"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 27 de junho de 2013


TRABALHANDO A Agenda 21 NA SALA DE AULA


Por que ensinar
A elaboração e lançamento da Agenda 21 Global aconteceu na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, conhecida como ECO-92, realizada em 1992, no Rio de Janeiro. O documento é considerado inovador, abrangente e ousado porque propõe, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Rompendo com o desenvolvimento dominante, onde predomina o econômico a qualquer custo, a Agenda 21 propõe a sustentabilidade, em que os fatores sociais e ambientais formam uma união indissolúvel entre si e com a necessidade de se enfrentar a degradação ambiental e o problema mundial da pobreza.
Nesse sentido, o documento considera como questões estratégicas: a geração de emprego e renda; a diminuição das disparidades regionais e interpessoais de renda; as mudanças nos padrões de produção e consumo; a construção de cidades sustentáveis e a adoção de novos modelos e instrumentos de gestão baseados no planejamento participativo. Desse modo, o documento é uma importante referência porque traduz em ações o conceito de desenvolvimento sustentável. A inserção do tópico Agenda 21 como conceito-chave nos estudos geográficos do ensino fundamental vem de encontro à necessidade de construir com o educando uma “cultura de sustentabilidade”, preparando-o para participar ativamente do processo de elaboração da Agenda 21 Local.

Condições para ensinar
A Agenda 21 é uma tentativa abrangente de promover, em nível planetário, um padrão de desenvolvimento que considere ao mesmo tempo mecanismos de proteção ambiental, equidade social e eficiência econômica. O enfoque da Agenda leva em conta estratégias para a geração de emprego e de renda, a diminuição de disparidades regionais, as mudanças nos padrões de consumo e produção, a construção de cidades sustentáveis e a adoção de novos modelos de gestão.

Considere o conhecimento prévio dos alunos sobre os seguintes temas da Agenda 21:

a) Cidades Sustentáveis: gestão urbana (normas de respeito ao meio ambiente e à comunidade, ordenamento do solo urbano, violência, segurança e cidadania, qualidade ambiental das cidades); planejamento e orçamento participativos; modelos para atender as carências em habitação, saneamento e transporte urbano; migração campo/cidade; impactos da industrialização e dos serviços, tais como o turismo, lazer, cultura e serviços modernos derivados das novas tecnologias.

b) Agricultura Sustentável: impactos da passagem de um modelo agrícola químico-mecânico para um modelo baseado agroecologia e ecosilvicultura; agricultura familiar; reforma agrária e extensão rural.

c) Infra-estrutura e Integração Regional: transporte, telecomunicações e energia/energia renovável; descentralização da execução e da gestão dos serviços públicos;

d) Gestão dos Recursos Naturais: solos; águas; florestas (manejo sustentável e conservação); biodiversidade (bioproteção, biotecnologia, conservação), fauna (caça e comércio ilegal); recuperação e proteção de ecossistemas degradados; controle da poluição ambiental; extrativismo.
e) Redução das Desigualdades Sociais: formas de combate à pobreza; emprego e mercado de trabalho; redução das disparidades na distribuição de renda; direitos humanos (indígenas, crianças e adolescentes, negros e deficientes); universalização da cidadania;

f) Desenvolvimento Científico e Tecnológico: desenvolvimento de tecnologias apropriadas ao desenvolvimento sustentável em suas diferentes escalas; ecoeficiência dos sistemas produtivos; gestão sustentável na indústria, agricultura e serviços (o papel das normas ISO 14.000 e ISO 9.000 para uma economia sustentável e competitiva); a pesquisa aplicada às necessidades das comunidades;

