 SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL
SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL
PÓLO EDUCACIONAL XIV ALTO DA SANTA CRUZ S/N CÍCERO DANTAS-BA
SÉRIE / ANO: 3º TURMA:A/B     TURNO: M/V
DISCIPLINA: Ciências
PROFESSOR(A):Valdéria Ribeiro Santos Matos
PLANO DE CURSO – 2013
| 
OBJETIVO GERAL DA UNIDADE | |||
| 
I UNIDADE | 
II UNIDADE | 
III UNIDADE | 
IV UNIDADE | 
| 
*Compreender a natureza como um
  todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações
  do mundo em que vive e formular questões, diagnosticar e propor soluções para
  problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em
  prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado
  escolar. | 
* Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos
  sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais,
  econômicas, políticas e sociais e reconhecer semelhanças e diferenças entre
  eles e reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e
  culturais nas vivências cotidianas das famílias, no tempo e no mesmo espaço
  de convivência. | 
* Compreender a natureza como um todo
  dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do
  mundo em que vive e identificado as  relações entre o conhecimento cientifica,
  produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e sua evolução  histórica da ciências. 
 . | 
* Formular
  questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de
  elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos,
  procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar, | 
| 
*********************** METODOLOGIAS
  UTILIZADAS *********************** | |||
|  As
  aulas serão desenvolvidas numa interação utilizando – se dos recursos como:
  Exploração oral; Discussão de pesquisas; 
  Levantamento de questões;Reflexão e discussão em grupo;Relatos de
  experiências pessoais; Projetos de estudos;Seqüências de atividades;Estudo de
  textos;Experimentos ;Uso de recursos midiático. 
                                            ***********************
  AVALIAÇÕES UTILIZADAS *********************** | |||
| 
Será: contínua,
  diagnóstica, formativa e somatória por meio de: Trabalhos escritos e orais;
  Debates, estudo dirigido; pesquisa; criatividade e desembaraço nas mais
  diferentes formas de expressão; responsabilidade, interesse, curiosidade e
  criticas buscando novos conhecimentos e através de prova oral e escrita. | |||
| 
CONTEÚDOS DA
  UNIDADE | |||
| 
I UNIDADE | 
II UNIDADE | 
III UNIDADE | 
IV UNIDADE | 
| 
Terra e universo 
Estudando o planeta terra 
Movimento de rotação
  e de translação 
As estações do ano 
Luz e sombra 
O sistema solar 
Vento: uma fonte de energia 
Ar em movimento 
Formação dos Ventos 
Direção, velocidade
  e força dos ventos. 
Importância do solo 
Formação do solo 
Como o solo é
  estudado? 
Permeabilidade do
  solo 
Poluição do solo | 
Água e saúde  
Água vai... Água vem 
Ciclo da água 
O nascimento de um
  rio  
Água e saúde 
Separação das matérias de uma mistura 
Matérias que se
  misturam e que não se misturam completamente 
Água: dissolvente universal 
Separando misturas | 
Preservação do ambiente 
Saneamento básico  
Abastecimento e
  tratamento de água 
Coleta e destino do
  lixo 
Direitos e deveres
  do cidadão 
Estudando os seres vivos 
Classificando os
  seres vivos 
Os Reinos 
Nem reino vegetal
  nem reino animal 
Produtos de origem
  animal e vegetal | 
Como os seres vivos se reproduzem 
O começo de uma nova
  vida animal 
Reprodução do ser
  humano 
Cuidados com os
  bebes e com os filhotes 
O começo de uma nova
  vida vegetal 
Conhecendo o corpo humano 
O corpo humano 
Partes do corpo 
Tipos humanos 
Pessoas com
  deficiências 
Terceira idade | 
| 
PROJETOS DAS UNIDADES | |||
| 
I UNIDADE | 
II UNIDADE | 
III UNIDADE | 
IV UNIDADE | 
| 
Projeto de leitura de leitura: Circo na escola | 
Projeto: historia do Município de Cícero Dantas  | 
Projeto: Matemática Lúdica | 
Projeto: Viajando pelo mundo das fabulas | 
| 
REFERÊNCIAS | 
| 
CENTURION, Marília Ramos. Coleção Porta Aberta: 3° ano
  Ciências/ Arnaldo Bento Rodrigues, Maria Batista dos Santos Neto, Ângela
  Bernardes de Andrade Gil, Sueli Fanizzi. – São Paulo: FTD, 2011. 
BRASIL,Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
  curriculares nacionais: Língua Portuguesa/ Secretaria de  Educação Fundamental I. Ensino de primeira
  à quarta série  –Brasília : MEC/SEF,
  1997. Eu Gosto –integrado de 1º ao 5º ano ( exemplar próprio)- Revista Nova
  Escola ( exemplar próprio)- Internet – Google. | 
Cícero Dantas – Bahia, _____/_____/_______.
| 
APROVADO PELA
  COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI | 
APROVADO
  PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC | |
| 
_____/______/_______. | 
_____/______/_______. | |
| 
ASINATURA
  DO DIRETOR ESCOLAR | ||
|  |  | 
ASSINATURA
  DO COORDENADOR | 
| 
ASSINATURAS
  DOS IMES – I e II  | ||
| 
PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA
  SEMEC | 
|  | 
 
 


