dentro de caixas, a criança adquire uma noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao enfiar contas em um barbante ou colar figuras, adquire a noção de seqüência e de ordem. E quando utiliza as palavras “não cabe” e “acabou”, vai adquirindo a noção de quantidade.
“Esse trabalho deve se muito concreto, baseado no manuseio de materiais. Isso permito que as crianças se famialiarizem mais facilmente com os conceitos matemáticos.”
NATUREZA E SOCIEDADE
OBJETIVO
•Explorar o ambiente, manifestando interesse e curiosidade pelo mundo social, natural e cultural. Desenvolver a autonomia e a interação com o meio ambiente, valorizando sua importância para a preservação das espécies e qualidade de vida.
•Experimentar situações em que possa explorar e conhecer a si mesma e o mundo, por meio de descobertas e novos desafios.
•Explorar o ambiente, para que possa relacionar-se com pessoas,estabelecer contato com animais, plantas,objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
•Conhecer e vivenciar valores humanos.
CONTEÚDO
•Conhecimento e estudo do meio social, natural e cultural.
•Participação em atividades que envolvam histórias,brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.
•Desenvolvimento de atitudes, manutenção e preservação dos espaços coletivos.
•Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades (som, odor, forma, tamanho, textura, peso, consistência, movimento, temperatura) e de relações simples de causa (a ação da criança) e efeito (a reação do objeto).
•Cuidados no uso dos objetos do cotidiano, relacionados à segurança e à prevenção de acidentes.
•Reconhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas (auditiva, visual, tátil, gustativa e olfativa).
•Contato com animais e plantas.
•Valores humanos.
ESTRATÉGIA
• Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
• Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
• Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
• Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e amiguinhos.
ARTES
OBJETIVO
• Garantir oportunidades para que as crianças desenvolvam a imaginação criadora, a expressão, a sensibilidade e a comunicação.
• Ampliar o conhecimento de mundo em relação às diversas formas de expressão artística.
• Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
• Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
• Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
• Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
• Habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
• Permitir que a criança seja independente.
• Deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
• Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
• Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
• Mantê-la ocupada.
• Levar a criança a participar das atividades de grupo.
CONTEÚDO
• Exploração e manipulação de meios, materiais e suportes (meios: areia, terra, água, tinta e argila; materiais: gizão de cera e pincéis grossos; suportes: papel, papelão).
• Observação e identificação de imagens diversas: pessoas, animais, objetos, cenas, cores e formas.
• Cuidado com próprio corpo e o dos colegas no contato com suportes, materiais e meios.
• Respeito e cuidado com os materiais e trabalhos produzidos individualmente ou coletivamente.
ESTRATÉGIA
• Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
•Material de sucata e criatividade do professor.
•Apresentação de argila e massinha.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
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