A Agenda 21, por traduzir em ações o conceito de desenvolvimento sustentável, é um conceito-chave no trato de questões importantes relacionadas ao espaço de vivência e instrumento fundamental para a construção de umaecocidadania referenciada na participação da elaboração e implementação de políticas públicas sustentáveis em nível local. Como está o processo de elaboração da Agenda 21 do município? Lance este desafio para a turma e planejem uma trilha de pesquisa. Faça do estudo do tópico a construção de subsídios para sua elaboração, envolvendo ONGs ambientalistas locais, comunidade e poder público.
Esta atividade é uma avaliação diagnóstica, inicial. Isso significa que é necessário estar atento e registrar as intervenções dos alunos; suas perguntas curiosas, não para respondê-las de pronto, mas para tomá-las como referência essencial na organização das trilhas de pesquisa que compõem a largada do desenvolvimento do tópico.
O que ensinar
•O etnoconhecimento e a etnodiversidade do povo brasileiro: importância dos saberes e fazeres (conquistas tecnológicas) elaborados e acumulados por populações tradicionais em seus diversos campos, como a botânica, a medicina, a astronomia, a filosofia e a literatura, bem como suas especificidades sociais e territoriais. Por se tratar de um patrimônio humano, artístico e científico brasileiro é relevante conhecê-los e protegê-los com medidas eficazes de combate à biopirataria. Elas vivem em todos os biomas brasileiros. São os povos indígenas, seringueiros, quilombolas, quebradeiras de coco, ribeirinhos e extrativistas.

• Políticas públicas nacionais de combate à pobreza e busca do desenvolvimento sustentado: avaliação do Programa Fome Zero em escala local e análise do Programa Biodiesel como alternativa sustentável de fonte de energia.

• Entre as medidas de conservação dos ambientes naturais destaca-se a criação de reservas extrativistas. Nessa abordagem colocar-se-á em questão a importância do manejo sustentável dos recursos florestais amazônicos e o Programa Nacional da Biodiversidade e a biopirataria, ou seja, saque indevido das riquezas naturais, que movimenta por ano no mundo cerca de US$ 60 bilhões, segundo estimativas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Sugestões de percursos didáticos
• Leitura de duas obras de referência que fundamentam a abordagem: MISSÃO TERRA: O resgate do planeta e PACHA MAMA: Missão Terra 2. Ações para salvar o planeta. É a Agenda 21 elaborada por crianças e jovens. Ambas da Editora Melhoramentos.
• Organização de banco de dados sobre AGENDA 21. Por se tratar de um tema novo, os livros didáticos ainda não incorporaram o tema ao seu temário de forma satisfatória. Daí, a importância da construção deste banco de dados. Textos diversos estão disponíveis em páginas eletrônicas da Internet.
• Trilhas de pesquisa a partir das perguntas curiosas levantadas pela turma no momento da apresentação do tema e diagnose acerca dos saberes e fazeres dos alunos; identificação de interfaces interdisciplinares; realização do tratamento da informação.
• Participação na elaboração da Agenda 21 Local. Planejamento de atividades interdisciplinares; identificação das oportunidades de exercício de protagonismo com o levantamento de ações para intervenção na realidade sócio espacial do município.
• Júri Simulado colocando-se em questão o que é social e economicamente mais vantajoso sob a ótica da sustentabilidade: as reservas extrativistas ou a pecuária e a soja? O que estará em jogo é a descoberta, por eles, de que a floresta “de pé” e protegida é uma fonte quase que inesgotável de bens, inclusive, a biodiversidade;
• Mesa Redonda para avaliação dos resultados em processo do Programa Fome Zero em nível local, com proposição de ações estratégicas de políticas sustentáveis de inclusão social, emprego e geração de renda, moradia, lixo e água;
• Palestra seguida de debate sobre o Programa Nacional da Biodiversidade e ações estratégicas de combate à biopirataria em nível local e nacional; visita de estudos a uma comunidade tradicional próxima ao espaço de vivência, planejando a coleta de dados. O tratamento da informação, que inclui a análise dos dados coletados, registros diversos, e a organização e produção do conhecimento escolar. Programe uma atividade de APRESENTAÇÃO.
• Mapeamento de cidades sustentáveis em dimensão multiescalar, organizando legenda criativa.

Como avaliar
A avaliação formativa acompanha as aprendizagens, desde a diagnose dos conhecimentos dos alunos à produção do conhecimento escolar. Sugere-se um documento intitulado Contribuições para a elaboração da AGENDA 21 do nosso município, que deverá ser encaminhado aos setores competentes. O banco de itens disponibiliza várias atividades de verificação das aprendizagens. A auto avaliação é outro instrumento necessário ao acompanhamento do processo formador, bem como um valioso instrumento de compromisso do aluno com seu auto desenvolvimento.



OBJETIVO:

·        O presente projeto tem como objetivo de conscientizar os alunos quanto ao uso e ao excesso do consumo e ao descarte dos materiais no meio ambiente.

Conteúdos trabalhados:

·        O que é consumo;
·        Bens materiais e imateriais;
·        Resíduos sólidos.

METODOLOGIA:

·  Discussão com a turma sobre o tema gerador, conhecimentos prévios dos alunos;
·        Exibição do vídeo: “A HISTÓRIA DAS COISAS”;
·        Questionamento oral e escrito;
·   Pesquisa de subtemas relacionado com o tema geral e elaboração de folders, paródias, poemas e cartazes;
·        Socialização dos trabalhos.

DURAÇÃO:

·        2 meses

PÚBLICO ALVO:

·        Alunos do 6.º ao 9.º ano

MATERIAIS UTILIZADOS:

·        DVD, televisão, internet, livros, revistas etc.

A região onde hoje se encontra o Estado das Alagoas foi invadida por franceses no início do século XVI, sendo retomado pelos portugueses em 1535, sob o comando de Duarte Coelho, donatário da capitania de Pernambuco, que organizou duas expedições e percorreu a área fundando alguns vilarejos, como o de Penedo. Também incentivou a plantação de cana-de-açúcar e a formação de engenhos. Em 1630, os holandeses invadiram Pernambuco e também ocuparam a região das Alagoas até 1645, quando os portugueses voltaram a conquistar o controle da região. Em 1706 as Alagoas são elevadas à condição de comarca, primeiro passo para o alcance de sua autonomia. A emancipação política aconteceu em 16 de setembro de 1817, quando a comarca foi elevada à condição de capitania. Durante os períodos subsequentes, várias sublevações contra os portugueses se sucederam nas Alagoas. A Primeira Constituição do Estado foi assinada em 11 de junho de 1891, em meio a graves agitações políticas, que assinalaram o início da vida republicana. Em 1839 a sede do governo foi transferida da antiga cidade das Alagoas (hoje Marechal Deodoro) para Maceió.

Orientação para o professor

COLOCAR EM DISCUSSÃO ALGUMAS PERGUNTAS COMO:

Ü Quando e como ocorreu a emancipação política de Alagoas?
Ü Qual a capitania que Alagoas pertencia?
Ü Quais foram às revoluções ocorridas neste período? Por que?
Ü Quais foram os presidentes alagoanos do Brasil?
Ü Identificar os alagoanos que fizeram historia no Brasil e no mundo?
Ü Quem foram os governadores de Alagoas?
Ü Quais os símbolos do nosso estado?
Ü Como o nosso estado está localizado em relação Região?
Ü Quais os estados que fazem limites com Alagoas?
Ü Qual o tipo de relevo, clima, vegetação e hidrografia?
Ü Qual a população atual do nosso estado?
Ü Como os indicadores demográficos estão representados?
Ü Quais os tipos de economia do nosso estado?
Ü Qual a infraestrutura que interfere na economia de Alagoas?
Ü Quais as cidades mais populosas de Alagoas?
Ü Quais os principais povos indígenas alagoanos?
Ü Quais os principais folguedos e danças de Alagoas?
Ü Quais os artesanatos de destaque Alagoanos?
Ü Como a culinária alagoana está representada?
Ü Quais os principais pontos turísticos de Alagoas?

Trabalhar:
î Leitura e questionamento escrito e oral;
î Produção de texto;
î Desenho de mapa e símbolos de Alagoas;
î Confecção de cartaz, maquete, mural e revista em quadrinhos;
î Atividade com loteria pedagógica, cruzadinha, caça-palavra, acróstico, paródia, poema etc.

Nas democracias, a escolha de determinados cidadãospara ocuparem cargos públicos é feita por um processo chamado eleição. No Brasil, a votação é direta, isto é, cada eleitor escolhe pessoalmente seu candidato.   
A data da votação do primeiro turno das Eleições 2012 é dia 07 de outubro, e para o segundo turno das Eleições 2012 é o dia 28 de outubro, mas o Brasil inteiro já começa viver o clima de uma das votação mais importantes do país. Nelas, serão eleitos os candidatos aos cargos de Prefeito, vice-prefeito e vereador. Isso acontece de quatro em quatro anos.
    
Orientação para o professor

COLOCAR EM DISCUSSÃO ALGUMAS PERGUNTAS COMO:

Ü O que é eleição, quando foi que surgiu este termo?
Ü Qual a importância do voto para o cidadão?
Ü O que são partidos políticos, qual o seu objetivo e quais são eles?
Ü O que é TRE, qual o seu objetivo?
Ü O que é ficha limpa? Funciona?
Ü O que é propaganda eleitoral e quais os procedimentos?
Ü O que é prefeito e vice-prefeito, quais as suas responsabilidades?
Ü O que é vereador e qual a sua função no município?
Ü Qual a idade mínima para se candidatar a cargo de prefeito, vice-prefeito e vereador?
Ü Quais são os requisitos exigidos para se candidatar ao cargo de prefeito e vereador?
Ü Quem foram os prefeitos e qual é a atual do nosso município?
Ü Quais os pontos positivos e negativos de uma eleição?


Trabalhar:
î Leitura de textos e questionamento escrito e oral;
î Produção de texto;
î Desenho de mapa e símbolos eleitorais;
î Confecção de cartaz, mural e revista em quadrinhos;
î Atividade com loteria pedagógica, cruzadinha, caça-palavra, acróstico, paródia, poema etc.;
î Debate sobre os temas que são prioridades para o nosso município;
î Simular uma eleição na sala de aula.

Encantos e desencantos

Séries: 1º e 9º Ano do Ensino Fundamental

“Como bom alagoano
Sinto o verde do oceano,
Bem dentro da minha loa.
A Paulo Afonso ilumina,
Pois é Deus quem determina
A graça da terra boa.
Nem mesmo o Gogó da Ema
Supera com a Salgema
O sururu da lagoa”
                                                        João Leite Neto 

Desenvolvendo a Problematização:

O que sabemos?
* Sabemos que o estado alagoano se destaca no cenário mundial pelas suas belezas naturais, fazendo com que o estado receba turistas do Brasil e de outros países, que atualmente vem enfrentado grandes problemas ambientais e uma delas e a poluição de nossas praias e lagoas que afasta a maioria desses turistas.
* Poderemos utilizar este projeto, para que os alunos através de atividades, oficinas, pesquisas, palestras e debates percebam a necessidade de mudanças de hábitos, costumes e valores quanto ao modo de consumo e de descarte do lixo para que o Meio Ambiente seja preservado e ainda que evoluam em sua oralidade, leitura e escrita e produção de textos.
* Televisão e aparelho de DVD, para assistir a vídeos sobre o assunto em pauta.
* Datashow para exibir slides e também vídeos sobre o assunto em pauta. E para demonstrar na Culminância do Projeto o que aprenderam no decorrer do Projeto.
* Câmera Fotográfica e Filmadora, para fotografar e filmar as várias etapas do desenvolvimento do Projeto, inclusive a Culminância.
* Câmera Fotográfica para fotografar e fazer slides, para alunos e professores observarem as etapas do trabalho e depois montar estratégias para melhorá-las.


