"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 10 de abril de 2016

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ACOLHIMENTO

4 de fev de 2015

toda crianca gosta

Disciplinas: Português, História e Geografia, Artes e Educação Física.

Faixa etária: 6 a 8 anos

Tempo previsto: 12 horas/aula

Produto final: Livro coletivo

 Objetivos:

  • Levantamento das preferências dos alunos, a fim de conhecê-los melhor;
  • Desenvolvimento do conceito de identidade e inclusão tendo em vista a diversidade;
  • Estimulação a apreciação literária observando aspectos relacionados a escrita, conceito e qualidade artística;
  • Ampliação de repertório linguístico e uso da escrita convencional;
  • Ampliação de repertório estético e uso de novas técnicas artísticas de expressão;
  • Desenvolvimento de consciência corporal;

 Desenvolvimento:

  • Na biblioteca apresentar o livro as crianças explicando do que se trata e seguir realizando uma leitura participativa em duas etapas, pedindo para que eles tentem interpretar as imagens que aparecem e posteriormente estimular uma roda de conversa sobre suas preferências;
  • Em sala de aula produzir coletivamente uma lista de preferências;
  • Enviar para casa uma tarefa pedindo que a criança conte o que fez em sala de aula, orientando o adulto a lhe contar uma de suas preferências, e produza um registro escrito e ilustrativo, organizando as atividades em um livro “Todo adulto gosta…”
  • Na aula de artes, apresentar em três etapas técnicas diferentes de ilustração: recorte, preto e branco e aquarela;
  • Na aula de educação física resgatar brincadeiras que toda criança gosta, tirar fotos dos alunos para montagem da capa do livro;
  • Em sala de aula produzir escrita individual de uma das preferências da lista, para montagem do livro;
  • Na aula de artes, produzir individualmente a ilustração para a escrita, a partir da escolha de uma das técnicas apresentadas;
  • Postagem dos livros produzidos no blog da escola.

Profª Cris Akemi – fev 2015
https://ameninaqueescreviaversos.wordpress.com/2015/02/03/sequencia-didatica-de-acolhimento/

Sinopse do Livro:

" TODA CRIANÇA GOSTA..." DE BIA HETZEL E MARIANA MASSARANI

                                              SITE DA EDITORA: www.manati.com.br


O que nos aproxima senão nossas afinidades? Quais são os valores universais da infância? Estas foram as perguntas que Bia Hetzel fez a si mesma para criar um texto singelo e estimular a imaginação de Mariana Massarani. Ao lembrar do que “toda criança gosta” – de prazeres universais –, as autoras criaram mais que um livro; criaram um extraordinário conjunto de valores capazes de promover a simpatia, a cooperação e a confiança entre as mais diferentes pessoas. Ao perceber afinidades, a criança se reconhece como parte de uma mesma humanidade e abre seu coração ao mundo. Ao se divertirem com esse álbum apaixonante, leitores de todas as idades vão achar possíveis a paz e a harmonia entre os homens, porque elas serão reais em seus corações.
 
TODA CRIANÇA GOSTA ... fala dos valores universais da  infância, de coisas que sempre  agradam  às  crianças:  de ser  ouvida, quando  precisa falar;  de ouvir um segredo  cochichado; de  muita farra  e confusão; de arco-íris; de  cambalhotas; de  sair pra passear; de  ter uma história  predileta; de ganhar um beijo de boa-noite... 







CARNAVAL DIDÁTICO

11 de fev de 2014


CARNAVAL DIDÁTICO

Turmas:  1º Ano do ensino fundamental.
Duração: 1 semana
Período: fevereiro
Conteúdos:
linguagem oral, cores, expressão corporal, e coordenação motora.
Objetivos:
- Levar os alunos a conhecer a história do Carnaval e suas características.

CARNAVAL DO MEU BRASIL

PROJETO: CARNAVAL DO MEU BRASIL

Período: 01 semana

Justificativa:
Carnaval é uma festa típica e esperada por muitos pelas festividades, o Brasil é um pais rico em sua cultura, musica, dança, um pais alegre e que nos possibilita trazer a escola uma riqueza de diversidade. Como carnaval no Brasil é uma questão cultural utilizaremos esta data para explorar as danças típicas das regiões brasileiras e também sua culinária.

Leitura e escrita de marchinhas na alfabetização inicial

Leitura e escrita de marchinhas na alfabetização inicial


Músicas populares são uma boa alternativa para trabalhar textos memorizados na alfabetização de jovens e adultos 

Objetivos 
- Ler e escrever textos conhecidos de memória, ajustando o oral ao escrito.
- Construir conhecimentos sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - ARCA DE NOÉ - RUTH ROCHA

18 de set de 2013


http://www.forofantasiasmiguel.com 

1- APRESENTAÇÃO DO LIVRO - CAPA - AUTORA - ILUSTRADOR.
 
