"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 18 de julho de 2013

O louco e o pingüim


O louco acorda de manhã e encontra um pingüim no quintal. O vizinho do louco, que estava espiando pelo muro, faz uma sugestão:
- Por que você não leva o pingüim para o zoológico?
- Boa idéia! Vou levar.
No dia seguinte, o vizinho encontra o louco com o pingüim no colo.
- Ué!? Você não levou o pingüim para o zoológico?
- Levei, sim. Hoje vou levá-lo ao parque de diversões e amanhã vamos ao shopping center.
Fonte: “Meu primeiro livro de piadas”
Fizetto, Ângela - Editora Todo livro.

QUESTÕES

1.    Leia novamente o trecho abaixo:
“- Por que você não leva o pingüim para o zoológico?”

Ao dizer isso ao louco, o vizinho sugeria que:
a. (   ) O levasse para passear no zoológico.
b. (   ) O levasse para ver outros pingüins no zoológico.
c. (   ) O levasse para ser deixado aos cuidados do zoológico.
d. (   ) O levasse para brincar com outros animais no zoológico.

2.    Leia o trecho abaixo e responda:

- Ué!? Você não levou o pingüim para o zoológico?

a. Quem disse isso?

b.  Por que nesse trecho o autor  escolheu usar dois sinais de pontuação diferentes que nem sempre são usados juntos (!?)?

3.    Por que o vizinho ficou supresso ao encontrar o louco com o pingüim no colo?

a. (   ) Porque não se coloca pingüim no colo.
b. (   ) Porque ele não gostou de ir ao zoológico.
c. (   ) Porque ele não levou o pingüim para passear no zoológico.
d. (   ) Porque o louco não entendeu o que ele tinha sugerido.

4.    “Hoje vou levá-lo...” . Nesse trecho, “lo” se refere:
a. (   ) Ao louco.
b. (   ) O vizinho.
c. (   ) Ao pingüim.
d. (   ) Não se refere a ninguém.

5.    Leia novamente o seguinte trecho da piada:

“Hoje vou levá-lo ao parque de diversões e amanhã vamos ao shopping center.”

Ao dizer isso, o louco quis dizer que:
a. (   ) levar o pingüim para passear.
b. (   ) encontrar os pais do pingüim.
c. (   ) cansar o pingüim.
d. (   ) não gostava de sair de casa com o pingüim.

6.    A função desse texto é:
a. (   ) Informar como divertir um animal na cidade.
b. (   ) Fazer o leitor rir.
c. (   ) Instruir como cuidar de um pingüim.
d. (   ) Informar o leitor sobre onde levar um pingüim para passear.


terça-feira, 30 de novembro de 2010

Torta de limão


:                            
INGREDIENTES:
 1 xícara (chá) de farinha de trigo
 ¼ xícara (chá) de manteiga sem sal gelada e em cubos 
  1 gema
  2 colheres (sopa) de água 
 1 lata de leite condensado
 suco de 2 limões
 3 claras 
  5 colheres (sopa) de açúcar
  raspas da casca de 1 limão

UTENSÍLIOS
 1 tigela
 1 colher
 1 forma com fundo removível
 batedeira

  Fonte: Revista Receitas e Delícias Extra. Ano 3. no. 8

PREPARO:
Em uma tigela, coloque a farinha de trigo e a manteiga. Misture até obter uma farofa. Faça um buraco no meio, adicione a gema e a água. Amasse com as mãos até obter uma massa homogênea. Forre o fundo removível com a mistura, apertando bem com as pontas dos dedos. Leve ao forno, pré-aquecido por 15 minutos ou até dourar. Na batedeira, bata o leite condensado, o suco de limão e despeje sobre a massa assada. Reserve. Para o suspiro, bata as claras em neve. Junte o açúcar aos poucos, batendo até formar picos firmes. Despeje sobre a mistura de leite condensado. Volte ao forno até começar a dourar. Decore com as raspas de limão e sirva.
QUESTÕES:

1Enumere as ações a seguir de acordo com a ordem em que elas devem acontecer no preparo da receita:

(   )  Bata o suco de limão junto ao leite condensado.
(   )  Adicione a gema e a água.
(   )  Decore com as raspas de limão.
(   )  Coloque a farinha de trigo e a manteiga em uma tigela.
(   )  Amasse com as mãos até obter uma massa homogênea.
(   )  Bata as claras em neve.

2. Releia o trecho retirado do texto:

Despeje sobre a mistura de leite condensado.

Agora responda:

O que deve ser despejado sobre a mistura?

3. Releia o trecho retirado do texto:

Amasse com as mãos até obter uma massa homogênea.

Assinale a alternativa correta:

O que a expressão “massa homogênea” significa?
a. (   )  massa diferente.
b. (   ) massa fina.
c. (   ) massa igualmente distribuída.
d. (   ) massa amassada.                  

4. Releia o trecho retirado do texto:

Leve ao forno, pré-aquecido por 15 minutos ou até dourar.

Responda:

Quando a massa deve ser retirada do forno? Justifique sua resposta circulando a(s) palavra(s) que deram ‘pistas’ para encontrar a resposta.

MISTURA CERTA NO VERÃO

  
SUCO DE COCO
Ingredientes(para quatro porções)
- 500 ml de água de coco verde*;
- polpa de coco verde*;
- 1 colher de sopa de açúcar (opcional);
- 4 cubos de gelo.
* Ao comprar o coco, peça para o vendedor retirar a água e parti-lo ao meio.
Como fazerColoque todos os ingredientes no liqüidificador. Bata bem até que fique um liqüido branco e espumoso.


SHAKE BOM-DIA

Ingredientes
(para quatro porções)
- 1 copo de iogurte natural (200 ml);
- 1 copo de leite integral (200 ml);
- 10 unidades de morangos congelados;
- 4 morangos congelados para enfeitar;
- 2 bananas cortadas em rodelas (colocar no congelador uma hora antes de fazer a bebida);
- 2 colheres de sopa de açúcar;
- xarope de morango para enfeitar o copo (opcional).
Como fazerNo liqüidificador, bata bem todos os ingredientes até formar uma mistura espumosa e rosada. Para servir, em copo ou em jarra, coloque os morangos congelados.
SOPA-SUCO
Ingredientes
(para quatro porções)
- suco de 6 laranjas-peras geladas;
- 2 colheres de sopa de açúcar;
- 1 colher de sopa de uvas vermelhas;
- 1 colher de sopa de cubos de kiwi;
- 1 colher de sopa de cubos de mamão;
- 1 colher de sopa de cubos de laranja;
- canudos cortados com mais ou menos 10 cm.
Como fazerMisture o açúcar e o suco de laranja-pêra numa jarra e mexa bem. Em tigelinhas individuais, coloque um pouco do suco e das frutas picadas. Sirva com o canudinho.


Fonte: Folha de São Paulo – suplemento infantil Folhinha – São Paulo, 2 de dezembro de 2006

QUESTÕES
1. Releia a lista de ingredientes da receita do SUCO DE COCO 
Ingredientes:
(para quatro porções)
- 500 ml de água de coco verde*;
- polpa de coco verde*;
- 1 colher de sopa de açúcar (opcional);
- 4 cubos de gelo.
* Ao comprar o coco, peça para o vendedor retirar a água e parti-lo ao meio.

O que a palavra em negrito quer dizer?

a.    (   )  que a pessoa que irá preparar o suco deverá escolher um açúcar da marca “Opcional”.
b.    (   )  que a pessoa que preparar o suco a receita deverá decidir se quer ou não acrescentar açúcar ao suco.
c.    (   )  que a pessoa que irá preparar o suco não tem opção em relação a acrescentar ou não açúcar ao suco.
d.    (   )  que a pessoa que irá preparar o suco deverá escolher que tipo de colher pretende utilizar para mexer o suco.

2. Leia o trecho abaixo. Ele faz parte da receita SHAKE BOM-DIA  e explica como elaborá-la e como servir o shake quando estiver pronto.
Como fazer
No liqüidificador, bata bem todos os ingredientes até formar uma mistura espumosa e rosada. Para servirem copo ou em jarra, coloque os morangos congelados.


Agora responda: O shake deve ser servido:

a.     (   ) em um pote e com morangos frios.
b.     (   ) em um prato  e com morangos picados.
c.     (   ) em um copo ou em uma jarra e com morangos quentes.
d.     (   ) em um copo ou em uma jarra e com morangos congelados.

1.    Leia novamente um trecho da receita SOPA SUCO. Ele explica o modo de prepará-lo:

SOPA SUCO
Como fazer:Misture o açúcar e o suco de laranja-pêra numa jarra e mexa bem. Em tigelinhas individuais, coloque um pouco do suco e das frutas picadas.
Sirva com o canudinho.

Agora responda: O que deve ser colocado em tigelinhas individuais?

a. (   ) o suco e pedacinhos picados em cubos de: uvas vermelhas e mamão .
b. (   ) o suco e pedacinhos picados em cubos de: kiwi, uvas vermelhas e mamão.
c. (   ) o suco e pedacinhos picados em cubos de: uvas vermelhas, mamão, kiwi e laranja.
d. (   ) o suco e pedacinhos picados em cubos de: uvas vermelhas, mamão e kiwi.

4. Leia abaixo a lista de ingredientes que são necessários para fazer o SUCO DE COCO:

SUCO DE COCO
Ingredientes
(para quatro porções)
- 500 ml de água de coco verde
*;
- polpa de coco verde*;
- 1 colher de sopa de açúcar (opcional);
- 4 cubos de gelo.
* Ao comprar o coco, peça para o vendedor retirar a água e parti-lo ao meio.

Agora responda: o símbolo (asterisco) que aparece duas vezes na lista de ingredientes significa que:

a. (   ) no final da lista de ingredientes, onde encontramos novamente o mesmo símbolo, há uma informação complementar sobre o coco que deve ser lida.
b.  (   ) o autor da receita achou que devia enfeitá-la com uma estrelinha.
c.  (   ) no final da lista de ingredientes há uma correção da palavra coco, que foi escrita de maneira errada.
d. (   ) não significa nada.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Mais textos...

O porco e os espinhos

Tem sempre uma pedra
no caminho
do amigo porco-espinho.
Ele corre no mato,
até se diverte,
dá susto nos outros
e tem namorada.
Mas, coitadinho,
não pode dar
abraço apertadinho.
PIMENTEL, Luís. Novas idéias. São Paulo: Brasil.

1- O porquinho não pode dar um abraço apertado porque ele:
 ( A ) corre no mato.
( B )  dá susto nos outros.
( C )tem namorada.
( D )tem espinho.

2- O narrador considera que o porco espinho é:
( A ) infeliz.
( B ) amigo.
( C ) agressivo.
( D ) indelicado.
Saudade

Filisbino Matoso andava que era uma tristeza só. Não queria nada com a vida nem aceitava o consolo de ninguém.
Quem passasse lá pelas bandas do Sítio da Purunga Sonora ia ouviu os lamentos do moço.
_ Ai! Como sofro! Sem minha querida Florisbelta não posso viver. De que me vale este lindo sítio com lago, se estou nadando em lágrimas?
Todos que moravam  no Purunga Sonora e nos arredores sabiam da história da Florisbelta. Era o grande amor de Filisbino Matoso. A choradeira havia começado com o raiar do sol, quando a tal Florisbelta, sem avisar ninguém, resolvera tomar o caminho da cidade.
SALLOUTI, Elza Césari. O bilhete que o vento levou. São Paulo: Salesiana Dom Bosco, 1991.

3- “Filisbino Matoso andava que era uma tristeza só...”. Qual é o motivo da tristeza de Filisbino?
( A ) A falta que Florisbelta fazia.
( B ) Estar nadando em lágrimas.
( C ) Ter  um sítio com lago e não aproveitar.
( D ) Todos dos arredores sabem da história.

4 – Como foi o final de Filisbino Matoso?
( A ) Florisbelta tomou o caminho da cidade e não voltou.
( B ) Florisbelta voltou ao sítio para rever seu grande amor.
( C ) Filisbino contou a história para todos os arredores.
( D ) Filisbino foi atrás de Filisbelta e a encontrou.

O lobo e a cabra

Um lobo, tendo visto uma cabra pastando numa montanha escarpada, e como não pudesse chegar até lá, pediu-lhe que descesse, pois, sem perceber, ela poderia cair de lá de cima. Disse ainda que o pasto onde ele estava era melhor, que a relva estava florida. Mas a cabra lhe respondeu : “ Não é em meu benefício que me chamas para o pasto, mas porque tu próprio estás sem alimento”.
Esopo: Fábulas completas. Tradução, introdução e notas de
Neide Cupertino de Castro Smolka. São Paulo: Moderna, 1994, p. 125.

5- De acordo com o texto, em relação ao lobo, pode-se afirmar que:

( A ) podia chegar até a montanha.
( B ) queria acompanhar a cabra.
( C ) estava sem alimento.
( D ) queria ajudar a cabra.

6 – A cabra não atendeu a sugestão do lobo porque:
( A ) fingiu que não ouviu o lobo.
( B ) não concordou que o pasto era melhor.
( C ) percebeu que o lobo falava de uma coisa, mas queria outra.
( D ) ela não conseguiu descer do monte.