Justificativa:
Partindo da leitura da poesia de João Leite Neto, falando das belezas naturais de Alagoas, este projeto foi elaborado com a finalidade conhecer e conscientizar nossos alunos dos impactos ambientais que nossas belezas naturais vêm enfrentando no seu dia a dia. E com essa realidade, mostra-los como eles deve contribuir fazendo o seu papel de cidadão consciente, atuando  pelo bem esta da nossa sociedade alagoana.

Objetivo Geral:

Proporcionar aos nossos alunos e comunidades através de atividades, oficinas, pesquisas, palestras e debates, conhecimentos que permitam a elas se perceberem como agentes construtores da história pessoal e da sua comunidade, compreendendo a importância da preservação e equilíbrio do Meio Ambiente e ainda que o contato e o uso dos recursos tecnológicos os auxiliem no processo de seu aprendizado.

Objetivos Específicos:

* Compreender a poluição dos ambientes como desequilíbrio ambiental provocado pelo homem que transforma o ambiente natural.
* Participar de grupos de discussão para defender o homem e a natureza, com argumentos e pontos de vista.
* Investigar as condições do lugar em que vive, como nossas lagoas, praias e o tratamento do lixo.
* Identificar a existência de diferentes formas de preservação ambiental, aplicando-as diariamente.


Conteúdos Conceituais

1.    Língua Portuguesa:
Escrita e leitura:

·         Produção de textos variados:
Poemas, acrósticos, paródias, panfletos, cruzadinha com a palavra ALAGOAS;

2.    Matemática:
·         Trabalhar problemas com tabelas de preços de peixes e mariscos das lagoas Mundaú e Manguaba;
·         Elaborar gráficos com os peixes mais consumidos em alagoas.
3.    Geografia:
·         Trabalhar a localização de Paulo Afonso, relacionando as principais características geográficas;
·         Desenhar o mapa de Alagoas, identificando os principais pontos turísticos.
4.    História:
·         Pesquisar sobre a empresa Salgema, sua origem e a sua atuação em Alagoas;
·         Pesquisar sobre as ações ambientais da nova empresa Braskem atuando agora em Alagoas.
5.    Ciências:
·         Pesquisar sobre a poluição de nossas praias e lagoas e o tão famoso prato típico o sururu;
·         Fazer uma pesquisa sobre a usina hidrelétrica de Paulo afonso.
6.    Artes:
·         Produção de cartazes, murais, desenhos e pintura sobre o meio ambiente alagoano.
Metodologia:
Projeto interdisciplinar constando das seguintes etapas:

* Sensibilização
* Coleta de material
* Levantamento do conhecimento prévio dos alunos
* Fazer a divisão das tarefas de forma organizada para trabalhos em grupo
* Ouvir músicas relativas ao assunto.
* Trabalhar textos relativos ao assunto.
* Produzir textos relativos ao assunto.
* Trabalhar situações problema em tabelas ou gráficos de barras ou colunas.
* Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado
* Relatórios de conclusão
* Portifólio das atividades e ações
* Culminância do Projeto.


AVALIAÇÃO: Será de forma processual e continuada no decorrer e ao final de cada etapa e na finalização do projeto, onde será registrado cada desempenho do aluno.

Culminância:
* Serão feitos pequenos stands, no pátio da escola, um para cada equipe, para serem expostos os trabalhos de desenhos, pinturas , sucatas e maquetes produzidos pelos alunos nas oficinas e os Portifólios das atividades que forem trabalhadas pelas turmas.
* Serão expostos nas paredes, para socialização de todas as turmas, os cartazes e murais criados pelos alunos.
* Demonstrar na Culminância para os visitantes de outras salas e pessoas da comunidade, o que aprenderam no decorrer do projeto.


