"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014


PERSONAGENS FOLCLÓRICAS: linguagem oral e escrita

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Conhecer, através de gravuras e textos diversos, diferentes personagens do folclore brasileiro.
- Produzir um texto, em duplas, a partir do desenho de uma personagem do folclore brasileiro.
- Apresentar, com desenvoltura, a produção para a turma.
- Tecer comentários sobre os textos produzidos na sala de aula, demonstrando atitude crítica frente ao tema.
- Elaborar e confeccionar um mural para expor os trabalhos produzidos na sala de aula.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É necessário que os alunos conheçam alguns personagens do folclore brasileiro.
Estratégias e recursos da aula
 
1. Pedir aos alunos que tragam de casa gravuras e/ou pequenos textos relacionados às lendas do folclore brasileiro.
2. Realizar, junto com os alunos, a seleção do material pesquisado.
EXEMPLOS:
* Texto sobre o Saci-Pererê e gravuras relacionadas ao título Saci-Pererê.
* Texto sobre Curupira e gravuras relacionadas ao título Curupira.
3. Dividir a turma em duplas e entregar a cada grupo os textos e gravuras selecionados com uma mesma personagem.
EXEMPLOS:
* Textos sobre Curupira e gravuras para dupla 1.
* Textos sobre Iara e gravuras para dupla 2.
* Textos sobre Lobisomem e gravuras para dupla 3.
 
1. Cada dupla deverá ler os textos que lhes couber, observando todas as informações sobre as personagens.
2. Após a leitura, a professora deverá recolher os textos dos grupos.
3. A partir de uma gravura de uma personagem do folclore brasileiro, cada dupla produzirá um texto.
Professor: Antes das duplas produzirem o texto, seria interessante produzir um texto coletivo modelar.
A produção do texto, em duplas, versará sobre o dia em que as crianças se encontram frente a frente com a personagem folclórica selecionada.
EXEMPLO: Nosso encontro com o Curupira
 
Fonte: abckids.com.br 
a) Imagine que vocês foram acampar numa floresta e se perderam.
b) Cansados e famintos, andaram sem parar até que encontraram o Curupira.
c) Em troca de algum favor, o Curupira mostrará o caminho de volta.
* Que favor é esse?
* Vocês aceitarão a troca?
* Enfrentarão muitos perigos?
* Ficarão amigos do Curupira?
* Como a história terminará?
PROFESSOR: As produções deverão ser recolhidas para serem corrigidas. Após a correção, as produções deverão ser devolvidas para que os alunos façam a reescrita.
4. Após a reescrita, os alunos apresentarão as suas produções para a professora e para os colegas.
 
* As apresentações poderão ser filmadas ou/e fotografadas.
* Poderá ser improvisado um pequeno palco para as apresentações. O palco poderá ser enfeitado com personagens do folclore brasileiro nas aulas de Artes.
* Os pais e os demais professores, alunos e funcionários poderão ser convidados a assistir à apresentação.
 
5. Num segundo momento, os alunos deverão sentar em círculo e tecer comentários sobre os textos produzidos. Durante os comentários, deverão demonstrar atitudes críticas frente ao tema folclore, dando sugestões.
6. Em seguida, os alunos deverão confeccionar um mural com as produções.
 
PROFESSOR:
* O painel poderá ser confeccionado na aula de Artes com papel dobradura.
* Os textos poderão ser dramatizados.

 Avaliação
Durante e ao final da realização das atividades propostas o professor deverá avaliar se os alunos:
- Conheceram, através de gravuras e textos diversos, diferentes personagens do folclore brasileiro.
- Produziram um texto, em duplas, a partir do desenho de uma personagem do folclore brasileiro.
- Apresentaram, com desenvoltura, a produção para a turma.
- Teceram comentários sobre os textos produzidos na sala de aula, demonstrando atitude crítica frente ao tema.
- Elaboraram e confeccionaram um mural para expor os trabalhos produzidos na sala de aula.


02 de Abril - Dia Internacional do Livro Infantil


Olá amigas!
Aqui estou eu com mais novidades!
Trabalhinhos e poemas sobre o
Dia Internacional do Livro Infantil.

O dia 2 de abril é festejado em mais de sessenta países, em razão do nascimento,em1805, do poeta e novelista Hans Christian Andersen, na Dinamarca.
Cabe a ele o honroso título de "criador da literatura infantil internacional".
Ao acrescentar o elemento lúdico às suas histórias, como bichos e objetos falantes, ele mudou o rumo da literatura infantil.Hans escreveu mais de 156 contos.Embora fosse de origem pobre, isso não constituiu uma barreira para que se tornasse o mais conhecido escritor dinamarquês, com livros que até hoje encantam as crianças do mundo inteiro.
Sua vida literária começou com sua primeira poesia: O Menino Moribundo.
Depois sua obra se estendeu aos clássicos infantis, consagrados em todo o mundo, como:
-A vendedora de fósforos-A pequena sereia-A roupa nova do rei-O patinho feio-O saldadinho de chumbo
-O rouxinol.
A literatura infantil surgiu no século XVII com Fenélon (1651-1715), com a função de educar moralmente as crianças.
Geralmente, as histórias desses livros são inspiradas nas lendas e tradições do folclore dos povos, como os clássicos da literatura mundial, mas há também livros apenas ilustrados, sem texto.Esses livros podem ter, ainda, caráter didático ou apenas lúdico. Cada escritor deixou sua marca na literatura infantil. Esopo ficou célebre na Grécia em razão de suas fábulas: -A cigarra e a formiga-A tartaruga e a lebre-A raposa e as uvas etcJean de La Fontaine, autor francês, reescreveu as fábulas de Esopo e o lobo e o cordeiro, o leão e o rato etc. O francês Charles Perrault também escreveu contos inesquecíveis: -O gato de botas-A Bela Adormecida-O Pequeno PolegarOs contos dos irmãos alemães Jacob e Wilhelm Grimm fascinam o mundo infantil até hoje.Os mais famosos são: -Branca de Neve e os sete anões-Chapeuzinho Vermelho-João e Maria-Rapunzel-Os três Porquinhos.
Há escritores brasileiros que contribuíram muito para a literatura infantil, como Monteiro Lobato e Vicente Guimarães.
O primeiro, nascido em 1882, criou a famosa boneca Emília e contou suas aventuras nas obras Reinações de Narizinho, Viagem ao céu, O saci, Caçadas de Pedrinho, Serões de dona Benta, O pica-pau amarelo etc. cheias da riqueza de nossas lendas e do nosso folclore. Pela importância de sua obra, o Brasil adotou a data de seu nascimento - 18 de abril - para festejar nacionalmente o livro infantil
O segundo autor era tio de Guimarães Rosa; adotou a linha "cristã e otimista", confirmando no Brasil inteiro o apreço e carinho por sua obra. É dele o livro Vovô Felício, que identifica seu propósito de tratar cada criança como "seu próprio netinho".
Existem não menos famosos escritores brasileiros como: Maria Clara Machado, cujos textos são lidos e encenados nos palcos dos teatros pelas crianças - o mais conhecido, sem dúvida, é Pluft, o fantasminha -, Maria José DupréFrancisco Marins, os poetas Manuel Bandeira,Henriqueta LisboaCecília Meireles e Vinícius de MoraesOrígenes LessaTatiana Belinky,Lygia Bojunga Nunes (Angélica, A bolsa amarela, O sofá estampado), Ziraldo (O menino maluquinho, Rolim), Ruth Rocha (Marcelo, marmelo, martelo, Faca sem ponta- galinha sem pé) Ana Maria Machado (O tesouro da raposa, Mico Maneco), Sylvia Orthof (Maria-vai-com-as-outras, Pomba Colomba), Pedro Bandeira (A droga da obediência, O fantástico mundo de feiurinha),Maria Mazzetti entre outros.










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