"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 4 de abril de 2013


N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N
CÍCERO DANTAS-BA

DocenteValdéria Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof.
Série/Ano:     2º   Turma:   A/B    Turno: M/V
Disciplina:     Geografia e História    Unidade: I


PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO INTEGRADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA: ESTUDOS DE SOCIEDADE
(Período: ____/____ à ____/____/2012)


1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

• Integrar a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de modificá-lo e desenvolvendo o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade e compreendendo a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito e conhecendo e respeitando o modo de vida dos grupos sociais, em diversos tempos e espaços.


2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

-Escola
-Parentes.
-Vizinhos.
-Outros grupos de convivência.
-Quem sou eu? Família
-Minha cidade. (ruas, serviços públicos.)
-Palavras mágicas (texto)
-Datas comemorativas



3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

As aulas serão desenvolvidas numa integração das disciplinas de Geografia História utilizando se dos recursos:
Companheirismo
Palavras mágicas
Músicas
• Cantinho da leitura
• Historinhas
• Dinâmicas diversas
• Livro didático
• Revistas
• Jornais
• Quadro e giz
• Bingo
• Jogos e Brincadeiras
• Materiais concretos
• Dramatização
• Cartazes
• Rodinha de conversa informal
• Livros literários
• Desenho livre
• TV Dvd
• Musicas
• Filmes
• Som
• Passeio
• Exposição de objetos
• Produção de texto
• Colagem recortes
• Apresentações
• Teatro

4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

- Refletir e discutir sobre os problemas Escola
- Compreender a importância de ter Parentes.
- Observar como são os Vizinhos.
- Perceber as diferenças de  Outros grupos de convivência.
- Descobrir quem sou eu? Família
-
Refletir e discutir sobre os problemas de minha cidade. (ruas, serviços públicos.)
- Compreender a importância das palavras mágicas.
- Compreender a importância trabalhar as datas comemorativas do semestre.





II  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

• Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vivem, evitando o desperdício e percebendo os cuidados
que se deve ter na preservação e na manutenção da natureza.


2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

-Minha cidade. (ruas, serviços públicos.)
-Moradia.
-Bairros.
-Espaços Públicos.
-Propriedades Particulares.
-Áreas rurais e Urbanas
-Datas comemorativas



3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

As aulas serão desenvolvidas numa interação/ teria/ação, utilizando se dos recursos abaixo:
- Dinâmicas de grupo;
- Aula dialogada e expositiva;
- Construção de mini projetos e peças teatrais
- Utilização de recursos audiovisuais
- Trabalho individual e de grupo
-Livro didático;
- Músicas;
- Quadro giz;
- Fichas de Leitura;
- Fichas de produção de texto
- Jornais e revistas
- Jogos



4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

- Refletir e discutir sobre os problemas de minha cidade. (ruas, serviços públicos.);
- Conhecer vários tipos de moradia;
- Perceber os diferentes tipos  de bairros;
- Conhecer os espaços Públicos;
- Descobrir o contexto das propriedades Particulares;
-
Refletir  e discutir sobre os problemas rurais e Urbanas;
- Compreender a importância trabalhar as datas comemorativas do semestre.





III  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

•Reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais ,historicamente e geograficamente ,nas vivências cotidianas das famílias, da escola e da coletividade, no tempo, no mesmo espaço de convivência

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

Diferentes modos de trabalhar.
Direito e deveres
O trabalho em diferentes épocas. 
O trabalho infantil.
A necessidade de trabalho.
-Brincadeiras e Festas.
-Comunicação
-Datas comemorativas.



3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

As aulas serão desenvolvidas numa integração das disciplinas de Geografia História utilizando se dos recursos:

• Cantinho da leitura
• Historinhas
• Dinâmicas diversas
• Livro didático
• Revistas
• Jornais
• Quadro e giz
• Bingo
• Jogos e Brincadeiras
• Materiais concretos
• Dramatização
• Cartazes
• Rodinha de conversa informal
• Livros literários
• Desenho livre
• TV Dvd
• Musicas
• Filmes
• Som
• Passeio
• Exposição de objetos
• Produção de texto
• Colagem recortes
• Apresentações
• Teatro


4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

- Descobrir diferentes modos de trabalhar;
- Compreender a importância dos direitos e deveres;
- Refletir sobre o trabalho em diferentes épocas; 
- Discutir sobre o trabalho infantil.
- Investigar sobre a  necessidade de combater o  trabalho infantil;
- Refletir e discutir sobre as Brincadeiras e festas  populares;
- Desenvolver o conceito de Comunicação.
- Compreender a importância trabalhar as datas comemorativas do semestre.



IV  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Conhecer e saber usar procedimentos de pesquisa geográfica e histórica  para compreender a história o espaço, a paisagem, o território e o lugar, seus processos de construção, identificando suas relações, problemas .

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

-Crianças, convivendo com as diferenças ( iguais e diferentes). 
-Paisagens (Interferência humana).
-Meio Ambiente ( Problemas de Cambuquira).
-Trânsito (Sinais e Leis).
-Meios de transporte
-Datas comemorativas

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

• Aulas expositivas e extra classe;
• Trabalhos em duplas produtivas, grupos e individuais;
• Dramatização;
• Música;
• Cartazes;
• Utilização de cartazes;
• Sala de leitura;
• Sala de Informática.
Mapas



4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?


-Descobrir como as Crianças, convivem com as diferenças ;
- Perceber as diferenças Paisagens natural e modificada pelo homem;
-Meio Ambiente ( Problemas de Cambuquira).
- Desenvolver o conceito de trânsito (Sinais e Leis);
-
Refletir e discutir sobre os problemas com os
meios de transportes;
- Compreender a importância trabalhar as datas comemorativas do semestre.

5-Quais os mecanismos de avaliação que você utilizará para avaliar seus alunos?


Ø Qualitativamente avaliarei...
-Contínua, diagnóstica, formativa e somatória por meio de:
- Trabalhos escritos e orais;
Debates ,estudo dirigido;
-Pesquisa;
- Criatividade e desembaraço nas mais diferentes formas de expressão;
- Responsabilidade, interesse, curiosidade e criticas buscando novos conhecimentos.

Ø Qualitativamente avaliarei...
-Prova oral e escrita

Total de pontos nesta unidade: 5,0 pontos

6-Quais livros, sites, revistas, etc. você utilizou como referência para a elaboração do seu planejamento?


BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais  de História e geografia / Secretaria de  Educação Fundamental I. Ensino de primeira à quarta série Brasília : MEC/SEF, 1997.
MARCHA  Criança  de Tereza Maria - História e geografia / (Apoio Livro da Escola)
- Assim eu Aprendo- História e geografia/ (Apoio Livro da Escola)
- Brincando com as palavras- História e geografia / ( exemplar próprio)
- Revista Nova Escola ( exemplar próprio) História e geografia
- Revista Guia Prático para professores Ensino Fundamental I e II (exemplar próprio) História e geografia
- Internet Google- História e geografia


7-Campo aberto para sinalizar (se houver necessidade) observações importantes como, por exemplo, reorganização do conteúdo, etc.

OBS.: Um dos objetivos da educação escolar é que os alunos aprendam a assumir a palavra enunciada, a conviver em grupo de maneira cooperativa e produtiva. Dessa forma, são fundamentais as situações em que aprendam dialogar, ouvir o outro e ajudá-lo, pedir ajuda, aproveitar críticas, explicar um ponto de vista, coordenar ações para obter sucesso em tarefa conjunta. É essencial aprender procedimentos dessa natureza e valorizá-los como forma de convívio escolar e social.
A organização das atividades que favoreçam a linguagem,oral e escrita, como meios de reorganização e reconstrução das experiências compartilhadas pelos alunos ocupa papel de destaque no trabalho em sala de aula. A comunicação propiciada nas atividades em grupo levará os alunos a perceberem a necessidade de dialogar, resolver desavenças, ressaltar diferenças e semelhanças, explicar e exemplificar, apropriando-se de conhecimentos.



_____________________________________
Professor (a)
_____________________________________
Coordenador (a)

Nenhum comentário:

Postar um comentário