N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO
GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N
CÍCERO DANTAS-BA
Docente: Valdéria
Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa
Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof.
Série/Ano:
2º Turma: A/B
Turno: M/V
Disciplina: Geografia
e História Unidade: I
PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO INTEGRADO HISTÓRIA
E GEOGRAFIA: ESTUDOS DE SOCIEDADE
(Período: ____/____ à ____/____/2012)
1-Qual o seu objetivo
macro/geral para essa unidade?
•
Integrar a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de
modificá-lo e desenvolvendo o espírito crítico com uma formação voltada para a
compreensão e transformação da realidade e compreendendo a cidadania como
participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres
políticos, civis e sociais, adotando, no dia – a – dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio
às injustiças,
respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito e conhecendo e
respeitando o modo de vida dos grupos sociais, em diversos tempos e espaços.
2-Com
quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
-Escola
-Parentes.
-Vizinhos.
-Outros grupos de convivência.
-Quem sou eu? Família
-Minha cidade. (ruas, serviços públicos.)
-Palavras mágicas (texto)
-Vizinhos.
-Outros grupos de convivência.
-Quem sou eu? Família
-Minha cidade. (ruas, serviços públicos.)
-Palavras mágicas (texto)
-Datas
comemorativas
3-Que atividades e/ou ações disciplinares,
interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para
que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?
As aulas serão desenvolvidas numa integração das disciplinas de Geografia História utilizando – se dos recursos:
• Companheirismo
• Companheirismo
•Palavras
mágicas
•Músicas
• Cantinho da leitura
• Historinhas
• Dinâmicas diversas
• Livro didático
• Revistas
• Jornais
• Quadro e giz
• Bingo
• Jogos e Brincadeiras
• Materiais concretos
• Dramatização
• Cartazes
• Rodinha de conversa informal
• Livros literários
• Desenho livre
• TV Dvd
• Musicas
• Filmes
• Som
• Passeio
• Exposição de objetos
• Produção de texto
• Colagem recortes
• Apresentações
• Teatro
• Historinhas
• Dinâmicas diversas
• Livro didático
• Revistas
• Jornais
• Quadro e giz
• Bingo
• Jogos e Brincadeiras
• Materiais concretos
• Dramatização
• Cartazes
• Rodinha de conversa informal
• Livros literários
• Desenho livre
• TV Dvd
• Musicas
• Filmes
• Som
• Passeio
• Exposição de objetos
• Produção de texto
• Colagem recortes
• Apresentações
• Teatro
4-O que você espera alcançar
especificamente com cada conteúdo?
- Refletir e discutir
sobre os problemas Escola
- Compreender
a importância de ter Parentes.
- Observar como são os Vizinhos.
- Perceber as diferenças de Outros grupos de convivência.
- Descobrir quem sou eu? Família
- Refletir e discutir sobre os problemas de minha cidade. (ruas, serviços públicos.)
- Compreender a importância das palavras mágicas.
- Observar como são os Vizinhos.
- Perceber as diferenças de Outros grupos de convivência.
- Descobrir quem sou eu? Família
- Refletir e discutir sobre os problemas de minha cidade. (ruas, serviços públicos.)
- Compreender a importância das palavras mágicas.
- Compreender a importância trabalhar as datas comemorativas
do semestre.
II Unidade
1-Qual
o seu objetivo macro/geral para essa unidade?
• Reconhecer a importância de uma atitude
responsável de cuidado com o meio em que vivem, evitando o desperdício e
percebendo os cuidados
que se deve ter na preservação e na manutenção
da natureza.
2-Com
quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
-Minha
cidade. (ruas, serviços públicos.)
-Moradia.
-Bairros.
-Espaços Públicos.
-Propriedades Particulares.
-Áreas rurais e Urbanas
-Moradia.
-Bairros.
-Espaços Públicos.
-Propriedades Particulares.
-Áreas rurais e Urbanas
-Datas
comemorativas
3-Que atividades e/ou ações disciplinares,
interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para
que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?