A costureira das fadas

Depois do jantar, o príncipe levou Narizinho à casa da melhor costureira do reino. Era um aranha de Paris, que sabia fazer vestidos lindos, lindos até não poder mais! Ela mesma tecia a fazenda, ela mesma inventava as modas.
_ Dona Aranha – disse o príncipe – quero que faça para esta ilustre dama o vestido mais bonito do mundo. Vou dar uma grande festa em sua honra e quero vê-la deslumbrar a corte.
Disse e retirou-se. Dona  Aranha tomou a fita métrica e, ajudada por seis aranhinhas muito espertas, principiou a tomar as medidas. Depois teceu depressa, depressa, uma fazenda cor-de-rosa com estrelinhas douradas, a coisa mais linda que se possa imaginar. Teceu também peças de fita e peças de renda e de entremeio – até carretéis de linha de seda ela fabricou.
MONTEIRO LOBATO, José Bento. Reinações de Narizinho.
São Paulo: Brasiliense, 1973.
7- O príncipe quer dar um vestido para Narizinho porque:
( A ) Narizinho deseja tem um vestido de baile.
( B ) vai se casar com Narizinho.
( C ) Narizinho desejava um vestido cor-de-rosa.
( D ) fará uma festa para Narizinho.

8- Os acontecimentos narrados se passam:

( A ) em um reinado.
( B ) em Paris.
( C ) na corte.
( D ) em uma floresta

9- No trecho “ uma fazenda cor-de-rosa...”, a palavra destacada tem o sentido de:
( A ) conjunto de bens.
( B ) extensa propriedade rural.
( C ) pano, tecido.
( D )mercadoria, gêneros.

As palavras destacadas no têm sentido de pertencimento, exceto em:

( A ) “Nossas várzeas...”
( B ) “Nosso céu tem mais estrelas”.
( C ) “Minha terra tem palmeiras.”
( D ) “Essa era a palmeira.”

O autor desses quadrinhos pretendeu chamar a atenção para  a :
( A ) necessidade de se preservar as árvores.
( B ) poesia “ Canção do Exílio”, que fala da terra.
( C ) vida de passarinho solitário.
( D ) volta do sabiá pra sua casa.

Texto do caipira

O caipira andava ao longo da estrada seguido de dez cavalos. Nisso veio um automóvel e o motorista gritou para o caipira:
_Você tem dez. Mas eu tenho duzentos e cinqüenta cavalos! – E – vrruuum! – saiu em disparada!
O caipira continuou seu passo. E lá na frente estava o carro virado dentro do rio, ao lado da ponte.
Aí, o caipira falou pro motorista:
_Oi, compadre! Dando água pra tropa, é?
Ziraldo. As últimas anedotinhas do bichinho da maçã, São Paulo: Melhoramentos 1988.

O que a expressão “vrruuum! representa no texto?

( A ) O som do carro.
( B ) A voz do caipira.
( C ) O som do cavalo.
( D ) A voz do motorista.

Os rios precisam de um banho
A população das cidades esquece a importância dos rios e os utilizam como cestas de lixo. O resultado muita gente já deve conhecer: enchentes! Com tanto entulho, os canais de drenagem  - isto é, o caminho que as águas percorrem morro abaixo – acabam ficando entupidos e causando inundações em dias de chuvas fortes. Para evitar as enchentes – que além da destruição, trazem doenças - , a solução é não jogar lixo nos rios. O lugar das coisas que não queremos mais, sejam chinelos, garrafas ou até eletrodomésticos, é  a lata de lixo!

TORRES, João Paulo Machado. Ciência Hoje das Crianças.
Rio de Janeiro, nº 98, p. 21, dez 1999. (Fragmento)

O título do texto é uma linguagem:
( A ) figurada.
( B ) científica.
( C ) coloquial.
( D ) resumida.

A poluição dos rios pode causar:
( A ) chuva.
( B ) enchente.
( C ) desmatamento.
( D ) lixo.

Curupira

É um menino peludo, com os pés virados para trás. Protege as árvores e mora na mata. Sua diversão é fazer o pessoal se perder na floresta, com assobios e ruídos falsos. Para não cair na armadilha do Curupira, é preciso deixar penas, flechas e outros presentes pelo caminho.
 ROCHA, D.M. et alii . Produzindo leitura e escrita 2. p. 123.

O  Curupira tem as seguintes características, exceto :
( A ) um menino com o corpo de um ser imaginário.
( B ) agressivo com as pessoas que entram na mata.
( C ) morador da floresta e seu protetor.
( D ) brincalhão, confundindo quem anda na mata.


quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Mafalda

1 - Nos 2º e 3º quadrinhos, o uso da letra mais grossa e mais escura indica que o personagem estava

(   )  falando alto, com voz forte.
(   )  usando tom de voz agradável.
(   ) falando em voz baixa.

2 – O personagem da história ficou muito bravo com a Mafalda por que:

(   ) Ela zombou dele.
(   ) Porque ela o chamou de pirambaba e ele achou que era algo ruim, mesmo não sabendo o significado da palavra.
(   ) Ele estava triste que foi mal na prova.

Leia com atenção o texto a seguir e responda as questões:

HISTÓRIA DO COMPUTADOR

Olá pessoal da CHC. Somos alunas da 6ª série e gostamos muito do texto: “A origem do computador” porque conta detalhes sobre esse grande invento e facilita a vida das pessoas. Gostaríamos que vocês publicassem tudo sobre as girafas, porque é nosso animal preferido.

                                  Gilmara, Giovana e  Juliana. Campo Verde/MT

3 – Esse texto foi escrito para quem?

(   ) Revista Campo Verde
(   ) Revista CHC

4 – Qual é o trecho da carta que comenta sobre uma matéria já lida?

(   ) Gostaríamos que vocês publicassem tudo sobre as girafas, porque é nosso animal preferido.
(     ) gostamos muito do texto: “A origem do computador” porque conta detalhes sobre esse grande invento e facilita a vida das pessoas.
(   ) Olá pessoal da CHC. Somos alunas da 6ª série

5 – Quem é o remetente dessa carta?

(   ) A Revista CHC
(   ) Alunas da 6ª série
(   ) Campo Verde/ MT

6 – Assinale com um X nomes próprios que podemos encontrar nesse texto:

(   ) Juliana, origem, computador
(   ) Gilmara, Campo Verde, Giovana

7 – Assinale com um X nomes comuns que podemos encontrar nesse texto:

(   ) texto, girafas, animal
(   ) Campo Verde, Juliana, invento

8 – Os verbos: cantou, ficou, falou e correu estão em que tempo verbal?

(   ) Presente
(   ) Passado
(   ) Futuro

9 – Assinale a alternativa na qual todas as palavras estão escritas corretamente:

(   ) recebeu, arancar, genro
(   ) recebeu, arrancar, genro
(   ) teraço, amarar, honrra

10 – Assinale a alternativa na qual todas as palavras estão escritas corretamente:

(   ) lençou, pedil, sal
(   ) lençol, pedil, sau
(   ) lençol, pediu, sal

 Atividade enviada por Andréia Berreta para o grupo Pedagogia dos Sonhos Possíveis.

Teatro


TEXTO 1 – Leia a seguir o trecho que inicia o texto teatral “Pluft, O Fantasminha”, de Maria Clara Machado.
PLUFT - Mamãe!
MÃE - O que é, Pluft?
PLUFT - (Sempre com a boneca de pano) Mamãe, gente existe?
MÃE - Claro, Pluft. Claro que gente existe.
PLUFT - Mamãe, tenho tanto medo de gente! (Larga a boneca)
MÃE - Bobagem, Pluft.
PLUFT - Ontem passou lá embaixo, perto do mar, e eu vi.
MÃE - Viu o que, Pluft?
PLUFT - Vi gente, mamãe. Só pode ser. Três.
MÃE - E você teve medo?
PLUFT - Muito, mamãe.
MÃE - Você é bobo, Pluft. Gente é que tem medo de fantasma e não fantasma que tem
medo de gente.
PLUFT - Mas eu tenho.
MÃE - Se seu pai fosse vivo, Pluft, você apanharia uma surra com esse medo bobo.
Qualquer dia destes eu vou te levar ao mundo para vê-los de perto.
PLUFT - Ao mundo, mamãe?!
MÃE - É, ao mundo. Lá embaixo, na cidade...
PLUFT - (Muito agitado vai até a janela. Pausa) Não, não, não. Eu não acredito em
gente, pronto...
MÃE - Vai sim, e acabará com estas bobagens. São histórias demais que o tio Gerúndio
conta para você.
(Pluft corre até um canto e apanha um chapéu de almirante)
PLUFT - Olha, mamãe, olha o que eu descobri! O que é isto?!
MÃE - Isto tio Gerúndio trouxe do mar.
(Pluft fora de cena continua a descobrir coisas, que vai jogando em cena: panos,
roupas, chapéus etc.)
PLUFT - Por que tio Gerúndio não trabalha mais no mar, hem, mamã?
MÃE - Porque o mar perdeu a graça para ele...
PLUFT - Vamos brincar, tá bem? Finge que eu sou gente. (Veste-se de fraque e de cartola)
MÃE - (Sem vê-lo) Chega de fazer desordem, meu filho. Você acaba acordando tio
Gerúndio. (Ela olha para o baú)
PLUFT - (Pé ante pé, chega por detrás da cadeira da mãe e grita) Uuuuh! (A mãe leva
um grande susto e deixa cair as agulhas e o tricô) Eu sabia! Eu sabia que você também
tinha medo de gente. Peguei! Peguei! Peguei mamãe com medo de gente... Peguei mãe
com medo de gente!...
MÃE - (Procurando de gatinhas os óculos e o tricô) Pluft, você quer apanhar? Como é
que eu posso acabar o meu tricô para os fantasminhas pobres, se você não me deixa trabalhar?
(A mãe volta à cadeira bufando e Pluft volta à janela pensativo).

Desvendando Teatro (www.desvendandoteatro.com)

ESTUDO DO TEXTO

1 – Que características do texto de Maria Clara Machado indicam que ele é um texto teatral?

2 – Releia a última rubrica. Que informação ela nos dá?

3 – Pluft é um fantasminha que tem medo de gente. Qual foi a reação da mãe ao perceber o medo do filho?

4 – Pluft diz que sua mãe também tem medo de gente. Como ele chegou a essa conclusão?

5 – Observe o trecho que foi adaptado de Pluf, O Fantasminha:

            Pluft é um fantasminha que tem medo de gente. Ele tem um tio chamado Gerúndio que trabalhava no mar.
           
            Agora imagine que o trecho fosse alterado da seguinte maneira:

            Pluft foi com o seu tio para a cidade. Visitaram o mar e encontraram algumas conchas que levaram para a sua mãe de presente.

Releia os trechos acima e responda.

a)    Em qual deles você percebe que os fatos se sucedem um depois do outro?
b)    Liste os verbos que indicam a sequência desses fatos.
c)    O primeiro trecho é considerado descritivo ou narrativo? Por quê?

6 – O tio Gerúndio era o companheiro do fantasminha. Escolha uma pessoa da sua família que você considera ser sua companheira e escreva um texto descritivo sobre ela. Use adjetivos.

7 – Pinte de verde as afirmações verdadeiras e de vermelho as afirmações falsas.

O texto narrativo mostra características de algo.
No texto descritivo não há sucessão de acontecimentos.
No texto narrativo há mudança de situação e os verbos são de ação.
No texto descritivo há sucessão de acontecimentos.

8 – Reescreva o trecho usando discurso indireto.

Mamãe!
O que é, Pluft?
Mamãe, gente existe?
Claro, Pluft. Claro que gente existe.
Mamãe, tenho tanto medo de gente!
Bobagem, Pluft.
Ontem passou lá embaixo, perto do mar, e eu vi.
Viu o que, Pluft?
Vi gente, mamãe.
E você teve medo?
Muito, mamãe.

9 – Imagine a seguinte situação: Mesmo com medo de gente, a curiosidade venceu Pluft e ele foi sozinho à cidade. Lá ele encontrou uma garotinha sentada na praia.
            Pense em como seria a conversa entre eles e escreva um trecho dela, com pelo menos dez falas usando discurso direto.

TEXTO 2

No Reino das pipocas

Era uma vez,
Uma casa redondinha
Onde estavam bem juntinhos        
Os travessos milhozinhos.

Brincavam de rolar
Todos juntos amarelos
Depois começavam pular
E não usavam seus chinelos.

E naquela bagunça toda
O telhado se mexeu
Todas já ficaram brancas
E a garotada apareceu

Um cheirinho bem gostoso
Um gostinho especial
Quem não gosta de pipoca,
Vai brincar lá no quintal.


10 – O autor rima os sons de algumas palavras. Faça listas das palavras que rimam. Atenção para não esquecer nenhuma.
TEXTO 3

Leia o quadrinho para responder à questão.

11 - A graça do quadrinho está

A) nos problemas que enfrentamos no dia a dia.
B) nos problemas do cotidiano que são mais assustadores do que os fantasmas.
C) no Penadinho lendo um jornal.
D) nas expressões dos personagens.

Atividade enviada por Andréia Berreta para o grupo Pedagogia dos Sonhos Possíveis.

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