"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 27 de junho de 2013


TRABALHANDO A Agenda 21 NA SALA DE AULA


Por que ensinar
A elaboração e lançamento da Agenda 21 Global aconteceu na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, conhecida como ECO-92, realizada em 1992, no Rio de Janeiro. O documento é considerado inovador, abrangente e ousado porque propõe, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Rompendo com o desenvolvimento dominante, onde predomina o econômico a qualquer custo, a Agenda 21 propõe a sustentabilidade, em que os fatores sociais e ambientais formam uma união indissolúvel entre si e com a necessidade de se enfrentar a degradação ambiental e o problema mundial da pobreza.
Nesse sentido, o documento considera como questões estratégicas: a geração de emprego e renda; a diminuição das disparidades regionais e interpessoais de renda; as mudanças nos padrões de produção e consumo; a construção de cidades sustentáveis e a adoção de novos modelos e instrumentos de gestão baseados no planejamento participativo. Desse modo, o documento é uma importante referência porque traduz em ações o conceito de desenvolvimento sustentável. A inserção do tópico Agenda 21 como conceito-chave nos estudos geográficos do ensino fundamental vem de encontro à necessidade de construir com o educando uma “cultura de sustentabilidade”, preparando-o para participar ativamente do processo de elaboração da Agenda 21 Local.

Condições para ensinar
A Agenda 21 é uma tentativa abrangente de promover, em nível planetário, um padrão de desenvolvimento que considere ao mesmo tempo mecanismos de proteção ambiental, equidade social e eficiência econômica. O enfoque da Agenda leva em conta estratégias para a geração de emprego e de renda, a diminuição de disparidades regionais, as mudanças nos padrões de consumo e produção, a construção de cidades sustentáveis e a adoção de novos modelos de gestão.

Considere o conhecimento prévio dos alunos sobre os seguintes temas da Agenda 21:

a) Cidades Sustentáveis: gestão urbana (normas de respeito ao meio ambiente e à comunidade, ordenamento do solo urbano, violência, segurança e cidadania, qualidade ambiental das cidades); planejamento e orçamento participativos; modelos para atender as carências em habitação, saneamento e transporte urbano; migração campo/cidade; impactos da industrialização e dos serviços, tais como o turismo, lazer, cultura e serviços modernos derivados das novas tecnologias.

b) Agricultura Sustentável: impactos da passagem de um modelo agrícola químico-mecânico para um modelo baseado agroecologia e ecosilvicultura; agricultura familiar; reforma agrária e extensão rural.

c) Infra-estrutura e Integração Regional: transporte, telecomunicações e energia/energia renovável; descentralização da execução e da gestão dos serviços públicos;

d) Gestão dos Recursos Naturais: solos; águas; florestas (manejo sustentável e conservação); biodiversidade (bioproteção, biotecnologia, conservação), fauna (caça e comércio ilegal); recuperação e proteção de ecossistemas degradados; controle da poluição ambiental; extrativismo.
e) Redução das Desigualdades Sociais: formas de combate à pobreza; emprego e mercado de trabalho; redução das disparidades na distribuição de renda; direitos humanos (indígenas, crianças e adolescentes, negros e deficientes); universalização da cidadania;

f) Desenvolvimento Científico e Tecnológico: desenvolvimento de tecnologias apropriadas ao desenvolvimento sustentável em suas diferentes escalas; ecoeficiência dos sistemas produtivos; gestão sustentável na indústria, agricultura e serviços (o papel das normas ISO 14.000 e ISO 9.000 para uma economia sustentável e competitiva); a pesquisa aplicada às necessidades das comunidades;

A Agenda 21, por traduzir em ações o conceito de desenvolvimento sustentável, é um conceito-chave no trato de questões importantes relacionadas ao espaço de vivência e instrumento fundamental para a construção de umaecocidadania referenciada na participação da elaboração e implementação de políticas públicas sustentáveis em nível local. Como está o processo de elaboração da Agenda 21 do município? Lance este desafio para a turma e planejem uma trilha de pesquisa. Faça do estudo do tópico a construção de subsídios para sua elaboração, envolvendo ONGs ambientalistas locais, comunidade e poder público.
Esta atividade é uma avaliação diagnóstica, inicial. Isso significa que é necessário estar atento e registrar as intervenções dos alunos; suas perguntas curiosas, não para respondê-las de pronto, mas para tomá-las como referência essencial na organização das trilhas de pesquisa que compõem a largada do desenvolvimento do tópico.
O que ensinar
•O etnoconhecimento e a etnodiversidade do povo brasileiro: importância dos saberes e fazeres (conquistas tecnológicas) elaborados e acumulados por populações tradicionais em seus diversos campos, como a botânica, a medicina, a astronomia, a filosofia e a literatura, bem como suas especificidades sociais e territoriais. Por se tratar de um patrimônio humano, artístico e científico brasileiro é relevante conhecê-los e protegê-los com medidas eficazes de combate à biopirataria. Elas vivem em todos os biomas brasileiros. São os povos indígenas, seringueiros, quilombolas, quebradeiras de coco, ribeirinhos e extrativistas.

• Políticas públicas nacionais de combate à pobreza e busca do desenvolvimento sustentado: avaliação do Programa Fome Zero em escala local e análise do Programa Biodiesel como alternativa sustentável de fonte de energia.

• Entre as medidas de conservação dos ambientes naturais destaca-se a criação de reservas extrativistas. Nessa abordagem colocar-se-á em questão a importância do manejo sustentável dos recursos florestais amazônicos e o Programa Nacional da Biodiversidade e a biopirataria, ou seja, saque indevido das riquezas naturais, que movimenta por ano no mundo cerca de US$ 60 bilhões, segundo estimativas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Sugestões de percursos didáticos
• Leitura de duas obras de referência que fundamentam a abordagem: MISSÃO TERRA: O resgate do planeta e PACHA MAMA: Missão Terra 2. Ações para salvar o planeta. É a Agenda 21 elaborada por crianças e jovens. Ambas da Editora Melhoramentos.
• Organização de banco de dados sobre AGENDA 21. Por se tratar de um tema novo, os livros didáticos ainda não incorporaram o tema ao seu temário de forma satisfatória. Daí, a importância da construção deste banco de dados. Textos diversos estão disponíveis em páginas eletrônicas da Internet.
• Trilhas de pesquisa a partir das perguntas curiosas levantadas pela turma no momento da apresentação do tema e diagnose acerca dos saberes e fazeres dos alunos; identificação de interfaces interdisciplinares; realização do tratamento da informação.
• Participação na elaboração da Agenda 21 Local. Planejamento de atividades interdisciplinares; identificação das oportunidades de exercício de protagonismo com o levantamento de ações para intervenção na realidade sócio espacial do município.
• Júri Simulado colocando-se em questão o que é social e economicamente mais vantajoso sob a ótica da sustentabilidade: as reservas extrativistas ou a pecuária e a soja? O que estará em jogo é a descoberta, por eles, de que a floresta “de pé” e protegida é uma fonte quase que inesgotável de bens, inclusive, a biodiversidade;
• Mesa Redonda para avaliação dos resultados em processo do Programa Fome Zero em nível local, com proposição de ações estratégicas de políticas sustentáveis de inclusão social, emprego e geração de renda, moradia, lixo e água;
• Palestra seguida de debate sobre o Programa Nacional da Biodiversidade e ações estratégicas de combate à biopirataria em nível local e nacional; visita de estudos a uma comunidade tradicional próxima ao espaço de vivência, planejando a coleta de dados. O tratamento da informação, que inclui a análise dos dados coletados, registros diversos, e a organização e produção do conhecimento escolar. Programe uma atividade de APRESENTAÇÃO.
• Mapeamento de cidades sustentáveis em dimensão multiescalar, organizando legenda criativa.

Como avaliar
A avaliação formativa acompanha as aprendizagens, desde a diagnose dos conhecimentos dos alunos à produção do conhecimento escolar. Sugere-se um documento intitulado Contribuições para a elaboração da AGENDA 21 do nosso município, que deverá ser encaminhado aos setores competentes. O banco de itens disponibiliza várias atividades de verificação das aprendizagens. A auto avaliação é outro instrumento necessário ao acompanhamento do processo formador, bem como um valioso instrumento de compromisso do aluno com seu auto desenvolvimento.



OBJETIVO:

·        O presente projeto tem como objetivo de conscientizar os alunos quanto ao uso e ao excesso do consumo e ao descarte dos materiais no meio ambiente.

Conteúdos trabalhados:

·        O que é consumo;
·        Bens materiais e imateriais;
·        Resíduos sólidos.

METODOLOGIA:

·  Discussão com a turma sobre o tema gerador, conhecimentos prévios dos alunos;
·        Exibição do vídeo: “A HISTÓRIA DAS COISAS”;
·        Questionamento oral e escrito;
·   Pesquisa de subtemas relacionado com o tema geral e elaboração de folders, paródias, poemas e cartazes;
·        Socialização dos trabalhos.

DURAÇÃO:

·        2 meses

PÚBLICO ALVO:

·        Alunos do 6.º ao 9.º ano

MATERIAIS UTILIZADOS:

·        DVD, televisão, internet, livros, revistas etc.

A região onde hoje se encontra o Estado das Alagoas foi invadida por franceses no início do século XVI, sendo retomado pelos portugueses em 1535, sob o comando de Duarte Coelho, donatário da capitania de Pernambuco, que organizou duas expedições e percorreu a área fundando alguns vilarejos, como o de Penedo. Também incentivou a plantação de cana-de-açúcar e a formação de engenhos. Em 1630, os holandeses invadiram Pernambuco e também ocuparam a região das Alagoas até 1645, quando os portugueses voltaram a conquistar o controle da região. Em 1706 as Alagoas são elevadas à condição de comarca, primeiro passo para o alcance de sua autonomia. A emancipação política aconteceu em 16 de setembro de 1817, quando a comarca foi elevada à condição de capitania. Durante os períodos subsequentes, várias sublevações contra os portugueses se sucederam nas Alagoas. A Primeira Constituição do Estado foi assinada em 11 de junho de 1891, em meio a graves agitações políticas, que assinalaram o início da vida republicana. Em 1839 a sede do governo foi transferida da antiga cidade das Alagoas (hoje Marechal Deodoro) para Maceió.