As aulas serão
desenvolvidas numa interação/ teria/ação, utilizando – se dos recursos abaixo:
- Dinâmicas de grupo;
- Aula dialogada e expositiva;
- Construção de mini – projetos e peças
teatrais
- Utilização de recursos audiovisuais
- Trabalho individual e de grupo
-Livro didático;
- Músicas;
- Quadro –giz;
- Fichas de Leitura;
- Fichas de produção de texto
- Jornais e revistas
- Jogos
4-O que você espera alcançar
especificamente com cada conteúdo?
- Refletir e discutir
sobre os problemas de minha cidade.
(ruas, serviços públicos.);
- Conhecer vários tipos de moradia;
- Conhecer vários tipos de moradia;
- Perceber os
diferentes tipos de bairros;
- Conhecer os espaços Públicos;
- Descobrir o contexto das propriedades Particulares;
- Refletir e discutir sobre os problemas rurais e Urbanas;
- Conhecer os espaços Públicos;
- Descobrir o contexto das propriedades Particulares;
- Refletir e discutir sobre os problemas rurais e Urbanas;
- Compreender a importância trabalhar as datas
comemorativas do semestre.
III Unidade
1-Qual
o seu objetivo macro/geral para essa unidade?
•Reconhecer
algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais ,historicamente
e geograficamente ,nas vivências cotidianas das famílias, da escola e da coletividade,
no tempo, no mesmo espaço de convivência
2-Com
quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
Diferentes
modos de trabalhar.
Direito e deveres
Direito e deveres
O trabalho
em diferentes épocas.
O trabalho infantil.
A necessidade de trabalho.
O trabalho infantil.
A necessidade de trabalho.
-Brincadeiras
e Festas.
-Comunicação
-Datas comemorativas.
-Comunicação
-Datas comemorativas.
3-Que atividades e/ou ações disciplinares,
interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para
que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?
As aulas serão desenvolvidas numa integração das disciplinas de Geografia História utilizando – se dos recursos:
• Cantinho da leitura
• Historinhas
• Dinâmicas diversas
• Livro didático
• Revistas
• Jornais
• Quadro e giz
• Bingo
• Jogos e Brincadeiras
• Materiais concretos
• Dramatização
• Cartazes
• Rodinha de conversa informal
• Livros literários
• Desenho livre
• TV Dvd
• Musicas
• Filmes
• Som
• Passeio
• Exposição de objetos
• Produção de texto
• Colagem recortes
• Apresentações
• Teatro
• Cantinho da leitura
• Historinhas
• Dinâmicas diversas
• Livro didático
• Revistas
• Jornais
• Quadro e giz
• Bingo
• Jogos e Brincadeiras
• Materiais concretos
• Dramatização
• Cartazes
• Rodinha de conversa informal
• Livros literários
• Desenho livre
• TV Dvd
• Musicas
• Filmes
• Som
• Passeio
• Exposição de objetos
• Produção de texto
• Colagem recortes
• Apresentações
• Teatro
4-O que você espera alcançar
especificamente com cada conteúdo?
- Descobrir diferentes
modos de trabalhar;
- Compreender a importância dos direitos e deveres;
- Compreender a importância dos direitos e deveres;
- Refletir sobre o trabalho em diferentes épocas;
- Discutir sobre o trabalho infantil.
- Investigar sobre a necessidade de combater o trabalho infantil;
- Discutir sobre o trabalho infantil.
- Investigar sobre a necessidade de combater o trabalho infantil;
- Refletir e discutir
sobre as Brincadeiras
e festas populares;
- Desenvolver o conceito de Comunicação.
- Compreender a importância trabalhar as datas comemorativas do semestre.
- Desenvolver o conceito de Comunicação.
- Compreender a importância trabalhar as datas comemorativas do semestre.
IV Unidade
1-Qual
o seu objetivo macro/geral para essa unidade?
•Conhecer e saber
usar procedimentos de pesquisa geográfica e histórica para compreender a história o espaço, a
paisagem, o território e o lugar, seus processos de construção, identificando
suas relações, problemas .
2-Com
quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
-Crianças,
convivendo com as diferenças ( iguais e diferentes).
-Paisagens (Interferência humana).
-Meio Ambiente ( Problemas de Cambuquira).
