SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL
PÓLO EDUCACIONAL XIV ALTO DA SANTA CRUZ S/N CÍCERO DANTAS-BA
SÉRIE / ANO: 3º TURMA:A/B TURNO: M/V
DISCIPLINA: Ciências
PROFESSOR(A):Valdéria Ribeiro Santos Matos
PLANO DE CURSO – 2013
OBJETIVO GERAL DA UNIDADE
|
|||
I UNIDADE
|
II UNIDADE
|
III UNIDADE
|
IV UNIDADE
|
*Compreender a natureza como um
todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações
do mundo em que vive e formular questões, diagnosticar e propor soluções para
problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em
prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado
escolar.
|
* Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos
sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais,
econômicas, políticas e sociais e reconhecer semelhanças e diferenças entre
eles e reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e
culturais nas vivências cotidianas das famílias, no tempo e no mesmo espaço
de convivência.
|
* Compreender a natureza como um todo
dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do
mundo em que vive e identificado as relações entre o conhecimento cientifica,
produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e sua evolução histórica da ciências.
.
|
* Formular
questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de
elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos,
procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar,
|
*********************** METODOLOGIAS
UTILIZADAS ***********************
|
|||
As
aulas serão desenvolvidas numa interação utilizando – se dos recursos como:
Exploração oral; Discussão de pesquisas;
Levantamento de questões;Reflexão e discussão em grupo;Relatos de
experiências pessoais; Projetos de estudos;Seqüências de atividades;Estudo de
textos;Experimentos ;Uso de recursos midiático.
***********************
AVALIAÇÕES UTILIZADAS ***********************
|
|||
Será: contínua,
diagnóstica, formativa e somatória por meio de: Trabalhos escritos e orais;
Debates, estudo dirigido; pesquisa; criatividade e desembaraço nas mais
diferentes formas de expressão; responsabilidade, interesse, curiosidade e
criticas buscando novos conhecimentos e através de prova oral e escrita.
|
CONTEÚDOS DA
UNIDADE
|
|||
I UNIDADE
|
II UNIDADE
|
III UNIDADE
|
IV UNIDADE
|
Terra e universo
Estudando o planeta terra
Movimento de rotação
e de translação
As estações do ano
Luz e sombra
O sistema solar
Vento: uma fonte de energia
Ar em movimento
Formação dos Ventos
Direção, velocidade
e força dos ventos.
Importância do solo
Formação do solo
Como o solo é
estudado?
Permeabilidade do
solo
Poluição do solo
|
Água e saúde
Água vai... Água vem
Ciclo da água
O nascimento de um
rio
Água e saúde
Separação das matérias de uma mistura
Matérias que se
misturam e que não se misturam completamente
Água: dissolvente universal
Separando misturas
|
Preservação do ambiente
Saneamento básico
Abastecimento e
tratamento de água
Coleta e destino do
lixo
Direitos e deveres
do cidadão
Estudando os seres vivos
Classificando os
seres vivos
Os Reinos
Nem reino vegetal
nem reino animal
Produtos de origem
animal e vegetal
|
Como os seres vivos se reproduzem
O começo de uma nova
vida animal
Reprodução do ser
humano
Cuidados com os
bebes e com os filhotes
O começo de uma nova
vida vegetal
Conhecendo o corpo humano
O corpo humano
Partes do corpo
Tipos humanos
Pessoas com
deficiências
Terceira idade
|
PROJETOS DAS UNIDADES
|
|||
I UNIDADE
|
II UNIDADE
|
III UNIDADE
|
IV UNIDADE
|
Projeto de leitura de leitura: Circo na escola
|
Projeto: historia do Município de Cícero Dantas
|
Projeto: Matemática Lúdica
|
Projeto: Viajando pelo mundo das fabulas
|
REFERÊNCIAS
|
CENTURION, Marília Ramos. Coleção Porta Aberta: 3° ano
Ciências/ Arnaldo Bento Rodrigues, Maria Batista dos Santos Neto, Ângela
Bernardes de Andrade Gil, Sueli Fanizzi. – São Paulo: FTD, 2011.
BRASIL,Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
curriculares nacionais: Língua Portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental I. Ensino de primeira
à quarta série –Brasília : MEC/SEF,
1997. Eu Gosto –integrado de 1º ao 5º ano ( exemplar próprio)- Revista Nova
Escola ( exemplar próprio)- Internet – Google.
|
Cícero Dantas – Bahia, _____/_____/_______.
APROVADO PELA
COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI
|
APROVADO
PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC
|
|
_____/______/_______.
|
_____/______/_______.
|
|
ASINATURA
DO DIRETOR ESCOLAR
|
||
|
|
ASSINATURA
DO COORDENADOR
|
ASSINATURAS
DOS IMES – I e II
|
||
PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA
SEMEC
|
|