O louco e o pingüim
O louco acorda de manhã e encontra um pingüim no quintal. O vizinho do louco, que estava espiando pelo muro, faz uma sugestão:
- Por que você não leva o pingüim para o zoológico?
- Boa idéia! Vou levar.
No dia seguinte, o vizinho encontra o louco com o pingüim no colo.
- Ué!? Você não levou o pingüim para o zoológico?
- Levei, sim. Hoje vou levá-lo ao parque de diversões e amanhã vamos ao shopping center.
Fonte: “Meu primeiro livro de piadas”
Fizetto, Ângela - Editora Todo livro.
QUESTÕES
1. Leia novamente o trecho abaixo:
“- Por que você não leva o pingüim para o zoológico?”
Ao dizer isso ao louco, o vizinho sugeria que:
a. ( ) O levasse para passear no zoológico.
b. ( ) O levasse para ver outros pingüins no zoológico.
c. ( ) O levasse para ser deixado aos cuidados do zoológico.
d. ( ) O levasse para brincar com outros animais no zoológico.
2. Leia o trecho abaixo e responda:
- Ué!? Você não levou o pingüim para o zoológico?
|
a. Quem disse isso?
b. Por que nesse trecho o autor escolheu usar dois sinais de pontuação diferentes que nem sempre são usados juntos (!?)?
3. Por que o vizinho ficou supresso ao encontrar o louco com o pingüim no colo?
a. ( ) Porque não se coloca pingüim no colo.
b. ( ) Porque ele não gostou de ir ao zoológico.
c. ( ) Porque ele não levou o pingüim para passear no zoológico.
d. ( ) Porque o louco não entendeu o que ele tinha sugerido.
4. “Hoje vou levá-lo...” . Nesse trecho, “lo” se refere:
a. ( ) Ao louco.
b. ( ) O vizinho.
c. ( ) Ao pingüim.
d. ( ) Não se refere a ninguém.
5. Leia novamente o seguinte trecho da piada:
“Hoje vou levá-lo ao parque de diversões e amanhã vamos ao shopping center.”
|
Ao dizer isso, o louco quis dizer que:
a. ( ) levar o pingüim para passear.
b. ( ) encontrar os pais do pingüim.
c. ( ) cansar o pingüim.
d. ( ) não gostava de sair de casa com o pingüim.
6. A função desse texto é:
a. ( ) Informar como divertir um animal na cidade.
b. ( ) Fazer o leitor rir.
c. ( ) Instruir como cuidar de um pingüim.
d. ( ) Informar o leitor sobre onde levar um pingüim para passear.
terça-feira, 30 de novembro de 2010
Torta de limão
:
INGREDIENTES:
1 xícara (chá) de farinha de trigo
¼ xícara (chá) de manteiga sem sal gelada e em cubos
1 gema
2 colheres (sopa) de água
1 lata de leite condensado
suco de 2 limões
3 claras
5 colheres (sopa) de açúcar raspas da casca de 1 limão |
UTENSÍLIOS
1 tigela
1 colher
1 forma com fundo removível
batedeira
|
Fonte: Revista Receitas e Delícias Extra. Ano 3. no. 8
PREPARO:
Em uma tigela, coloque a farinha de trigo e a manteiga. Misture até obter uma farofa. Faça um buraco no meio, adicione a gema e a água. Amasse com as mãos até obter uma massa homogênea. Forre o fundo removível com a mistura, apertando bem com as pontas dos dedos. Leve ao forno, pré-aquecido por 15 minutos ou até dourar. Na batedeira, bata o leite condensado, o suco de limão e despeje sobre a massa assada. Reserve. Para o suspiro, bata as claras em neve. Junte o açúcar aos poucos, batendo até formar picos firmes. Despeje sobre a mistura de leite condensado. Volte ao forno até começar a dourar. Decore com as raspas de limão e sirva.
QUESTÕES:
1. Enumere as ações a seguir de acordo com a ordem em que elas devem acontecer no preparo da receita:
( ) Bata o suco de limão junto ao leite condensado.
( ) Adicione a gema e a água.
( ) Decore com as raspas de limão.
( ) Coloque a farinha de trigo e a manteiga em uma tigela.
( ) Amasse com as mãos até obter uma massa homogênea.
( ) Bata as claras em neve.
2. Releia o trecho retirado do texto:
Despeje sobre a mistura de leite condensado.
Agora responda:
O que deve ser despejado sobre a mistura?
3. Releia o trecho retirado do texto:
Amasse com as mãos até obter uma massa homogênea.
Assinale a alternativa correta:
O que a expressão “massa homogênea” significa?
a. ( ) massa diferente.
b. ( ) massa fina.
c. ( ) massa igualmente distribuída.
d. ( ) massa amassada.
4. Releia o trecho retirado do texto:
Leve ao forno, pré-aquecido por 15 minutos ou até dourar.
Responda:
Quando a massa deve ser retirada do forno? Justifique sua resposta circulando a(s) palavra(s) que deram ‘pistas’ para encontrar a resposta.
MISTURA CERTA NO VERÃO
SUCO DE COCO
Ingredientes(para quatro porções)
- 500 ml de água de coco verde*;
- polpa de coco verde*;
- 1 colher de sopa de açúcar (opcional);
- 4 cubos de gelo.
* Ao comprar o coco, peça para o vendedor retirar a água e parti-lo ao meio.
- 500 ml de água de coco verde*;
- polpa de coco verde*;
- 1 colher de sopa de açúcar (opcional);
- 4 cubos de gelo.
* Ao comprar o coco, peça para o vendedor retirar a água e parti-lo ao meio.
Como fazerColoque todos os ingredientes no liqüidificador. Bata bem até que fique um liqüido branco e espumoso.
SHAKE BOM-DIA
Ingredientes(para quatro porções)
- 1 copo de iogurte natural (200 ml);
- 1 copo de leite integral (200 ml);
- 10 unidades de morangos congelados;
- 4 morangos congelados para enfeitar;
- 2 bananas cortadas em rodelas (colocar no congelador uma hora antes de fazer a bebida);
- 2 colheres de sopa de açúcar;
- xarope de morango para enfeitar o copo (opcional).
Como fazerNo liqüidificador, bata bem todos os ingredientes até formar uma mistura espumosa e rosada. Para servir, em copo ou em jarra, coloque os morangos congelados.
SOPA-SUCO
Ingredientes(para quatro porções)
- suco de 6 laranjas-peras geladas;
- 2 colheres de sopa de açúcar;
- 1 colher de sopa de uvas vermelhas;
- 1 colher de sopa de cubos de kiwi;
- 1 colher de sopa de cubos de mamão;
- 1 colher de sopa de cubos de laranja;
- canudos cortados com mais ou menos 10 cm.
Como fazerMisture o açúcar e o suco de laranja-pêra numa jarra e mexa bem. Em tigelinhas individuais, coloque um pouco do suco e das frutas picadas. Sirva com o canudinho.
Ingredientes(para quatro porções)
- suco de 6 laranjas-peras geladas;
- 2 colheres de sopa de açúcar;
- 1 colher de sopa de uvas vermelhas;
- 1 colher de sopa de cubos de kiwi;
- 1 colher de sopa de cubos de mamão;
- 1 colher de sopa de cubos de laranja;
- canudos cortados com mais ou menos 10 cm.
Como fazerMisture o açúcar e o suco de laranja-pêra numa jarra e mexa bem. Em tigelinhas individuais, coloque um pouco do suco e das frutas picadas. Sirva com o canudinho.
Fonte: Folha de São Paulo – suplemento infantil Folhinha – São Paulo, 2 de dezembro de 2006
QUESTÕES
1. Releia a lista de ingredientes da receita do SUCO DE COCO
Ingredientes:
(para quatro porções)
- 500 ml de água de coco verde*;
- polpa de coco verde*;
- 1 colher de sopa de açúcar (opcional);
- 4 cubos de gelo.
* Ao comprar o coco, peça para o vendedor retirar a água e parti-lo ao meio.
(para quatro porções)
- 500 ml de água de coco verde*;
- polpa de coco verde*;
- 1 colher de sopa de açúcar (opcional);
- 4 cubos de gelo.
* Ao comprar o coco, peça para o vendedor retirar a água e parti-lo ao meio.
O que a palavra em negrito quer dizer?
a. ( ) que a pessoa que irá preparar o suco deverá escolher um açúcar da marca “Opcional”.
b. ( ) que a pessoa que preparar o suco a receita deverá decidir se quer ou não acrescentar açúcar ao suco.
c. ( ) que a pessoa que irá preparar o suco não tem opção em relação a acrescentar ou não açúcar ao suco.
d. ( ) que a pessoa que irá preparar o suco deverá escolher que tipo de colher pretende utilizar para mexer o suco.
2. Leia o trecho abaixo. Ele faz parte da receita SHAKE BOM-DIA e explica como elaborá-la e como servir o shake quando estiver pronto.
Como fazer
No liqüidificador, bata bem todos os ingredientes até formar uma mistura espumosa e rosada. Para servir, em copo ou em jarra, coloque os morangos congelados.
No liqüidificador, bata bem todos os ingredientes até formar uma mistura espumosa e rosada. Para servir, em copo ou em jarra, coloque os morangos congelados.
Agora responda: O shake deve ser servido:
a. ( ) em um pote e com morangos frios.
b. ( ) em um prato e com morangos picados.
c. ( ) em um copo ou em uma jarra e com morangos quentes.
d. ( ) em um copo ou em uma jarra e com morangos congelados.
1. Leia novamente um trecho da receita SOPA SUCO. Ele explica o modo de prepará-lo:
SOPA SUCO
Como fazer:Misture o açúcar e o suco de laranja-pêra numa jarra e mexa bem. Em tigelinhas individuais, coloque um pouco do suco e das frutas picadas.
Sirva com o canudinho.
Agora responda: O que deve ser colocado em tigelinhas individuais?
a. ( ) o suco e pedacinhos picados em cubos de: uvas vermelhas e mamão .
b. ( ) o suco e pedacinhos picados em cubos de: kiwi, uvas vermelhas e mamão.
c. ( ) o suco e pedacinhos picados em cubos de: uvas vermelhas, mamão, kiwi e laranja.
d. ( ) o suco e pedacinhos picados em cubos de: uvas vermelhas, mamão e kiwi.
4. Leia abaixo a lista de ingredientes que são necessários para fazer o SUCO DE COCO:
SUCO DE COCO
Ingredientes(para quatro porções)
- 500 ml de água de coco verde*;
- polpa de coco verde*;
- 1 colher de sopa de açúcar (opcional);
- 4 cubos de gelo.* Ao comprar o coco, peça para o vendedor retirar a água e parti-lo ao meio.
Ingredientes(para quatro porções)
- 500 ml de água de coco verde*;
- polpa de coco verde*;
- 1 colher de sopa de açúcar (opcional);
- 4 cubos de gelo.* Ao comprar o coco, peça para o vendedor retirar a água e parti-lo ao meio.
Agora responda: o símbolo * (asterisco) que aparece duas vezes na lista de ingredientes significa que:
a. ( ) no final da lista de ingredientes, onde encontramos novamente o mesmo símbolo, há uma informação complementar sobre o coco que deve ser lida.
b. ( ) o autor da receita achou que devia enfeitá-la com uma estrelinha.
c. ( ) no final da lista de ingredientes há uma correção da palavra coco, que foi escrita de maneira errada.
d. ( ) não significa nada.
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Mais textos...
O porco e os espinhos
Tem sempre uma pedra
no caminho
do amigo porco-espinho.
Ele corre no mato,
até se diverte,
dá susto nos outros
e tem namorada.
Mas, coitadinho,
não pode dar
abraço apertadinho.
PIMENTEL, Luís. Novas idéias. São Paulo: Brasil.
1- O porquinho não pode dar um abraço apertado porque ele:
( A ) corre no mato.
( B ) dá susto nos outros.
( C )tem namorada.
( D )tem espinho.
2- O narrador considera que o porco espinho é:
( A ) infeliz.
( B ) amigo.
( C ) agressivo.
( D ) indelicado.
Saudade
Filisbino Matoso andava que era uma tristeza só. Não queria nada com a vida nem aceitava o consolo de ninguém.
Quem passasse lá pelas bandas do Sítio da Purunga Sonora ia ouviu os lamentos do moço.
_ Ai! Como sofro! Sem minha querida Florisbelta não posso viver. De que me vale este lindo sítio com lago, se estou nadando em lágrimas?
Todos que moravam no Purunga Sonora e nos arredores sabiam da história da Florisbelta. Era o grande amor de Filisbino Matoso. A choradeira havia começado com o raiar do sol, quando a tal Florisbelta, sem avisar ninguém, resolvera tomar o caminho da cidade.
SALLOUTI, Elza Césari. O bilhete que o vento levou. São Paulo: Salesiana Dom Bosco, 1991.
3- “Filisbino Matoso andava que era uma tristeza só...”. Qual é o motivo da tristeza de Filisbino?
( A ) A falta que Florisbelta fazia.
( B ) Estar nadando em lágrimas.
( C ) Ter um sítio com lago e não aproveitar.
( D ) Todos dos arredores sabem da história.
4 – Como foi o final de Filisbino Matoso?
( A ) Florisbelta tomou o caminho da cidade e não voltou.
( B ) Florisbelta voltou ao sítio para rever seu grande amor.
( C ) Filisbino contou a história para todos os arredores.
( D ) Filisbino foi atrás de Filisbelta e a encontrou.
O lobo e a cabra
Um lobo, tendo visto uma cabra pastando numa montanha escarpada, e como não pudesse chegar até lá, pediu-lhe que descesse, pois, sem perceber, ela poderia cair de lá de cima. Disse ainda que o pasto onde ele estava era melhor, que a relva estava florida. Mas a cabra lhe respondeu : “ Não é em meu benefício que me chamas para o pasto, mas porque tu próprio estás sem alimento”.
Esopo: Fábulas completas. Tradução, introdução e notas de
Neide Cupertino de Castro Smolka. São Paulo: Moderna, 1994, p. 125.
5- De acordo com o texto, em relação ao lobo, pode-se afirmar que:
( A ) podia chegar até a montanha.
( B ) queria acompanhar a cabra.
( C ) estava sem alimento.
( D ) queria ajudar a cabra.
6 – A cabra não atendeu a sugestão do lobo porque:
( A ) fingiu que não ouviu o lobo.
( B ) não concordou que o pasto era melhor.
( C ) percebeu que o lobo falava de uma coisa, mas queria outra.
( D ) ela não conseguiu descer do monte.
A costureira das fadas
Depois do jantar, o príncipe levou Narizinho à casa da melhor costureira do reino. Era um aranha de Paris, que sabia fazer vestidos lindos, lindos até não poder mais! Ela mesma tecia a fazenda, ela mesma inventava as modas.
_ Dona Aranha – disse o príncipe – quero que faça para esta ilustre dama o vestido mais bonito do mundo. Vou dar uma grande festa em sua honra e quero vê-la deslumbrar a corte.
Disse e retirou-se. Dona Aranha tomou a fita métrica e, ajudada por seis aranhinhas muito espertas, principiou a tomar as medidas. Depois teceu depressa, depressa, uma fazenda cor-de-rosa com estrelinhas douradas, a coisa mais linda que se possa imaginar. Teceu também peças de fita e peças de renda e de entremeio – até carretéis de linha de seda ela fabricou.
MONTEIRO LOBATO, José Bento. Reinações de Narizinho.
São Paulo: Brasiliense, 1973.
7- O príncipe quer dar um vestido para Narizinho porque:
( A ) Narizinho deseja tem um vestido de baile.
( B ) vai se casar com Narizinho.
( C ) Narizinho desejava um vestido cor-de-rosa.
( D ) fará uma festa para Narizinho.
8- Os acontecimentos narrados se passam:
( A ) em um reinado.
( B ) em Paris.
( C ) na corte.
( D ) em uma floresta
9- No trecho “ uma fazenda cor-de-rosa...”, a palavra destacada tem o sentido de:
( A ) conjunto de bens.
( B ) extensa propriedade rural.
( C ) pano, tecido.
( D )mercadoria, gêneros.
As palavras destacadas no têm sentido de pertencimento, exceto em:
( A ) “Nossas várzeas...”
( B ) “Nosso céu tem mais estrelas”.
( C ) “Minha terra tem palmeiras.”
( D ) “Essa era a palmeira.”
O autor desses quadrinhos pretendeu chamar a atenção para a :
( A ) necessidade de se preservar as árvores.
( B ) poesia “ Canção do Exílio”, que fala da terra.
( C ) vida de passarinho solitário.
( D ) volta do sabiá pra sua casa.
Texto do caipira
O caipira andava ao longo da estrada seguido de dez cavalos. Nisso veio um automóvel e o motorista gritou para o caipira:
_Você tem dez. Mas eu tenho duzentos e cinqüenta cavalos! – E – vrruuum! – saiu em disparada!
O caipira continuou seu passo. E lá na frente estava o carro virado dentro do rio, ao lado da ponte.
Aí, o caipira falou pro motorista:
_Oi, compadre! Dando água pra tropa, é?
Ziraldo. As últimas anedotinhas do bichinho da maçã, São Paulo: Melhoramentos 1988.
O que a expressão “vrruuum! representa no texto?
( A ) O som do carro.
( B ) A voz do caipira.
( C ) O som do cavalo.
( D ) A voz do motorista.
Os rios precisam de um banho
A população das cidades esquece a importância dos rios e os utilizam como cestas de lixo. O resultado muita gente já deve conhecer: enchentes! Com tanto entulho, os canais de drenagem - isto é, o caminho que as águas percorrem morro abaixo – acabam ficando entupidos e causando inundações em dias de chuvas fortes. Para evitar as enchentes – que além da destruição, trazem doenças - , a solução é não jogar lixo nos rios. O lugar das coisas que não queremos mais, sejam chinelos, garrafas ou até eletrodomésticos, é a lata de lixo!
TORRES, João Paulo Machado. Ciência Hoje das Crianças.
Rio de Janeiro, nº 98, p. 21, dez 1999. (Fragmento)
O título do texto é uma linguagem:
( A ) figurada.
( B ) científica.
( C ) coloquial.
( D ) resumida.
A poluição dos rios pode causar:
( A ) chuva.
( B ) enchente.
( C ) desmatamento.
( D ) lixo.
Curupira
É um menino peludo, com os pés virados para trás. Protege as árvores e mora na mata. Sua diversão é fazer o pessoal se perder na floresta, com assobios e ruídos falsos. Para não cair na armadilha do Curupira, é preciso deixar penas, flechas e outros presentes pelo caminho.
ROCHA, D.M. et alii . Produzindo leitura e escrita 2. p. 123.
O Curupira tem as seguintes características, exceto :
( A ) um menino com o corpo de um ser imaginário.
( B ) agressivo com as pessoas que entram na mata.
( C ) morador da floresta e seu protetor.
( D ) brincalhão, confundindo quem anda na mata.
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Mafalda
1 - Nos 2º e 3º quadrinhos, o uso da letra mais grossa e mais escura indica que o personagem estava
( ) falando alto, com voz forte.
( ) usando tom de voz agradável.
( ) falando em voz baixa.
2 – O personagem da história ficou muito bravo com a Mafalda por que:
( ) Ela zombou dele.
( ) Porque ela o chamou de pirambaba e ele achou que era algo ruim, mesmo não sabendo o significado da palavra.
( ) Ele estava triste que foi mal na prova.
Leia com atenção o texto a seguir e responda as questões:
HISTÓRIA DO COMPUTADOR
Olá pessoal da CHC. Somos alunas da 6ª série e gostamos muito do texto: “A origem do computador” porque conta detalhes sobre esse grande invento e facilita a vida das pessoas. Gostaríamos que vocês publicassem tudo sobre as girafas, porque é nosso animal preferido.
Gilmara, Giovana e Juliana. Campo Verde/MT
3 – Esse texto foi escrito para quem?
( ) Revista Campo Verde
( ) Revista CHC
4 – Qual é o trecho da carta que comenta sobre uma matéria já lida?
( ) Gostaríamos que vocês publicassem tudo sobre as girafas, porque é nosso animal preferido.
( ) gostamos muito do texto: “A origem do computador” porque conta detalhes sobre esse grande invento e facilita a vida das pessoas.
( ) Olá pessoal da CHC. Somos alunas da 6ª série
5 – Quem é o remetente dessa carta?
( ) A Revista CHC
( ) Alunas da 6ª série
( ) Campo Verde/ MT
6 – Assinale com um X nomes próprios que podemos encontrar nesse texto:
( ) Juliana, origem, computador
( ) Gilmara, Campo Verde, Giovana
7 – Assinale com um X nomes comuns que podemos encontrar nesse texto:
( ) texto, girafas, animal
( ) Campo Verde, Juliana, invento
8 – Os verbos: cantou, ficou, falou e correu estão em que tempo verbal?
( ) Presente
( ) Passado
( ) Futuro
9 – Assinale a alternativa na qual todas as palavras estão escritas corretamente:
( ) recebeu, arancar, genro
( ) recebeu, arrancar, genro
( ) teraço, amarar, honrra
10 – Assinale a alternativa na qual todas as palavras estão escritas corretamente:
( ) lençou, pedil, sal
( ) lençol, pedil, sau
( ) lençol, pediu, sal
Atividade enviada por Andréia Berreta para o grupo Pedagogia dos Sonhos Possíveis.
Teatro
TEXTO 1 – Leia a seguir o trecho que inicia o texto teatral “Pluft, O Fantasminha”, de Maria Clara Machado.
PLUFT - Mamãe!
MÃE - O que é, Pluft?
PLUFT - (Sempre com a boneca de pano) Mamãe, gente existe?
MÃE - Claro, Pluft. Claro que gente existe.
PLUFT - Mamãe, tenho tanto medo de gente! (Larga a boneca)
MÃE - Bobagem, Pluft.
PLUFT - Ontem passou lá embaixo, perto do mar, e eu vi.
MÃE - Viu o que, Pluft?
PLUFT - Vi gente, mamãe. Só pode ser. Três.
MÃE - E você teve medo?
PLUFT - Muito, mamãe.
MÃE - Você é bobo, Pluft. Gente é que tem medo de fantasma e não fantasma que tem
medo de gente.
PLUFT - Mas eu tenho.
MÃE - Se seu pai fosse vivo, Pluft, você apanharia uma surra com esse medo bobo.
Qualquer dia destes eu vou te levar ao mundo para vê-los de perto.
PLUFT - Ao mundo, mamãe?!
MÃE - É, ao mundo. Lá embaixo, na cidade...
PLUFT - (Muito agitado vai até a janela. Pausa) Não, não, não. Eu não acredito em
gente, pronto...
MÃE - Vai sim, e acabará com estas bobagens. São histórias demais que o tio Gerúndio
conta para você.
(Pluft corre até um canto e apanha um chapéu de almirante)
PLUFT - Olha, mamãe, olha o que eu descobri! O que é isto?!
MÃE - Isto tio Gerúndio trouxe do mar.
(Pluft fora de cena continua a descobrir coisas, que vai jogando em cena: panos,
roupas, chapéus etc.)
PLUFT - Por que tio Gerúndio não trabalha mais no mar, hem, mamã?
MÃE - Porque o mar perdeu a graça para ele...
