"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Histórias rimadas

Projeto histórias Rimadas
Justificativa

Em primeiro lugar, ouvir histórias lidas por um adulto é, sem dúvida, um momento prazeroso para as crianças, Nas instituições de educação infantil, essa situação deveria se repetir com freqüência, porque vincula as crianças a conhecimentos e comportamentos importantes para a sua formação leitora e escritora. As crianças percebem e valorizam o fato de alguém reservar, periodicamente, um tempo especial para se dedicar completamente a elas, sobre a medida da literatura. E sentem prazer em acompanhar a narração de um acontecimento e procuram na própria linguagem, pistas para melhor compreender cada evento. Aprendem a confiar na palavra, medida que descobrem indícios que lhes permitem realizar antecipações e levantar hipóteses sobre o acontecimento narrado. Experimentam, enfim, o poder das palavras intencionalmente ordenadas para comunicar algo.Por isso, muitas instituições já incluíram em suas rotinas a leitura diária de uma história, pois sabem que, naquela hora, outra realidade se instaura: a voz do professor adquire outro ritmo e entonação, as palavras pronunciadas de um jeito especial passeiam no imaginário de cada ouvinte e as ilustrações guardadas nas páginas dos livros revelam detalhes nunca imaginados. As histórias rimadas conservam a propriedade de se manter vivas na memória das crianças porque contém elementos reiterativos que intensificam o que se quer comunicar.
Objetivos:
 Dar sentido ao texto e o tempo abreviado ajuda a guardá-lo por inteiro na memória. Isso quer dizer que, nas histórias rimadas, a criação de significados está, normalmente, apoiada na sonoridade das palavras e o fato de o texto ser curto, com vocabulário especialmente escolhido, colabora para a memorização e a incorporação de seu sentido por parte das crianças.
Objetivos específicos
Brincar com a sonoridade das palavras;
 Construir imagens durante a leitura;
 Perceber certa linearidade (inicio, meio e fim);
Perceber as características das histórias rimadas;
 Relacionar o texto às ilustrações;
Fazer relação com outros livros e histórias conhecidas;
 Apropriar-se da seqüência da narrativa;
 

Recuperar o texto de memória com apoio da ilustração;
Colocar em jogo estratégias de leitura para antecipar e verificar o que está escrito;
 Ampliar e apropriar-se de estratégias de leitura;
 Observar a grafia das palavras e constatar que nomes iguais se escrevem sempre do mesmo jeito;
 Aprender sobre as características das palavras rimadas;
 Identificar rimas;
 Ampliar o vocabulário;
 Pensar sobre as características das rimas e sobre como se escreve;
 Criar palavras que rimem considerando sua sonoridade e grafia;
 Experimentar ler com mais autonomia;

Cronograma das atividades: 02-05 a 31-05 de 2013
Língua oral e escrita:


1) Conhecer a história e Brincar com as ilustrações:

2) Ordenar as ilustrações;

3) Ler os nomes dos personagens;
4) Observar a estrutura da história;
5) Observar e localizar palavras que rimam no texto;
6) Fazer uma lista de palavras rimadas;
7) Trocar palavras que rimam na história;
8) Ler partes da história

 Conhecer o livro pêssego, pêra, ameixa no pomar; chamando atenção para os personagens e a ilustração. Depois, conversar com as crianças buscando identificar semelhanças e diferenças entre a história lida e outras conhecidas. Por fim convidar o grupo a desvendar o segredo proposto pelo livro;


 Entregar cartelas com ilustrações do a história Pêssego, pêra e ameixa no pomar, pedindo que as crianças as organizem na ordem da narrativa, como está no livro;

 Retomar com as crianças o nome dos personagens da história e escrever na lousa. Lê o nome de todos e conversar sobre como se escreve. Entregar tiras com o nome de alguns deles. Por fim, pedir que elas coloquem as tiras ao lado das ilustrações e identifiquem as que estiveram sem par.

 Escrever na lousa as quatro primeiras linhas da história Pêssego, pêra e ameixa no pomar e pedir que as crianças identifiquem as palavras que se repetem. Depois separa as crianças em grupos e lhes entrega tiras com as linhas da história, pedindo que as ordenem segundo a seqüência em que aparecem e colocando os nomes dos personagens um embaixo do outro. O que as palavras que rimam têm de parecido. Para isso, ele escreve na lousa as frases da história e pede que as crianças identifiquem as semelhanças na escrita das palavras que rimam;
 Conversar com as crianças sobre as características rimadas da história Pêssego, pêra ameixa no pomar e sobre
 Retomar com as crianças as palavras rimadas do livro Pêssego, pêra, ameixa no pomar e propor que elas digam outras palavras que rimem com aquelas para elaborar uma lista. Depois propor que, em duplas, façam uma lista de palavras rimadas.
 Escrever o texto da história na lousa e pedir para as crianças lerem com ele, identificando as palavras que rimam. Depois propor que troquem os nomes dos personagens para outros que rimem com as palavras do texto.
 Convidar as crianças para ler os trechos do livro Pêssego, pêra ameixa no pomar, fazendo desse momento uma leitura compartilhada.

Fotos desenvolvidas atividades do projeto histórias rimadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário