Projeto Leitor |
Cachinhos Dourados
Trabalhe proporção e musicalização por meio dessa conhecida história infantil
|
Para a aula "Hora do Conto", a professora de Educação Infantil do Colégio Scaranne, Nivian de Almeida Alves, preparou fantoches com os personagens da históriaCachinhos Dourados e os Três Ursos com objetivo de obter o resultado desejado nas atividades apresentadas a seguir, pois, quando se trabalha ludicamente, é possível ajudar a criança a explorar o imaginário, a interpretação, a dramatização e o reconto, facilitando também, o aprendizado e despertando o interesse nas atividades propostas.
Por meio desse conto, além da oralidade, da Matemática (conceito de tamanho pequeno, médio e grande), a professora escolheu trabalhar também a musicalização para a apresentação/ identificação do som grave e do som agudo.
Nivian iniciou a apresentação desses sons durante a contação da história, imitando os sons vocais do Papai Urso (grave) e do Bebê Urso (agudo). Assim, os alunos notaram a diferença com o som grosso (grave) e com som fino (agudo) dos respectivos personagens.
Dica esperta! Troque a palavra Papai Urso pela palavra Bebê Urso para trabalhar o som agudo e, quando assim o fizer, use o chocalho com arroz. |
★ João e Maria Fugindo da madrasta, João e Maria encontram uma casa toda feita de doces, e isso seria perfeito, se não fosse a bruxa que lá morava. Autores: Irmãos Grimm Editora: Escala Educacional Ilustrações: Víctor Escandell Preço: R$ 46,80. Onde encontrar: www.escalaeducacional.com.br |
Hora do Conto |
1. Leia a história Cachinhos Dourados para seus alunos, reforçando e fixando o som grave (Papai Urso) e o som agudo (Bebê Urso). |
P, M e G |
Essa história é ótima para trabalhar de forma lúdica conceitos de Matemática, como proporção (pequeno, médio e grande), então aproveite a hora do reconto e trabalhe esse assunto com os elementos presentes na história: as tigelas, as cadeiras e as camas. O professor também pode fazer fantoches da Família Urso em tamanhos diferentes, que mostrem concretamente essas proporções. |
Instrumento musical | |
Para a musicalização, confeccione com eles um instrumento musical, fabricado com sucata. |
Chocalho Bebê Urso: SOM AGUDO | ||
Materiais: ★ 1 garrafa pet (230 ml) ★ arroz | ||
Preencha a garrafa PET com arroz "aproximadamente ¼ dela" e decore a seu gosto com uma figura de urso. Quando as crianças chacoalharem as garrafas, descobrirão que elas emitem sons diferentes. Peça, então, para ela identificar qual é o som mais grave (feijão) e qual é o mais agudo (arroz). |
Chocalho Papai Urso: SOM GRAVE | ||
Materiais: ★ 1 garrafa pet (600 ml) ★ feijão ou pedras | ||
Preencha a "Cachinhos Dourados" para seus alunos, reforçando e fixando o som grave (Papai Urso) e o som agudo (Bebê Urso). |
Hora da Música | |
Som grave - Utilize o chocalho com feijão Bis Papai Urso quando chega Vem faminto pra comer Bis Bem nervoso ele pergunta, Quem comeu, Quem comeu, Quem comeu o meu mingau? |
Dica esperta! Solicite que as crianças acompanhem o ritmo da música utilizando o, "chocalho urso," sendo dois curto e um longo, mantendo, assim, o ritmo da música. No trecho "Bem nervoso ele pergunta", mantenha o ritmo de um longo. "Quem comeu, quem comeu..." Somente com a voz, ora trabalhando com o som grave para o Papai Urso, ora com o som agudo para o Bebê Urso. |
Dica esperta! Para a sala em que os alunos terão pela primeira vez uma aula com som grave e agudo, seria interessante para essa apresentação que a professora confeccionasse um chocalho com uma garrafa pet de 2 litros para o som grave e uma garrafa de 230 ml para o som agudo, assim, os alunos poderão distinguir com facilidade a diferença desses sons. Pois quanto maior for o objeto, maior será o som grave. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário