GAMA PÓLO EDUCACIONAL
XI ALTO
DA SANTA CRUZ S/N CÍCERO DANTAS-BA
Docente: Valdéria Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa
Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof.
Felipe Carvalho Castro
Série/Ano: 2º Turma:
A/B Turno: M/V
Disciplina: Arte Unidade:
I
PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO
(Período: 06/02 à 30/11/2012)
Coordenação pedagógica
1-Qual o seu objetivo macro/geral para
essa unidade?
Estimular a
sensibilidade artística dos alunos através da arte , compreender e saber
identificar a arte como fato histórico contextualizando com diversas cultura,
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
-Datas
comemorativas;
-Teatro e
dramatizações;
-Desenho,
pintura, dobradura, recortes colagem;
-Expressão
corporal – danças;
-Música
folclórica e popular.
- Composição
visual;
- O ponto;
- O volume;
- A linha;
- A forma;
- A cor;
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens e releituras
a partir de seu próprio repertório e da utilização de elementos da linguagem
das artes visuais ( ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura). Analisar sons diferentes a partir de instrumentos musicais ,cantos ,desenhos , dobraduras ,pinturas ,recorte , colagem, dança
, teatrinhos com fantoches e deboches .
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
-Conhecer e
adquirir hábitos e procedimentos específicos para desenvolver aptidão artística
do educando
-
Desenvolver a sensibilidade, imaginação e coordenação motora.
-
Desenvolver o esquema corporal e o gosto pela música
-Expressar-se e comunicar-se através das artes
visuais
- Discriminar
sons do ambiente
-Analisar sons diferentes a partir de instrumentos musicais
- Canções com expressão corporal
- Escuta de obras musicais clássicas - apreciar ( discriminar instrumentos e realizar movimentos
-Analisar sons diferentes a partir de instrumentos musicais
- Canções com expressão corporal
- Escuta de obras musicais clássicas - apreciar ( discriminar instrumentos e realizar movimentos
- Familiarizar-se com a imagem do
próprio corpo (espelho)
-Atividades para desenvolver a lateralidade
- Jogos de imitar
- Brincadeiras de roda
- Danças, ritmos
- Pular corda
-Atividades para desenvolver a lateralidade
- Jogos de imitar
- Brincadeiras de roda
- Danças, ritmos
- Pular corda
II Unidade
1-Qual o seu objetivo macro/geral para
essa unidade?
• Desenvolver o interesse pelas descobertas através da arte por meio de situações concretas na
sala e experimentando atividades com música ,corporais e que valorize e resgate às cantigas de roda em
brincadeiras que promovam a socialização entre todos.
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
• As cores:
primarias e secundarias.
•Danças;
•filme;
•Danças;
•filme;
•Historia da Arte;
•Músicas; cantigas de roda em brincadeiras;
• Letras de músicas (Para que conhecer a arte);
• Jogos variados;;
•Pintar e desenhar livremente
• Letras de músicas (Para que conhecer a arte);
• Jogos variados;;
•Pintar e desenhar livremente
•Leitura de
imagem
•Desenho dirigido;
• Datas comemorativas
• Datas comemorativas
• Projeto : Tarsila do
Amaral
3-Que atividades
e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende
FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos
alunos?
•O Ensino de Artes se realizará com confecção de cartazes, cartões, ,
recortes, colagens e pinturas.
•Serão utilizados materiais recicláveis e também serão trabalhadas coreografias, paródias e dramatizações ,músicas e danças.
• Resgate às cantigas de roda em brincadeiras que promovam a socialização.
• Textos mimeografados, digitados, xerocados e no quadro de giz.
• CDs áudio;
• CD ROM;
• Aparelho de som;
• Vídeo (filme);
• Músicas;
• Letras de músicas;
• Jogos variados;
• Lápis de cor e hidrocor;
•Serão utilizados materiais recicláveis e também serão trabalhadas coreografias, paródias e dramatizações ,músicas e danças.
• Resgate às cantigas de roda em brincadeiras que promovam a socialização.
• Textos mimeografados, digitados, xerocados e no quadro de giz.
• CDs áudio;
• CD ROM;
• Aparelho de som;
• Vídeo (filme);
• Músicas;
• Letras de músicas;
• Jogos variados;
• Lápis de cor e hidrocor;
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
- Assistir filmes
com narração musical e conversar sobre os mesmos
-Trabalhar
com Canções com expressões corporais
-Conhecer a Historia da Arte
- Discriminar
sons do ambiente
-Exploração
e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar
etc.
-Apreciação
e compreensão observação das suas produções e das produções dos outros;
-Conhecimento
da diversidade cultural de produções artísticas, como desenhos, pinturas,
dobraduras, construção, colagens músicas, danças (Africana e indígena).
-Exploração
de materiais naturais para pintura.
-Observação
e descrição de ideias artística através de imagens.
III Unidade
1-Qual o seu objetivo macro/geral para
essa unidade?
Expressar
e saber comunicar-se em Arte é uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva,
articulando a percepção, a imaginação, a reflexão, afetividade de modos
particulares de realizar e de fluir produções artísticas. Desenhar é,
claramente, uma forma de estar no mundo e de se comunicar com ele, assim como
de reinterpretá-lo. Contudo, a criança ainda o faz de maneira intuitiva.
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
-Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo (espelho)
- Jogos de imitar
- Brincadeiras de roda
- Danças, ritmos
- Pular corda
- Paisagens – Pinta paisagens urbanas
-Atividades que envolvam força
- Jogos de imitar
- Brincadeiras de roda
- Danças, ritmos
- Pular corda
- Paisagens – Pinta paisagens urbanas
-Atividades que envolvam força
-Aspecto Culturais do Brasil;
- Mudanças corporais ( de cada criança -
características - espelho )
- Atividades para desenvolver a lateralidade
-Projeto : pintor Picasso
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
•
Participação construtiva em trabalhos de grupo e projetos.
• Aula
expositiva.
• Música e
dramatização.
•
Atendimento individual
• Estudo
dirigido.
• Leitura em
grupo.
• Projeção
em filmes.
• Exercício
oral.
• Jogos e
Recreação.
• Confecção
de cartazes ou painel.
• Dinâmicas.
•Assistir filmes com narração musical e conversar sobre
os mesmos
•Canções com expressões corporais
•Sonorização de histórias
4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?
•Sonorização de histórias
4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?
-Participar
de jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical.
Saber familiarizar-se com a imagem do próprio corpo (espelho);
-Compreender as regras do jogo de imitar;
-Desenvolver o gosto pela as brincadeiras de roda;
- Dançar seguindo o ritmo da música
- Identificar as paisagens urbanas
-Compreender as regras do jogo de imitar;
-Desenvolver o gosto pela as brincadeiras de roda;
- Dançar seguindo o ritmo da música
- Identificar as paisagens urbanas
- Ter habilidade para Pular corda;
- Desenvolver atividades que envolvam força;
- Compreender as mudanças corporais ( de cada criança - características - espelho );
- Desenvolver atividades para desenvolver a lateralidade
-Conhecer as obras do pintor Picasso;
- Desenvolver atividades que envolvam força;
- Compreender as mudanças corporais ( de cada criança - características - espelho );
- Desenvolver atividades para desenvolver a lateralidade
-Conhecer as obras do pintor Picasso;
- Usar
repertório de canções para desenvolver memória musical.
IV Unidade
1-Qual o seu objetivo macro/geral para
essa unidade?
Compreender e saber identificar a arte como fato histórico
contextualizado na diversidade
étnico-cultural, conhecendo e respeitando, e podendo observar as produções
presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo
natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e
estéticos.
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
-Criação de
desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e
dos elementos das linguagens visuais: ponto, linha, cor, forma, volume e
textura;
-Datas comemorativas;
-Artes visuais e plásticas;
-Teatro e dramatizações;
-Artes visuais e plásticas;
-Teatro e dramatizações;
-Confecção de cartões;
-Desenho, pintura, dobradura, recortes e colagem;
-Desenho livre e ou dirigido (parte do corpo);
-Desenho, pintura, dobradura, recortes e colagem;
-Desenho livre e ou dirigido (parte do corpo);
-Canções folclóricas e
populares;
- Expressão corporal – danças;
-Interpretando o desenho.
- Expressão corporal – danças;
-Interpretando o desenho.
-Projeto: Música na escola
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
- Canções, cantigas de roda, poesia, verso, oração, poemas,
dramatização, músicas, paródias.
- Sucatas, rótulos, cartazes, fotografias, receitas, anúncios, propagandas, cartas, bilhetes, convites, diário, textos didáticos, textos informativos.
- Produção oral
- Leitura compartilhada
- Jogos, material de contagem, aparelhos de som, bolas, jornais, revistas, calendário, alfabeto móvel, bingos, dominó, cartazes, material dourado, mapas, globo, maquete, reportagens, vídeos, documentos grafados.
- Visitas, passeios, dinâmicas, pesquisas. (em desenvolvimentos de projetos e outros)
- Dobraduras, (utilização vários tipos de papéis)
- Dorso bonecos (partes do corpo );
- Sucatas, rótulos, cartazes, fotografias, receitas, anúncios, propagandas, cartas, bilhetes, convites, diário, textos didáticos, textos informativos.
- Produção oral
- Leitura compartilhada
- Jogos, material de contagem, aparelhos de som, bolas, jornais, revistas, calendário, alfabeto móvel, bingos, dominó, cartazes, material dourado, mapas, globo, maquete, reportagens, vídeos, documentos grafados.
- Visitas, passeios, dinâmicas, pesquisas. (em desenvolvimentos de projetos e outros)
- Dobraduras, (utilização vários tipos de papéis)
- Dorso bonecos (partes do corpo );
-Projeto de
leitura : Música na escola.
4-O que você
espera alcançar especificamente com cada conteúdo?
- Expressar-se e comunicar-se através das artes visuais;
- Conhecer e adquirir hábitos e procedimentos específicos para
desenvolver aptidão artística do educando;
- Desenvolver a sensibilidade e criatividade;
- Desenvolver a sensibilidade e criatividade;
-Desenvolver a coordenação e a
criatividade através da expressão do desenho.
-Orientar o uso de curvas, linhas e pontos.
-Estimular a composição de estórias e textos partindo de recortes e colagens.
-Identificar as cores primárias e as misturas que resultam em cores secundárias.
-Desenvolver noções fundamentais de dobraduras
-Expressar-se através da construção de maquetes observando a proporcionalidade.
-Expressar-se de forma coerente fazendo uso da expressão oral e corporal.
- Desenvolver o esquema corporal e o gosto pela música através do projeto de leitura;
- Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte;
- Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizando com diversas culturas;
-Orientar o uso de curvas, linhas e pontos.
-Estimular a composição de estórias e textos partindo de recortes e colagens.
-Identificar as cores primárias e as misturas que resultam em cores secundárias.
-Desenvolver noções fundamentais de dobraduras
-Expressar-se através da construção de maquetes observando a proporcionalidade.
-Expressar-se de forma coerente fazendo uso da expressão oral e corporal.
- Desenvolver o esquema corporal e o gosto pela música através do projeto de leitura;
- Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte;
- Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizando com diversas culturas;
5-Quais os mecanismos de avaliação que você utilizará
para avaliar seus alunos?
Ø Qualitativamente avaliarei... .
Será
no decorrer do ano letivo, Através de observação quanto a participação,
integração com o grupo, interesse e desempenho do aluno.
Espera-se
que o aluno seja capaz de colaborar com os colegas e participe do jogo com
entusiasmo.
Quantitativamente avaliarei...
-Relatório escrito;
6-Quais livros, sites, revistas, etc. você utilizou
como referência para a elaboração do seu planejamento?
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
curriculares nacionais : Arte / Secretaria de
Educação Fundamental I. Ensino de primeira à quarta série– Brasília : MEC/SEF, 1997.
RODRIGUES, Gerusa. Dia-a dia do professor (coleção) -Arte.
- Assim eu Aprendo- Arte / (Apoio – Livro da Escola)
- Brincando com as palavras( exemplar próprio) Arte
- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)
- Revista Guia Prático para professores – Ensino Fundamental I e II (exemplar próprio)
BURANELO, Cristiane. Coleção Conhecer e Crescer: arte 5º ano de arte. 2 ed. São Paulo: Escala Educacional, 2008.
SANCHEZ, Lucília Bechara. Fazendo e Compreendendo. 5º ano de arte.. 3 ed.
São Paulo: Saraiva, 2008.
SIMIELLI,
Maria Elena. Asas para Voar: arte. São Paulo: Ática, 2008.
VESENTINI, J. Wiliam. Aprendendo sempre: arte; 5º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Ática, 2008.
NIGRO, Rogério G. Aprendendo sempre: arte. 5º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Ática,
2008.
INTERNET
–
Google- Arte .
7-Campo
aberto para sinalizar (se houver necessidade) observações importantes como, por
exemplo, reorganização do conteúdo, etc.
OBS.: OBS: Trabalhar os conteúdos de forma globalizada com
atividades, lúdicas e práticas. Brincadeiras ( roda , pular corda, vivo- morto
, o mestre mandou,… )
Jogos (corridas, futebol, queimada…) Músicas;
-O professor será o mediador, promovendo intervenções constantes para p desenvolvimento e avanço nas hipóteses das crianças. As atividades representarão um desafio que estimula os alunos a vencerem etapas em seu desenvolvimento do conhecimento. O ambiente da sala de aula será um espaço onde o aluno se sinta livre para pensar e agir, acertando e errando sem receber ensinamentos prontos e estereotipados.
Jogos (corridas, futebol, queimada…) Músicas;
-O professor será o mediador, promovendo intervenções constantes para p desenvolvimento e avanço nas hipóteses das crianças. As atividades representarão um desafio que estimula os alunos a vencerem etapas em seu desenvolvimento do conhecimento. O ambiente da sala de aula será um espaço onde o aluno se sinta livre para pensar e agir, acertando e errando sem receber ensinamentos prontos e estereotipados.
_____________________________________
Professor (a)
_____________________________________
Coordenador (a)
Nenhum comentário:
Postar um comentário