JOGOS E BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADE ESPECIAL INTELECTUAL
Olá colegas, estou postando minha contribuição de atividade para desenvolver no AEE com Deficiente Intelectual. ABRAÇOS.
Para Crianças com Deficiencia intelectual com dificuldade em realizar atividades como: concentração, memoria, noções de espaço e tempo, dificultando a sua socialização e a comunicação.
Proponho a utilização de jogos e brincadeiras que promovam uma interação comunicativa e cooperativa, através de atividades como:
Brincadeiras de roda que envolvam o recontar e transmitir informações exemplo “Telefone sem fio” onde os alunos se reúnem em grupo de 5 e um passa a informação no ouvido do outro e o ultimo conta o que recebeu como mensagem.
Desenvolvimento da habilidade de transmissão de mensagem oral através de atividadeteatral onde o aluno terá o papel de uma pessoa que precisa ir ao mercado compraralimentos, assim terá que transmitir o que deseja aos vendedores do mercado.
Desenvolver a leitura visual e linguagem oral através da contação de história por meio de gravuras em formato de história em quadrinhos, onde serão apresentadas a aluna várias gravuras e ela terá que expressar através da fala a seqüência da história. Pode-se ao final contar a versão original da tirinha.
Leitura e escrita de palavras, usando figuras correspondentes a cada uma; utilizando recursos como computador e a internet e de tecnologias assistivas (blogs; sites; Softwares educativos; jogos e outros).
Materiais concretos e lúdicos para desenvolver os aspetos sensoriais; (meta)cognitivos;
Utilizar números, formas, variadas texturas, tamanhos e letras por meio de blocos lógicos, material dourado, dominó de textura, jogos de encaixe, números em EVA, como também utilizar programas educativos no computador.
Realizar as atividades de memória, atenção e percepção visual que ajudem na aprendizagem e poderá estimular a leitura e a escrita e compreensão dos conteúdos.
EXEMPLO DE JOGO
JOGO TOCA DO COELHO
Toca do coelho é um jogo que tem por objetivo colocar a bolinha dentro dos copinhos (tocas) apenas movimentando a bandeja, que pode ser substituída por uma caixa de camisa. Este jogo pode ser para a turma toda.
É um material muito versátil, podendo ser utilizado por crianças de diversas faixas etárias (cuidado com o tamanho da bolinha utilizada).
Para crianças menores ela pode identificar a cor da toca ou o número referente. Para crianças maiores ela pode somar ou multiplicar os números de duas ou mais tocas. Numa competição ganha a criança que fizer maior pontuação.
Esse jogo é importante para psicomotricidade da criança, desenvolve a coordenação motora, auxilia na atenção e nas estratégias para alcance de um objetivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário