MARIANE ELLEN DA SILVA, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Priscila Gervásio Teixeira
Estrutura Curricular
MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINO | COMPONENTE CURRICULAR | TEMA |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Conhecer as características das formigas;
- Descobrir a importância das formigas para o meio ambiente;
- Confeccionar trabalhos artísticos e artesanais sobre o tema formigas;
- Assistir filme sobre o tema, interpretando-o;
- Fazer dobraduras;
- Ouvir histórias infantis sobre formigas.
- Perceber o modo de organização das formigas;
- Construir um formigueiro;
- Explorar a linguagem da fábula;
- Trabalhar com texto de instrução;
- Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – Cinco (5) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral. Os alunos também precisam ter desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do laptop Classmate como: navegar com o programa Mozilla Firefox e utilizar os programas: Tux Paint, KolouPaint e Webcam.
Estratégias e recursos da aula
1ª Atividade:
Professor, as formigas são conhecidas pelas sociedades complexas nas quais a maioria delas vivem, por isso, são consideradas insetos sociais. São muitas vezes mencionadas como símbolo de paciência, perseverança e esforço, porque muitas espécies parecem exercer atividade incansável, como por exemplo, armazenam grande volume de comida.
A partir dessas informações proponha a contação de uma fábula que se chama “A cigarra e a formiga”. Essa história também está disponível no sítio: http://www.clickriomafra.com.br/canais/crianca/fab_cigarra.gif
Se preferir, solicite que os alunos acessem a internet a partir do programa Mozila Firefox (Área de Trabalho > Navegador de Internet) do laptop Classmate e digitem o sítio acima, para acompanharem a leitura.
Logo após a contação, converse com os alunos sobre o que eles acharam da história. As fábulas sempre trazem uma lição de moral, nosso papel enquanto professores mediadores não é aplicar essas lições, mas trabalhar com elas formulando algumas questões que podem auxiliar na compreensão das mesmas.
- O que acharam do final da história?
- Concordam?
- Por quê?
- Se vocês fossem dar um final diferente qual seria? Por quê?
Solicite que os alunos façam um desenho em uma folha branca de papel representando a história e em seguida proponha uma dobradura de uma folha de árvore para os alunos anexarem ao desenho, acessando o sítio abaixo:
A pintura digital oferece vários recursos, como: imagens prontas, linhas, formas, carimbos, dentre outros, para os alunos desenvolverem a criatividade.
Fonte: Acervo da autora
- Outra opção seria apresentar filmes para a turma, que abordam as temáticas: companherismo e trabalho. Logo em seguida, estimule-os a fazerem desenhos e as dobraduras representando os filmes.
- Vida de Inseto 1 e 2;
- Lucas, um intruso no formigueiro.
2ª Atividade:
Professor, nesse momento, proponha um trabalho sobre as características das formigas.
Explique que como são insetos, seu corpo é dividido em 3 partes: cabeça, tórax e abdome, possuem 1 par de antenas, 3 pares de pernas ligadas ao tórax, mandíbula e olhos.
- Entregue uma folha de papel para cada aluno fazer a montagem do corpo da formiga. Ele deverá recortar e colar.
Fonte: Acervo da autora
3ª atividade:
Professor, outra etapa importante para a compreensão das formigas é o ciclo de vida delas. Para uma formiga chegar à forma adulta, passa pelos seguintes estágios sucessivos: ovo, larva, pupa, adulto. Explique para a turma cada uma delas:
- OVO – Os ovos são pequenos e geralmente alongados.
- LARVA – Depois da eclosão dos ovos, a próxima fase de desenvolvimento é a larva. Nas formigas existem 4 fases de larva. Elas possuem cabeça e peças bucais que as tornam capazes de se alimentar.
- PUPA – Depois de alimentada, a larva sofre mudança e passa à fase de pupa. Nesta fase se inicia a caracterização da forma adulta (com as patas, antenas e órgãos), encerrada dentro de um casulo. A pupa permanece imóvel e não se alimenta.
- ADULTO - Depois de algumas modificações o adulto emerge da pupa e já vai trabalhar.
A seguir, proponha a seguinte atividade:
1 - Observe os desenhos abaixo e os relacione-os às respectivas etapas de desenvolvimento da formiga:
Fonte: Acervo da autora
Em seguida, explique que as formigas são divididas em 3 tipos:
- Formigas rainhas - Possuem asas e são responsáveis pela reprodução. Após o voo nupcial elas perdem as asas antes de colocar os ovos na terra.
- Formigas machos - Possuem asas e vivem algumas semanas com o intuito de acasalar. Após o acasalamento (voo nupcial) elas morrem.
- Formigas fêmeas estéreis - São as formigas operárias, que se dividem em obreiras e soldados. As obreiras cuidam dos ovos, das larvas, das pupas, cortam folhas, cuidam da alimentação e as soldados vigiam o formigueiro e quando a rainha sai do formigueiro elas escoltam a rainha.
Convide os alunos que conhecem algum tipo das formigas referidas acima, para falarem o que sabem sobre as mesmas.
Fonte: Acervo da autora
Exponha os desenhos no mural da sala de aula ou cole no caderno.
4ª Atividade:
Professor, as formigas podem viver por toda parte, nas ruas, nos jardins, aparelhos eletrônicos, azulejos e nos formigueiros. Existem formigueiros nas árvores, nos troncos e na terra, neste são formados túneis ou galerias que são buracos onde as formigas se movimentam debaixo da terra. O formigueiro é totalmente organizado: tem a galeria dos ovos e larvas, das pupas, da rainha e até do lixo.
Providencie uma imagem de um formigueiro e apresente para a turma ou se preferir, utilize o laptop Classmate com os alunos, acessando a internet a partir do programa Mozilla Firefox (Área de Trabalho > Navegador de Internet ). Em seguida, digite o endereço:
Professor, existe um material , no qual os alunos poderão obter várias informações sobre as formigas. Leve os alunos ao Laboratório de Informática ou oriente-os para utilizarem o laptop Classmate e acessarem na internet no programa Mozilla Firefox (Área de Trabalho > Navegador de Internet ) os sítios a seguir:
O Brasil é o bicho: Saiba mais sobre as formigas
O Mundo Secreto das Formigas - Parte 1,2,3,4 e 5
http://www.youtube.com/watch?v=nxj3aYZqscA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=JKVZvNOun40&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=PW0bdaJe4DM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=cu3E5yO2Wq0&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=DZqFvx5FZfc&feature=related
Professor, providencie uma folha de papel branco para os alunos construírem um formigueiro a partir de todos os conhecimentos adquiridos sobre as formigas. Relembre-os que os formigueiros são diferentes entre si, dessa forma, existem formigueiros mais complexos (com muitas galerias) e formigueiros simples.
Professor, solicite que os alunos registrem a atividade no caderno de Ciências e pergunte se gostaram de realizar esse trabalho e peça para justificarem a resposta.
5ª Atividade:
Professor, construa um formigueiro com os alunos. Para tanto, precisa seguir algumas orientações e instruções para dar tudo certo. Diga aos alunos da turma que vão trabalhar com texto instrucional para aprenderem a construir o formigueiro.
Veja:
Precisamos de:
- Um vidro médio sem tampa;
- Um rolo de papel higiênico;
- Terra;
- Tecido e barbante.
Para construir o formigueiro siga essas instruções:
1- Coloque o tubo de papelão dentro do vidro. A ponta do tubo não pode ficar de fora.
2- Coloque a terra em volta do tubo, até encher o vidro.
3- Use um papel ou folha para atrair as formigas. Depois coloque-as dentro do vidro.
4- Amarre o tecido na boca do vidro com um pedaço de barbante.
5- Cubra o vidro com um saco por um dia e uma noite.
6- As formigas deverão construir os primeiros túneis.
7- Coloque pedacinhos de verduras ou frutas uma vez por semana.
8- Não se esqueça de colocar umas gotinhas de água.
Alunas do 2º ano "A" da Escola de Educação Básica da UFU construindo o formigueiro.
Fonte: Acervo da autora
Aluna do 2º ano "A" da Escola de Educação Básica da UFU com o seu formigueiro.
Fonte: Acervo da autora
Para fotografar utilize a Câmera do laptop ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam, oriente os alunos a tirarem uma foto de cada vez e em momentos diversos: na hora de jogar a argola, na hora em que estiver falando as palavras, dentre outros.
Se preferir, registre em forma de vídeo. (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o botão vermelho.
Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).
ATENÇÃO: o laptop deverá ficar em um lugar seguro e sem sujeira, pois não pode ter contato com a terra, uma vez que poderá estragar. Nesse sentido, é preciso ter um pouco de prudência ao registrar esse momento.
Recursos Complementares
Avaliação
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá destacar por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades da turma com relação ao entendimento sobre a anatomia dos insetos e o uso dos programas de laptop. Verifique se os objetivos estabelecidos foram alcançados e principalmente, se os alunos entenderam as características das formigas, o ciclo de desenvolvimento, os tipos de formigas e se compreenderam a estrutura do formigueiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário