Os Problemas na Aprendizagem
Os problemas na aprendizagem podem ser classificados como:
Dificuldades de aprendizagem Evolutivas e secundárias.
- Evulotivas: são dificuldades passageiras relacionadas com a metodologia de ensino inadequada, falta de assiduidade e problemas pessoais ou familiares temporários têm um prognóstico BOM, pois tendem a reagir com maior esforço do aluno e com ajuda pedagógica.
- Secundáias: a dificuldade no desempenho escolar global advem de uma dificuldade no desenvolvimento humano em geral(dislexia, proplemas na fala, TDAH). O prognóstico depende do grau de gravidade dos quadros associados.
Transtornos de aprendizagem da leitura, escrita e matemática leve e moderado ougrave.
- Leve e moderado: São problemas específicos na leitura, escrita e matemática não decorrentes de comprometimenos neurológicos, emocionais ou sensoriais não corrigidos. Observa-se a remissão do problema com o tratamento. A diferença entre leve e moderado é apena quantitativa. Têm um prognóstico BOM com acompanhamento terapêutico.
- Grave: Gravidade dos sintomas e persistência ao longo da vida, embora podendo ser atenuada, mas não curada.(dislexia adiquirida secundária a um lesão, desevolvimento congênito)O prognóstico é RESERVADO (na dependência do nível de QI)
REFERÊNCIA:
Rotta, NT, Ohlweiler, L, Riesgo, RS. Transtornos de aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006
Rotta, NT, Ohlweiler, L, Riesgo, RS. Transtornos de aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006
Nenhum comentário:
Postar um comentário