"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

terça-feira, 30 de maio de 2017


Plano Anual de Ensino-1º ano


Plano Anual de Ensino-1º ano do Ensino FundamentalJustificativa                A linguagem é uma forma de ação interindividual orientada por uma finalidade específica que se realiza nas praticas sociais existentes nos diferentes grupos de uma sociedade. Portanto  o domínio da língua tem estreita relação com a possibilidade de plena participação social, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso a informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visão de mundo e produz conhecimento.                Tendo em vista o grande esforço em busca da operacionalização de um currículo que atende as questões sociais, culturais e econômicas desejamos colaborar com esse processo coletivo como sujeitos de aprendizagem e transformação do cotidiano, proporcionando um trabalho didático pedagógico em que a aprendizagem da leitura e da escrita esteja inserida no espaço maior de contextualização nas diversas áreas de conhecimento.Objetivo GeralESPERA-SE QUE NO DECORRER DO ANO LETIVO O EDUCANDO ADQUIRA PROGRESSIVAMENTE COMPETÊNCIAS EM RELAÇÃO A TODAS AS ÁREAS DE CONHECIMENTO QUE LHES PERMITA RESOLVER PROBLEMAS DA VIDA COTIDIANA, E ALCANÇAR A PARTICIPAÇÃO PLENA NO MUNDO LETRADO.Objetivos específicosPortuguês:ADQUIRIR O HABITO DE OUVIR FALAR E ORGANIZAR O PENSAMENTO LÓGICO.                                                                POSICIONAR-SE DE MANEIRA CRIATIVA, RESPONSÁVEL E CONSTRUTIVA NAS DIFERENTES SITUAÇÕES SOCIAIS UTILIZANDO O DIALOGO COMO FORMA DE MEDIAR CONFLITOS E DE TOMAR DECISÕES COLETIVAS.CONCLUIR QUE O ALFABETO POSSUI 26 LETRAS E IDENTIFICAR VOGAIS E CONSOANTES..LER CORRETAMENTE EVIDENCIANDO PRONUNCIA E ENTONAÇÃO ADEQUADA DE PALAVRAS E FRASES.          .PARTICIPAR DAS AULAS COM INTERESSE E SATISFAÇÃO DESPERTANDO O INTERESSE PELAS DESCOBERTAS FEITAS DURANTE AS ATIVIDADES.PARTICIPAR DAS ATIVIDADES COM INTERESSE E SATISFAÇÃO DESPERTANDO O INTERESSE PELAS DESCOBERTAS FEITAS DURANTE AS ATIVIDADES.LER E ESCREVER PALAVRAS E FRASES. PRODUZIR E COMPREENDER TEXTOS.SABER DISTINGUIR UMA PALAVRA DE UMA SEQUÊNCIA DE LETRAS QUE NÃO FORMA UMA PALAVRARECONHECER O NOME DAS LETRAS E O VALOR SONORO DELAS. COMPREENDER QUE A ESCRITA NÃO CONSISTE NA TRANSPOSIÇÃO EXATA DA FALA.