Orientação para o professor

COLOCAR EM DISCUSSÃO ALGUMAS PERGUNTAS COMO:

Ü Quando e como ocorreu a emancipação política de Alagoas?
Ü Qual a capitania que Alagoas pertencia?
Ü Quais foram às revoluções ocorridas neste período? Por que?
Ü Quais foram os presidentes alagoanos do Brasil?
Ü Identificar os alagoanos que fizeram historia no Brasil e no mundo?
Ü Quem foram os governadores de Alagoas?
Ü Quais os símbolos do nosso estado?
Ü Como o nosso estado está localizado em relação Região?
Ü Quais os estados que fazem limites com Alagoas?
Ü Qual o tipo de relevo, clima, vegetação e hidrografia?
Ü Qual a população atual do nosso estado?
Ü Como os indicadores demográficos estão representados?
Ü Quais os tipos de economia do nosso estado?
Ü Qual a infraestrutura que interfere na economia de Alagoas?
Ü Quais as cidades mais populosas de Alagoas?
Ü Quais os principais povos indígenas alagoanos?
Ü Quais os principais folguedos e danças de Alagoas?
Ü Quais os artesanatos de destaque Alagoanos?
Ü Como a culinária alagoana está representada?
Ü Quais os principais pontos turísticos de Alagoas?

Trabalhar:
î Leitura e questionamento escrito e oral;
î Produção de texto;
î Desenho de mapa e símbolos de Alagoas;
î Confecção de cartaz, maquete, mural e revista em quadrinhos;
î Atividade com loteria pedagógica, cruzadinha, caça-palavra, acróstico, paródia, poema etc.

Nas democracias, a escolha de determinados cidadãospara ocuparem cargos públicos é feita por um processo chamado eleição. No Brasil, a votação é direta, isto é, cada eleitor escolhe pessoalmente seu candidato.   
A data da votação do primeiro turno das Eleições 2012 é dia 07 de outubro, e para o segundo turno das Eleições 2012 é o dia 28 de outubro, mas o Brasil inteiro já começa viver o clima de uma das votação mais importantes do país. Nelas, serão eleitos os candidatos aos cargos de Prefeito, vice-prefeito e vereador. Isso acontece de quatro em quatro anos.
    
Orientação para o professor

COLOCAR EM DISCUSSÃO ALGUMAS PERGUNTAS COMO:

Ü O que é eleição, quando foi que surgiu este termo?
Ü Qual a importância do voto para o cidadão?
Ü O que são partidos políticos, qual o seu objetivo e quais são eles?
Ü O que é TRE, qual o seu objetivo?
Ü O que é ficha limpa? Funciona?
Ü O que é propaganda eleitoral e quais os procedimentos?
Ü O que é prefeito e vice-prefeito, quais as suas responsabilidades?
Ü O que é vereador e qual a sua função no município?
Ü Qual a idade mínima para se candidatar a cargo de prefeito, vice-prefeito e vereador?
Ü Quais são os requisitos exigidos para se candidatar ao cargo de prefeito e vereador?
Ü Quem foram os prefeitos e qual é a atual do nosso município?
Ü Quais os pontos positivos e negativos de uma eleição?


Trabalhar:
î Leitura de textos e questionamento escrito e oral;
î Produção de texto;
î Desenho de mapa e símbolos eleitorais;
î Confecção de cartaz, mural e revista em quadrinhos;
î Atividade com loteria pedagógica, cruzadinha, caça-palavra, acróstico, paródia, poema etc.;
î Debate sobre os temas que são prioridades para o nosso município;
î Simular uma eleição na sala de aula.

Encantos e desencantos

Séries: 1º e 9º Ano do Ensino Fundamental

“Como bom alagoano
Sinto o verde do oceano,
Bem dentro da minha loa.
A Paulo Afonso ilumina,
Pois é Deus quem determina
A graça da terra boa.
Nem mesmo o Gogó da Ema
Supera com a Salgema
O sururu da lagoa”
                                                        João Leite Neto 

Desenvolvendo a Problematização:

O que sabemos?
* Sabemos que o estado alagoano se destaca no cenário mundial pelas suas belezas naturais, fazendo com que o estado receba turistas do Brasil e de outros países, que atualmente vem enfrentado grandes problemas ambientais e uma delas e a poluição de nossas praias e lagoas que afasta a maioria desses turistas.
* Poderemos utilizar este projeto, para que os alunos através de atividades, oficinas, pesquisas, palestras e debates percebam a necessidade de mudanças de hábitos, costumes e valores quanto ao modo de consumo e de descarte do lixo para que o Meio Ambiente seja preservado e ainda que evoluam em sua oralidade, leitura e escrita e produção de textos.
* Televisão e aparelho de DVD, para assistir a vídeos sobre o assunto em pauta.
* Datashow para exibir slides e também vídeos sobre o assunto em pauta. E para demonstrar na Culminância do Projeto o que aprenderam no decorrer do Projeto.
* Câmera Fotográfica e Filmadora, para fotografar e filmar as várias etapas do desenvolvimento do Projeto, inclusive a Culminância.
* Câmera Fotográfica para fotografar e fazer slides, para alunos e professores observarem as etapas do trabalho e depois montar estratégias para melhorá-las.


Justificativa:
Partindo da leitura da poesia de João Leite Neto, falando das belezas naturais de Alagoas, este projeto foi elaborado com a finalidade conhecer e conscientizar nossos alunos dos impactos ambientais que nossas belezas naturais vêm enfrentando no seu dia a dia. E com essa realidade, mostra-los como eles deve contribuir fazendo o seu papel de cidadão consciente, atuando  pelo bem esta da nossa sociedade alagoana.

Objetivo Geral:

Proporcionar aos nossos alunos e comunidades através de atividades, oficinas, pesquisas, palestras e debates, conhecimentos que permitam a elas se perceberem como agentes construtores da história pessoal e da sua comunidade, compreendendo a importância da preservação e equilíbrio do Meio Ambiente e ainda que o contato e o uso dos recursos tecnológicos os auxiliem no processo de seu aprendizado.

Objetivos Específicos:

* Compreender a poluição dos ambientes como desequilíbrio ambiental provocado pelo homem que transforma o ambiente natural.
* Participar de grupos de discussão para defender o homem e a natureza, com argumentos e pontos de vista.
* Investigar as condições do lugar em que vive, como nossas lagoas, praias e o tratamento do lixo.
* Identificar a existência de diferentes formas de preservação ambiental, aplicando-as diariamente.


Conteúdos Conceituais

1.    Língua Portuguesa:
Escrita e leitura:

·         Produção de textos variados:
Poemas, acrósticos, paródias, panfletos, cruzadinha com a palavra ALAGOAS;

2.    Matemática:
·         Trabalhar problemas com tabelas de preços de peixes e mariscos das lagoas Mundaú e Manguaba;
·         Elaborar gráficos com os peixes mais consumidos em alagoas.
3.    Geografia:
·         Trabalhar a localização de Paulo Afonso, relacionando as principais características geográficas;
·         Desenhar o mapa de Alagoas, identificando os principais pontos turísticos.
4.    História:
·         Pesquisar sobre a empresa Salgema, sua origem e a sua atuação em Alagoas;
·         Pesquisar sobre as ações ambientais da nova empresa Braskem atuando agora em Alagoas.
5.    Ciências:
·         Pesquisar sobre a poluição de nossas praias e lagoas e o tão famoso prato típico o sururu;
·         Fazer uma pesquisa sobre a usina hidrelétrica de Paulo afonso.
6.    Artes:
·         Produção de cartazes, murais, desenhos e pintura sobre o meio ambiente alagoano.
Metodologia:
Projeto interdisciplinar constando das seguintes etapas:

* Sensibilização
* Coleta de material
* Levantamento do conhecimento prévio dos alunos
* Fazer a divisão das tarefas de forma organizada para trabalhos em grupo
* Ouvir músicas relativas ao assunto.
* Trabalhar textos relativos ao assunto.
* Produzir textos relativos ao assunto.
* Trabalhar situações problema em tabelas ou gráficos de barras ou colunas.
* Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado
* Relatórios de conclusão
* Portifólio das atividades e ações
* Culminância do Projeto.


AVALIAÇÃO: Será de forma processual e continuada no decorrer e ao final de cada etapa e na finalização do projeto, onde será registrado cada desempenho do aluno.

Culminância:
* Serão feitos pequenos stands, no pátio da escola, um para cada equipe, para serem expostos os trabalhos de desenhos, pinturas , sucatas e maquetes produzidos pelos alunos nas oficinas e os Portifólios das atividades que forem trabalhadas pelas turmas.
* Serão expostos nas paredes, para socialização de todas as turmas, os cartazes e murais criados pelos alunos.
* Demonstrar na Culminância para os visitantes de outras salas e pessoas da comunidade, o que aprenderam no decorrer do projeto.


A FOME NO MUNDO ATUAL

A fome pode ser expressa de duas formas: aberta ou epidêmica; e oculta ou endêmica.
 A fome aberta ocorre em períodos em que acontecem guerra em um determinado lugar, desastres ecológicos ou pragas que compromete drasticamente o fornecimento de alimentos, isso acarreta a morte de milhares de pessoas.

Atualmente esse tipo de fome não tem ocorrido. Hoje existem vários organismos humanitários que fornecem alimentos às áreas afetadas por conflitos etc.

A fome oculta possui outra característica, é aquela no qual o indivíduo não ingere a quantidade mínima de calorias diárias, o resultado disso é a desnutrição ou subnutrição que assola 800 milhões de pessoas em todo mundo.

A subnutrição fragiliza a saúde tornando a pessoa acessível a doenças. Houve uma diminuição relativa no mapa da fome, mas a realidade ainda é alarmante.

Observando esse panorama nota-se que a fome ou subnutrição não é decorrente da produção insuficiente de alimentos, pelo contrário, ano após ano a produção tem aumentado o volume, e é fato que a produção de alimentos é mais do que suficiente para suprir as necessidades da população mundial.

Público alvo: Do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental

Problematização:

Como modificar hábitos, costumes e valores em relação ao consumo e descarte do lixo, para melhorar o local em que se vive, a começar pela Escola e também preservar o Meio Ambiente?

Desenvolvendo a Problematização:

O que sabemos?


* Sabemos que a produção de lixo nas Escolas e seu entorno é muito grande e que dentro das Escolas, os alunos jogam embalagens, cascas de frutas ou papéis em qualquer lugar.

* Poderemos utilizar este tema, A Reciclagem, para os que alunos através de atividades, oficinas, pesquisas, discussões e debates percebam a necessidade de mudanças de hábitos, costumes e valores quanto ao modo de consumo e de descarte do lixo para que o Meio Ambiente seja preservado e ainda que evoluam em sua oralidade, leitura e escrita e produção de textos.
* Televisão e aparelho de DVD, para assistir a vídeos sobre o assunto em pauta.
* Datashow para exibir slides e também vídeos sobre o assunto em pauta. E para demonstrar na Culminância do Projeto o que aprenderam no decorrer do Projeto.
* Câmera Fotográfica e Filmadora, para fotografar e filmar as várias etapas do desenvolvimento do Projeto, inclusive a Culminância.
* Câmera Fotográfica para fotografar e fazer slides, para alunos e professores observarem as etapas do trabalho e depois montar estratégias para melhorá-las.


O que queremos saber?
Perguntas para os alunos

> Qual o destino do lixo na zona urbana?
> O que vocês têm assistido, escutado ou lido sobre problemas ocorridos com Aterros Sanitários?
> O que poderemos modificar na Escola e seu entorno quanto à produção e descarte do lixo?
> O que é Coleta Seletiva?
> O que é Compostagem?
> O que vocês sabem sobre a Reciclagem?
> Quais os materiais que podem ser reciclados?
> Quais os materiais que não podem ser reciclados?Quais as vantagens da reciclagem para O Meio Ambiente?

Justificativa:

Justifica-se trabalhar com o Projeto POR UMA QUALIDADE DE VIDA MELHOR, que tem como tema: A Reciclagem, porque a produção de lixo nas escolas e seu entorno é muito grande. Dentro das Escolas, os alunos jogam embalagens, cascas de frutas ou papéis em qualquer lugar. O destino do lixo produzido diariamente pelas pessoas é um problema global, sendo uma questão até mesmo de sobrevivência, por isto é necessário que haja urgentemente uma mudança de hábitos, costumes e valores quanto ao modo de consumo e de descarte para que o Meio Ambiente seja preservado. Utilizaremos o tema A Reciclagem, em nossas aulas, porque reciclar é uma forma de reaproveitar matérias-primas, evitando que elas sejam retiradas da natureza, diminuindo também o lixo nos Aterros Sanitários. O trabalho será feito de forma interdisciplinar, contemplando todas as áreas do conhecimento. Também serão utilizados no Projeto os temas transversais: Saúde e Meio Ambiente além do tema transversal principal que é o Lixo e a Reciclagem.

Objetivo Geral:
Proporcionar às crianças através de atividades, oficinas, pesquisas, discussões e debates, conhecimentos que permitam a elas se perceberem como agentes construtores da história pessoal e da sua comunidade, compreendendo a importância do saneamento básico e do tratamento do lixo para a saúde das pessoas e para a preservação e equilíbrio do Meio Ambiente e ainda que o contato e o uso dos recursos tecnológicos os auxiliem no processo de seu aprendizado.

Objetivos Específicos:

* Compreender a poluição dos ambientes como desequilíbrio ambiental provocado pelo homem que transforma o ambiente natural.

* Participar de grupos de discussão para defender o homem e a natureza, com argumentos e pontos de vista.

* Investigar as condições do lugar em que vive, o saneamento básico e o tratamento do lixo.
* Identificar a existência de diferentes formas de preservação ambiental, aplicando-as diariamente.
* Produzir textos orais ou escritos, a partir de tema proposto.
* Realizar leitura do texto, identificando e localizando informações em textos de diferentes gêneros.
* Organizar dados de uma situação problema em tabelas ou gráficos de barras ou colunas.
* Perceber-se como agente construtor da história pessoal e da sua comunidade.


Conteúdos Conceituais
Língua Portuguesa:

Oralidade:

* exposição de ideias
* argumentação

Leitura:

* Leitura de textos diversos, relativos aos assuntos, em livros, revistas, jornais, etc.

Escrita:

* Produção de textos variados:
(relatórios, listas, panfletos, cartazes, poemas, acrósticos, murais, etc.)

Matemática:

* Trabalhar problemas, gráficos e tabelas que envolvam dados relativos ao assunto.


Geografia:

O Lugar e a Paisagem

* Ocupação da zona urbana de forma desorganizada e falta de infra-estrutura adequada.

História:
* Pesquisar sobre fatos onde a produção de Lixo e sua coleta de forma desorganizada tenha prejudicado as pessoas da zuna urbana .
* Valorizar as ações de cada um como contribuição para a vida da sociedade.

Ciências:

* Pesquisas sobre os problemas do lixo e como fazer a reciclagem.

* Cuidados com a saúde


Artes:

* Produção de maquetes, cartazes, murais, desenhos e pintura de gravuras sobre o assunto e objetos feitos com material reciclado.


Metodologia:

Projeto interdisciplinar constando das seguintes etapas:

* Sensibilização
* Coleta de material

* Levantamento do conhecimento prévio dos alunos
* Fazer a divisão das tarefas de forma organizada para trabalhos em grupo
* Construir uma ficha, com os alunos, para anotarem suas observações
* Discussões e debates
* Ouvir músicas relativas ao assunto.
* Trabalhar as letras das músicas relativas ao assunto
* Trabalhar textos relativos ao assunto.
* Produzir textos relativos ao assunto.
* Trabalhar situações problema em tabelas ou gráficos de barras ou colunas.
* Pesquisas sobre consumo e descarte do lixo e Coleta Seletiva e a Compostagem
* Oficinas de desenhos, pinturas, sucatas e maquetes
* Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado
* Relatórios de conclusão
* Portfólio das atividades e ações
* Socialização do Projeto.


Socialização:

* Serão feitos pequenos stands, no pátio da escola, um para cada equipe, para serem expostos os trabalhos de desenhos, pinturas, sucatas e maquetes produzidos pelos alunos nas oficinas e os Portfólios das atividades que forem trabalhadas pelas turmas.
* Serão expostos nas paredes, para socialização de todas as turmas, os cartazes e murais criados pelos alunos.
* Demonstrar na Culminância para os visitantes de outras salas e pessoas da comunidade, o que aprenderam no decorrer do projeto.

MOTIVAÇÃO

                               Desejo que você
 
Não tenha medo da vida, tenha medo de não vivê-la.
Não há céu sem tempestades, nem caminhos sem acidentes.
Só é digno do pódio quem usa as derrotas para alcançá-lo.
Só é digno da sabedoria quem usa as lágrimas para irrigá-la.
Os frágeis usam a força; os fortes, a inteligência.
Seja um sonhador, mas una seus sonhos com disciplina,
Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas.
Seja um debatedor de ideias. Lute pelo que você ama.
A carroça vazia
Certa manhã, meu pai, muito sábio, convidou-me a dar um passeio no bosque e eu aceitei com prazer. Ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno silêncio me perguntou:

- Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa?

Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:

- Estou ouvindo um barulho de carroça.

- Isso mesmo - disse meu pai - é uma carroça vazia.

Perguntei ao meu pai:

- Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?

- Ora - respondeu meu pai - é muito fácil saber que uma carroça está vazia por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz.

Tornei-me adulto, e até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, gritando (no sentido de intimidar), tratando o próximo com grossura inoportuna, prepotente, interrompendo a conversa de todo mundo e, querendo demonstrar que é a dona da razão e da verdade absoluta, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo:

“Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz”. 

“Se não quiserdes punir os homens amanhã, educai-os hoje”. Pitágoras
DOIS SAPOS
Vivia um sapo no fundo de um poço. Lá nascera, lá vivera, de lá nunca saíra e lá esperava morrer. O seu horizonte era de um metro e meio de largura, o diâmetro do poço. Para além da borda do poço nada mais existia para ele...
        Certo dia, tombou no fundo do poço um sapo vindo de longe, de outras regiões. Vinha de longe, das praias do mar...
O primeiro sapo sentiu seu espaço vital invadido mas, como o segundo era mais forte, resolveu não guerrear. Depois de três dias de silêncio, travaram o seguinte diálogo:
- De onde vens tu, estranho invasor?
- Das praias do mar.
- Que coisa é o mar?
- O mar...o mar é uma grande planície de água.
- Tão grande como essa pedra em que estou?
- Muito maior.
- Tão grande como esse poço, minha casa?
- Mil vezes maior. Milhares de poços desses cabem no mar que eu vi. O mar é tão grande que todo o céu caberia nele ainda sobraria mar. Todos os sapos do mundo, pulando a vida inteira não chegariam do outro lado, tão grande é o mar, em cuja margem nasci e vivi.
- Sai daqui, sapo mentiroso! Coisa maior que esse poço não pode haver! Mas água que essa, só pode ser mentira! Não acredito.



 Não seja e não permita que seu aluno se transforme no sapo do poço.
À sua frente existem mil possibilidades.
Busque-as. Investigue-as. Explore-as...


Aprenda a Valorizar
  
Às vezes, não descobrimos as  coisas boas que temos conosco, que estão ao nosso lado e vamos longe atrás da miragem de falsos tesouros e  geralmente ficamos decepcionados e até infelizes porque não  encontramos.  Aprenda a  Valorizar o que você tem,  os amigos que estão perto  e que realmente se importam  com você, o emprego que Deus  lhe deu,  ou se você  for agnóstico, que com seu esforço você o  conquistou; o conhecimento que você adquiriu, a sua saúde, o sorriso do seu  filho, do seu irmão, do seu amigo, o carinho de seus pais.

Esses são os  verdadeiros  tesouros que devemos conquistar e preservar.

Não deixe que o orgulho, a vaidade, o ódio, o rancor  e a inveja dominem seus pensamentos e seu coração por mais que os que lhe cercam estejam cultuando estes sentimentos,

Não se deixem consumir.

Seja altivo,  sem ser arrogante!
 
Lute pelos seus objetivos, mas não pise em ninguém... Para que?

Perceba as pequenas coisas  e aprenda a valorizá-las.

São essas atitudes aparentemente simples,  que nos  oferecem a  possibilidade de sermos felizes, que fazem com que a vida valha a pena ser vivida, o resto, se   refletirmos bem, não tem a menor importância!

E mais:  lembrem-se, sempre, que não importa se somos ricos ou pobres, negros ou  brancos, cultos ou ignorantes, feios ou bonitos, acabamos inapelavelmente ASSIM.......

egunda-feira, 6 de agosto de 2012

DINÂMICA


A ESCULTURA

Objetivo:
Este jogo se propõe a provocar a capacidade de imaginação e fantasia dos adultos, frequentemente relegados a um segundo plano.

Tamanho do grupo:
Vinte a trinta pessoas, dispostas em círculo.

Tempo exigido:
1 hora.

Material necessário:
Nenhum.

Ambiente físico:
Sala de aula ampla, sem carteiras.

Processo:
Um dos participantes, como se estivesse trabalhando com argila, deve “esculpir” com as próprias mãos um determinado objeto e “entregá-lo” ao seu companheiro da direita, que deve receber e dizer o que recebeu (o que imagina que lhe foi entregue). A seguir, “desmancha” a escultura, faz outra e passa para o seu companheiro da direita, que procede da mesma forma, até se completar a rodada.

Fechamento:
O facilitador discutirá com os participantes sobre as dificuldades de representação espacial que todos temos, e como essa relativa incapacidade pode geral mal entendidos.
Enfatizará também que nosso “filtro sensorial” faz com que vejamos o que estamos predispostos a ver.

O QUE É Programa Mais Cultura nas Escolas?

Mais Cultura nas Escolas é o resultado da parceria MinC e MEC para promover o encontro de iniciativas culturais e escolas públicas de todo o Brasil,  democratizar o acesso à cultura e ampliar o repertório cultural de estudantes, professores e comunidades escolares do ensino básico. Artistas, mestres das culturas populares, cinemas, pontos de cultura, museus, bibliotecas, arte educadores e outras iniciativas culturais agora podem elaborar Planos de Atividade Cultural em diálogo com projetos pedagógicos e com os eixos temáticos do Mais Cultura nas Escolas.

As atividades serão desenvolvidas dentro ou fora da escola por no mínimo 6  (seis) meses, valendo-se das mais diversas linguagens artísticas(música, teatro, audiovisual, literatura, circo, dança, contação de histórias, artes visuais, etc.) e manifestações da cultura (rádio, internet, jornal, culinária, mitologia, vestuário, mestre e saberes populares, etc.).

Eixos Temáticos
Os eixos temáticos do Mais Cultura nas Escolas foram criados considerando a diversidade da cultura brasileira e das manifestações artísticas atuais. São 9 (nove) eixos para incentivar projetos voltados, entre outros temas, a atividades em museus, pontos de cultura, cinemas e outros espaços culturais; à criação, circulação e difusão artística; à cultura digital e comunicação; ao patrimônio material e imaterial; às tradições orais; às culturas indígenas e à cultura afrobrasileira.

Atores/ Participantes
iniciativas culturais
Pessoas física ou jurídica, indivíduos ou grupos que desenvolvem práticas e pesquisas em artes, patrimônio, cultura popular, etc. Entidades como bibliotecas, pontos de cultura, museus, cinemas e outros espaços. O melhor meio de encontrá-las é explorar territórios educativos potenciais em torno da escola, atentando aos espaços e atores da cultura.   

escolas
Poderão inscrever projetos cerca de 34 mil escolas da rede pública, espalhadas por todo o Brasil, ativas nos Programas "Mais Educação" e "Ensino Médio Inovador" (MEC) até 2012. Mais informações sobre as escolas participantes nos links e documentos relacionados, ao lado, aqui nessa página digital.

Como participar?
Escolas e iniciativas culturais vão criar juntas um Plano de Atividade Cultural, em diálogo com um ou mais eixos temáticos propostos pelo programa. Os projetos serão cadastrados e enviados, pelos responsáveis das escolas, via SIMEC (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação) até o dia 30 de junho de 2013. O processo de avaliação será conduzido pelos dois Ministérios, MinC e MEC.

Recursos
Em 2013 serão investidos R$ 100 milhões para financiar 5 (cinco) mil projetos. Cada um dos contemplados vai dispor de valores entre R$ 20 e R$ 22 mil reais. Os recursos financiam, entre outros itens, a contratação de serviços culturais necessários às atividades artísticas e pedagógicas. Os valores serão repassados diretamente às escolas via PDDE/ FNDE (Programa Dinheiro Direto na Escolas/ Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação).

terça-feira, 25 de junho de 2013

TRABALHANDO COM TABELAS

RECICLAGEM
Cada vez mais o Brasil e o mundo tem se conscientizado sobre a importância da reciclagem. Observe, a seguir, alguns dados obtido pela associação Compromisso Empresarial para a Reciclagem (CEMPRE) a respeito da reciclagem de alguns materiais em 2009. Conforme a tabela abaixo:

MATERIAIS
TONELADAS
RECICLADOS
Papel de escritório
 1.396.304.000
46%
Papel ondulado
Biodegradável
80%
Plástico
         2.500.000
21%
Embalagens PET
            471.000
55%
Latas de alumínio
14.969.450.000
98%
Vidro
          1.000.000
47%


       I.            RESPONDA:
1) De acordo com a tabela, quais foram os materiais mais reciclados no Brasil e no mundo?

2) Qual o material que é mais reciclado, em quantos porcento ela está representando?

3) Qual o material que é menos reciclado em toneladas?

4) Qual o material menos reciclado em porcentagem?

5) Calcule quantas toneladas de papel de escritório, de plástico, de embalagens PET e de vidro foram reciclados em 2009?

6) Você sabe por que o papel ondulado é biodegradável?

7) Você e sua família têm o habito de reciclar e de comprar materiais reciclados?

8) Dê um titulo para esta tabela?

João Batista (Judeia2 a.C. — 27 d.C.) foi um pregador judeudo início do século I, citado pelo historiador Flávio Josefo e os autores dos quatro Evangelhos da Bíblia.

Segundo a narração do Evangelho de São Lucas, João Batista era filho do sacerdote Zacarias e Isabel, prima de Maria, mãe deJesus. Foi profeta e é considerado, principalmente pelos cristãos ortodoxos, como o "precursor" do prometido Messias, Jesus Cristo.

A importância do seu nome João advém do seu significado que é "Deus é propício" e apelidaram-no "Baptista" pelo facto de pregar um baptismo de penitência (Lucas 3,3). Baptizou muitosjudeus, incluindo Jesus, no rio Jordão, e introduziu o batismo degentios nos rituais de conversão judaicos, que mais tarde foram adptados pelo cristianismo.

É o único santo cujo nascimento e martírio, em 24 de Junho e em29 de Agosto respectivamente, são evocados em duas solenidades pelo cristãos. João nasceu numa pequena aldeia chamada Aim Karim, a cerca de seis quilômetros lineares de distância a oeste de Jerusalém.Segundo interpretações doEvangelho de Lucas, era um nazireu de nascimento. 

Outros documentos defendem que pertencia à facção nazarita de Israel, integrando-a na puberdade, era considerado, por muitos, um homem consagrado. De acordo com a cronologia neste artigo, João teria nascido no ano 7 a.C.; os historiadores religiosos tendem a aproximar esta data do ano 1º, apontando-a para 2 a.C..

Como era prática ritual entre os judeus, o seu pai Zacarias teria procedido à cerimónia da circuncisão, ao oitavo dia de vida do menino. A sua educação foi grandemente influenciada pelas ações religiosas e pela vida no templo, uma vez que o seu pai era um sacerdote e a sua mãe pertencia a uma sociedade chamada "as filhas de Araão", as quais cumpriam com determinados procedimentos importantes na sociedade religiosa da altura.

Dia de São João é comemorado no dia 24 de Junho. São João é conhecido como "Santo festeiro”, e nesse dia são realizadas muitas festas e comemorações, cheias de danças. Alguns símbolos muito conhecidos nas celebrações são a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha e o manjericão e outros. 

O São João é uma das principais figuras das festas juninas. O Dia de São João também possui várias comidas e doces típicos, como:
  • rapaduras,
  • amendoim,
  • bolo de milho,
  • curau,
  • canjica,
  • bolo de aipim,
  • paçoca,
  • etc.
Essas iguarias estão quase sempre presentes nas festas. Cidades do interior do Brasil, em especial, fazem festas mais típicas e possuem costumes bastante difundidos entre todos os habitantes, diferentemente do que acontece na maioria das cidades grandes.

O Dia de São João é comemorado em 24 de Junho pois é a data tradicionalmente atribuída ao seu nascimento. São João é considerado o santo mais próximo de Cristo, pois além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por João nas margens do Jordão.
Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.