"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 19 de agosto de 2013


Prova de Matemática - 5º Ano - Porcentagem/Juros/Multa/Perímetro/Medidas de comprimento


1-Faça a correspondência:
1- Desconto                        (  ) É um acréscimo sobre uma dívida que não foi paga no prazo estipulado.
2- Multa                              (  ) é a porcentagem que se ganha sobre vendas efetuadas.
3- Juros                               (  ) é uma redução de preço.
4- Comissão                        (  ) porcentagem adicionada ao valor cobrado a prazo.

A( )3-1-2-4-
B( )2-4-1-3
C( )2-4-3-1

2- Fábio comprou uma TV com 20% de desconto. Houve lucro ou prejuízo para Fábio?
A( )Prejuízo
B( )Lucro
C( )Nenhum dos dois

3-Em uma lagoa havia 400 patos. No final de semana 30% desses patos foram transferidos para outra lagoa. Calcule quantos patos foram transferidos.
A( )140 patos                                                    Cálculo
B( )12 patos
C( )120 patos


4-Transforme os números decimais em porcentagem:
0,35 0,48 0,13


A( )350% - 480% - 130%
B( )35% - 48% - 13%
C( )3,5% - 4,8% - 1,3%

5-Escreva como se lê:

15% 85% 23%

A( )quinze por cento – oitenta e cinco por cento – vinte e três por cento
B( )quinze avos - oitenta e cinco avos – vinte e três avos
C( )quinze por sento – oitenta e cinco por sento – vinte e três por sento

6-Transforme frações decimais em porcentagem:
 29     17        49
100   100      100

A(   )0,20% - 0,17% - 0,49%
B(   )20,0% - 17,0% - 49,0%
C(   )20% - 17% - 49%

7-Em uma cesta havia 360 limas.Dessas 5% estragaram. Quantas limas estavam estragadas?
A(  )180 limas Cálculo
B(  )1,8 limas
C(  )18 limas

8-O metro(m) é a unidade fundamental de medida de comprimento. Quais são os múltiplos do metro?
A( )Kilômetro – hectômetro - decâmetro
B( )termômetro - hectômetro - decâmetro
C( )hectômetro – decâmetro – mililitro


9-Transforme 6.000 cm para m:


A( )0,6 m
B( )60 m
C( )6000 m

10-Perímetro é a soma dos lados de determinada figura geométrica. Determine o perímetro da figura abaixo:


A( )34 m
B( )3.400 m
C( )340 m


Boas Festas!

Prova de Ciências 5º Ano - Doenças/Tipos de doenças/ vacinas



1-O que são doenças contagiosas?
A(    )São aquelas que passam de pai para filho.
B(    )São aquelas que passam através do abraço.
C(    )Podem ser transmitidas pela água, alimentos ou de uma pessoa para outra.

2-As proteínas que identificam e atacam os agentes infecciosos, são chamados de:
A(    )anticorpos
B(    )infecção
C(    )bactericida

3-O que é o sistema imunológico?
A(    )É um tipo de doença contagiosa.
B(    )É um sistema bastante complexo de proteção contra doenças infecciosas.
C(    )É um sistema que causa doenças nos rins.

4-Observe a imagem ao lado (barbeiro) e responda:
A(    )O barbeiro é o agente causador da doença de chagas
B(    )O gafanhoto é o agente causador da doença de chagas
C(    ) A vespa é o agente causador da doença de chagas

5-São doenças não-contagiosas:
A(    )dor de cabeça, dor de estômago e diabete.
B(    )tuberculose, gripe e rubéola.
C(    )rubéola, gripe e catapora.

6-São doenças causadas por bactérias:
A(    )Sarampo, gripe e resfriado.
B(    )Gripe, tosse e verminose.
C(    )Tétano, tuberculose e cólera.

7-Quais são os principais agentes causadores de doenças?
A(    )Anticorpos, proteínas e lipídios.
B(    )Vírus, bactérias e protozoários.
C(    )Vírus, vermes e anticorpos.

8-O bacilo de Koch é o agente causador:
A(    )da tuberculose          
B(    )da verminose               
C(    )do tétano

9-Para evitar algumas doenças é necessário tomar vacinas. Faça a correspondência:
1-BCG                                (     )contra a paralisia infantil (poliomielite)
2-Tríplice                          (     )contra a gripe tipo A
3-Sabin                             (     )contra a tuberculose
4-H1N1                             (     )contra a difteria, coqueluche e tétano
A(    )2-1-4-3-
B(    )3-4-1-2-
C(    )3-4-2-1-
10-Marque as doença que são consideradas sem cura:
A(    )gripe e diabete
B(    )Câncer e resfriado
C(    )AIDS e diabete






Gabarito=  1-C   2-A   3-B   4-A   5-A   6-C    7-B    8-A    9-B   10-C
CONTEÚDO: 2º REINADO - LEIS ABOLICIONISTAS - ABOLIÇÃO -IMIGRANTES


1-O Segundo Reinado iniciou-se com a declaração de maioridade de Dom Pedro II, realizada no dia 23 de julho de 1840, Foi o governo mais longo da história do Brasil. Quanto tempo durou o segundo reinado?
A(    )40 anos
B(    )50 anos
C(    )60 anos

2- Os primeiros anos do Segundo Reinado foram marcados por alguns movimentos da disputa
política envolvendo liberais e conservadores dentre eles:

A(    )Revolta liberal (SP) e Revolução Praieira (PE)
B(    )Revolta liberal(SP) e Cabanagem(PA)
C(    )Revolução Praieira (PE)Guerra do Iraque

3-No processo de pacificação do país , destacou-se a ação de:
A(    )Luís Alves de Lima e Silva(Duque  de Caxias)
B(    )Luís Inácio Lula da Silva ( Lula)
C(    )Conde Monte Cristo

4-Qual o principal fator econômico do segundo reinado?
A(    )O pau brasil
B(    )A cana-de-açúcar
C(    )A lavoura cafeeira.

5- Observe a imagem, o que ela representa?
A(    )Uma apresentação de teatro sobre capoeira
B(    )Uma roda de samba.
C(    )Negros eram trazidos amontoados em porões de navios negreiros.

6-Por causa dos maltratos muitos negros fugiam e se escondiam nas matas formando:
A(    )Senzalas
B(    )Quilombos
C(    )Rodas de samba

7-Dentre os abolicionistas- pessoas que lutaram para libertar os escravos- podemos citar:
A(    )Castro Alves, Joaquim Silvério, e Antonio Raposo Tavares
B(    )Castro Alves, Luis Inácio e Fernando Collor
C(    )Castro Alves, José do Patrocínio e Joaquim Nabuco.

8-Faça a correspondência:
I- Lei Eusébio de Queiroz
II-Lei do Ventre Livre
III-Lei dos sexagenários
IV-Lei Áurea
(    )Libertava escravos co mais 65 anos.
(    )Libertou todos os negros da escravidão.
(    )Proibiu o tráfico negreiro
(    )Libertava todos os filhos de escravos
A(    )III-IV-I-II
B(    )III-II-I-IV
C(    )II-I-IV-III

9-Sobre os imigrantes é correto afirmar que:
A(    )Eram pessoas marginalizadas, que invadiram o Brasil para fugir de seus países.
B(    )Eram pessoas que lutavam contra o governo e suas leis autoritárias.
C(    )Eram pessoas que vieram de outros países para o Brasil, e substituíram o trabalho dos escravos negros nas lavouras.




10- Depois de 1888, quando a escravidão foi abolida, a imigração italiana se converteu em uma grande fonte de mão-de-obra no Brasil. Os italianos começaram a expandir-se por Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. A maioria absoluta teve como destino inicial o campo e o trabalho agrícola. Muitos imigrantes italianos, após trabalhar anos colhendo café, conseguiram juntar dinheiro suficiente para comprar suas próprias terras e tornaram-se fazendeiros, outros partiram para os grandes centros urbanos (como São Paulo), pois as condições de trabalho no campo eram péssimas. Dentre as inúmeras contribuições italianas à cultura brasileira podemos citar:
A(    )Vatapá, caruru, mingau de aveia e o hábito de comer amendoim.
B(    )pizza, vatapá, caruru e o hábito de comer carne seca.
C(    ) pizzas, spagueti e o hábito de comer panetone no natal




GABARITO: 1-B,   2-A,   3-A ,   4-C,   5-C,   6-B,   7-C,   8-A,   9-C,   10-C


Pequenos Textos para alfabetização

A FOCA FILOMENA
 
FILOMENA É UMA FOCA DE CIRCO.
FABIANO É O DOMADOR DA FOCA.
CADA VEZ QUE ELA FICA COM A BOLA NO NARIZ, FABIANO LHE DÁ UM PEIXE.
A MENINADA VÊ FILOMENA COM A BOLA E PEDE “BIS”.
ELA REPETE O QUE FEZ, DÁ UMA REBOLADA E SAI COM UM PEIXE NA BOCA TODA FELIZ!
DEPOIS ELA VAI DESCANSAR, PARA MAIS TARDE FAZER OUTRO ESPETÁCULO.

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O RATINHO QUI QUI
 
HAVIA UM RATINHO QUE SE CHAMAVA QUI  QUI.
COMEU TODO O QUEIJINHO QUE ESTAVA BEM AQUI.
ARMEI A RATOEIRA
PARA PEGAR O TRAIDOR.
MAS PEGOU O MEU DEDINHO
POXA VIDA
___ AI QUE DOR !
  


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Atividade de Leitura e escrita do nome

O nome próprio é um modelo estável de escrita. O trabalho com nomes informa as crianças sobre as
letras, a quantidade, a posição e a ordem delas; permite o contato com diferentes sílabas e diferentes
tamanhos de palavras, além de favorecer a aquisição da base alfabética.
Objetivo
. Registrar e reconhecer o próprio nome e dos/as colegas. Reconhecer o uso funcional do texto.
Desafios colocados aos alfabetizandos/as
. Tentar ler antes de saber ler convencionalmente.
. Estabelecer correspondência entre partes do oral e partes do escrito, ajustando o que sabem de cor
à escrita convencional.
. Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde.
Sugestões de atividades
. Jogos: bingo, dominó, caça-nomes, cruzadinha, quebra-cabeça, forca e lacunado com os nomes
dos/as alfabetizandos/as.
. Montar nomes com alfabeto móvel.
. Caixa de palavra-texto (nomes dos alunos) para realização de leituras diárias.
. Lista dos nomes dos/as alfabetizandos/as, dos/as professores/as ou funcionários/as da escola.
. Classificar nomes dos/as alfabetizandos/as de acordo com: número de letra, de sílaba.
. Identificar letras do próprio nome em embalagens e rótulos.
. Criação de novos nomes a partir das primeiras sílabas de um e das últimas de outro, por exemplo:
ROBERTO – ROMÁRIO; PAULA – LARISSA.
. Procurar nomes escondidos dentro de outros nomes, por exemplo. LUCÉLIA = LU + CÉLIA;
JULIANA = JULIA + ANA.
. Transformação de nomes: nomes femininos em masculinos ou vice-versa – ANGELA =
ANGELO; nomes em seus diminuitivos ou aumentativos – PAULO = PAULINHO = PAULÃO;
nomes em plural – CLARA = CLARAS

Fonte : SMEC


A participação da família na alfabetização das crianças

1- Proporcione situações para leitura e escrita, usando textos e livros mais simples, curtos e de fácil entendimento, que tal visitar bibliotecas e livrarias exercite com as crianças a escolha de títulos, descubra suas preferências literárias;

2-Estimule a escrita de textos pela própria criança, confeccionar listas de supermercado, bilhetes, agendas, diários, entre outros;

3-Envie para a professora dificuldades que foram percebidas em casa;

4- Envie para a escola, os textos que você tenha trabalhado com a criança, de forma que ela possa socializar com os colegas e professor;

5- Reveze a leitura com seu filho, leia uma página, trecho de textos ou frases e ele outra;

6- Encontre tempo e disponibilidade para acompanhar as atividades escolares da criança;

7-Os horários para leitura devem ser muito bem planejados a criança precisa de um tempo para descansar e brincar;

8-O local do estudo precisa ser agradável e receptível, nada de barulho (televisão, vídeo game, computador);

9- Papai e mamãe demonstrem interesse e paciência pelas atividades do seu filho, veja e comente o que ele escreveu, ouça o que esta lendo;

10- As sugestões de leitura enviadas pela professora são importantes, leia sempre;

11- Incentive e elogio cada conquista, cada etapa vencida, seu filho merece;

12-Caso surja alguma dúvida, não tenha receio, peça ajuda a professora ou a escola, o importante é participar e desfrutar deste momento com seu filho.

Identificar o nível de Alfabetização

PRÉ-SILÁBICA




*Grafismo Primitivo

Predomínio de rabiscos e pseudo-letras. A utilização de grafias convencionais é um intento para a criança.

Desenvolvem procedimentos para diferenciar escritas. (garatujas)

*Escrita sem controle de quantidade

A criança escreve ocupando toda a largura da folha ou do espaço destinado a escrita.

A R M S MO H A O R U I L N M (brigadeiro)

A M T O X A M H N TS K H U I (pipoca)

M H O T I P E R T C L P M N B O (suco)

A T R O C D G P E S IP U T D F F (bis)

*Escrita Unigráfica

A criança utiliza somente uma letra para representar a palavra.

A (brigadeiro)

L (pipoca)

F (suco)

C (bis)

*Escrita Fixa

A mesma série de letras numa mesma ordem serve para diferenciar nomes.

Predomínio de grafias convencionais.

A L N I (brigadeiro)

A L N I (pipoca)

A L N I (suco)

A L N I (bis)

*Quantidade variável

Repertório Fixo/Parcial

Algumas letras aparecem na mesma ordem e lugar, outras letras de forma diferente. Varia a quantidade de letras para cada palavra.

S A M T (brigadeiro)

A M T (pipoca)

A M T S A (suco)

S A T (bis)

*Quantidade constante

Repertório variável

Quantidade constante para todas as escritas. Porém, usa-se o recurso da diferenciação qualitativa: as letras mudam ou muda a ordem das letras.

HRUM (brigadeiro)

ASGK (pipoca)

ONBJ (suco)

CFTV (bis)

*Quantidade variável

Repertório variado

Expressam máxima diferenciação controlada para diferenciar uma escrita de outra.

R A M Q N (brigadeiro)

A B E A M F (pipoca)

G E P F A (suco)

O S D L (bis)

*Quantidade e repertório variáveis

Presença de valor sonoro início e/ou fim

Variedade na quantidade e no repertório de letras. A criança preocupa-se em utilizar letras que correspondem ao som inicial e/ou final.

I M S A B R O (brigadeiro)

I B R N S A (pipoca)

U R M T O (suco)

I N B O X I X (bis)



SILÁBICA



*Sem valor sonoro: a criança escreve uma letra para representar a sílaba sem se preocupar com o valor sonoro correspondente

R O M T (brigadeiro)

B U D (pipoca)

A S (suco)

R (bis)

*Iniciando uma correspondência sonora: a criança escreve uma letra para cada sílaba e começa a utilizar letras que correspondem ao som da sílaba.

I T M O (brigadeiro)

P Q A (pipoca)

R O (suco)

G I (bis)

*Com valor sonoro: a criança escreve uma letra para cada sílaba, utilizando letras que correspondem ao som da sílaba; às vezes usa só vogais e outras vezes consoantes e vogais.

I A E O – B H D O (brigadeiro)

I O A – P O K (pipoca)

U O – S C (suco)

I S – B I (bis)

*Silábico em conflito ou hipótese falsa necessária: momento de conflito cognitivo relacionado à quantidade mínima de letras (BIS/ISIS) e a contradição entre a interpretação silábica e as escritas alfabéticas que têm sempre mais letras. Acrescenta letras e dá a impressão que regrediu para o pré- silábico.

B H D U L E (brigadeiro)

I O K E C (pipoca)

U O K U (suco)

I S I S (bis)



SILÁBICA - ALFABÉTICA



A criança, ora escreve uma letra para representar a sílaba, ora escreve a sílaba completa. Dificuldade é mais visível nas sílabas complexas.

B I H D R O (brigadeiro)

P I P O K (pipoca)

S U K O (suco)

B I Z (bis)



ALFABÉTICA





A criança já compreende o sistema de escrita faltando apenas apropriar-se das convenções ortográficas; principalmente nas sílabas complexas..

BRIGADEIRO

PIPOCA

SUCO

BIS





Essas informações são parâmetros que ajudam a compreender as hipóteses das crianças sobre o sistema de escrita e assim poder planejar e intervir intencionalmente para que avancem.

As crianças são complexas e muitas vezes não se encaixam nas “gavetinhas”, é preciso investigar, usando diferentes estratégias para conhecê-las.


PROJETO DIA DOS PAIS - PEÇA TEATRAL 2 - PROCURA-SE UM PAI

A criançada está procurando um pai...


Peça em 1 ato.


Personagens: Narrador, 4 crianças, vendedor, 6 pais

Narrador: Atenção, Senhoras e Senhores. O que vocês vão assistir agora é uma ficção. Qualquer semelhança terá sido mera coincidência!

Entram as crianças, conversando preocupadamente.

CRIANÇA 01: Calma! Nós vamos encontrar. Vamos ver... Onde a gente pode começar a procurar? Ah! Tive um a ideia. Vamos até o shopping.

CRIANÇA 02: É mesmo dizem que lá vendem de tudo. Pode ser que venda pai também!

As crianças saem de cena. Quando o narrador começar a falar elas entram novamente em cena.

NARRADOR : As crianças correm para o shopping. Andam de um lado para o outro, olhando em todas as lojas, mas não encontram nada. Quando estão quase desistindo, uma das crianças vê uma placa grande e bonita. Que surpresa para eles! A placa dizia... "Temos todos os tipos de pais".

As duas crianças se aproximam para ler a placa, quando chega o vendedor.

Vendedor Pois não? Posso ajudar vocês?

CRIANÇA 01: Acho que sim.

VENDEDOR: O que vocês estão procurando?

CRIANÇA 02: Nós estamos querendo um pai.

CRIANÇA 01: E o cartaz diz que aqui tem todo tipo de pai.

CRIANÇA 02: É isso mesmo, "a gente" quer um pai para cuidar de nós! Você tem algum aí?

VENDEDOR: Um, não. Vários. Vocês vieram ao lugar certo. Aqui nós temos todos tipos de pais. Eu vou chamar um por um, aí vocês escolhem!

Entra o Pai Esportista - vestido com roupa de ginástica, saltitando e fazendo polichinelos.

VENDEDOR: Fiquem a vontade.....

As crianças espantadas se aproximam para conversar

CRIANÇA 03: O senhor quer ser o nosso pai?

Pai esportista (Toma as mãos das crianças e move para cima e para baixo com ritmo e começa a fazer ginástica).: Venham pra cá e façam como eu. Vocês estão fora de forma.

CRIANÇA 04: O senhor ainda não respondeu quer ser o nosso pai?

PAI ESPORTISTA: Claro! Vocês estão mesmo precisando de ginástica. Vocês treinarão duro para ter um corpo de atleta como o meu e comerão somente o necessário. Nada de comer doces, salgadinhos, refrigerantes...

CRIANÇA 03: Mas fora tudo isso aí que o senhor falou, o que mais o senhor pode nos dar?

PAI ESPORTISTA: Bem deixe-me pensar... Mais nada! Vocês serão atletas... querem mais?

Pai sai saltitando

CRIANÇA 04: Ih, esse pai esportista não daria certo nunca! Imagina só até sermos atletas estaríamos um palito!

CRIANÇA 02: O jeito é continuar procurando... Não podemos desanimar!

Entra o pai desleixado, mal vestido, barba por fazer, andar desligado, olhando pros lados.

CRIANÇA 01: O senhor quer ser nosso pai?

PAI DESLEIXADO: Vou pensar... Pode ser! Vai ser manero; mais já vou falar logo vocês podem comer besteiras, não precisam escovar os dentes, não precisam ir pra escola e muito menos para a igreja.

CRIANÇA 03: Esse aí tem um parafuso a menos.

CRIANÇA 04: É... Está realmente difícil!

O pai desleixado fica num canto.

Entra Papai Noel, carregando uma sacola pesada, rindo "ho,ho, hó" e badalando um sino.

CRIANÇA 01: Este aqui parece ser legal!

CRIANÇA 02: E o senhor quer ser o nosso pai?

PAI NOEL: Quero sim, nós vamos nos divertir muito. Tenho sempre muitos presentes para vocês, mas eu só apareço no fim do ano e vocês terão que ficar sozinhos.

As crianças balançam a cabeça e fazem cara de desânimo. Papai Noel pega o pai desleixado pelo braço e os dois saem de cena.

Entra o Pai espião, roupa preta, olhando por cima do ombro para ver se não está sendo seguido

CRIANÇA 01: Você quer ser o nosso pai?

CRIANÇA 02: Só se o senhor quiser! (olhando em volta para ver o que o pai está procurando).

PAI ESPIÃO: Vocês que sabem... Minha vida é uma grande aventura, vocês não terão um dia como o outro, terão que estar sempre fugindo sem descanso. Vocês escolhem.

CRIANÇA 03: Acho melhor não... Mas muito obrigado!

Sai o pai espião, e entra o pai desconfiado - braços cruzados e não olha ninguém no olho.

CRIANÇA 04: E o senhor quer ser o nosso pai?

PAI DESCONFIADO: Sei não, vocês estão me parecendo encrenca! Acho melhor vocês procurarem outro pai. (e sai de cena)

As crianças sentam no chão de cabeça baixa, desanimadas

CRIANÇA 01: Nós não vamos encontrar...

Entra o vendedor

VENDEDOR: O que foi com vocês? Estão tristes?

CRIANÇA 02: É, você acha que está fácil? Mas, não está não!

VENDEDOR: Ainda não acabou; só tenho mais um. Quem sabe?

O vendedor vai chamar o último pai e as crianças olham ficam olhando.

Entra o pai cristão, roupas normais, com sorriso franco, se abaixa para falar com as crianças e as olha no olho.

CRIANÇA 03: Será? E o senhor, quer ser o nosso pai?

PAI CRISTÃO: Claro que sim! Sempre cabe mais um no coração de um pai cristão. O que eu aprendi de Deus, ensinarei a vocês: que a salvação está em Cristo Jesus e a comunhão com os irmãos! Teremos momentos difíceis e também momentos bons; mas, seremos felizes.

(O pai dá as mãos às crianças e se coloca em postura de oração)

PAI CRISTÃO: Direi como o rei Salomão:"Dize à sabedoria: tu és a minha irmã e à prudência chama tua parenta". Rogo a Deus que me faça sábio e prudente para poder dar sólida educação cristã a meus filhos. Amém.

(De mãos dadas saem as crianças - sorrindo satisfeitas - com o pai)

PAPÉIS:

CRIANÇA 1___________________________________

CRIANÇA 2 ____________________________________

CRIANÇA 3 ____________________________________

CRIANÇA 4 ____________________________________

NARRADOR _____________________________________

VENDEDOR _____________________________________

PAI ESPORTISTA ________________________________

PAI DESLEIXADO________________________________

PAI NOEL_______________________________________

PAI ESPIÃO ____________________________________

PAI DESCONFIADO______________________________

PAI CRISTÃO___________________________________


PROJETO DIA DOS PAIS - PEÇA TEATRAL -

Um convite à reflexão, no qual são expostas diversas "versões" de pais.

Pai insensato

Pai liberal

Pai Ausente

Pai ditador

Pai murmurador





1º ATO

Pai insensato

João era um pai insensato. Pensava somente em si mesmo, e não ligava para o que os filhos ou sua esposa pensavam. E suas atitudes eram agressivas, pois ele não pensava nas conseqüências.

Cena 1

Todos esperam na mesa a chegada de João (Dois filhos e a esposa).

João entra em cena...

JOÃO- Cadê a comida que num tá na mesa?! Mas será possível? Eu quase me mato de trabalhar e chego pra descansar, e não tem nada pra comer?! Que raiva!!

ESPOSA- Calma João, por favor... num grita, eu já vou buscar a comida, é que dexei pra isquentar no forno, até ocê chegar. Pera aí, já vô pegar!

A esposa de João sai de cena, e João se aproxima dos filhos...

JOÃO- O que é isso?! Moleque porco! Num lavo as mão antes de sentar na mesa num foi? Vá já lavar essas mão, antes que eu te dê um “surra“ bem dada! E você! (apontando p/ menina), que roupas indecentes são essas? Ah! mais eu vô te dar uma surra!!...

João começa a bater na menina, quando sua esposa entra aos prantos..

ESPOSA- (Grita) Não, Não!! João! Não! Ela ta vestindo assim é pra uma peça na escola, é só pra vê se dá nela!!...

JOÃO- Mais agora cê vai levar um cinturada, pra aprender que quem manda aqui sou eu...

João começa a bater em sua esposa e em seus filhos.

João é preso por agressão física e verbal. Sua esposa foge com seus filhos para a cidade de seus pais.

2º ato

Pai liberal

Ser um pai liberal também gera algumas conseqüências. Seu Carlos era um pai liberal. Fazia todas as vontades de seus filhos sem prestar atenção no que estava fazendo, sem medir conseqüências.

Cena 2

Três jovens estão na sala de estar se divertindo ouvindo um som.

Pedrinho anfitrião, traz algumas bebidas...quando sua mãe chega em casa.

MÃE- Pedrinho! O que está acontecendo aqui? Que bagunça é essa? Seu irresponsável...

Não acredito! você está bebendo? Quem deixou vocês fazerem isso?Meus Deus!...

PEDRO- Calma mãe relaxa. Que caretice é essa?...

AMIGO DE PEDRO- E ó coroa! Foi o pai dele quem liberou! Ta ligado?

Pedro, não pense que vai ficar por isso.

MÃE- Mas que desaforo!! Saiam daqui!! AGORA! E eu quero ter uma conversinha com você

Os amigos de Pedrinho saem e Seu Carlos entra em cena...

MÃE- Carlos eu estava mesmo esperando por você! Como pôde deixar seu filho se afogar na bebida? Ele agora está andando com gente de má fama. E vai saber o que mais ele está metido! Você não está me ouvindo? Estou falando com você!

CARLOS- Calma, você está fazendo tempestade em copo d’água. Eu só deixei ele se divertir um poucos com os amigos. O que é que tem de mal nisso. Não ligue pra isso eles sabem se cuidar...

MÃE- Anota o que eu tô te dizendo, isso ainda vai sobrar nós e não vou te ajudar.

A mãe sai de cena, e sua filha mais velha entra em cena...

FILHA- Pai, Pai!!

CARLOS- O que foi minha filha?

FILHA- Sabe pai, eu conheci uma garota e se tornamos muito amigas. Só que ela... é... tipo assim, rica, e gosta muito de comprar roupas, acessórios. Ela me chamou pra sair, pra fazermos umas comprinhas, mas eu tô sem grana. O que eu faço? Será.. que o senhor não pode... me arrumar um dinheirinho, pra eu comprar umas besteirinhas com minha colega?Hein?...

CARLOS- Quanto você quer?

FILHA- Hum... eu não sei direito... mas me empresta seu cartão de crédito e eu vejo quanto vou gastar. É pouquinho.

CARLOS- Veja lá o que você vai fazer? Eu tô devendo um monte de faturas do cartão e este só tem um pouquinho de crédito.Viu?

FILHA- Pode deixar!! E... pai! O você acha desta roupa? Eu tô bonita?

CARLOS- Você não acha que é um tanto curta?

FILHA- Ah! Pai! Deixa de caretice, todo mundo ta usando assim agora, virou moda.

CARLOS- Tá certo minha filha, tá ótimo! Pode ir.

FILHA- Valeu pai! Você é o melhor pai do mundo! (Beija o pai e sai de cena).

Todos saem de cena

Depois de um tempo Pedro, filho de Carlos, se tornou viciado em bebida alcoólica, e teve que ser internado em uma casa de tratamento. Sua filha, mais tarde, se tornou uma compradora compulsiva e quase foi presa por tentar roubar roupas de uma loja, com sua amiga.

3º ato

Pai Ausente

Não dar atenção aos filhos, trazem conseqüências dolorosas. Ser um pai ausente, é não ligar para os filhos, não se importar com as notas de seu filho na escola, nem se orgulhar do primeiro “Eu te amo”, que ele escreveu no Dia dos Pais, ou sequer lembrar de seu aniversário. Jorge, era um pai ausente.

Cena 3

Fernandinho entra na sala correndo com o boletim na mão.

Estavam a esposa sentada fazendo tricô, e Jorge trabalhando no computador... Quando

FERNANDO- Mãe! Veja as minhas notas aqui no boletim. Eu tirei 10 em matemática.

MÃE- Que bom meu filho. Você é muito inteligente, estou orgulhosa de você. Mostre para o seu pai ele vai gostar de ver.

FERNANDO- Pai, Pai! Vem ver minhas notas! Eu tirei 10 em...

JORGE- (Interrompendo) Ah! Que bom meu filho. Agora vá brincar, vai e não me atrapalhe que estou fazendo uma coisa importante, sai, sai.

FERNANDO- (Triste) Puxa! Papai não liga pra mim.

MÃE- É claro que liga pra você, só que anda muito ocupado ultimamente. Vá brincar com seus coleginhas.

Mais tarde... Fernando volta com uma bola na mão, e seu pai termina o trabalho.

JORGE- Hum! Ainda bem que terminei este trabalho... Ufa!

FERNANDO- Papai, me ensina a jogar bola!

JORGE- Agora não meu filho, eu vou tomar banho, vá pedir pra sua mãe!

Todos saem

Mais tarde Fernando, filho do casal, revoltado, foge de casa e é levado para um reformatório. Ele não se conforma pela ausência do pai, e faz de tudo para chamar sua atenção.

4º ato

Pai ditador

Mandar um filho fazer alguma coisa, é impor respeito do filho ao pai. Mas quando há exagero por parte do pai, isso se torna uma obrigação ao filho.Marcos era um pai ditador.

Marcos sentado lendo o jornal, filho estudando, quando sua esposa entra...

ESPOSA- Marcos, veja! O que você acha dessa roupa?

MARCOS- Está linda. Mas aonde pensa que vai?

ESPOSA- Eu vou sair com minhas amigas, Por que? Não posso?

MARCOS- Não pode, por que tem que cuidar da casa, pois vou sair. E ai, de você não estar aqui quando eu chegar. Junior! Vá buscar meu casaco!

JUNIOR- Pera aí, pai! Eu tô estudando!

MARCOS- O que? Você vai me desobedecer?

JUNIOR- Não pai! Eu já vou!

MARCOS- (apontando p/ esposa) O que você está olhando? Quem manda aqui sou eu!

Junior volta com um casaco nas mãos

MARCOS- Mas o que é isso, Junior? Você não serve pra nada mesmo, hein? Não é este casaco, é o preto!! Vá já buscar antes que te dê uma lição!!

Todos saem

Devido a severidade de Marcos, Junior ficou com um grande complexo de inferioridade , isso piorou depois de sua mãe se separar de Marcos. Junior teve que consultar um terapeuta.

5º ato

Pai murmurador

Roberto vivia reclamando da vida. Reclamava de tudo, reclamava do trabalho, dos filhos que iam mal na escola, da comida que sua esposa fazia. Sem notar, isso influenciava os atos de seus filhos. Roberto era um pai murmurador.

Estavam a esposa e o filho na sala quando o Roberto entra...

ROBERTO- Que trabalho chato! Meu Deus! Me ajude! Cadê o almoço?

ESPOSA- Um momento, meu amor, eu coloquei para esquentar.

ROBERTO- E você meu filho, como está lá na escola?

FILHO- Ah! Tá ruim demais! Eu não consigo ler o que a professora escreve no quadro, e daí não entendo nada. Acho que preciso usar óculos.

ROBERTO- Óculos? Vocês só saber me dar gastos, só dinheiro, dinheiro! Eu não sou rico não!! É óculos pra cá, dinheiro pra feira, dinheiro pra isso, dinheiro pra aquilo! Chega!!

FILHO- Desculpe, pai.

ESPOSA- A comida tá na mesa!!

Todos se sentam para almoçar...

ROBERTO- Hum! Essa comida não está com um cheiro muito bom!, E eu acho que é o feijão. Você não fez uma saladinha?

ESPOSA- Não, e é melhor você comer o que tem.

ROBERTO- Puxa! Que vida essa minha! Eu trabalho, sustento vocês, e vocês não fazem nada pra agradar seu pai?

Roberto sai de cena

FILHO- O que é que ele tem, mãe?

ESPOSA- Deve ser “estress”, meu filho.

Todos saem

A tristeza tomou conta daquela família. O filho de Roberto, não vai bem na escola, Roberto não consegue administrar bem suas finanças e não consegue uma doméstica para ajudar sua esposa em casa, e tudo começa a dar errado.

Uma família com cristo

Apesar da maioria dos exemplos de pais existentes, não serem os melhores, apresento-lhes uma família exemplo, uma família com cristo. Marta é uma mãe e esposa essencial, não discute com seu marido Lucas e está sempre buscando e adorando a Deus. Lucas, também é um pai, especial. Zeloso com seus filhos, sempre alegre, e louvando ao senhor.

Efésios 6:1 “Vossos filhos sedes obedientes aos vossos pais no senhor, pois isto é justo. Honra teu pai e tua mãe que é mandamento com promessa, para que te vá bem e viva muito tempo sobre a terra.”

Devemos lembrar e amar aquele que nos ama como filhos, e nos quer como irmãos. Devemos lembrar do Pai dos Pais, do pai de todos nós. O senhor Deus.

PROJETO DIA DOS PAIS - PEÇA TEATRAL -

Um convite à reflexão, no qual são expostas diversas "versões" de pais.

Pai insensato

Pai liberal

Pai Ausente

Pai ditador

Pai murmurador





1º ATO

Pai insensato

João era um pai insensato. Pensava somente em si mesmo, e não ligava para o que os filhos ou sua esposa pensavam. E suas atitudes eram agressivas, pois ele não pensava nas conseqüências.

Cena 1

Todos esperam na mesa a chegada de João (Dois filhos e a esposa).

João entra em cena...

JOÃO- Cadê a comida que num tá na mesa?! Mas será possível? Eu quase me mato de trabalhar e chego pra descansar, e não tem nada pra comer?! Que raiva!!

ESPOSA- Calma João, por favor... num grita, eu já vou buscar a comida, é que dexei pra isquentar no forno, até ocê chegar. Pera aí, já vô pegar!

A esposa de João sai de cena, e João se aproxima dos filhos...

JOÃO- O que é isso?! Moleque porco! Num lavo as mão antes de sentar na mesa num foi? Vá já lavar essas mão, antes que eu te dê um “surra“ bem dada! E você! (apontando p/ menina), que roupas indecentes são essas? Ah! mais eu vô te dar uma surra!!...

João começa a bater na menina, quando sua esposa entra aos prantos..

ESPOSA- (Grita) Não, Não!! João! Não! Ela ta vestindo assim é pra uma peça na escola, é só pra vê se dá nela!!...

JOÃO- Mais agora cê vai levar um cinturada, pra aprender que quem manda aqui sou eu...

João começa a bater em sua esposa e em seus filhos.

João é preso por agressão física e verbal. Sua esposa foge com seus filhos para a cidade de seus pais.

2º ato

Pai liberal

Ser um pai liberal também gera algumas conseqüências. Seu Carlos era um pai liberal. Fazia todas as vontades de seus filhos sem prestar atenção no que estava fazendo, sem medir conseqüências.

Cena 2

Três jovens estão na sala de estar se divertindo ouvindo um som.

Pedrinho anfitrião, traz algumas bebidas...quando sua mãe chega em casa.

MÃE- Pedrinho! O que está acontecendo aqui? Que bagunça é essa? Seu irresponsável...

Não acredito! você está bebendo? Quem deixou vocês fazerem isso?Meus Deus!...

PEDRO- Calma mãe relaxa. Que caretice é essa?...

AMIGO DE PEDRO- E ó coroa! Foi o pai dele quem liberou! Ta ligado?

Pedro, não pense que vai ficar por isso.

MÃE- Mas que desaforo!! Saiam daqui!! AGORA! E eu quero ter uma conversinha com você

Os amigos de Pedrinho saem e Seu Carlos entra em cena...

MÃE- Carlos eu estava mesmo esperando por você! Como pôde deixar seu filho se afogar na bebida? Ele agora está andando com gente de má fama. E vai saber o que mais ele está metido! Você não está me ouvindo? Estou falando com você!

CARLOS- Calma, você está fazendo tempestade em copo d’água. Eu só deixei ele se divertir um poucos com os amigos. O que é que tem de mal nisso. Não ligue pra isso eles sabem se cuidar...

MÃE- Anota o que eu tô te dizendo, isso ainda vai sobrar nós e não vou te ajudar.

A mãe sai de cena, e sua filha mais velha entra em cena...

FILHA- Pai, Pai!!

CARLOS- O que foi minha filha?

FILHA- Sabe pai, eu conheci uma garota e se tornamos muito amigas. Só que ela... é... tipo assim, rica, e gosta muito de comprar roupas, acessórios. Ela me chamou pra sair, pra fazermos umas comprinhas, mas eu tô sem grana. O que eu faço? Será.. que o senhor não pode... me arrumar um dinheirinho, pra eu comprar umas besteirinhas com minha colega?Hein?...

CARLOS- Quanto você quer?

FILHA- Hum... eu não sei direito... mas me empresta seu cartão de crédito e eu vejo quanto vou gastar. É pouquinho.

CARLOS- Veja lá o que você vai fazer? Eu tô devendo um monte de faturas do cartão e este só tem um pouquinho de crédito.Viu?

FILHA- Pode deixar!! E... pai! O você acha desta roupa? Eu tô bonita?

CARLOS- Você não acha que é um tanto curta?

FILHA- Ah! Pai! Deixa de caretice, todo mundo ta usando assim agora, virou moda.

CARLOS- Tá certo minha filha, tá ótimo! Pode ir.

FILHA- Valeu pai! Você é o melhor pai do mundo! (Beija o pai e sai de cena).

Todos saem de cena

Depois de um tempo Pedro, filho de Carlos, se tornou viciado em bebida alcoólica, e teve que ser internado em uma casa de tratamento. Sua filha, mais tarde, se tornou uma compradora compulsiva e quase foi presa por tentar roubar roupas de uma loja, com sua amiga.

3º ato

Pai Ausente

Não dar atenção aos filhos, trazem conseqüências dolorosas. Ser um pai ausente, é não ligar para os filhos, não se importar com as notas de seu filho na escola, nem se orgulhar do primeiro “Eu te amo”, que ele escreveu no Dia dos Pais, ou sequer lembrar de seu aniversário. Jorge, era um pai ausente.

Cena 3

Fernandinho entra na sala correndo com o boletim na mão.

Estavam a esposa sentada fazendo tricô, e Jorge trabalhando no computador... Quando

FERNANDO- Mãe! Veja as minhas notas aqui no boletim. Eu tirei 10 em matemática.

MÃE- Que bom meu filho. Você é muito inteligente, estou orgulhosa de você. Mostre para o seu pai ele vai gostar de ver.

FERNANDO- Pai, Pai! Vem ver minhas notas! Eu tirei 10 em...

JORGE- (Interrompendo) Ah! Que bom meu filho. Agora vá brincar, vai e não me atrapalhe que estou fazendo uma coisa importante, sai, sai.

FERNANDO- (Triste) Puxa! Papai não liga pra mim.

MÃE- É claro que liga pra você, só que anda muito ocupado ultimamente. Vá brincar com seus coleginhas.

Mais tarde... Fernando volta com uma bola na mão, e seu pai termina o trabalho.

JORGE- Hum! Ainda bem que terminei este trabalho... Ufa!

FERNANDO- Papai, me ensina a jogar bola!

JORGE- Agora não meu filho, eu vou tomar banho, vá pedir pra sua mãe!

Todos saem

Mais tarde Fernando, filho do casal, revoltado, foge de casa e é levado para um reformatório. Ele não se conforma pela ausência do pai, e faz de tudo para chamar sua atenção.

4º ato

Pai ditador

Mandar um filho fazer alguma coisa, é impor respeito do filho ao pai. Mas quando há exagero por parte do pai, isso se torna uma obrigação ao filho.Marcos era um pai ditador.

Marcos sentado lendo o jornal, filho estudando, quando sua esposa entra...

ESPOSA- Marcos, veja! O que você acha dessa roupa?

MARCOS- Está linda. Mas aonde pensa que vai?

ESPOSA- Eu vou sair com minhas amigas, Por que? Não posso?

MARCOS- Não pode, por que tem que cuidar da casa, pois vou sair. E ai, de você não estar aqui quando eu chegar. Junior! Vá buscar meu casaco!

JUNIOR- Pera aí, pai! Eu tô estudando!

MARCOS- O que? Você vai me desobedecer?

JUNIOR- Não pai! Eu já vou!

MARCOS- (apontando p/ esposa) O que você está olhando? Quem manda aqui sou eu!

Junior volta com um casaco nas mãos

MARCOS- Mas o que é isso, Junior? Você não serve pra nada mesmo, hein? Não é este casaco, é o preto!! Vá já buscar antes que te dê uma lição!!

Todos saem

Devido a severidade de Marcos, Junior ficou com um grande complexo de inferioridade , isso piorou depois de sua mãe se separar de Marcos. Junior teve que consultar um terapeuta.

5º ato

Pai murmurador

Roberto vivia reclamando da vida. Reclamava de tudo, reclamava do trabalho, dos filhos que iam mal na escola, da comida que sua esposa fazia. Sem notar, isso influenciava os atos de seus filhos. Roberto era um pai murmurador.

Estavam a esposa e o filho na sala quando o Roberto entra...

ROBERTO- Que trabalho chato! Meu Deus! Me ajude! Cadê o almoço?

ESPOSA- Um momento, meu amor, eu coloquei para esquentar.

ROBERTO- E você meu filho, como está lá na escola?

FILHO- Ah! Tá ruim demais! Eu não consigo ler o que a professora escreve no quadro, e daí não entendo nada. Acho que preciso usar óculos.

ROBERTO- Óculos? Vocês só saber me dar gastos, só dinheiro, dinheiro! Eu não sou rico não!! É óculos pra cá, dinheiro pra feira, dinheiro pra isso, dinheiro pra aquilo! Chega!!

FILHO- Desculpe, pai.

ESPOSA- A comida tá na mesa!!

Todos se sentam para almoçar...

ROBERTO- Hum! Essa comida não está com um cheiro muito bom!, E eu acho que é o feijão. Você não fez uma saladinha?

ESPOSA- Não, e é melhor você comer o que tem.

ROBERTO- Puxa! Que vida essa minha! Eu trabalho, sustento vocês, e vocês não fazem nada pra agradar seu pai?

Roberto sai de cena

FILHO- O que é que ele tem, mãe?

ESPOSA- Deve ser “estress”, meu filho.

Todos saem

A tristeza tomou conta daquela família. O filho de Roberto, não vai bem na escola, Roberto não consegue administrar bem suas finanças e não consegue uma doméstica para ajudar sua esposa em casa, e tudo começa a dar errado.

Uma família com cristo

Apesar da maioria dos exemplos de pais existentes, não serem os melhores, apresento-lhes uma família exemplo, uma família com cristo. Marta é uma mãe e esposa essencial, não discute com seu marido Lucas e está sempre buscando e adorando a Deus. Lucas, também é um pai, especial. Zeloso com seus filhos, sempre alegre, e louvando ao senhor.

Efésios 6:1 “Vossos filhos sedes obedientes aos vossos pais no senhor, pois isto é justo. Honra teu pai e tua mãe que é mandamento com promessa, para que te vá bem e viva muito tempo sobre a terra.”

Devemos lembrar e amar aquele que nos ama como filhos, e nos quer como irmãos. Devemos lembrar do Pai dos Pais, do pai de todos nós. O senhor Deus.


TEATRO CRISTÃO

A MÃE ESQUECIDA - PEÇA TEATRAL PARA O DIA DAS MÃES


Pequena esquete pra homenagear as mães.


É uma brincadeira com a indiferença dos filhos, contrastada com a ansiedade da mãe.

(A mãe fica no palco, os personagens entram e saem do palco, no final todos voltam)

MÃE – Oba! Hoje é o dia das mães! Vou ganhar 8 presentes, Pois tenho 8 filhos. Ai vem o 1º.

JOGADOR DE FUTEBOL – Oi mãe?

MÃE – Oi filho. O que é que você vai me dar hoje?

JOGADOR DE FUTEBOL – Te dar? Ah é! Toma ai! (Entrega a camisa suja pra ela lavar) O jogo foi no barro, foi mau... Tchau.

MÃE – Ele esqueceu do dia das mães. Será possível? Ai vem mais um. Oi filho?

PATRICINHA – Oi mãe.

MÃE – Tem alguma coisa pra me dizer filha?

PATRICINHA – Tenho, me dá 5 reais?

MÃE – Eu não tenho.

PATRICINHA – Tem sim.

MÃE – Não tenho.

PATRICINHA – Tem sim. Me dá se não eu choro.

MÃE – Não.

PATRICINHA – (chora)

MÃE – Ta bom.

PATRICINHA – Brigado. Tchau.

MÃE – Mais uma que esqueceu do dia das mães.

FERNANDA – Mamãe o Oscar me bateu.

OSCAR – Mentira mamãe. Foi a Fernanda quem me Bateu.

FERNANDA – Ele me chamou de burra.

OSCAR – E ela me chamou de asno.

FERNANDA – Mentira dele.

OSCAR – Por falar nisso o que é asno?

FERNANDA – Asno é você!

OSCAR – Não sou não, sua taturana depenada que chupa o dedão do pé!

FERNANDA – Vou te mostrar quem é taturana!

OSCAR – Então vem!

MÃE – Já chega! Os dois estão de castigo. Já pro quarto!

(toca UM SONZÃO DE ROCK)

ROQUEIRO – E ai coroa?

MÃE – Olha o respeito!

ROQUEIRO – Fica fria mãe. O quê que você fez de almoço hoje?

MÃE – Hoje eu fiz uma comida muito gostosa. Por que hoje é um dia muito especial não é?

ROQUEIRO – Sei lá, coroa. Vô ali curtir um som e já volto. Falou.

MÃE – Ninguém se lembrou do meu dia...

AS GÊMEAS – Oi mamãe?

MÃE – Oi minhas filhinhas.

GEMEA 1 – Agente queria te dizer uma coisa.

GEMEA 2 – Nós não esquecemos.

MÃE – Até que enfim que alguém se lembrou.

GEMEA 1 – Você nos deve...

GEMEA 2 – 20 Reais. Dez pra mim e dez pra Érika.

MÃE – Ta aqui!

AS DUAS – Tchau!

MÃE – Ninguém lembrou que hoje é o dia das mães. 8 filhos e todos se esqueceram.

PATRICINHA – Mamãe nós só estávamos brincando. (ENTRA COM OS OUTROS FILHOS) Você nunca será esquecida por nós.

(A PARTIR DESSA FALA TODOS OS FILHOS FALAM OLHANDO PARA A SUA MAE NO PUBLICO)

GEMEA 2 – Mamãe eu nunca vou deixar de amar você.

GEMEA 1– Obrigada pelo seu amor mamãe, um beijo.

FERNANDA – Mamãe, sou grata a você por ter me dado o presente mais valioso, a vida.

OSCAR – Mamãe, você é muito especial para mim. Te amo.

PATRICINHA – Mamãe, que Deus te dê muita saúde. Obrigado pelo seu amor.

AS GÊMEAS – Mamãe, o nosso amor por você não tem fim. Um beijo duplo pra você.

ROQUEIRO – O seu carinho será lembrado para sempre em nossos corações.

TODOS – Viva o dia das Mães!

(Podem inventar mais personagens de filhos, com outras características)


Receita Light da Semana: wrap de vegetais
wrap de vegetais é uma delícia: além de refrescante e light, é prático e rico em vitaminas, fibras e nutrientes como fósforo, ferro e cálcio. A receita é perfeita para quem quer se preparar para o verão sem abrir mão da boa mesa!

Ingredientes
12 aspargos com as pontas cortadas
pimentão vermelho cortado em pedaços
abobrinha cortada em pedaços
1 colher de sopa de azeite
1 dente de alho
½ colher de sopa de molho de pimenta vermelha (encontrado pronto em supermercados)
6 folhas de manjericão
8 fatias pequenas de cebola vermelha
1 xícara de folhas de rúcula
Tortilhas integrais 
Modo de fazer
Pré-aqueça o grill. Coloque os aspargos, pimentão vermelho, abobrinha e azeite em uma fôrma grande. Coloque os vegetais para grelhar por cerca de 8 a 12 minutos, virando de lado uma vez durante este tempo.
Amasse o alho e misture com o molho de pimenta vermelha em uma tigela. Coloque a mistura sobre cada tortilha. Depois, acrescente o manjericão, os vegetais grelhados, fatias de cebola e folhas de rúcula.

Enrole as tortilhas e sirva imediatamente.


Para rir um pouco.... Tipos de Alunos


Para rir um pouco.... Tipos de Alunos

Aluno religioso: sempre que ele vem você diz: Pelo amor de Deus!
Aluno matemático: ele sempre te faz contar até 10 pra não perder a paciência.
Aluno relojoeiro: sempre está desmontando alguma coisa...
Aluno atleta: sempre está correndo e pulando os obstáculos.
Aluno lixeiro: não sai do lixo, apontando os lápis.
Aluno detetive: aquele que fuça em tudo o que não é dele.
Aluno músico: sempre está batucando na carteira.
Aluno hipocondríaco: sempre inventa uma doença para faltar...
Aluno leiteiro: só aparece quando chega o leite...
Aluno "homem invisível": sempre está no meio da bagunça, mas nunca ninguém viu.
Aluno "tropa de elite": te faz pensar em desistir todos os dias...
Aluno gerente: cuida da vida de todo mundo.
Aluno anticristo: inferniza todos os seus dias.
Aluno psicólogo: sempre vem te falar o que os outros estão sentindo.
Aluno sombra: não desgruda de você.
Aluno astronauta: está sempre no mundo da lua...
Aluna noiva: sempre chega atrasada.

AS CRIANÇAS APRENDEM O QUE VIVEM

AS CRIANÇAS APRENDEM O QUE VIVEM
Se as crianças vivem em meio a críticas, aprenderão a condenar.
Se as crianças vivem em meio à hostilidade, aprenderão a brigar.
Se as crianças vivem sendo ridicularizadas, irão se tornar tímidas.
Se as crianças vivem com vergonha, aprenderão o sentimento de culpa.
Se as crianças vivem onde há incentivo, aprenderão a confiança.
Se as crianças vivem onde ocorre a tolerância, aprenderão a paciência.
Se as crianças vivem onde há elogios, aprenderão a apreciação.
Se as crianças vivem onde há aceitação, aprenderão a amar.
Se as crianças vivem onde há aprovação, aprenderão a gostar de si mesmos
.Se as crianças vivem onde há honestidade, aprenderão a veracidade.
Se as crianças vivem com segurança, aprenderão a crer em si mesmas e naqueles que as rodeiam.
Se as crianças vivem em um ambiente de amizade, aprenderão que o mundo é um lugar bom para se viver.
(Dorothy Law Nolte)
E você? O que está ensinando a seu filho?  Vamos refletir?


Secretária Eletrônica da Escola

Encontrei esta mensagem e resolvi divulgar aqui para quem ainda não viu.




MENSAGEM CRIATIVA DE UMA ESCOLA ...

Esta é a mensagem que os professores de uma escola da Califórnia decidiram gravar na secretária eletrônica.

A escola cobra responsabilidade dos alunos e dos pais perante as faltas e trabalhos de casa e, por isso, ela e os professores estão sendo processados por pais que querem que seus filhos sejam aprovados mesmo com muitas faltas e sem fazer os trabalhos escolares.
Eis a mensagem gravada:

- Olá! Para que possamos ajudá-lo, por favor, ouça todas as opções:

- Para mentir sobre o motivo das faltas do seu filho - tecle 1.

- Para dar uma desculpa por seu filho não ter feito o trabalho de casa - tecle 2.

- Para se queixar sobre o que nós fazemos - tecle 3.

- Para insultar os professores - tecle 4.

- Para saber por que não foi informado sobre o que consta no boletim do seu filho ou em diversos documentos que lhe enviamos - tecle 5.

- Se quiser que criemos o seu filho - tecle 6.

- Se quiser agarrar, esbofetear ou agredir alguém - tecle 7.

- Para pedir um professor novo pela terceira vez este ano - tecle 8.

- Para se queixar do transporte escolar - tecle 9.

- Para se queixar da alimentação fornecida pela escola - tecle 0.

- Mas se você já compreendeu que este é um mundo real e que seu filho deve ser responsabilizado pelo próprio comportamento, pelo seu trabalho na aula, pelas tarefas de casa, e que a culpa da falta de esforço do seu filho não é culpa do professor, desligue e tenha um bom dia!"

REPASSE PRA UM AMIGO PROFESSOR OU PROFESSORA DE SUA
LISTA, PODE SER QUE QUEIRA FAZER A MESMA COISA QUE ESTA ESCOLA FEZ.


20 de maio dia do Pedagogo

Ser Pedagogo...

Ser Pedagogo não é apenas ser Professora, Mestre, Tia, Coordenadora, Supervisora, Orientadora, Dona de escola. 
É mais do que isso
É ser Responsável.
Ser Pedagogo é ter coragem de enfrentar uma sociedade deturpada, equivocada sem valores morais nem princípios.
Ser Pedagogo é ser valente, pois sabemos das dificuldades que temos em nossa profissão em nosso dia a dia.
Ser Pedagogo é saber conhecer seu caminho, sua meta, e saber atingir seus objetivos.
Ser Pedagogo é saber lidar com o diferente, sem preconceitos, sem distinção de cor, raça, sexo ou religião.
Ser Pedagogo é ter uma responsabilidade muito grande nas mãos.
Talvez até mesmo o futuro...
Nas mãos de um Pedagogo concentra-se o futuro de muitos médicos, dentistas, farmacêuticos, engenheiros, advogados, jornalistas, publicitários ou qualquer outra profissão...
Ser Pedagogo é ser responsável pela vida, pelo caminho de cada um destes profissionais que hoje na faculdade e na sociedade nem se quer lembram que um dia passaram pelas mãos de um Pedagogo.
Ser Pedagogo é ser mais que profissional, é ser alguém que acredita na sociedade, no mundo, na vida.
Ser Pedagogo não é fácil, requer dedicação, confiança e perseverança.
Hoje em dia ser Pedagogo em uma sociedade tão competitiva e consumista não torna-se uma profissão muito atraente, e realmente não é.
Pois os valores, as crenças, os princípios, os desejos estão aquém do intelecto humano.
Hoje a sociedade globalizada está muito voltada para a vida materialista.
As pessoas perderam- se no caminho da dignidade e optaram pelo atalho da competitividade, 
é triste pensar assim, muito triste
pois este é o mundo dos nossos filhos
crianças que irão crescer e tornar- se adultos.
Adultos em um mundo muito poluído de idéias e sentimentos sem razão.
Adultos que não sabem o que realmente são
Alienados, com interesses voltados apenas pelo Ter e não pelo Ser.
Ser Pedagogo é ter a missão de mudar não uma Educação retorcida, mas ser capaz de transformar a sociedade que ainda está por vir.
Pode ser ideologia pensar assim, mas como Pedagogos temos a capacidade de plantar hoje nesta sociedade tão carente de valores, sementes que um dia irão florescer.
E quem sabe essa mesma sociedade que hoje é tão infértil possa colher os frutos que só a Pedagogia pode dar.

segunda-feira, outubro 15, 2012

DIA DO PROFESSOR

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" (Cora Coralina)

Ser Professor é ...
Ser Professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...
Ser Professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original...
Ser Professor é entrar cansado em numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...
Ser Professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado.
Ser Professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo".
Ser Professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...



Orkutei.com.br
Ser Pedagogo por Vanessa B. de Carvalho, 2007