Habilidades a serem adquiridas (português)Eixo: Pratica de leitura (1º trimestre)- IDENTIFICAR SEU NOME EM UMA RELAÇÃO DADA;- IDENTIFICAR NO ALFABETO AS LETRAS DO PRÓPRIO NOME;- ACOMPANHAR EM TEXTO IMPRESSO A LEITURA REALIZADA POR OUTREM;- LER HISTÓRIAS REPRESENTADAS POR DESENHOS;- REPRESENTAR PERSONAGENS DE HISTÓRIAS OUVIDAS;- ANTECIPAR A LEITURA UTILIZANDO-SE DE ESTRATÉGIA PRÓPRIA;- LER EM VOZ ALTA PALAVRAS CONHECIDAS.- IDENTIFICAR OS NOMES DOS COLEGAS E PROFESSOR (A) EM UMA RELAÇÃO DADA;- ANTECIPAR INFORMAÇÕES BASEANDO-SE NOS DESENHOS;- CORRESPONDER PALAVRAS CONHECIDAS ÀS FIGURAS;- CUMPRIR INSTRUÇÕES DE JOGOS OU BRINCADEIRAS POR OUTREM;- LER EM VOZ ALTA PEQUENOS TEXTOS CONHECIDOS.Eixo: Pratica de leitura (2º trimestre)- LOCALIZAR INFORMAÇÃO EXPLICITA EM UM PEQUENO TEXTO;- INFERIR SENTIDO DE UMA PALAVRA OU EXPRESSÃO COM BASE NO CONTEXTO;- IDENTIFICAR INÍCIO MEIO E FIM DE UMA HISTORIA OUVIDA;- RELACIONAR FATO DO TEXTO À VIDA REAL;- LER EM VOZ ALTA VERSOS DE POEMAS CONHECIDOS OU PEQUENOS TEXTOS.Eixo: Pratica de leitura (3º trimestre)- RECONSTRUIR A HISTÓRIA OUVIDA, POR MEIO DE DESENHOS;- ESCOLHER DENTRE ALTERNATIVAS, TITULO PARA HISTÓRIA OUVIDA OU LIDA;- ORDENAR PARTES DE UM PEQUENO TEXTO LIDO;- LER EM VOZ ALTA PEQUENOS TEXTOS, OBEDECENDO À PONTUAÇÃO. Pratica escrita e produção de texto (1º trimestre)- COMUNICAR-SE POR MEIO DE DESENHOS;- DIFERENCIAR LETRAS DE NÚMEROS OU SÍMBOLOS;- AGRUPAR NOMES QUE SE INICIA COM A MESMA LETRA;- AGRUPAR PALAVRAS CONSIDERANDO O MESMO NÚMERO DE LETRAS;- ESCREVER O PRÓPRIO NOME POR COMPLETO;- ESCREVER PALAVRAS DO CONTEXTO EM ESTUDO.Pratica escrita e produção de texto (2º trimestre)- ESCREVER NOMES DE DESENHOS;- ESCREVER LISTAS TEMÁTICAS;- COMPLETAR PALAVRAS, COM APOIO DE DESENHOS, CUJA LACUNA INICIAL CORRESPONDA A SILABA SIMPLES;- ESCREVER PALAVRAS COM BASE EM UMA LETRA OU SILABA DADA;- LOCALIZAR OS ESPAÇOS EM BRANCO ENTRE PALAVRAS, EM PEQUENAS FRASES DADAS;- ESCREVER PEQUENAS FRASES COM PALAVRAS CONHECIDAS OU DO CONTEXTO EM ESTUDO;- CLASSIFICAR NOMES DE PESSOAS OU OBJETOS, COM BASE NA LETRA INICIAL.Pratica escrita e produção de texto (3º trimestre)- COPIAR TEXTOS EM LETRA CURSIVA;- CLASSIFICAR NOMES DE PESSOAS E OBJETOS, COM BASE NA LETRA FINAL, COM BASE EM UMA REFERENCIA DADA;- SELECIONAR, DENTRE ALTERNATIVAS, PALAVRA QUE COMPLETA A FRASE;- ORDENAR QUADRINHOS DE HISTÓRIA OBEDECENDO A TEMPORALIDADE;- COMPLETAR PALAVRAS COM APOIO DE DESENHO, CUJA LACUNA FINAL SEJA FORMADA POR SILABA SIMPLES;- COMPLETAR PEQUENAS PALAVRAS CRUZADAS, COM BASE EM DESENHO E LETRA INICIAL;- ESCREVER PEQUENA FRASE COM BASE EM UMA FIGURA.- ESCREVER CONTROLANDO A SEGMENTAÇÃO DE LETRAS EM PALAVRAS;- COMPLETAR COM SUBSTANTIVO PEQUENA FRASE;- EMPREGAR PONTO FINAL EM FRASE ESCRITA;- EMPREGAR LETRAS MAIÚSCULAS  NA ESCRITA DE NOMES PRÓPRIOS  E NO INICIO DE FRASES;- ESCREVER PEQUENAS FRASES COM BASE EM GRAVURAS EM SEQUENCIA.Língua oral (1º trimestre)- RELATAR EXPERIÊNCIA DO COTIDIANO;- ESCUTAR ATENTAMENTE AS LEITURAS FEITAS PELO PROFESSOR (A);- REPRESENTAR A FALA DE PERSONAGENS DE HISTÓRIAS INFANTIS OU OUTRO.- OUVIR OS OUTROS COM ATENÇÃO;- ATENDER SOLICITAÇÕES DE MENSAGENS ORAIS;- COMENTAR AS HISTÓRIAS LIDAS OU OUVIDAS;- COOPERAR COM IDEIAS NOS TRABALHOS EM GRUPO OU COLETIVOS. Língua oral (2º trimestre)- DIALOGAR SOBRE TEMAS ALTERNANDO MOMENTOS DE ESCUTA E DE FALA;- RECONTAR HISTÓRIAS LIDAS OU OUVIDAS;- ELABORAR PERGUNTAS EM SITUAÇÃO DE INTERCAMBIO ORAL.Língua oral (3º trimestre)- Ouvir as explicações e opiniões dadas por outros, para ampliar a discussão.ORTOGRAFIA-SONS DO X, M/N ANTES DE P E B- GE- GI- GUE- GUI- R/RR-  S/SS- C/Ç- X/CH-M/N-J/G-L/U/O-E/I-CH-NH-LH-C/Ç-CA,CE,CI,CO,CU-QUA,QUE,QUI,GUE,GUI,GUA,GUO- G/J; GRAMATICASÍMBOLOSALFABETOLETRA DE FORMA E LETRA CURSIVA-ALFABETO: VOGAIS E CONSOANTES;-USO DA LETRA MAIÚSCULA E MINÚSCULA;-ORDEM ALFABÉTICA;-FRASE;SONS NASAIS-SONS PARECIDOS: B/P – T/D – F/V;-ENCONTROS VOCÁLICOS;-SILABA;-ACENTUAÇÃO GRÁFICA;PONTUAÇÃO;-SUBSTANTIVO PRÓPRIO E COMUM;-GÊNERO DO SUBSTANTIVO: MASCULINO E FEMININO (COMPANHEIRO E COMPANHEIRA);-NUMERO DO SUBSTANTIVO (PLURAL E SINGULAR);- GRAU DO SUBSTANTIVO (AUMENTATIVO E DIMINUTIVO);- ADJETIVO (QUALIDADES)METODOLOGIACONVERSA INFORMAL;DEBATES;PALESTRAS;DIALOGO;AULA EXPOSITIVA;TEXTOS DIVERSIFICADOS:MÚSICAS, POEMAS, PARLENDAS, ADIVINHAÇÃO, HISTORIAS, POESIAS, CANÇÕES, CANTIGAS, LENDAS, ACRÓSTICOS, BILHETES,CARTAS, TRAVA LÍNGUA, PIADAS, RÓTULOS, LISTA DE COMPRAS, RECEITAS, REVISTAS, ETC.LIVROS, REVISTAS, JORNAIS, DICIONÁRIOS, MUSICA,CONFECÇÃO DE: PAINÉIS, CARTAZ, LIVRINHOS, MURAIS, CONVITES, CARTÕES, CALENDÁRIO, DIÁRIO.LEITURA E INTERPRETAÇÃO;PESQUISAS EM LIVROS REVISTAS, SITES;FILMES- DVD’S E INTERNET;AULAS DE CAMPO:CINEMA, TEATRO, VIVÊNCIAS;DESAFIOS;CAÇA PALAVRAS;CRUZADINHAS;RIMAS;DESENHO E PINTURA;ENTREVISTAS;DINÂMICAS;PRODUÇÃO DE TEXTOS E DESENHOS;DESCRIÇÃO;JOGOS PEDAGÓGICOS;
MatemáticaObjetivos:ESTABELECER RELAÇÕES DE DIMENSÃO (TAMANHO, COMPRIMENTO, ALTURA, LARGURA E ESPESSURA) ENTRE DOIS OU MAIS ELEMENTOS POR MEIO DE COMPARAÇÃO.REPRESENTAR QUANTIDADES DE DIFERENTES MANEIRAS.ASSOCIAR UMA QUANTIDADE DE ELEMENTOS A SUA REPRESENTAÇÃO NUMÉRICA.RECONHECER O SÍMBOLO UTILIZADO PARA REPRESENTAR A ADIÇÃO.EFETUAR SUBTRAÇÃO COM NÚMEROS ATÉ NOVE.RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLEMA QUE ENVOLVE A IDEIA DE JUNTAR E RETIRAR COMO IDEIA DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO.RECONHECER O NÚMERO ZERO COMO AUSÊNCIA DE ELEMENTOS EM UM GRUPO.ASSOCIAR AS FORMAS GEOMÉTRICAS A OBJETOS UTILIZADOS NO DIA-A-DIA.COMPREENDER O SIGNIFICADO DE UNIDADE, DEZENA, E CENTENA.RECONHECER AS CÉDULAS E AS MOEDAS DO NOSSO SISTEMA MONETÁRIO.RECONHECER A IMPORTÂNCIA DA HORA COMO UNIDADE DE MEDIDA DE TEMPO NO DIA-A-DIA.IDENTIFICAR OS DIAS DA SEMANA NO CALENDÁRIO.RECONHECER ALGUNS INSTRUMENTOS DE MEDIDAS DE COMPRIMENTO, CAPACIDADE E MASSA.PERCEBER QUE UM INTEIRO PODE SER DIVIDIDO EM DUAS PARTES IGUAIS.
Habilidades a serem adquiridas (matemática)Eixo números e operações (1º trimestre)- CONTAR OBJETOS E REGISTRAR QUANTIDADES DE OBJETOS DE UMA COLEÇÃO  UTILIZANDO-SE DE ESTRATÉGIA PRÓPRIAS;- CONSTRUIR AGRUPAMENTOS DISTINTOS BASEANDO-SE EM UMA COLEÇÃO DE OBJETOS;- ESTABELECER RELAÇÃO UM A UM ENTRE DOIS AGRUPAMENTOS DE OBJETOS;- RECONHECER A MESMA QUANTIDADE DE OBJETOS INDEPENDENTEMENTE DA DISPOSIÇÃO EM QUE FORAM AGRUPADOS;- COMPARAR COLEÇÕES IDENTIFICANDO AQUELA COM MAIS ELEMENTOS QUE OUTRA;- LER NÚMEROS USADOS NA VIDA REAL: TELEFONES, PLACAS DE CARROS, NÚMERO DA CASA EM QUE MORA ETC.- REPRESENTAR, CONTAR, LER E REGISTRAR QUANTIDADES POR MEIO DE DESENHOS;- REPRESENTAR, CONTAR, LER E REGISTRAR OS NÚMEROS ATÉ 9;- CRIAR ESTRATÉGIAS PRÓPRIAS DE AGRUPAMENTO PARA FACILITAR A CONTAGEM;- SOMAR E SUBTRAIR OS TERMOS ATE 9, POR MEIO DE ESTRATÉGIAS PRÓPRIAS;- RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLEMA UTILIZANDO-SE DE ESTRATÉGIAS PRÓPRIAS.Eixo números e operações (2º trimestre)- REPRESENTAR, CONTAR, LER E REGISTRAR OS NÚMEROS ATE 20;- RECONHECER ANTECESSOR E SUCESSOR DE UM NUMERO ATE 19;- RELACIONAR UMA DEZENA A 10 UNIDADES;- COMPLETAR UMA SEQUENCIA NUMÉRICA ATE 20;- REPRESENTAR UM NÚMERO ATE 20, NO QUADRO VALOR DE LUGAR;- SOMAR E SUBTRAIR OS TERMOS ATE 20, POR MEIO DE ESTRATÉGIAS PRÓPRIAS OU POR  TÉCNICAS CONVENCIONAIS OU POR ESTRATÉGIAS PRÓPRIAS.Eixo números e operações (3º trimestre)- ESTIMAR QUANTIDADE DE ELEMENTOS EM UMA COLEÇÃO;- REPRESENTAR, CONTAR E LER OS NÚMEROS ATE 50;- ORGANIZAR, EM ESCALA ASCENDENTE E DESCENDENTE, NÚMEROS ATE 50;- CONTAR DE DOIS EM DOIS, A PARTIR DE UM NUMERO DADO, ATE 50;- REPRESENTAR UM NÚMERO ATE 50, NO QUADRO VALOR DE LUGAR;- SOMAR E SUBTRAIR OS TERMOS ATE 50, POR MEIO DE ESTRATÉGIAS PRÓPRIAS OU POR TÉCNICAS CONVENCIONAIS;- RESOLVER SITUAÇÕES- PROBLEMAS QUE ENVOLVAM ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO ATÉ 50, POR MEIO DE TÉCNICAS CONVENCIONAIS OU POR ESTRATÉGIAS PRÓPRIAS.Eixo espaço e forma (1º trimestre)- DISTINGUIR OBJETOS QUE ROLAM DOS QUE NÃO ROLAM;- IDENTIFICAR EM OBJETOS CONHECIDOS DA CRIANÇA OS QUE SE PARECEM COM DETERMINADO SÓLIDO GEOMÉTRICO;-LOCALIZAR OBJETO OU PESSOA AO LADO DE UMA REFERENCIA DADA;- LOCALIZAR OBJETO OU PESSOA ENTRE DUAS REFERENCIAS;- COMPARAR DUAS COLEÇÕES DE OBJETOS TRIDIMENSIONAIS DISTINTOS QUANTO ÀS FORMAS DE SEUS OBJETOS;Eixo espaço e forma (2º trimestre)- LOCALIZAR OBJETO OU PESSOA “A FRENTE DE” OU “ATRÁS DE” UMA REFERENCIA DADA.Eixo espaço e forma (3º trimestre)- REPRESENTAR O ITINERÁRIO DE LOCOMOÇÃO DE UM LUGAR A OUTRO.Grandezas e medidas (1º trimestre)- REGISTRAR SEUS DADOS PESSOAIS: DATA DE NASCIMENTO, ALTURA E PESO, NÚMERO DO CALÇADO, NÚMERO DA ROUPA ETC;- REPRESENTAR COM DESENHOS O DIA E A NOITE;- MANIFESTAR-SE A CERCA DE SUAS OBSERVAÇÕES QUANTO À COLOCAÇÃO DA MESMA QUANTIDADE DE LIQUIDO EM FRASCOS DE DIFERENTES FORMAS E TAMANHOS;- COMPARAR DOIS OBJETOS QUANTO AO TAMANHO E ESPESSURA.Grandezas e medidas (2º trimestre)-REGISTRAR A MEDIDA DE OBJETOS UTILIZANDO-SE DE ESTRATÉGIA PRÓPRIA PARA MEDIR;-REPRESENTAR COM DESENHOS SUAS ATIVIDADES DURANTE A MANHA TARDE E NOITE.-RELACIONAR UMA SEMANA A 7 DIAS E UM MÊS A 30 DIAS;- COMPARAR EM CALENDÁRIO A QUANTIDADE DE DIAS DOS MESES DO ANO;- NOMEAR OS DIAS DA SEMANA;- ASSINALAR DATAS SIGNIFICATIVAS EM CALENDÁRIO.Grandezas e medidas (3º trimestre)- LER HORAS EM RELÓGIOS DIGITAIS;- NOMEAR OS MESES DO ANO.Tratamento de informação (1º trimestre)-REGISTRAR INFORMAÇÕES OBTIDAS POR MEIO DE ESTRATÉGIAS PRÓPRIAS;- ORGANIZAR INFORMAÇÕES PESSOAIS, COMO NÚMEROS DE TELEFONES DATA DE NASCIMENTO, ALTURA, PESO, NÚMERO DO CALÇADO OU DA ROUPA QUE USA PLACAS DE CARROS CONHECIDOS LINHAS DE ÔNIBUS ETC.- LER INFORMAÇÕES CONTIDAS EM IMAGENS.Tratamento de informação (2º trimestre)- ORGANIZAR INFORMAÇÕES EM CALENDÁRIOS.Tratamento de informação (3º trimestre)-Descrever o caminho percorrido para chegar a sua conclusão nas atividades propostas.RELAÇAO DE CONTEUDOS MATEMÁTICA:NOÇÕES DE GRANDEZA E POSIÇÃONOÇÕES DE QUANTIDADE;NÚMEROS DE ZERO A NOVE;ADIÇÃO COM TOTAL ATÉ NOVE;SUBTRAÇÃO COM NÚMEROS ATÉ NOVE;O NUMERO ZERO;O NUMERO 10 (DEZ);ORDINAIS;FORMAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS E PLANAS;NÚMEROS DE ZERO A DEZENOVE;NÚMEROS ATÉ CEM;NOSSO DINHEIRO;GRANDEZAS E MEDIDAS;LOCALIZAÇÃO E CAMINHOS;IDEIA DE METADE;ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM NÚMEROS ATÉ 99;METODOLOGIAAULAS EXPOSITIVAS,BRINCADEIRAS,DINÂMICAS,JOGOS VARIADOS: BINGO DOMINÓS, ENCAIXE ETC.RECORTE E COLAGEM,FILMES,DESENHOS E PINTURAS,QUEBRA CABEÇA,DOBRADURAS,MUSICA,PESQUISA,USAR INSTRUMENTOS DE MEDIDAS;CONVENCIONAIS: RELÓGIO, METRO, QUILOGRAMA, LITRO, ETC.. NÃO CONVENCIONAIS: PASSOS, FITAS, PALMOS;TRABALHAR COM CÉDULAS E MOEDAS DO SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO.CiênciasObjetivos:RECONHECER O SER HUMANO COMO SER VIVO.IDENTIFICAR E NOMEAR AS DIFERENTES PARTES DO CORPO HUMANO.RECONHECER A IMPORTÂNCIA DOS SENTIDOS NA PERCEPÇÃO DAS COISAS DO AMBIENTE.IDENTIFICAR OS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS E SUAS RESPECTIVAS FUNÇÕES.ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE OS HÁBITOS DE HIGIENE E A BOA SAÚDE.RECONHECER A IMPORTÂNCIA DOS ALIMENTOS NA VIDA DO SER HUMANO.IDENTIFICAR A ORIGEM DOS PRINCIPAIS ALIMENTOS (VEGETAL, ANIMAL E MINERAL).RECONHECER QUE A BOA SAÚDE DEPENDE DE UMA BOA ALIMENTAÇÃO.DIFERENCIAR OS SERES VIVOS DOS SERES NÃO VIVOS.COMPREENDER QUE OS SERES VIVOS E O NÃO VIVO SÃO COMPONENTES DO AMBIENTE.RECONHECER OS ANIMAIS COMO SERES VIVOS.OBSERVAR QUE OS ANIMAIS VIVEM EM DIFERENTES AMBIENTES.ESTABELECER A DIFERENÇA ENTRE ANIMAIS VERTEBRADOS E INVERTEBRADOS.CLASSIFICAR OS ANIMAIS DE ACORDO COM SUAS CARACTERÍSTICAS.RECONHECER QUE A PLANTA É UM SER VIVO QUE NASCE, CRESCE, REPRODUZ E MORRE.IDENTIFICAR AS DIFERENTES PARTES DA PLANTA E SUAS RESPECTIVAS FUNÇÕES.OBSERVAR O PROCESSO DE PLANTIO E DESENVOLVIMENTO DE UMA PLANTA ATRAVÉS DE SEMENTES OU MUDAS.RELACIONAR OS DIAS E AS NOITES AO MOVIMENTO DE ROTAÇÃO DA TERRA.IDENTIFICAR AS ESTAÇÕES DO ANO.REFLETIR SOBRE A RESPONSABILIDADE DE CADA UM NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.IDENTIFICAR A SUPERFÍCIE TERRESTRE COMO A PARTE DA TERRA ONDE VIVEMOS.RECONHECER QUE A ÁGUA COBRE A MAIOR PARTE DA SUPERFÍCIE TERRESTRE.RECONHECER A NECESSIDADE DE TRATAMENTO E PRESERVAÇÃO DA ÁGUA E CONCLUIR QUE A MESMA É INDISPENSÁVEL A TODOS OS SERES VIVOS.RELACIONAR O VENTO AO MOVIMENTO DO AR E RECONHECER ALGUMAS DE SUAS UTILIDADES.
CIENCIAS RELAÇÃO CONTEÚDOSCORPO HUMANO:PARTES DO CORPO HUMANO;ÓRGÃOS DOS SENTIDOS:VISÃO, AUDIÇÃO, TATO, PALADAR E OLFATO;HIGIENE;ALIMENTAÇÃO;SERES VIVOS E SERES NÃO VIVOS;CARACTERÍSTICAS DOS ANIMAIS;ANIMAIS VERTEBRADOS E INVERTEBRADOS;ANIMAIS SELVAGENS E DOMÉSTICOS;ANIMAIS TERRESTRE, AQUÁTICOS E VOADORES.PLANTAS;CICLO DE VIDA DAS PLANTAS;PARTES DAS PLANTAS;O CÉU E A TERRA:DIA E NOITE;ESTAÇÕES DO ANO;MEIO AMBIENTE;O SOLO;A ÁGUA;O AR;METODOLOGIACONVERSAS E DEBATES;OBSERVAÇÕES;EXPERIMENTAÇÕES;PESQUISAS;PALESTRAS;DIALOGO;AULAS EXPOSITIVAS;AULAS DE CAMPO;TEXTOS DIVERSIFICADOS: MÚSICAS, POEMAS, ADIVINHAÇÕES, HISTORIA, POESIAS, CANÇÕES, CANTIGAS, LENDAS, ACRÓSTICOS, ETC.RECORTE E COLAGEM;CONFECÇÕES DE: PAINÉIS, CARTAZES, LIVRINHOS, MURAIS, ETC.CAÇA PALAVRAS,CRUZADINHAS;DESENHO E PINTURA;DINÂMICAS, ETC.Historia Geografia e CulturaObjetivos:IDENTIFICAR-SE ATRAVÉS DE NOME COMPLETO, IDADE, SEXO E FILIAÇÃO.IDENTIFICAR OS MEMBROS QUE COMPÕE A FAMÍLIA E RECONHECER AS DIFERENÇAS DE CADA UM.RECONHECER QUE TODOS PRECISAM DE ABRIGO.IDENTIFICAR DIFERENTES TIPOS DE MORADIA E OS MATERIAIS EMPREGADOS EM SUA CONSTRUÇÃO.SENSIBILIZAR O ALUNO PARA OS PROBLEMAS DAS PESSOAS QUE NÃO CONSEGUEM TER UMA CASA PARA MORAR E POR ISSO MORAM NA RUA.DISTINGUIR AS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA E SUAS FUNÇÕES.RECONHECER OS DIREITOS E DEVERES DO ALUNO.RECONHECER QUE A COMUNICAÇÃO PODE SER FEITA DE VARIAS MANEIRAS.IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS MEIOS DE TRANSPORTES RECONHECENDO, SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES.RELACIONAR OS SINAIS DE TRANSITO A SEGURANÇA DE PEDESTRES E MOTORISTAS.IDENTIFICAR O BAIRRO COMO UMA COMUNIDADE RECONHECENDO OS ELEMENTOS QUE O COMPÕEM.DISTINGUIR A PAISAGEM NATURAL DA PAISAGEM MODIFICADA PELO HOMEM E CONCLUIR QUE O HOMEM SÓ DEVE MODIFICÁ-LA PARA MELHORAR SUAS CONDIÇÕES DE VIDA.IDENTIFICAR AS FESTAS COMEMORADAS EM FAMÍLIA E RECONHECER DATAS FESTEJADAS NA ESCOLACONHECER A DIVERSIDADE DO PATRIMÔNIO ETINO CULTURAL TENDO ATITUDE DE RESPEITO PARA COM PESSOAS E GRUPOS QUE A COMPÕEM.EXIGIR RESPEITO PARA SI, DENUNCIANDO QUALQUER ATITUDE DE DISCRIMINAÇÃO QUE SOFRA, OU QUALQUER VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DE CRIANÇA E CIDADÃO.PARTICIPAR DE BRINCADEIRAS E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS COMO MOMENTO DE CELEBRAÇÃO SOCIAL, COMUNITÁRIA E FAMILIAR.EXPLORAR ASPECTOS REGIONAIS DO FOLCLORE PARA QUE OS ALUNOS CONSTRUAM E APRIMOREM CONHECIMENTOS ACERCA DAS CARACTERÍSTICAS, ORIGEM E AÇÃO DE CADA PERSONAGEM.HISTÓRIA, GEOGRAFIA E CULTURA (RELAÇÃO DE CONTEÚDOS)A CRIANÇA E SUA HISTORIA (NOME, SOBRENOME, ENDEREÇO, NATURALIDADE, NACIONALIDADE, DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO, ETC.)A FAMÍLIAFORMAÇÃO DA FAMÍLIA, TRABALHO E LAZER;A MORADIA:CÔMODOS, CONSTRUÇÃO, MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO, RUA, DIVISÃO DA CASA, ETC.A ESCOLA E SUA HISTORIA:CONSTRUÇÃO, DEPENDÊNCIA, SALA DE AULA, PROFISSIONAIS ETC.PROFISSÕESMEIOS DE COMUNICAÇÃOMEIOS DE TRANSPORTE;TRANSITOO BAIRRO:  VIZINHOS, RUA, TIPOS DE MORADIA, COMÉRCIO, INDÚSTRIA, ARTESANATO, HABITANTES, SAÚDE, EDUCAÇÃO, ECONOMIA, RELIGIÃO, ASSOCIAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO,Nº DE HABITANTES, ETC.PAISAGEM DO BAIRRO.DATAS COMEMORATIVAS.PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO;INFLUENCIA DA CULTURA INDÍGENA E AFRO-BRASILEIRA;LITERATURA INFANTIL E JOGOS DE PALAVRAS COMO: PARLENDAS, TRAVA-LINGUAS, ACRÓSTICOS, LENGALENGA, TROVAS, CANTIGAS, ACALANTOS ETC.PONTOS TURÍSTICOS DO NOSSO MUNICÍPIO;LENDAS (IARA, MULA SEM CABEÇA, LOBISOMEM, CURUPIRA, SACI PERERÊ, CAIPORA ETC.);FIGURAS FOLCLÓRICAS DO NOSSO MUNICÍPIO;FESTAS POPULARES;ASPECTOS SÓCIOS ECONÔMICOS DO MUNICÍPIO;ARTESANATOAPELIDOS E COSTUMES;RELIGIÕES;COMIDAS TÍPICASRITMO, DANÇAS E FESTAS POPULARES;METODOLOGIACONVERSA E DEBATES;OBSERVAÇÕES E PESQUISAS;CONFECÇÃO DE MAPAS: DA RUA, DO BAIRRO ETC...ÁRVORE GENEALÓGICA;ENTREVISTAS, PALESTRAS, DIÁLOGOS ETC.AULAS EXPOSITIVAS;AULAS DE CAMPO;TEXTOS DIVERSIFICADOS COMO: MÚSICA, POEMAS, HISTÓRIAS, POESIAS, LENDAS, ACRÓSTICOS, MUSICAS, CANTIGA DE RODA, ETC..RECORTE E COLAGEM, DESENHO E PINTURA;CONFECÇÃO DE PAINÉIS, CARTAZES, MURAIS ETC.DINÂMICAS;LEITURA ORAL E ESCRITA
AVALIAÇAO:                O conhecimento é uma construção humana gradual que se realiza por processos de assimilação e de acomodação. Disso resulta que uma mesma informação não é assimilada da mesma forma por todos. Cada aluno trabalha, retrabalha, elabora e reelabora informações recebidas de forma progressiva.                Desse modo, a avaliação do rendimento escolar é valorizar os progressos, os avanços e as conquistas do aluno em termos de aprendizagem, a partir de objetivos estabelecidos pelo professor em seu plano de curso.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICASParâmetros curriculares nacionais: Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. -3ª.ed.- Brasília.A escola é nossa: língua portuguesa, letramento e alfabetização linguística; 1º ano; ensino fundamental/ Marcia Paganini cavéquia. – 2. Ed. – São Paulo: Scipione, 2008. – (Coleção a escola é nossa)Santos Fábio Vieira dos A escola é nossa: matemática: alfabetização matemática: 1º ano: ensino fundamental / Fábio Vieira dos Santos, Jackson da Silva Ribeiro, Karina Alessandra Pessoa. – 1. Ed. – São Paulo: Scipione, 2008. –  (Coleção a escola é nossa)Carrilho, Jane Emirene Dias.Alfabetizando e Construindo/ Jane Emirene Dias Carrilho e Neire de Souza Araujo. Belo Horizonte,  MG: Editora FAPI, 2007 .Ferreira Monica1001 maneiras de alfabetizar/ Monica Ferreira. São Paulo: Meca, 2010.Letramento divertido / Graça Boquet, Graça Batituci. – Belo Horizonte: Editora FAPI, 2007.Documento Orientador do Ciclo Inicial de Aprendizagem, PMV, 2012.
 ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário