"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 19 de agosto de 2013


Prova de Matemática - 5º Ano - Porcentagem/Juros/Multa/Perímetro/Medidas de comprimento


1-Faça a correspondência:
1- Desconto                        (  ) É um acréscimo sobre uma dívida que não foi paga no prazo estipulado.
2- Multa                              (  ) é a porcentagem que se ganha sobre vendas efetuadas.
3- Juros                               (  ) é uma redução de preço.
4- Comissão                        (  ) porcentagem adicionada ao valor cobrado a prazo.

A( )3-1-2-4-
B( )2-4-1-3
C( )2-4-3-1

2- Fábio comprou uma TV com 20% de desconto. Houve lucro ou prejuízo para Fábio?
A( )Prejuízo
B( )Lucro
C( )Nenhum dos dois

3-Em uma lagoa havia 400 patos. No final de semana 30% desses patos foram transferidos para outra lagoa. Calcule quantos patos foram transferidos.
A( )140 patos                                                    Cálculo
B( )12 patos
C( )120 patos


4-Transforme os números decimais em porcentagem:
0,35 0,48 0,13


A( )350% - 480% - 130%
B( )35% - 48% - 13%
C( )3,5% - 4,8% - 1,3%

5-Escreva como se lê:

15% 85% 23%

A( )quinze por cento – oitenta e cinco por cento – vinte e três por cento
B( )quinze avos - oitenta e cinco avos – vinte e três avos
C( )quinze por sento – oitenta e cinco por sento – vinte e três por sento

6-Transforme frações decimais em porcentagem:
 29     17        49
100   100      100

A(   )0,20% - 0,17% - 0,49%
B(   )20,0% - 17,0% - 49,0%
C(   )20% - 17% - 49%

7-Em uma cesta havia 360 limas.Dessas 5% estragaram. Quantas limas estavam estragadas?
A(  )180 limas Cálculo
B(  )1,8 limas
C(  )18 limas

8-O metro(m) é a unidade fundamental de medida de comprimento. Quais são os múltiplos do metro?
A( )Kilômetro – hectômetro - decâmetro
B( )termômetro - hectômetro - decâmetro
C( )hectômetro – decâmetro – mililitro


9-Transforme 6.000 cm para m:


A( )0,6 m
B( )60 m
C( )6000 m

10-Perímetro é a soma dos lados de determinada figura geométrica. Determine o perímetro da figura abaixo:


A( )34 m
B( )3.400 m
C( )340 m


Boas Festas!

Prova de Ciências 5º Ano - Doenças/Tipos de doenças/ vacinas



1-O que são doenças contagiosas?
A(    )São aquelas que passam de pai para filho.
B(    )São aquelas que passam através do abraço.
C(    )Podem ser transmitidas pela água, alimentos ou de uma pessoa para outra.

2-As proteínas que identificam e atacam os agentes infecciosos, são chamados de:
A(    )anticorpos
B(    )infecção
C(    )bactericida

3-O que é o sistema imunológico?
A(    )É um tipo de doença contagiosa.
B(    )É um sistema bastante complexo de proteção contra doenças infecciosas.
C(    )É um sistema que causa doenças nos rins.

4-Observe a imagem ao lado (barbeiro) e responda:
A(    )O barbeiro é o agente causador da doença de chagas
B(    )O gafanhoto é o agente causador da doença de chagas
C(    ) A vespa é o agente causador da doença de chagas

5-São doenças não-contagiosas:
A(    )dor de cabeça, dor de estômago e diabete.
B(    )tuberculose, gripe e rubéola.
C(    )rubéola, gripe e catapora.

6-São doenças causadas por bactérias:
A(    )Sarampo, gripe e resfriado.
B(    )Gripe, tosse e verminose.
C(    )Tétano, tuberculose e cólera.

7-Quais são os principais agentes causadores de doenças?
A(    )Anticorpos, proteínas e lipídios.
B(    )Vírus, bactérias e protozoários.
C(    )Vírus, vermes e anticorpos.