A FOME NO MUNDO ATUAL

A fome pode ser expressa de duas formas: aberta ou epidêmica; e oculta ou endêmica.
 A fome aberta ocorre em períodos em que acontecem guerra em um determinado lugar, desastres ecológicos ou pragas que compromete drasticamente o fornecimento de alimentos, isso acarreta a morte de milhares de pessoas.

Atualmente esse tipo de fome não tem ocorrido. Hoje existem vários organismos humanitários que fornecem alimentos às áreas afetadas por conflitos etc.

A fome oculta possui outra característica, é aquela no qual o indivíduo não ingere a quantidade mínima de calorias diárias, o resultado disso é a desnutrição ou subnutrição que assola 800 milhões de pessoas em todo mundo.

A subnutrição fragiliza a saúde tornando a pessoa acessível a doenças. Houve uma diminuição relativa no mapa da fome, mas a realidade ainda é alarmante.

Observando esse panorama nota-se que a fome ou subnutrição não é decorrente da produção insuficiente de alimentos, pelo contrário, ano após ano a produção tem aumentado o volume, e é fato que a produção de alimentos é mais do que suficiente para suprir as necessidades da população mundial.

Público alvo: Do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental

Problematização:

Como modificar hábitos, costumes e valores em relação ao consumo e descarte do lixo, para melhorar o local em que se vive, a começar pela Escola e também preservar o Meio Ambiente?

Desenvolvendo a Problematização:

O que sabemos?


* Sabemos que a produção de lixo nas Escolas e seu entorno é muito grande e que dentro das Escolas, os alunos jogam embalagens, cascas de frutas ou papéis em qualquer lugar.

* Poderemos utilizar este tema, A Reciclagem, para os que alunos através de atividades, oficinas, pesquisas, discussões e debates percebam a necessidade de mudanças de hábitos, costumes e valores quanto ao modo de consumo e de descarte do lixo para que o Meio Ambiente seja preservado e ainda que evoluam em sua oralidade, leitura e escrita e produção de textos.
* Televisão e aparelho de DVD, para assistir a vídeos sobre o assunto em pauta.
* Datashow para exibir slides e também vídeos sobre o assunto em pauta. E para demonstrar na Culminância do Projeto o que aprenderam no decorrer do Projeto.
* Câmera Fotográfica e Filmadora, para fotografar e filmar as várias etapas do desenvolvimento do Projeto, inclusive a Culminância.
* Câmera Fotográfica para fotografar e fazer slides, para alunos e professores observarem as etapas do trabalho e depois montar estratégias para melhorá-las.


O que queremos saber?
Perguntas para os alunos

> Qual o destino do lixo na zona urbana?
> O que vocês têm assistido, escutado ou lido sobre problemas ocorridos com Aterros Sanitários?
> O que poderemos modificar na Escola e seu entorno quanto à produção e descarte do lixo?
> O que é Coleta Seletiva?
> O que é Compostagem?
> O que vocês sabem sobre a Reciclagem?
> Quais os materiais que podem ser reciclados?
> Quais os materiais que não podem ser reciclados?Quais as vantagens da reciclagem para O Meio Ambiente?

Justificativa:

Justifica-se trabalhar com o Projeto POR UMA QUALIDADE DE VIDA MELHOR, que tem como tema: A Reciclagem, porque a produção de lixo nas escolas e seu entorno é muito grande. Dentro das Escolas, os alunos jogam embalagens, cascas de frutas ou papéis em qualquer lugar. O destino do lixo produzido diariamente pelas pessoas é um problema global, sendo uma questão até mesmo de sobrevivência, por isto é necessário que haja urgentemente uma mudança de hábitos, costumes e valores quanto ao modo de consumo e de descarte para que o Meio Ambiente seja preservado. Utilizaremos o tema A Reciclagem, em nossas aulas, porque reciclar é uma forma de reaproveitar matérias-primas, evitando que elas sejam retiradas da natureza, diminuindo também o lixo nos Aterros Sanitários. O trabalho será feito de forma interdisciplinar, contemplando todas as áreas do conhecimento. Também serão utilizados no Projeto os temas transversais: Saúde e Meio Ambiente além do tema transversal principal que é o Lixo e a Reciclagem.

Objetivo Geral:
Proporcionar às crianças através de atividades, oficinas, pesquisas, discussões e debates, conhecimentos que permitam a elas se perceberem como agentes construtores da história pessoal e da sua comunidade, compreendendo a importância do saneamento básico e do tratamento do lixo para a saúde das pessoas e para a preservação e equilíbrio do Meio Ambiente e ainda que o contato e o uso dos recursos tecnológicos os auxiliem no processo de seu aprendizado.

Objetivos Específicos:

* Compreender a poluição dos ambientes como desequilíbrio ambiental provocado pelo homem que transforma o ambiente natural.

* Participar de grupos de discussão para defender o homem e a natureza, com argumentos e pontos de vista.

* Investigar as condições do lugar em que vive, o saneamento básico e o tratamento do lixo.
* Identificar a existência de diferentes formas de preservação ambiental, aplicando-as diariamente.
* Produzir textos orais ou escritos, a partir de tema proposto.
* Realizar leitura do texto, identificando e localizando informações em textos de diferentes gêneros.
* Organizar dados de uma situação problema em tabelas ou gráficos de barras ou colunas.
* Perceber-se como agente construtor da história pessoal e da sua comunidade.


Conteúdos Conceituais
Língua Portuguesa:

Oralidade:

* exposição de ideias
* argumentação

Leitura:

* Leitura de textos diversos, relativos aos assuntos, em livros, revistas, jornais, etc.

Escrita:

* Produção de textos variados:
(relatórios, listas, panfletos, cartazes, poemas, acrósticos, murais, etc.)

Matemática:

* Trabalhar problemas, gráficos e tabelas que envolvam dados relativos ao assunto.


Geografia:

O Lugar e a Paisagem

* Ocupação da zona urbana de forma desorganizada e falta de infra-estrutura adequada.

História:
* Pesquisar sobre fatos onde a produção de Lixo e sua coleta de forma desorganizada tenha prejudicado as pessoas da zuna urbana .
* Valorizar as ações de cada um como contribuição para a vida da sociedade.

Ciências:

* Pesquisas sobre os problemas do lixo e como fazer a reciclagem.

* Cuidados com a saúde


Artes:

* Produção de maquetes, cartazes, murais, desenhos e pintura de gravuras sobre o assunto e objetos feitos com material reciclado.


Metodologia:

Projeto interdisciplinar constando das seguintes etapas:

* Sensibilização
* Coleta de material

* Levantamento do conhecimento prévio dos alunos
* Fazer a divisão das tarefas de forma organizada para trabalhos em grupo
* Construir uma ficha, com os alunos, para anotarem suas observações
* Discussões e debates
* Ouvir músicas relativas ao assunto.
* Trabalhar as letras das músicas relativas ao assunto
* Trabalhar textos relativos ao assunto.
* Produzir textos relativos ao assunto.
* Trabalhar situações problema em tabelas ou gráficos de barras ou colunas.
* Pesquisas sobre consumo e descarte do lixo e Coleta Seletiva e a Compostagem
* Oficinas de desenhos, pinturas, sucatas e maquetes
* Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado
* Relatórios de conclusão
* Portfólio das atividades e ações
* Socialização do Projeto.


Socialização:

* Serão feitos pequenos stands, no pátio da escola, um para cada equipe, para serem expostos os trabalhos de desenhos, pinturas, sucatas e maquetes produzidos pelos alunos nas oficinas e os Portfólios das atividades que forem trabalhadas pelas turmas.
* Serão expostos nas paredes, para socialização de todas as turmas, os cartazes e murais criados pelos alunos.
* Demonstrar na Culminância para os visitantes de outras salas e pessoas da comunidade, o que aprenderam no decorrer do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário