SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ACOLHIMENTO
4 de fev de 2015
Disciplinas: Português, História e Geografia, Artes e Educação Física.
Faixa etária: 6 a 8 anos
Tempo previsto: 12 horas/aula
Produto final: Livro coletivo
Objetivos:
- Levantamento das preferências dos alunos, a fim de conhecê-los melhor;
- Desenvolvimento do conceito de identidade e inclusão tendo em vista a diversidade;
- Estimulação a apreciação literária observando aspectos relacionados a escrita, conceito e qualidade artística;
- Ampliação de repertório linguístico e uso da escrita convencional;
- Ampliação de repertório estético e uso de novas técnicas artísticas de expressão;
- Desenvolvimento de consciência corporal;
Desenvolvimento:
- Na biblioteca apresentar o livro as crianças explicando do que se trata e seguir realizando uma leitura participativa em duas etapas, pedindo para que eles tentem interpretar as imagens que aparecem e posteriormente estimular uma roda de conversa sobre suas preferências;
- Em sala de aula produzir coletivamente uma lista de preferências;
- Enviar para casa uma tarefa pedindo que a criança conte o que fez em sala de aula, orientando o adulto a lhe contar uma de suas preferências, e produza um registro escrito e ilustrativo, organizando as atividades em um livro “Todo adulto gosta…”
- Na aula de artes, apresentar em três etapas técnicas diferentes de ilustração: recorte, preto e branco e aquarela;
- Na aula de educação física resgatar brincadeiras que toda criança gosta, tirar fotos dos alunos para montagem da capa do livro;
- Em sala de aula produzir escrita individual de uma das preferências da lista, para montagem do livro;
- Na aula de artes, produzir individualmente a ilustração para a escrita, a partir da escolha de uma das técnicas apresentadas;
- Postagem dos livros produzidos no blog da escola.
Profª Cris Akemi – fev 2015
https://ameninaqueescreviaversos.wordpress.com/2015/02/03/sequencia-didatica-de-acolhimento/
SITE DA EDITORA: www.manati.com.br
Sinopse do Livro:
" TODA CRIANÇA GOSTA..." DE BIA HETZEL E MARIANA MASSARANI
O que nos aproxima senão nossas afinidades? Quais são os valores universais da infância? Estas foram as perguntas que Bia Hetzel fez a si mesma para criar um texto singelo e estimular a imaginação de Mariana Massarani. Ao lembrar do que “toda criança gosta” – de prazeres universais –, as autoras criaram mais que um livro; criaram um extraordinário conjunto de valores capazes de promover a simpatia, a cooperação e a confiança entre as mais diferentes pessoas. Ao perceber afinidades, a criança se reconhece como parte de uma mesma humanidade e abre seu coração ao mundo. Ao se divertirem com esse álbum apaixonante, leitores de todas as idades vão achar possíveis a paz e a harmonia entre os homens, porque elas serão reais em seus corações.
TODA CRIANÇA GOSTA ... fala dos valores universais da infância, de coisas que sempre agradam às crianças: de ser ouvida, quando precisa falar; de ouvir um segredo cochichado; de muita farra e confusão; de arco-íris; de cambalhotas; de sair pra passear; de ter uma história predileta; de ganhar um beijo de boa-noite...
CARNAVAL DIDÁTICO
11 de fev de 2014
CARNAVAL DIDÁTICO
Turmas: 1º Ano do ensino fundamental.
Duração: 1 semana
Período: fevereiro
Conteúdos:
linguagem oral, cores, expressão corporal, e coordenação motora.
Objetivos:
- Levar os alunos a conhecer a história do Carnaval e suas características.
CARNAVAL DO MEU BRASIL
PROJETO: CARNAVAL DO MEU BRASIL
Período: 01 semanaJustificativa:
Carnaval é uma festa típica e esperada por muitos pelas festividades, o Brasil é um pais rico em sua cultura, musica, dança, um pais alegre e que nos possibilita trazer a escola uma riqueza de diversidade. Como carnaval no Brasil é uma questão cultural utilizaremos esta data para explorar as danças típicas das regiões brasileiras e também sua culinária.
Leitura e escrita de marchinhas na alfabetização inicial
Leitura e escrita de marchinhas na alfabetização inicial
Músicas populares são uma boa alternativa para trabalhar textos memorizados na alfabetização de jovens e adultos
Objetivos
- Ler e escrever textos conhecidos de memória, ajustando o oral ao escrito.
- Construir conhecimentos sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita.
Objetivos
- Ler e escrever textos conhecidos de memória, ajustando o oral ao escrito.
- Construir conhecimentos sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - ARCA DE NOÉ - RUTH ROCHA
18 de set de 2013
http://www.forofantasiasmiguel.com
1- APRESENTAÇÃO DO LIVRO - CAPA - AUTORA - ILUSTRADOR.
RUTH ROCHA
Escritora brasileira (1931) é escritora brasileira, especializada em livros infantis.
Ruth Rocha nasceu em São Paulo, no dia 02 de março de 1931.
Iniciou a carreira de escritora em 1976. Tem atualmente 82 anos.
OBRAS DE RUTH ROCHA
Principais obras infantis
- Marcelo, Marmelo, Martelo
- O Reizinho Mandão
- SapoViraReiViraSapo, ou a volta do Reizinho Mandão
- Catapimba
- Meus Lápis de Cor são só Meus
- Meu Irmãozinho me Atrapalha
- A Menina que não Era Maluquinha
- O Menino que Quase Virou Cachorro
- Borba, o Gato
- Escolinha do Mar
- Faz Muito Tempo
- O Que os Olhos Não Vêem
- Procurando Firme
- Gabriela e a Titia
- Pra Vencer Certas Pessoas
- Historinhas Malcriadas
- A Arca de Noé
- As Coisas que a Gente Fala
- Bom Dia, Todas as Cores!
- Como se Fosse Dinheiro
- Davi Ataca Outra Vez
- Este Admirável Mundo Louco
- Faca Sem Ponta Galinha Sem Pé
- Romeu e Julieta
- Lindas Crianças
3- CONVERSAÇÃO COM OS ALUNOS SOBRE AS ATIVIDADES CORRELATAS:
- Se você fosse Noé e tivesse de fazer uma arca, que bichos colocaria na sua barca? Qual seria sua decisão? Que bichos salvaria da inundação?
- Confecção de personagens da arca de Noé, para colocarem na arca (no quadro).
- Exposição de todo o trabalho da turma para a comunidade escolar.
- Listagem dos bichos da História "A Arca de Noé".
- Jogos diversos com os personagens (de memória, escrita das letras do alfabeto, imagens e palavras).
- Pinturas.
Exemplos das atividades:
ARCA DE NOÉ
Desenhe a Arca de Noé com os bichos que você levaria:
Escreva o nome dos bichos que Noé levou para a Arca:
A- N-
B- O-
C- P-
D- Q-
E- R-
F- S-
G- T-
H- U-
I- V-
J- W-
K- X-
L- Y-
M- Z-
Vamos colorir o desenho
Pinte, recorte e monte o QUEBRA-CABEÇA: