"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 4 de abril de 2013


N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N
CÍCERO DANTAS-BA

DocenteValdéria Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof.
Série/Ano:     2º   Turma:   A/B    Turno: M/V
Disciplina:     Geografia e História    Unidade: I


PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO INTEGRADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA: ESTUDOS DE SOCIEDADE
(Período: ____/____ à ____/____/2012)


1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

• Integrar a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de modificá-lo e desenvolvendo o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade e compreendendo a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito e conhecendo e respeitando o modo de vida dos grupos sociais, em diversos tempos e espaços.


2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

-Escola
-Parentes.
-Vizinhos.
-Outros grupos de convivência.
-Quem sou eu? Família
-Minha cidade. (ruas, serviços públicos.)
-Palavras mágicas (texto)
-Datas comemorativas



3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

As aulas serão desenvolvidas numa integração das disciplinas de Geografia História utilizando se dos recursos:
Companheirismo
Palavras mágicas
Músicas
• Cantinho da leitura
• Historinhas
• Dinâmicas diversas
• Livro didático
• Revistas
• Jornais
• Quadro e giz
• Bingo
• Jogos e Brincadeiras
• Materiais concretos
• Dramatização
• Cartazes
• Rodinha de conversa informal
• Livros literários
• Desenho livre
• TV Dvd
• Musicas
• Filmes
• Som
• Passeio
• Exposição de objetos
• Produção de texto
• Colagem recortes
• Apresentações
• Teatro

4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

- Refletir e discutir sobre os problemas Escola
- Compreender a importância de ter Parentes.
- Observar como são os Vizinhos.
- Perceber as diferenças de  Outros grupos de convivência.
- Descobrir quem sou eu? Família
-
Refletir e discutir sobre os problemas de minha cidade. (ruas, serviços públicos.)
- Compreender a importância das palavras mágicas.
- Compreender a importância trabalhar as datas comemorativas do semestre.





II  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

• Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vivem, evitando o desperdício e percebendo os cuidados
que se deve ter na preservação e na manutenção da natureza.


2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

-Minha cidade. (ruas, serviços públicos.)
-Moradia.
-Bairros.
-Espaços Públicos.
-Propriedades Particulares.
-Áreas rurais e Urbanas
-Datas comemorativas



3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

As aulas serão desenvolvidas numa interação/ teria/ação, utilizando se dos recursos abaixo:
- Dinâmicas de grupo;
- Aula dialogada e expositiva;
- Construção de mini projetos e peças teatrais
- Utilização de recursos audiovisuais
- Trabalho individual e de grupo
-Livro didático;
- Músicas;
- Quadro giz;
- Fichas de Leitura;
- Fichas de produção de texto
- Jornais e revistas
- Jogos



4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

- Refletir e discutir sobre os problemas de minha cidade. (ruas, serviços públicos.);
- Conhecer vários tipos de moradia;
- Perceber os diferentes tipos  de bairros;
- Conhecer os espaços Públicos;
- Descobrir o contexto das propriedades Particulares;
-
Refletir  e discutir sobre os problemas rurais e Urbanas;
- Compreender a importância trabalhar as datas comemorativas do semestre.





III  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

•Reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais ,historicamente e geograficamente ,nas vivências cotidianas das famílias, da escola e da coletividade, no tempo, no mesmo espaço de convivência

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

Diferentes modos de trabalhar.
Direito e deveres
O trabalho em diferentes épocas. 
O trabalho infantil.
A necessidade de trabalho.
-Brincadeiras e Festas.
-Comunicação
-Datas comemorativas.



3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

As aulas serão desenvolvidas numa integração das disciplinas de Geografia História utilizando se dos recursos:

• Cantinho da leitura
• Historinhas
• Dinâmicas diversas
• Livro didático
• Revistas
• Jornais
• Quadro e giz
• Bingo
• Jogos e Brincadeiras
• Materiais concretos
• Dramatização
• Cartazes
• Rodinha de conversa informal
• Livros literários
• Desenho livre
• TV Dvd
• Musicas
• Filmes
• Som
• Passeio
• Exposição de objetos
• Produção de texto
• Colagem recortes
• Apresentações
• Teatro


4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

- Descobrir diferentes modos de trabalhar;
- Compreender a importância dos direitos e deveres;
- Refletir sobre o trabalho em diferentes épocas; 
- Discutir sobre o trabalho infantil.
- Investigar sobre a  necessidade de combater o  trabalho infantil;
- Refletir e discutir sobre as Brincadeiras e festas  populares;
- Desenvolver o conceito de Comunicação.
- Compreender a importância trabalhar as datas comemorativas do semestre.



IV  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Conhecer e saber usar procedimentos de pesquisa geográfica e histórica  para compreender a história o espaço, a paisagem, o território e o lugar, seus processos de construção, identificando suas relações, problemas .

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

-Crianças, convivendo com as diferenças ( iguais e diferentes). 
-Paisagens (Interferência humana).
-Meio Ambiente ( Problemas de Cambuquira).
-Trânsito (Sinais e Leis).
-Meios de transporte
-Datas comemorativas

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

• Aulas expositivas e extra classe;
• Trabalhos em duplas produtivas, grupos e individuais;
• Dramatização;
• Música;
• Cartazes;
• Utilização de cartazes;
• Sala de leitura;
• Sala de Informática.
Mapas



4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?


-Descobrir como as Crianças, convivem com as diferenças ;
- Perceber as diferenças Paisagens natural e modificada pelo homem;
-Meio Ambiente ( Problemas de Cambuquira).
- Desenvolver o conceito de trânsito (Sinais e Leis);
-
Refletir e discutir sobre os problemas com os
meios de transportes;
- Compreender a importância trabalhar as datas comemorativas do semestre.

5-Quais os mecanismos de avaliação que você utilizará para avaliar seus alunos?


Ø Qualitativamente avaliarei...
-Contínua, diagnóstica, formativa e somatória por meio de:
- Trabalhos escritos e orais;
Debates ,estudo dirigido;
-Pesquisa;
- Criatividade e desembaraço nas mais diferentes formas de expressão;
- Responsabilidade, interesse, curiosidade e criticas buscando novos conhecimentos.

Ø Qualitativamente avaliarei...
-Prova oral e escrita

Total de pontos nesta unidade: 5,0 pontos

6-Quais livros, sites, revistas, etc. você utilizou como referência para a elaboração do seu planejamento?


BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais  de História e geografia / Secretaria de  Educação Fundamental I. Ensino de primeira à quarta série Brasília : MEC/SEF, 1997.
MARCHA  Criança  de Tereza Maria - História e geografia / (Apoio Livro da Escola)
- Assim eu Aprendo- História e geografia/ (Apoio Livro da Escola)
- Brincando com as palavras- História e geografia / ( exemplar próprio)
- Revista Nova Escola ( exemplar próprio) História e geografia
- Revista Guia Prático para professores Ensino Fundamental I e II (exemplar próprio) História e geografia
- Internet Google- História e geografia


7-Campo aberto para sinalizar (se houver necessidade) observações importantes como, por exemplo, reorganização do conteúdo, etc.

OBS.: Um dos objetivos da educação escolar é que os alunos aprendam a assumir a palavra enunciada, a conviver em grupo de maneira cooperativa e produtiva. Dessa forma, são fundamentais as situações em que aprendam dialogar, ouvir o outro e ajudá-lo, pedir ajuda, aproveitar críticas, explicar um ponto de vista, coordenar ações para obter sucesso em tarefa conjunta. É essencial aprender procedimentos dessa natureza e valorizá-los como forma de convívio escolar e social.
A organização das atividades que favoreçam a linguagem,oral e escrita, como meios de reorganização e reconstrução das experiências compartilhadas pelos alunos ocupa papel de destaque no trabalho em sala de aula. A comunicação propiciada nas atividades em grupo levará os alunos a perceberem a necessidade de dialogar, resolver desavenças, ressaltar diferenças e semelhanças, explicar e exemplificar, apropriando-se de conhecimentos.



_____________________________________
Professor (a)
_____________________________________
Coordenador (a)


               N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS  RIBEIRO
                       GAMA PÓLO EDUCACIONAL XI  ALTO
                   DA SANTA CRUZ S/N CÍCERO DANTAS-BA


Docente: Valdéria Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof. Felipe Carvalho Castro
Série/Ano:     2º   Turma:   A/B    Turno: M/V
Disciplina:   Arte        Unidade: I
                  
PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO
(Período: 06/02 à 30/11/2012)
Coordenação pedagógica



1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte , compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizando com diversas cultura,


2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

-Datas comemorativas;
-Teatro e dramatizações;
-Desenho, pintura, dobradura, recortes colagem;
-Expressão corporal danças;
-Música folclórica e popular.
- Composição visual;
- O ponto;
- O volume;
- A linha;
- A forma;
- A cor;


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens e releituras a partir de seu próprio repertório e da utilização de elementos da linguagem das artes visuais ( ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura). Analisar sons diferentes a partir de instrumentos musicais ,cantos ,desenhos , dobraduras ,pinturas ,recorte , colagem, dança , teatrinhos com fantoches e deboches . 

4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

-Conhecer e adquirir hábitos e procedimentos específicos para desenvolver aptidão artística do educando
- Desenvolver a sensibilidade, imaginação e coordenação motora.
- Desenvolver o esquema corporal e o gosto pela música
 -Expressar-se e comunicar-se através das artes visuais
 - Discriminar sons do ambiente
 -Analisar sons diferentes a partir de instrumentos musicais
 - Canções com expressão corporal
 - Escuta de obras musicais clássicas - apreciar ( discriminar instrumentos e realizar movimentos
- Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo (espelho)
-Atividades para desenvolver a lateralidade
- Jogos de imitar
- Brincadeiras de roda
- Danças, ritmos
- Pular corda



II  Unidade


1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

• Desenvolver o interesse pelas descobertas através  da arte por meio de situações concretas na sala e experimentando atividades com música ,corporais e que valorize e resgate às cantigas de roda em brincadeiras que promovam a socialização entre todos.


2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?


Obras de arte _ Tarsila  do Amaral;
As cores: primarias e secundarias.
•Danças;
•filme;
•Historia da Arte;
•Músicas; cantigas de roda em brincadeiras;
• Letras de músicas (Para que conhecer a arte);
• Jogos variados;;
Pintar  e desenhar  livremente
Leitura de imagem
Desenho dirigido;
Datas comemorativas
Projeto : Tarsila do Amaral

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

O Ensino de Artes se realizará com confecção de cartazes, cartões, , recortes, colagens e pinturas.
Serão utilizados materiais recicláveis e também serão trabalhadas coreografias, paródias e dramatizações ,músicas e danças.
• Resgate às cantigas de roda em brincadeiras que promovam a socialização.
• Textos mimeografados, digitados, xerocados e no quadro de giz.
• CDs áudio;
• CD ROM;
• Aparelho de som;
• Vídeo (filme);
• Músicas;
• Letras de músicas;
• Jogos variados;
• Lápis de cor e hidrocor;


4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

- Assistir filmes com narração musical e conversar sobre os mesmos
-Trabalhar com Canções com expressões corporais
-Conhecer a Historia da Arte
-   Discriminar sons do ambiente                             
-Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc.
-Apreciação e compreensão observação das suas produções e das produções dos outros;
-Conhecimento da diversidade cultural de produções artísticas, como desenhos, pinturas, dobraduras, construção, colagens músicas, danças (Africana e indígena).
-Exploração de materiais naturais para pintura.
-Observação e descrição de ideias artística através de imagens.




III  Unidade


1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Expressar e saber comunicar-se em Arte é uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a reflexão, afetividade de modos particulares de realizar e de fluir produções artísticas. Desenhar é, claramente, uma forma de estar no mundo e de se comunicar com ele, assim como de reinterpretá-lo. Contudo, a criança ainda o faz de maneira intuitiva.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

-Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo (espelho)
- Jogos de imitar
- Brincadeiras de roda
- Danças, ritmos
- Pular corda
- Paisagens
Pinta paisagens urbanas
-Atividades que envolvam força

-Aspecto  Culturais do Brasil;
- Mudanças corporais ( de cada criança - características - espelho )
- Atividades para desenvolver a lateralidade
-Projeto : pintor Picasso


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?


• Participação construtiva em trabalhos de grupo e projetos.
• Aula expositiva.
• Música e dramatização.
• Atendimento individual
• Estudo dirigido.
• Leitura em grupo.
• Projeção em filmes.
• Exercício oral.
• Jogos e Recreação.
• Confecção de cartazes ou painel.
• Dinâmicas.
Assistir filmes com narração musical e conversar sobre os mesmos
 Canções com expressões corporais
 Sonorização de histórias

4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

-Participar de jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical.
Saber familiarizar-se com a imagem do próprio corpo (espelho);
-Compreender as regras do jogo de imitar;
-Desenvolver o gosto pela as brincadeiras de roda;
- Dançar seguindo o ritmo da música
- Identificar as paisagens urbanas
- Ter habilidade para Pular corda;
- Desenvolver atividades que envolvam força;
- Compreender   as mudanças corporais ( de cada criança - características - espelho );
- Desenvolver atividades para desenvolver a lateralidade

-
Conhecer as obras do  pintor Picasso;
- Usar repertório de canções para desenvolver memória musical.

IV  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado na diversidade étnico-cultural, conhecendo e respeitando, e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos.


2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

 -Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e dos elementos das linguagens visuais: ponto, linha, cor, forma, volume e textura;
 -Datas comemorativas;
 -Artes visuais e plásticas;
 -Teatro e dramatizações;
 -Confecção de cartões;
 -Desenho, pintura, dobradura, recortes e colagem;
 -Desenho livre e ou dirigido (parte do corpo);
 -Canções folclóricas e populares;
- Expressão corporal
danças;
 -Interpretando o desenho.
-Projeto: Música na escola

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?


- Canções, cantigas de roda, poesia, verso, oração, poemas, dramatização, músicas, paródias.
- Sucatas, rótulos, cartazes, fotografias, receitas, anúncios, propagandas, cartas, bilhetes, convites, diário, textos didáticos, textos informativos.
- Produção oral
- Leitura compartilhada
- Jogos, material de contagem, aparelhos de som, bolas, jornais, revistas, calendário, alfabeto móvel, bingos, dominó, cartazes, material dourado, mapas, globo, maquete, reportagens, vídeos, documentos grafados.
- Visitas, passeios, dinâmicas, pesquisas. (em desenvolvimentos de projetos e outros)
- Dobraduras, (utilização vários tipos de papéis)
- Dorso bonecos (partes do corpo );
-Projeto de leitura : Música na escola.

 4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

- Expressar-se e comunicar-se através das artes visuais;
- Conhecer e adquirir hábitos e procedimentos específicos para desenvolver aptidão artística do educando;
- Desenvolver a sensibilidade e criatividade;
 -Desenvolver a coordenação e a criatividade através da expressão do desenho.
 -Orientar o uso de curvas, linhas e pontos.
 -Estimular a composição de estórias e textos partindo de recortes e colagens.
 -Identificar as cores primárias e as misturas que resultam em cores secundárias.
 -Desenvolver noções fundamentais de dobraduras
 -Expressar-se através da construção de maquetes observando a proporcionalidade.
-Expressar-se de forma coerente fazendo uso da expressão oral e corporal.
- Desenvolver o esquema corporal e o gosto pela música através do projeto de leitura;
- Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte;
- Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizando com diversas culturas;

5-Quais os mecanismos de avaliação que você utilizará para avaliar seus alunos?


Ø Qualitativamente avaliarei... .
Será no decorrer do ano letivo, Através de observação quanto a participação, integração com o grupo, interesse e desempenho do aluno.
Espera-se que o aluno seja capaz de colaborar com os colegas e participe do jogo com entusiasmo.

Quantitativamente avaliarei...

-Relatório escrito;


 

6-Quais livros, sites, revistas, etc. você utilizou como referência para a elaboração do seu planejamento?

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : Arte / Secretaria de  Educação Fundamental I. Ensino de primeira à quarta série Brasília : MEC/SEF, 1997.
RODRIGUES, Gerusa. Dia-a dia do professor (coleção) -Arte.
- MARCHA,Criança  de Tereza Maria- Arte / (Apoio Livro da Escola)
- Assim eu Aprendo- Arte / (Apoio Livro da Escola)
- Brincando com as palavras( exemplar próprio) Arte
- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)
- Revista Guia Prático para professores Ensino Fundamental I e II (exemplar próprio)
BURANELO, Cristiane. Coleção Conhecer e Crescer: arte 5º ano de arte. 2 ed. São Paulo: Escala Educacional, 2008.
SANCHEZ, Lucília Bechara. Fazendo e Compreendendo. 5º ano de arte.. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
SIMIELLI, Maria Elena. Asas para Voar: arte. São Paulo: Ática, 2008.
VESENTINI, J. Wiliam. Aprendendo sempre: arte; 5º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Ática, 2008.
NIGRO, Rogério G. Aprendendo sempre: arte. 5º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Ática, 2008.
 INTERNET Google- Arte .


7-Campo aberto para sinalizar (se houver necessidade) observações importantes como, por exemplo, reorganização do conteúdo, etc.

OBS.: OBS:  Trabalhar os conteúdos de forma globalizada com atividades, lúdicas e práticas. Brincadeiras ( roda , pular corda, vivo- morto , o mestre mandou, )
 Jogos (corridas, futebol, queimada
) Músicas;
-O professor será o mediador, promovendo intervenções constantes para p desenvolvimento e avanço nas hipóteses das crianças. As atividades representarão um desafio que estimula os alunos a vencerem etapas em seu desenvolvimento do conhecimento. O ambiente da sala de aula será um espaço onde o aluno se sinta livre para pensar e agir, acertando e errando sem receber ensinamentos prontos e estereotipados.

             _____________________________________
Professor (a)
_____________________________________
Coordenador (a)