"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 4 de abril de 2013


N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N
CÍCERO DANTAS-BA

DocenteValdéria Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof. Felipe Carvalho Castro
Série/Ano:  Pré-escolar    Turma:         Turno:
Disciplina: Matemática     Unidade: I


PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO
(Período: /02à 30/11/2013)
Coordenação pedagógica


1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Construção e apropriação do  conhecimento matemático pelo aluno usando vocabulário fundamental e
Associação do numeral à quantidade e de símbolos impressos. Desenvolvimento dos números naturais nas operações fundamentais e a ampliação do raciocínio lógico-matemático e sócio construtivista.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
Noção de grandeza e direção, sentido e posição:
•Vocabulário Fundamental: maior\menor\
pequeno\grande\alto\baixo\comprido\curto
grosso \fino\largo\estreito\perto\longe\direita \esquerda\em cima\embaixo.
Desenvolver coordenação viso-motora números naturais.
•Formas geométricas: linhas retas \ linhas curvas\ linhas abertas\ linhas fechadas \figuras planas\igual e diferente.
Cores primárias e secundárias.
Tangram
3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?
Identificação de números nos diferentes contextos ( agenda, datas, calendário, peso, idade, número de roupa)
•Aprendendo a contar;
Espessuras (grosso/fino)
Cores
Jogos de contagem
Características quantitativas e qualitativas
Contagem oral
Jogos de dominó, baralho e dado.
Classificação
•Trabalhar o lúdico com
o vocabulário fundamental:maior\menor\pequeno\grande\alto\baixo\comprido\curto\grosso\fino\largo\estreito\perto\longe\direita \esquerda\em cima\embaixo.
 • Tangram
Características qualitativas e quantitativas: ficha individual do aluno.

4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

•Conhecer o vocabulário fundamental: maior\menor\pequeno\grande\alto\baixo\comprido\curto\grosso\fino\largo\estreito\perto\longe\direita \esquerda\em cima\embaixo.
•Aprender como se escreve as formas geométricas: linhas retas \ linhas curvas\ linhas abertas\ linhas fechadas \figuras planas\igual e diferente.
•Saber usar as cores primárias e secundárias.



II  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever, representar e apresentar resultados com precisão e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre ela e diferentes representações matemáticas;

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

• Aprendendo a contar através das família dos números ;
• Números naturais;0-1-2-3-4-5-6-7-8-9 ;
• Conhecendo sinais =
> < ;
• Ordem crescente e decrescente ;
• Adição (+);
• Sistema de numeração decimal ;
Espaço e formas.
Blocos lógicos,
Sinais (=, #),
Sequência numérica e representação gráfica.

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

Filmes
Livros didáticos
Gibis
Revistas
Músicas
Parlendas
Trava-línguas
Caça-palavras
 
Cruzadinhas
Cartazes
Jornal
Histórias infantis
Regras de jogos
Receitas
Material concreto




4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

• Apreender e escrever as família dos números
•Identificar os números naturais;0-1-2-3-4-5-6-7-8-9
•Sistematizar a grafia dos números naturais;0-1-2-3-4-5-6-7-8-9

• Conhecer os sinais = > <
•Escrever os números na  ordem crescente e decrescente
•Trabalhar situação problema de  Adição (+)
• Conhecer o sistema de numeração decimal


III  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Interpretar e produzir escritas numéricas, levantando hipóteses sobre elas, com base na  observação de  regularidades ,  utilizando- se da linguagem oral, de registros informais e da linguagem matemática.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
- Atividades de culinária
- Cálculo mental com adição, subtração e
- Sequência numérica ( 1 até 20)
- Situação-problema de adição, subtração                    Conta de adição, subtração


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

Quadro e giz;
Atividades  mimeografada e xerocada;
Cartazes educativos;
Tesoura, cola, lápis de cor, pincéis;
 Régua;
Livros;
Material dourado;
Revistas;
Livros infantis;
Aula dialogada;
Aula com DVD’s , CD’s, Vídeo;
Aula experimental;
Receitas;
Vendinhas;
Cantinho do leitor;
Painel cultural da matemática.

4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

- Investigar e discutir as atividades de culinária;
- Problematizar o cálculo mental com adição; subtração ( só oralidade );
- Entender o Sequência numérica ( 1 até 20);
- Estabelecer relações de continhas de adição, subtração;
- Discutir  sobre a Situação-problema  de adição, subtração.

                 IV  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Conduzir o estudante aos conhecimentos matemáticos como meio para compreender o mundo a sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, características da matemática e  estimulando  a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver situação  problema.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
Sistema de numeração decimal
Sequência numérica
Vocabulário de grandeza-posição, direção e sentido;
Noções de dezena;
Adição e subtração simples envolvendo unidade e dezena;
Ordem crescente e decrescente
3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

Brincadeiras
Material pedagógico concreto
Carimbos
Palitos de sorvete
Jogos diversos: Baralho Dominó- Jogo da velha
Xadrez- Jogo da memória
Recorte de encartes de supermercados
Culinária
Botões
Mini-mercado

4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?
Medidas;
Sequência numérica
Vocabulário de grandeza-posição, direção e sentido;
Noções de dezena;
Adição e subtração simples envolvendo unidade e dezena;


5-Quais os mecanismos de avaliação que você utilizará para avaliar seus alunos?


Ø Qualitativamente avaliarei...

Ø Quantitativamente avaliarei...
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue na escola todo Bimestre.


Total de pontos nesta unidade:
6-Quais livros, sites, revistas, etc. você utilizou como referência para a elaboração do seu planejamento?

www. turmadaMônica.com. Br
http://www.usp.br/nce/educomjt/paginas/dumont.pdf

7-Campo aberto para sinalizar (se houver necessidade) observações importantes como, por exemplo, reorganização do conteúdo, etc.

OBS.:


_____________________________________
Professor (a)
_____________________________________
Coordenador(a)

Nenhum comentário:

Postar um comentário