-Trânsito (Sinais e Leis).
-Meios de transporte
-Datas comemorativas
-Paisagens (Interferência humana).
-Meio Ambiente ( Problemas de Cambuquira).
-Trânsito (Sinais e Leis).
-Meios de transporte
-Datas comemorativas
3-Que atividades e/ou ações
disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa
unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?
• Aulas expositivas e extra classe;
• Trabalhos em duplas produtivas, grupos e
individuais;
• Dramatização;
• Música;
• Cartazes;
• Utilização de cartazes;
• Sala de leitura;
• Sala de Informática.
•Mapas
4-O que você espera alcançar
especificamente com cada conteúdo?
-Descobrir como as Crianças, convivem com as
diferenças ;
- Perceber as diferenças Paisagens natural e modificada pelo homem;
- Perceber as diferenças Paisagens natural e modificada pelo homem;
-Meio
Ambiente ( Problemas de Cambuquira).
- Desenvolver o conceito de trânsito (Sinais e Leis);
- Refletir e discutir sobre os problemas com os
meios de transportes;
- Compreender a importância trabalhar as datas comemorativas do semestre.
- Desenvolver o conceito de trânsito (Sinais e Leis);
- Refletir e discutir sobre os problemas com os
meios de transportes;
- Compreender a importância trabalhar as datas comemorativas do semestre.
5-Quais os mecanismos de
avaliação que você utilizará para avaliar seus alunos?
Ø Qualitativamente avaliarei...
-Contínua,
diagnóstica, formativa e somatória por meio de:
- Trabalhos
escritos e orais;
Debates
,estudo dirigido;
-Pesquisa;
-
Criatividade e desembaraço nas mais diferentes formas de expressão;
-
Responsabilidade, interesse, curiosidade e criticas buscando novos
conhecimentos.
Ø Qualitativamente avaliarei...
-Prova oral
e escrita
Total de pontos nesta unidade: 5,0 pontos
6-Quais livros, sites,
revistas, etc. você utilizou como referência para a elaboração do seu
planejamento?
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
curriculares nacionais de História e
geografia / Secretaria de Educação
Fundamental I. Ensino de primeira à quarta série–
Brasília : MEC/SEF, 1997.
- Assim eu Aprendo- História e geografia/ (Apoio
– Livro da Escola)
- Brincando com as palavras- História e
geografia / ( exemplar próprio)
- Revista Nova Escola ( exemplar próprio) História
e geografia
- Revista Guia Prático para professores – Ensino Fundamental I e II (exemplar próprio) História
e geografia
- Internet – Google- História
e geografia
7-Campo aberto para
sinalizar (se houver necessidade) observações importantes como, por exemplo,
reorganização do conteúdo, etc.
OBS.: Um dos objetivos da educação escolar é que os
alunos aprendam a assumir a palavra enunciada, a conviver em grupo de maneira
cooperativa e produtiva. Dessa forma, são fundamentais as situações em
que aprendam dialogar, ouvir o outro e ajudá-lo, pedir ajuda, aproveitar
críticas, explicar um ponto de vista, coordenar ações para obter sucesso em
tarefa conjunta. É essencial aprender procedimentos dessa
natureza e valorizá-los como forma de convívio escolar e social.
A organização das atividades que favoreçam a linguagem,oral e escrita, como meios de reorganização e reconstrução das experiências compartilhadas pelos alunos ocupa papel de destaque no trabalho em sala de aula. A comunicação propiciada nas atividades em grupo levará os alunos a perceberem a necessidade de dialogar, resolver desavenças, ressaltar diferenças e semelhanças, explicar e exemplificar, apropriando-se de conhecimentos.
A organização das atividades que favoreçam a linguagem,oral e escrita, como meios de reorganização e reconstrução das experiências compartilhadas pelos alunos ocupa papel de destaque no trabalho em sala de aula. A comunicação propiciada nas atividades em grupo levará os alunos a perceberem a necessidade de dialogar, resolver desavenças, ressaltar diferenças e semelhanças, explicar e exemplificar, apropriando-se de conhecimentos.
_____________________________________
Professor (a)
_____________________________________
Coordenador (a)