 Edição de 1996 - Ilustrado por Cláudio Martins - Editora Ática



Edição de 2009 - Ilustrado por Mariana Massarani - Editora Salamandra


RUTH ROCHA

Escritora brasileira (1931) é escritora brasileira, especializada em livros infantis.
Ruth Rocha nasceu em São Paulo, no dia 02 de março de 1931.
Iniciou a carreira de escritora em 1976. Tem atualmente 82 anos.

OBRAS DE RUTH ROCHA

Principais obras infantis

  • Marcelo, Marmelo, Martelo
  • O Reizinho Mandão
  • SapoViraReiViraSapo, ou a volta do Reizinho Mandão
  • Catapimba
  • Meus Lápis de Cor são só Meus
  • Meu Irmãozinho me Atrapalha
  • A Menina que não Era Maluquinha
  • O Menino que Quase Virou Cachorro
  • Borba, o Gato
  • Escolinha do Mar
  • Faz Muito Tempo
  • O Que os Olhos Não Vêem
  • Procurando Firme
  • Gabriela e a Titia
  • Pra Vencer Certas Pessoas
  • Historinhas Malcriadas
  • A Arca de Noé
  • As Coisas que a Gente Fala
  • Bom Dia, Todas as Cores!
  • Como se Fosse Dinheiro
  • Davi Ataca Outra Vez
  • Este Admirável Mundo Louco
  • Faca Sem Ponta Galinha Sem Pé
  • Romeu e Julieta
  • Lindas Crianças
2- APRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA EM DATA SHOW:

 
 
3- CONVERSAÇÃO COM OS ALUNOS SOBRE AS ATIVIDADES CORRELATAS:

- Se você fosse Noé e tivesse de fazer uma arca, que bichos colocaria na sua barca? Qual seria sua decisão? Que bichos salvaria da inundação?

- Confecção de personagens da arca de Noé, para colocarem na arca (no quadro).

- Exposição de todo o trabalho da turma para a comunidade escolar.

- Listagem dos bichos da História "A Arca de Noé".

- Jogos diversos com os personagens (de memória, escrita das letras do alfabeto, imagens e palavras).

- Pinturas. 

Exemplos das atividades:

ARCA DE NOÉ

Desenhe a Arca de Noé com os bichos que você levaria:
















Escreva o nome dos bichos que Noé levou para a Arca:

A-                                                                               N-
B-                                                                               O-
C-                                                                               P-
D-                                                                               Q-
E-                                                                                R-
F-                                                                                S-
G-                                                                               T-
H-                                                                               U-
I-                                                                                 V-
J-                                                                                 W-
K-                                                                                X-
L-                                                                                Y-
M-                                                                                Z-


Vamos colorir o desenho



Pinte, recorte e monte o QUEBRA-CABEÇA:
Olá pessoal,

já saiu uma versão dos  Cadernos 2015.
Estou muito feliz pois foi publicado o relato de duas professoras da minha turma (Edivane e Ivone). Está no caderno 10.

Beijoss


CADERNO - APRESENTAÇÃO
CADERNO - GESTÃO ESCOLAR NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO 
CADERNO 1 - CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO E DIVERSIDADE
CADERNO 2 - A CRIANÇA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
CADERNO 3 - INTERDISCIPLINARIDADE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
CADERNO 4 - A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E OS RECURSOS DIDÁTICOS NA ALFABETIZAÇÃO
CADERNO 5 - A ORALIDADE, A LEITURA E A ESCRITA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
CADERNO 6 - A ARTE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
CADERNO 7 - ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO
CADERNO 8 - CIÊNCIAS DA NATUREZA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
CADERNO 9 - CIÊNCIAS HUMANAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
CADERNO 10 - INTEGRANDO SABERES

quinta-feira, 7 de abril de 2016

MODELO DE RELATÓRIO DESCRITIVO DA CRIANÇA


MODELO RELATÓRIO DESCRITIVO DA CRIANÇA



Ø  Aspecto sócio-emocional
        Demonstrou uma criança alegre, prestativa e carinhosa, mas durante o trimestre apresentou insegurança a sua nova turma ( resistência em obedecer as regras estabelecidas para o desenvolvimento das atividades nos ambientes de aprendizagem da escola ) sendo necessário as professoras e a supervisora intervir para o mesmo aceitar.
        Nos momentos de realização das atividades individuais e em grupo a criança só realizava as atividades e participava mediante a intervenção da professora.        
        Apresentou um bom relacionamento com os colegas e professores.
            A criança manifesta  bons hábitos de higiene  e  utiliza expressões  de cortesia.
           Apresenta pontualidade nas tarefas de casa, mas em algumas situações não concluiu o dever de sala no tempo determinado, sendo necessário ficar após o horário para copiar ou concluir o dever em casa. Em alguns momentos faltou ter mais responsabilidades com os objetos pessoais e se concentrar  durante as explicações das atividades.

Ø  Aspectos psicomotor
           Apresenta equilíbrio corporal acompanhando com segurança e agilidade os movimentos sugeridos nos jogos. Participa  ativamente das brincadeiras propostas.
           Consegue recortar corretamente o contorno solicitado. Tem uma boa coordenação motora fina ao traçar as letras.
       
Ø  Aspecto  cognitivo (aprendizagem)
       Em língua portuguesa a criança tem um bom desenvolvimento nas habilidades de leitura, interpretação e escrita.
       Na expressão oral, a criança só expõe suas idéias mediante a solicitação da professora, mas consegue organizar informações para expor com coerência.
             Na matemática em algumas situações necessita da ajuda da professora para resolver operações de adições e  subtrações.     

·         Trabalho realizado pela escola referente a dificuldade da criança
             A professora conversou com a mãe sobre as dificuldades que a criança tinha em obedecer as normas estabelecidas para o desenvolvimento das atividades pedagógicas, e sobre o problema de dicção.  Foi sugerido à família que trabalhassem a questão da autonomia com a criança através do desenvolvimento de atividades que a propicie em momentos de exercício dessa habilidade e manter o diálogo, orientando e trabalhando limites e sugeriu que levassem a um especialista para investigar  as  causas do problema de dicção. 
            Na  sala de aula a professora sempre procurou trabalhar através de conversas sobre a importância do cumprimento das regras e limites para poder ter um melhor desempenho nas atividades propostas. A criança tem apresentado melhoras em obedecer as regras estabelecidas na escola.
           Com relação a dicção a criança está em tratamento com a fonoaudióloga onde a mesma enviou um parecer explicando que a gagueira é uma síndrome complexa e de difícil tratamento, e que a criança não se encontrava em um nível avançado mas que necessitava de varias sessões fonoterápicas. (  A mesma está anexada no relatório)
    Aspectos relacionados ao acompanhamento familiar
           A criança tem apresentado um ótimo acompanhamento.
           A família e escola devem caminhar juntas para o desenvolvimento da criança.
·         Recomendações a serem seguidas no próximo período
          É importante que treine diariamente a leitura e a escrita, para quando construir frases e textos pequenos possa organizar melhor as idéias para escrever de forma correta. A prática dessas habilidades desperta o interesse e a atenção da criança, desenvolvendo a imaginação, a criatividade, a expressão das idéias e o prazer pela leitura e a escrita.
          Exercitar a adição e subtração ( de acordo com o que vem sendo abordado), para que no próximo trimestre a criança continue avançando.

          Algumas dicas importantes para a realização do dever de casa

1.      Estimular sim, executar não -  Os responsáveis não devem fazer o dever pela criança e sim demonstrar interesse pelo que a criança está aprendendo,  dando algumas explicações com boa vontade e paciência. 
2.      Estipular um horário - É importante que a criança realize sua tarefa de casa sempre no mesmo horário, para que se possa criar hábitos de estudo.
3.      Local apropriado – Esta é uma das regras básicas para tornar o dever satisfatório. Não dá para realizar uma tarefa enquanto se assiste à televisão ou se ouve música, muito menos durante os intervalos de qualquer outra atividade isso pode atrapalhar a concentração da criança.
4.      Pensamento positivo - Fique atenta para não transmitir, inconscientemente, que fazer o dever de casa é chato. Ao invés de cobrar “já fez o dever?“ ou “ainda não acabou a lição?“ tente participar: “prendeu algo novo na escola?“ ou “o que tem de bom no seu dever de hoje?“.  Se demonstrar pressa ou aflição  em se livrar da tarefa, a criança vai acreditar que estudar não é bom.
5.      Quando os pais trabalham fora -  Para suprir a ausência no momento do dever certifique-se, antes de sair, de que seu filho dispõe de todo o material necessário para cumprir a lição do dia. O ideal é que os adultos reservem um tempinho para se informar sobre o dever passado, assegurando-se  de que  a criança não tenha dúvida.
         
Assinatura do responsável: ............................................................................



Simone Helen Drumond
http://www.youtube.com/use/SimoneHelenDrumond
http://simonehelendrumond.blogspot.com
http://simonehelendrumond.ning.com
http://grupoescoteirojoaooscalino.ning.com
  
(
http://www.slideshare.net.upload/SimoneHelenDrumond