N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO
GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N
CÍCERO DANTAS-BA
Docente: Valdéria
Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa
Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof.
Felipe Carvalho Castro
Série/Ano: Pré-escolar Turma: A/B Turno:
M/V
Disciplina: Geografia
e História Unidade: I
PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO INTEGRADO
HISTÓRIA E GEOGRAFIA: ESTUDOS DE
SOCIEDADE
(Período: ____/____ à ____/____/2012)
1-Qual o seu objetivo
macro/geral para essa unidade?
2-Com
quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
Ø
Conhecer melhor a si mesmo (eu, família,
escola e sociedade)
Ø Historia do nome
Ø Historia da vida da criança
Ø Dia- a- dia da criança, sua alimentação, brinquedo, brincadeira.
Ø Família – tipos de família.
Datas Comemorativas
Ø Historia do nome
Ø Historia da vida da criança
Ø Dia- a- dia da criança, sua alimentação, brinquedo, brincadeira.
Ø Família – tipos de família.
Datas Comemorativas
Carnaval
•18/04 – dia do
livro
•19/04 -dia
do Índio
22/04-dia
do descobrimento
3-Que atividades e/ou ações disciplinares,
interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para
que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?
• Baile de
Carnaval
• Trabalhos
de arte popular: música dança cartazes, máscaras, fantasias.
• Aspectos
da cultura carnavalesca
*Março* 08 Dia
Internacional da Mulher •
Texto
reflexivo/Mural
• Reflexão
sobre o papel da mulher
4-O que você espera alcançar
especificamente com cada conteúdo?
Adaptar a
criança à escola e à vida social.
Promover
condições de um convívio agradável.
Desenvolver
atitudes de polidez, respeito e cooperação.
Adquirir
habilidades sociais.
Compreender
a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre
si.
Desenvolver:
atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e
habilidades quanto ao trabalho.
II Unidade
1-Qual
o seu objetivo macro/geral para essa unidade?
-
Desenvolvimento de uma imagem positiva de si, da autonomia e da
responsabilidade por seus atos, respeitando o próximo, adquirindo confiança em suas
capacidades e percepção de suas limitações e situar-se no espaço/tempo através
de interação física e social e intelectual.
2-Com
quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
•A casa
• Os tipos
de casa
• As
dependências da casa
•Datas Comemorativas
• 01/05- dia
do trabalho
• Dia das
mães –
data móvel
• Festa
Junina – data móvel
• 05/06- dia
mundial do meio ambiente
• 21/06-inicio
do inverno
3-Que atividades e/ou ações disciplinares,
interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para
que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?
4-O que você espera alcançar
especificamente com cada conteúdo?
Adaptar a criança à escola e à vida
social.
Promover condições de um convívio
agradável.
Desenvolver atitudes de polidez,
respeito e cooperação.
Adquirir habilidades sociais.
Compreender a necessidade da
cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si.
Desenvolver: atividades e
conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades
quanto ao trabalho.
III Unidade
1-Qual
o seu objetivo macro/geral para essa unidade?
Reconhecer
os problemas sociais do meio em que vive; desenvolver habilidades de
observação, representação e busca de informações em fontes adequadas. Formação
do pensamento histórico a partir de experiências sociais vividas direta ou
indiretamente pelas crianças, em seu espaço e tempo e em outros espaços e
outros tempos e
identificar e comparar os elementos naturais e sociais que os compõem e as relações de interdependência entre os espaços produzidos no campo e na cidade.
identificar e comparar os elementos naturais e sociais que os compõem e as relações de interdependência entre os espaços produzidos no campo e na cidade.
2-Com quais conteúdos você
pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
• Transito -Meio
de transporte
Datas
Comemorativas
• Dia dos
pais (data móvel)
• 22/08- dia
do folclore
• 25/08- dia
do soldado
• 07/09- dia
da Independência
• 10/09- dia
da imprensa
• 21/09-dia
da arvore/inicio da primavera
3-Que atividades e/ou ações disciplinares,
interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para
que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?
Desenhos,
Cartazes,
Músicas,
Jogos,
Brincadeiras,
Atividades com sucata
Folhas (atividades gráficas),
Pintura,
Recortes e colagens.
Festas,
Dramatizações
Exposição,
Excursão ou passeios.
4-O que você espera alcançar
especificamente com cada conteúdo?
IV Unidade
1-Qual
o seu objetivo macro/geral para essa unidade?
2-Com
quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
• Profissões
• Meio de comunicação
Datas comemorativas
• 12/10- dia das crianças
• 15/10- dia
do professor
•15/11-dia
da Proclamação da Republica
•19/11-dia
da Bandeira
• Natal
3-Que atividades e/ou ações disciplinares,
interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para
que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?
4-O que você espera alcançar
especificamente com cada conteúdo?
5-Quais os
mecanismos de avaliação que você utilizará para avaliar seus alunos?
Ø Qualitativamente avaliarei...
-Contínua,
diagnóstica, formativa e somatória por meio de:
- Trabalhos
escritos e orais;
Debates
,estudo dirigido;
-Pesquisa;
-
Criatividade e desembaraço nas mais diferentes formas de expressão;
-
Responsabilidade, interesse, curiosidade e criticas buscando novos
conhecimentos.
Ø Qualitativamente avaliarei...
O
instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue na escola
todo Bimestre.
6-Quais livros, sites,
revistas, etc. você utilizou como referência para a elaboração do seu
planejamento?
www. turmadaMônica.com. Br
http://www.usp.br/nce/educomjt/paginas/dumont.pdf
http://www.usp.br/nce/educomjt/paginas/dumont.pdf
7-Campo aberto para
sinalizar (se houver necessidade) observações importantes como, por exemplo,
reorganização do conteúdo, etc.
OBS.: Um dos objetivos da educação escolar é que os
alunos aprendam a assumir a palavra enunciada, a conviver em grupo de maneira
cooperativa e produtiva.
Dessa forma, são fundamentais as situações em que aprendam dialogar, ouvir o outro e ajudá-lo, pedir ajuda, aproveitar críticas, explicar um ponto de vista, coordenar ações para obter sucesso em tarefa conjunta.
É essencial aprender procedimentos dessa natureza e valorizá-los como forma de convívio escolar e social.
A organização das atividades que favoreçam a linguagem,oral e escrita, como meios de reorganização e reconstrução das experiências compartilhadas pelos alunos ocupa papel de destaque no trabalho em sala de aula. A comunicação propiciada nas atividades em grupo levará os alunos a perceberem a necessidade de dialogar, resolver desavenças, ressaltar diferenças e semelhanças, explicar e exemplificar, apropriando-se de conhecimentos.
Dessa forma, são fundamentais as situações em que aprendam dialogar, ouvir o outro e ajudá-lo, pedir ajuda, aproveitar críticas, explicar um ponto de vista, coordenar ações para obter sucesso em tarefa conjunta.
É essencial aprender procedimentos dessa natureza e valorizá-los como forma de convívio escolar e social.
A organização das atividades que favoreçam a linguagem,oral e escrita, como meios de reorganização e reconstrução das experiências compartilhadas pelos alunos ocupa papel de destaque no trabalho em sala de aula. A comunicação propiciada nas atividades em grupo levará os alunos a perceberem a necessidade de dialogar, resolver desavenças, ressaltar diferenças e semelhanças, explicar e exemplificar, apropriando-se de conhecimentos.
_____________________________________
Professor (a)
_____________________________________
Coordenador(a)
Nenhum comentário:
Postar um comentário