8-O bacilo de Koch é o agente causador:
A(    )da tuberculose          
B(    )da verminose               
C(    )do tétano

9-Para evitar algumas doenças é necessário tomar vacinas. Faça a correspondência:
1-BCG                                (     )contra a paralisia infantil (poliomielite)
2-Tríplice                          (     )contra a gripe tipo A
3-Sabin                             (     )contra a tuberculose
4-H1N1                             (     )contra a difteria, coqueluche e tétano
A(    )2-1-4-3-
B(    )3-4-1-2-
C(    )3-4-2-1-
10-Marque as doença que são consideradas sem cura:
A(    )gripe e diabete
B(    )Câncer e resfriado
C(    )AIDS e diabete






Gabarito=  1-C   2-A   3-B   4-A   5-A   6-C    7-B    8-A    9-B   10-C
CONTEÚDO: 2º REINADO - LEIS ABOLICIONISTAS - ABOLIÇÃO -IMIGRANTES


1-O Segundo Reinado iniciou-se com a declaração de maioridade de Dom Pedro II, realizada no dia 23 de julho de 1840, Foi o governo mais longo da história do Brasil. Quanto tempo durou o segundo reinado?
A(    )40 anos
B(    )50 anos
C(    )60 anos

2- Os primeiros anos do Segundo Reinado foram marcados por alguns movimentos da disputa
política envolvendo liberais e conservadores dentre eles:

A(    )Revolta liberal (SP) e Revolução Praieira (PE)
B(    )Revolta liberal(SP) e Cabanagem(PA)
C(    )Revolução Praieira (PE)Guerra do Iraque

3-No processo de pacificação do país , destacou-se a ação de:
A(    )Luís Alves de Lima e Silva(Duque  de Caxias)
B(    )Luís Inácio Lula da Silva ( Lula)
C(    )Conde Monte Cristo

4-Qual o principal fator econômico do segundo reinado?
A(    )O pau brasil
B(    )A cana-de-açúcar
C(    )A lavoura cafeeira.

5- Observe a imagem, o que ela representa?
A(    )Uma apresentação de teatro sobre capoeira
B(    )Uma roda de samba.
C(    )Negros eram trazidos amontoados em porões de navios negreiros.

6-Por causa dos maltratos muitos negros fugiam e se escondiam nas matas formando:
A(    )Senzalas
B(    )Quilombos
C(    )Rodas de samba

7-Dentre os abolicionistas- pessoas que lutaram para libertar os escravos- podemos citar:
A(    )Castro Alves, Joaquim Silvério, e Antonio Raposo Tavares
B(    )Castro Alves, Luis Inácio e Fernando Collor
C(    )Castro Alves, José do Patrocínio e Joaquim Nabuco.

8-Faça a correspondência:
I- Lei Eusébio de Queiroz
II-Lei do Ventre Livre
III-Lei dos sexagenários
IV-Lei Áurea
(    )Libertava escravos co mais 65 anos.
(    )Libertou todos os negros da escravidão.
(    )Proibiu o tráfico negreiro
(    )Libertava todos os filhos de escravos
A(    )III-IV-I-II
B(    )III-II-I-IV
C(    )II-I-IV-III

9-Sobre os imigrantes é correto afirmar que:
A(    )Eram pessoas marginalizadas, que invadiram o Brasil para fugir de seus países.
B(    )Eram pessoas que lutavam contra o governo e suas leis autoritárias.
C(    )Eram pessoas que vieram de outros países para o Brasil, e substituíram o trabalho dos escravos negros nas lavouras.




10- Depois de 1888, quando a escravidão foi abolida, a imigração italiana se converteu em uma grande fonte de mão-de-obra no Brasil. Os italianos começaram a expandir-se por Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. A maioria absoluta teve como destino inicial o campo e o trabalho agrícola. Muitos imigrantes italianos, após trabalhar anos colhendo café, conseguiram juntar dinheiro suficiente para comprar suas próprias terras e tornaram-se fazendeiros, outros partiram para os grandes centros urbanos (como São Paulo), pois as condições de trabalho no campo eram péssimas. Dentre as inúmeras contribuições italianas à cultura brasileira podemos citar:
A(    )Vatapá, caruru, mingau de aveia e o hábito de comer amendoim.
B(    )pizza, vatapá, caruru e o hábito de comer carne seca.
C(    ) pizzas, spagueti e o hábito de comer panetone no natal




GABARITO: 1-B,   2-A,   3-A ,   4-C,   5-C,   6-B,   7-C,   8-A,   9-C,   10-C


Nenhum comentário:

Postar um comentário