PLUFT - Vamos brincar, tá bem? Finge que eu sou gente. (Veste-se de fraque e de cartola)
MÃE - (Sem vê-lo) Chega de fazer desordem, meu filho. Você acaba acordando tio
Gerúndio. (Ela olha para o baú)
PLUFT - (Pé ante pé, chega por detrás da cadeira da mãe e grita) Uuuuh! (A mãe leva
um grande susto e deixa cair as agulhas e o tricô) Eu sabia! Eu sabia que você também
tinha medo de gente. Peguei! Peguei! Peguei mamãe com medo de gente... Peguei mãe
com medo de gente!...
MÃE - (Procurando de gatinhas os óculos e o tricô) Pluft, você quer apanhar? Como é
que eu posso acabar o meu tricô para os fantasminhas pobres, se você não me deixa trabalhar?
(A mãe volta à cadeira bufando e Pluft volta à janela pensativo).
Desvendando Teatro (www.desvendandoteatro.com)
ESTUDO DO TEXTO
1 – Que características do texto de Maria Clara Machado indicam que ele é um texto teatral?
2 – Releia a última rubrica. Que informação ela nos dá?
3 – Pluft é um fantasminha que tem medo de gente. Qual foi a reação da mãe ao perceber o medo do filho?
4 – Pluft diz que sua mãe também tem medo de gente. Como ele chegou a essa conclusão?
5 – Observe o trecho que foi adaptado de Pluf, O Fantasminha:
Pluft é um fantasminha que tem medo de gente. Ele tem um tio chamado Gerúndio que trabalhava no mar.
Agora imagine que o trecho fosse alterado da seguinte maneira:
Pluft foi com o seu tio para a cidade. Visitaram o mar e encontraram algumas conchas que levaram para a sua mãe de presente.
Releia os trechos acima e responda.
a) Em qual deles você percebe que os fatos se sucedem um depois do outro?
b) Liste os verbos que indicam a sequência desses fatos.
c) O primeiro trecho é considerado descritivo ou narrativo? Por quê?
6 – O tio Gerúndio era o companheiro do fantasminha. Escolha uma pessoa da sua família que você considera ser sua companheira e escreva um texto descritivo sobre ela. Use adjetivos.
7 – Pinte de verde as afirmações verdadeiras e de vermelho as afirmações falsas.
O texto narrativo mostra características de algo.
No texto descritivo não há sucessão de acontecimentos.
No texto narrativo há mudança de situação e os verbos são de ação.
No texto descritivo há sucessão de acontecimentos.
8 – Reescreva o trecho usando discurso indireto.
- Mamãe!
- O que é, Pluft?
- Mamãe, gente existe?
- Claro, Pluft. Claro que gente existe.
- Mamãe, tenho tanto medo de gente!
- Bobagem, Pluft.
- Ontem passou lá embaixo, perto do mar, e eu vi.
- Viu o que, Pluft?
- Vi gente, mamãe.
- E você teve medo?
- Muito, mamãe.
9 – Imagine a seguinte situação: Mesmo com medo de gente, a curiosidade venceu Pluft e ele foi sozinho à cidade. Lá ele encontrou uma garotinha sentada na praia.
Pense em como seria a conversa entre eles e escreva um trecho dela, com pelo menos dez falas usando discurso direto.
TEXTO 2
No Reino das pipocas
Era uma vez,
Uma casa redondinha
Onde estavam bem juntinhos
Os travessos milhozinhos.
Brincavam de rolar
Todos juntos amarelos
Depois começavam pular
E não usavam seus chinelos.
E naquela bagunça toda
O telhado se mexeu
Todas já ficaram brancas
E a garotada apareceu
Um cheirinho bem gostoso
Um gostinho especial
Quem não gosta de pipoca,
Vai brincar lá no quintal.
10 – O autor rima os sons de algumas palavras. Faça listas das palavras que rimam. Atenção para não esquecer nenhuma.
TEXTO 3
Leia o quadrinho para responder à questão.
11 - A graça do quadrinho está
A) nos problemas que enfrentamos no dia a dia.
B) nos problemas do cotidiano que são mais assustadores do que os fantasmas.
C) no Penadinho lendo um jornal.
D) nas expressões dos personagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário