N.E.I.E.F
ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N
CÍCERO DANTAS-BA
Docente: Valdéria Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof. Felipe Carvalho Castro
Série/Ano: Pré-escolar Turma:
Turno:
Disciplina:
Matemática Unidade: I
PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO
(Período: /02à 30/11/2013)
Coordenação
pedagógica
1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?
Construção e apropriação do conhecimento matemático pelo aluno usando vocabulário fundamental e
Associação do numeral à quantidade e de símbolos impressos. Desenvolvimento dos números naturais nas operações fundamentais e a ampliação do raciocínio lógico-matemático e sócio construtivista.
Associação do numeral à quantidade e de símbolos impressos. Desenvolvimento dos números naturais nas operações fundamentais e a ampliação do raciocínio lógico-matemático e sócio construtivista.
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
•Noção de grandeza e direção, sentido e posição:
•Vocabulário Fundamental:
maior\menor\
pequeno\grande\alto\baixo\comprido\curto
grosso
\fino\largo\estreito\perto\longe\direita \esquerda\em cima\embaixo.
•Desenvolver
coordenação viso-motora
números naturais.
•Formas
geométricas: linhas retas \ linhas curvas\ linhas abertas\ linhas fechadas \figuras
planas\igual e diferente.
•Cores primárias e secundárias.
•Cores primárias e secundárias.
• Tangram
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
•Identificação de números nos diferentes contextos (
agenda, datas, calendário, peso, idade, número de roupa)
•Aprendendo a contar;
•Aprendendo a contar;
•Espessuras (grosso/fino)
•Cores
•Cores
•Jogos de contagem
•Características quantitativas e qualitativas
• Contagem oral
•Jogos de dominó, baralho e dado.
• Classificação
•Trabalhar o lúdico com o vocabulário fundamental:maior\menor\pequeno\grande\alto\baixo\comprido\curto\grosso\fino\largo\estreito\perto\longe\direita \esquerda\em cima\embaixo.
• Contagem oral
•Jogos de dominó, baralho e dado.
• Classificação
•Trabalhar o lúdico com o vocabulário fundamental:maior\menor\pequeno\grande\alto\baixo\comprido\curto\grosso\fino\largo\estreito\perto\longe\direita \esquerda\em cima\embaixo.
• Tangram
•Características qualitativas e quantitativas: ficha individual do aluno.
•Características qualitativas e quantitativas: ficha individual do aluno.
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
•Conhecer
o vocabulário fundamental: maior\menor\pequeno\grande\alto\baixo\comprido\curto\grosso\fino\largo\estreito\perto\longe\direita
\esquerda\em cima\embaixo.
•Aprender como se escreve as formas geométricas: linhas retas \ linhas curvas\ linhas abertas\ linhas fechadas \figuras planas\igual e diferente.
•Saber usar as cores primárias e secundárias.
•Aprender como se escreve as formas geométricas: linhas retas \ linhas curvas\ linhas abertas\ linhas fechadas \figuras planas\igual e diferente.
•Saber usar as cores primárias e secundárias.
II Unidade
1-Qual o seu objetivo macro/geral para
essa unidade?
Comunicar-se
matematicamente, ou seja, descrever, representar e apresentar resultados com
precisão e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e
estabelecendo relações entre ela e diferentes representações matemáticas;
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
•
Aprendendo a contar através das família dos números ;
• Números naturais;0-1-2-3-4-5-6-7-8-9 ;
• Conhecendo sinais = ‡ > < ;
• Ordem crescente e decrescente ;
• Adição (+);
• Sistema de numeração decimal ;
•Espaço e formas.
•Blocos lógicos,
• Números naturais;0-1-2-3-4-5-6-7-8-9 ;
• Conhecendo sinais = ‡ > < ;
• Ordem crescente e decrescente ;
• Adição (+);
• Sistema de numeração decimal ;
•Espaço e formas.
•Blocos lógicos,
•Sinais (=, #),
•Sequência numérica e
representação gráfica.
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
Filmes
Livros didáticos
Gibis
Revistas
Músicas
Parlendas
Trava-línguas
Caça-palavras
Cruzadinhas
Cartazes
Jornal
Histórias infantis
Regras de jogos
Receitas
Material concreto
Livros didáticos
Gibis
Revistas
Músicas
Parlendas
Trava-línguas
Caça-palavras
Cruzadinhas
Cartazes
Jornal
Histórias infantis
Regras de jogos
Receitas
Material concreto
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
•
Apreender e escrever as família dos números
•Identificar os números naturais;0-1-2-3-4-5-6-7-8-9
•Sistematizar a grafia dos números naturais;0-1-2-3-4-5-6-7-8-9
•Identificar os números naturais;0-1-2-3-4-5-6-7-8-9
•Sistematizar a grafia dos números naturais;0-1-2-3-4-5-6-7-8-9
•
Conhecer os sinais = ‡ > <
•Escrever os números na ordem crescente e decrescente
•Trabalhar situação problema de Adição (+)
• Conhecer o sistema de numeração decimal
•Escrever os números na ordem crescente e decrescente
•Trabalhar situação problema de Adição (+)
• Conhecer o sistema de numeração decimal
III Unidade
1-Qual o seu objetivo macro/geral para
essa unidade?
Interpretar
e produzir escritas numéricas, levantando hipóteses sobre elas, com base
na observação de regularidades , utilizando- se da linguagem oral, de
registros informais e da linguagem matemática.
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
- Atividades de culinária
- Cálculo mental com adição, subtração e
- Sequência numérica ( 1 até 20)
- Situação-problema de adição, subtração Conta de adição, subtração
- Cálculo mental com adição, subtração e
- Sequência numérica ( 1 até 20)
- Situação-problema de adição, subtração Conta de adição, subtração
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
Quadro e giz;
Atividades
mimeografada e xerocada;
Cartazes educativos;
Tesoura, cola, lápis de cor, pincéis;
Régua;
Livros;
Material dourado;
Revistas;
Livros infantis;
Aula dialogada;
Aula com DVD’s , CD’s, Vídeo;
Aula experimental;
Receitas;
Vendinhas;
Cantinho do leitor;
Painel cultural da matemática.
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
- Investigar e discutir as atividades de culinária;
- Problematizar o cálculo mental com adição; subtração ( só oralidade );
- Entender o Sequência numérica ( 1 até 20);
- Estabelecer relações de continhas de adição, subtração;
- Discutir sobre a Situação-problema de adição, subtração.
IV Unidade
- Problematizar o cálculo mental com adição; subtração ( só oralidade );
- Entender o Sequência numérica ( 1 até 20);
- Estabelecer relações de continhas de adição, subtração;
- Discutir sobre a Situação-problema de adição, subtração.
IV Unidade
1-Qual o seu objetivo macro/geral para
essa unidade?
Conduzir
o estudante aos conhecimentos matemáticos como meio para compreender o mundo a
sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, características da
matemática e estimulando a curiosidade, o espírito de investigação e o
desenvolvimento da capacidade para resolver situação problema.
2-Com quais conteúdos você pretende
trabalhar para alcançar seus objetivos?
•Sistema de numeração
decimal
•Sequência numérica
•Vocabulário de grandeza-posição, direção e sentido;
•Noções de dezena;
•Adição e subtração simples envolvendo unidade e dezena;
•Ordem crescente e decrescente
•Sequência numérica
•Vocabulário de grandeza-posição, direção e sentido;
•Noções de dezena;
•Adição e subtração simples envolvendo unidade e dezena;
•Ordem crescente e decrescente
3-Que
atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares
você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o
aprendizado dos alunos?
Brincadeiras
Material
pedagógico concreto
Carimbos
Palitos de
sorvete
Jogos
diversos: Baralho – Dominó- Jogo da velha
Xadrez- Jogo
da memória
Recorte de
encartes de supermercados
Culinária
Botões
Mini-mercado
4-O que você espera alcançar especificamente com cada
conteúdo?
•Medidas;
•Sequência numérica
•Vocabulário de grandeza-posição, direção e sentido;
•Noções de dezena;
•Adição e subtração simples envolvendo unidade e dezena;
•Sequência numérica
•Vocabulário de grandeza-posição, direção e sentido;
•Noções de dezena;
•Adição e subtração simples envolvendo unidade e dezena;
5-Quais os mecanismos de avaliação que você utilizará
para avaliar seus alunos?
Ø Qualitativamente
avaliarei...
Ø Quantitativamente
avaliarei...
O instrumento de avaliação é uma ficha de
observações que será entregue na escola todo Bimestre.
Total de
pontos nesta unidade:
6-Quais livros, sites, revistas, etc. você utilizou
como referência para a elaboração do seu planejamento?
www.
turmadaMônica.com. Br
http://www.usp.br/nce/educomjt/paginas/dumont.pdf
http://www.usp.br/nce/educomjt/paginas/dumont.pdf
7-Campo aberto para sinalizar (se houver necessidade)
observações importantes como, por exemplo, reorganização do conteúdo, etc.
OBS.:
_____________________________________
Professor (a)
_____________________________________
Coordenador(a)