"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

terça-feira, 30 de maio de 2017

O pintor de sorrisos



Título: O pintor de sorrisos  
           
Autor: César Madureira 

Ilustrador: André Letria 

Editora: Civilização: Quidnovi

Havia um pintor chamado Jorge. Ele gostava de pintar paisagens, quase sempre alegres. 

Certo dia, resolveu que todos os seus desenhos tinham de ser alegres. Então teve uma ideia brilhante: a partir daí todas as suas pinturas tinham as suas personagens a sorrir. 

Um dia, na praia, quando pintava o sorriso de um barco e de uma gaivota, conheceu Sidónia, que se apaixonou pelos seus sorrisos.

Meses de pois, descobriram que iriam ser pais. Jorge, de tão contente que estava pintou mil caras imaginando qual seria a do seu filho. 

Quando o bebé nasceu, não chorou, apenas sorria, e o pai segredou-lhe, abraçando-o que deveria nunca perder esse sorriso. O bebé, com um grande sorriso, prometeu fazer-lhe a vontade.

A minha opinião sobre o livro: 

Eu gostei do livro, porque Jorge gostava de pintar quadros alegres e eu gosto de pinturas divertidas. 
   

O quadro mais bonito do mundo




Título: O quadro mais bonito do mundo

Autor: Miquel Obiols

Ilustrador: Roger Oemos

Editora: Kalandraca

História:

Miró andava à caça de cinco manchas coloridas selvagens no seu estúdio.

Então bateu com o chicote e elas ficaram com outras formas. Chicotou outra vez e as manchas dançaram a dança da gelatina.

Entretanto Miró foi almoçar e as cinco cores aproveitaram para fugir: passaram pelo jardim e foram até ao cais e embarcaram num barco, deixando marcas coloridas.

Miró descobriu. Vestiu-se à marinheiro e seguiu-as até Barcelona onde pintaram tudo o que encontravam à sua volta, até as pessoas. 

Quando Miró desembarcou havia uma multidão à sua espera e, então, ele explicou que estava numa fase de criação, e todos perceberam.

Aí Miró vestiu um fato de recuperar manchas. Entrou num helicóptero e quando as cores chegaram ao ponto de vista de Miró, então raptou-as. 

Colocou-as no seu estojo de pintura pendurado pelo helicóptero.

Finalmente, chegou a casa, vestiu-se à poeta, e sonhou que tinha pintado o quadro mais bonito do mundo com aquelas cinco manchas, coloridas, selvagens.
 
A minha opinião sobre o livro:

Eu gostei tanto dele que até fui à procura de quadros de Miró, e, por acaso, pareciam que tinham sido feitos com as cinco manchas.





 

Um rapaz chamado Giotto


Título: Um rapaz chamado Giotto

Autor: Paolo Guarnieri                                                          

Ilustrador: Bimba Landmann

Editora: Livros Horizonte

Reconto:

Giotto era um pastorinho, que vivia numa povoação, há 700 anos, mas não era atento às suas ovelhas. Desenhava com giz nas pedras e com um pau na areia até os sinos tocarem e depois ia guardar as ovelhas no curral.

Um dia, perdeu uma ovelha. O pai, que o aguardava em casa, ficou zangado e não o deixou ir à festa que havia na aldeia. O rapaz obedeceu ao pai.

No entanto, lá fora estava um quadro em que a luz refletia. Era de um homem chamado Cimabue. Giotto entrou na casa dele e quase não contava o seu segredo, mas contou: queria ser pintor. Então, o homem também contou o segredo da sua pintura. Quando chegou a casa, sonhou com o que ele lhe tinha dito.

No dia seguinte, o pai teve de o acordar e ele experimentou fazer uma pintura como o homem lhe disse: desenhou uma ovelha. E como o desenho ficou tão bem feito, a ovelha perdida pensou que era a sua mãe e apareceu. Assim, Giotto conseguiu recuperá-la.

Quando o pai soube, foi dar as saudações devidas a Cimabue, mas ele avisou-o que não tinha sido ele, mas sim Giotto.

Cimabue perguntou se Giotto podia trabalhar com ele. O pai aceitou, mas só o permitiu daí a alguns anos.

Quando Giotto cresceu, trabalhou com Cimabue e fez o desenho mais bonito de sempre: um fresco na igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário