"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 14 de julho de 2013

Leitura e Interpretação de texto para 3º ano

Turma da Mônica em: Pedido de Natal
( Autor: Maurício de Souza )

O Natal já estava se aproximando e Cebolinha estava super ansioso para escrever a sua cartinha para o Papai Noel.
Quando faltava exatamente um mês para o Natal, Cebolinha resolveu escrever a tão aguardada cartinha...
- Plotinho! Telminei a minha caltinha plo Papai Noel! Paizão! Coloca pla mim no coleio? – Falou Cebolinha
- Cartinha pro Papai Noel Cebolinha? – Disse o pai de Cebolinha, Senhor Cebolão.
- Isso mesmo! – Exclamou
Nesse momento Senhor Cebolão abriu a carta de Cebolinha.
- Paizão! O que você vai fazer? – Perguntou Cebolinha.
- Ee... ler a sua cartinha! – Falou Senhor Cebolão, sem jeito.
- Coisa feia, pai! Não sabe que é feio ler calta dos outros? – Disse Cebolinha.
- Oh, filho! Só quero corrigir as palavras erradas! – Disse Senhor Cebolão
- Pode deixar! Papai Noel vai me entender! Agola é só colocar no coleio! Vamos juntos? – Perguntou Cebolinha
E assim foram Cebolinha e Senhor Cebolão até a caixa de correspondências. Senhor Cebolão então colocou a cartinha de Cebolinha na caixa, mas deixou a pontinha da carta para fora da caixa, pois queria ler a mesma, estava muito curioso para saber o que Cebolinha queria ganhar de Natal.
- Pode ir brincar, Cebolinha! A carta já está entregue! – Exclamou Senhor Cebolão.
- Oh, pai! A pontinha estava pla fola! Alguém pode tilar! – Percebeu Cebolinha.
Mesmo desapontado, Senhor Cebolão tenta tirar a carta da caixa, mas de repente apareceu o carteiro.
- Psiu!Psiu! Você não sabia que caixas de correspondências são invioláveis? – Disse o carteiro furioso.
- Boa tarde! O meu filho colocou a cartinha de Papai Noel por engano e... Talvez se você me deixar dar uma olhada na cartinha... – Disse Senhor Cebolão, tentando se explicar.
- Nada disso! Passar bem! – Disse o carteiro.
Senhor Cebolão não sabia o que fazer e só pensava como iria fazer para descobrir o que o Cebolinha queria ganhar de presente de Natal. De repente ele teve uma idéia ...
- Cebolinha! Vamos até a loja de brinquedo? – Disse Senhor Cebolão.
- Vamos! – Respondeu Cebolinha.
- Então Cebolinha, o que você pediu para o Papai Noel? – Perguntou Senhor Cebolão.
- Ô pai! Como você é culioso! Quando chegar o Natal você vai saber! – Concluiu Cebolinha.
- Então o jeito é arriscar qualquer coisa! – Disse Senhor Cebolão.
Os dias se passaram e até que dia 25 de dezembro chegou...
- Ho!Ho!Ho! Você foi um bom menino! Aqui está o seu presentinho! Até o ano que vem! – Disse satisfeito Papai Noel.
- Eh! Eh! Vi Papai Noel sair apressado daqui, quase trombou comigo! Então filho! Será que ele trouxe o que você pediu? – Perguntou curioso Senhor Cebolão.
- Trouxe sim! Só que não está nesse pacote! Pedi pla que passássemos o Natal bem juntinhos! Como agola!
E assim foi o Natal de Cebolinha e sua família, recheado de muito amor, paz, carinho e principalmente união. Foi o Natal mais especial para todos eles.

Vamos interpretar?

1) Responda com respostas completas:

a) O que Cebolinha estava ansioso para fazer?
b) Por que Senhor Cebolão queria ler a cartinha de Cebolinha?
c) Quem não deixou Senhor Cebolão pegar a cartinha na caixa de correspondência?
d) O que Cebolinha queria ganhar de presente?

2) Coloque ( V ) se for verdadeiro ou ( F ) se for falso:

( ) Cebolinha não queria passar o Natal com a sua família.
( ) Senhor Cebolão queria ler a cartinha de Cebolinha.
( ) Cebolinha tinha uma família unida.
( ) Cebolinha tinha uma família desunida e violenta.

3) Complete as frases com o auxílio do banco de dados:



a) O presente que Cebolinha queria ganhar não estava dentro do __________________ .
b) Senhor Cebolão e Cebolinha foram juntos enviar a __________________ para o Papai Noel.
c) Para o Cebolinha aquele foi o melhor __________________ da sua família.
d) __________________ achou que o Cebolinha foi um bom menino durante aquele ano.

4) Sublinhe as frases falsas:

a) Cebolinha queria muito ganhar uma bola do Papai Noel.
b) Papai Noel não pode demorar muito na casa de Cebolinha, pois tinha muitas entregas.
c) O Papai Noel foi entregar o presente do Cebolinha no dia 25 de dezembro.
d) Senhor Cebolão queria muito comprar o presente de Natal do Cebolinha.

5) Pense e explique com suas palavras:

- Todas as crianças ganham do Papai Noel uma família unida? Você acha a família importante na vida de uma criança? Por quê?

Leitura e Interpretação de texto para 3º ano

O Folclore Brasileiro
Texto retirado do site Brasil Folclore

O folclore é o conjunto de manifestações de caráter popular de um povo, ou seja, é o conjunto de elementos artísticos feitos do povo para o povo, sempre ressaltando o caráter de tradicional destas representações, sempre transmitidas de uma geração para outra através da prática (os pais ensinam aos filhos, que desde pequeninos já praticam). O folclore varia bastante de um País para o outro, e até mesmo dentro de um Estado é bastante variável, pois as diferenças entre as regiões são muito grandes.No caso do Brasil, o folclore foi resultado da união da cultura a partir da miscigenação dos povos imigrantes. O que resultou é que em muitas regiões brasileiras o folclore é muito diferente, pois devido às influências de cada um destes povos formadores do Brasil, algumas regiões apresentam uma maior tendência a uma origem mais detalhada.
O termo Folk-Lore foi empregado pela primeira vez em 22 de agosto de 1846. Folk quer dizer povo; lore, o saber, o conhecimento, o costume.
O Folclore brasileiro é riquíssimo, podemos citar as lendas, provérbios, trava-línguas, parlendas, ditados populares, brincadeiras, comidas, festas populares, cantigas, crenças, enfim tudo que faz parte da nossa cultura é considerado folclore brasileiro.


1) Responda com respostas completas de acordo com o texto acima:

a) O que é folclore?
_____________________________________________________________________________________
b) Em que ano o termo “Folk-Lore” foi empregado pela primeira vez?
_____________________________________________________________________________________
c) Por que o folclore brasileiro é riquíssimo?
_____________________________________________________________________________________

2) Sublinhe as frases falsas:

a) O folclore varia bastante de um País para o outro.
b) As tradições folclóricas são iguais em todo o mundo.
c) As tradições folclóricas são passadas de geração a geração.
d) Os imigrantes não ajudaram para a formação folclórica de nosso País.

3) Complete as frases com a ajuda do quadro abaixo:





a) Tudo que faz parte da nossa ___________________ é considerado folclore.
b) Folclore é o conjunto de elementos artísticos feitos do povo para o ______________________.
c) Comidas típicas e ____________________ fazem partem do folclore de uma região.
d) O folclore foi o resultado da miscigenação dos povos ____________________.

4) Pense e responda:
- O que quer dizer a palavra:

a) Folk?
b) Lore?

5) Marque a opção correta para completar a frase:
a) As ---- e as ---- fazem parte do folclore.
( ) festas populares / casas comerciais
( ) cantigas / crenças
( ) lendas / regiões

b) O folclore foi formado pelo -----.
( ) prefeito
( ) médico
( ) povo


Leitura e Interpretação de texto para 3º ano

Papai Noel e os Anjinhos

Papai Noel estava muito cansado.Já trabalhara tanto!Na sua oficina ainda havia diversos brinquedos para terminar.
Certa noite o bom velhinho serrava madeira e de repente adormeceu... Roncava tanto tão alto que as nuvens estremeciam ao passarem à porta de sua casinha.
Três anjinhos, que dormiam nessas nuvens, acordaram com aquele barulhão.Resolveram espiar pela janelinha da casa de Papai Noel.
- Coitado!Está dormindo... – disse Querubim e logo os outros anjinhos falaram:
- - Não terminou os brinquedos...
- E amanha é véspera de Natal!
- Vamos ajudá-lo?
Depressa os anjinhos concordaram com a idéia de Querubim.
Entraram na oficina dos brinquedos, bem devagarzinho e, sem fazer barulho, começaram a trabalhar.Um anjo serrou, outro pintou e outro pregou... E os brinquedos foram surgindo, cada qual mais bonito!
Quando Papai Noel acordou, que surpresa!
Bonecas, soldadinhos, aviões, carrinhos, bolas, bichinhos, estavam todos prontos para a grande viagem.

( Autor desconhecido )
1) Responda com respostas completas:

a) Por que Papai Noel estava cansado?
_____________________________________________________________________________________
b) O que ele fazia quando pegou no sono?
_____________________________________________________________________________________
c) De que eram feitas às camas dos anjinhos?
_____________________________________________________________________________________

2) Escreva o que se pede:

a) Nome de um dos anjinhos –_____________________________________________________________
b) Lugar onde Papai Noel trabalhava –______________________________________________________
c) Nome de dois brinquedos que os anjinhos produziram – ______________________________________




3) Coloque ( V ) se for verdadeiro ou ( F ) se for falso:
( ) Querubim achou que Papai Noel ia conseguir acaba os brinquedos sozinho.
( ) Quem acabou de fazer os brinquedos foram os anjinhos.
( ) Entre os brinquedos havia alguns que imitavam meios de transportes.
( ) Papai Noel acordou com o barulho sas ferramentas.

4) Numere as frases de acordo com a seqüência do texto:

( ) Já era véspera de Natal.
( ) Papai Noel estava muito cansado.
( ) Papai Noel ficou surpreso quando acordou.
( ) Os brinquedos já estavam prontos e todos fizeram a grande viagem.

5) Marque com um ( X ) a resposta certa:

a) Os anjinhos acordaram porque:
( ) Estava na hora de tomar café.
( ) Papai Noel roncava alto.
( ) Começou a chover.

b) Os objetos que os anjinhos usavam para trabalhar eram:
( ) pincel, tesoura e lápis.
( ) alicate, papel e tesoura.
( ) serrote, pincel e martelo.



Leitura e Interpretação de texto para 3º ano

Assunto: Independência do Brasil

Turma da Mônica em: Independência do Brasil
( Autor: Maurício de Souza )

“Estamos em 1807! Toda a Europa foi ocupada pelos franceses... ou melhor, quase toda! Portugal ainda resiste ao invasor Napoleão!”

Enquanto isso D. João Cebolão pensativo no seu trono foi interrompido pelos seus amigos que o ajudavam a governar.
- Majestade!Precisamos partir!Napoleão já está a nos invadir!A Corte Portuguesa precisa fugir, antes que os franceses cheguem a Lisboa! – Disse um deles.
- Ai, Jesus!Fugir pra onde? – Falou D. João Cebolão desesperado.
- O Brasil é bom, nesta época do ano! – Disse o outro amigo de D. João Cebolão.
- Não, ó pá!Eu fico aqui até o fim! – Persistiu D. João Cebolão.
- De repente eles escutam um estrondo: BUM!!! BUM!!
Todos saíram correndo do palácio e foram rumo ao Brasil.Chegaram no navio desesperados como verdadeiros fugitivos.
- O Brasil é muito longe? – Perguntou D. João Cebolão.
- Não! Só 54 dias no mar! – Disse um de seus amigos.
- Ai!Vai ser de amargar! – Disse o outro amigo.
- Quer parar? – Disse furiosa Carlota Joaquina, esposa de D. João Cebolão.
Em março de 1808... O príncipe regente D. João Cebolão, chega com parte da Corte Portuguesa ao Rio de Janeiro e junto com a comitiva Real, é claro, estava o príncipe D. Pedro Cebolinha...
- Obligado ,meus súditos! – Disse D. Pedro Cebolinha quando viu aquela multidão batendo palmas para eles.
- Seus súditos?! Eles são meus!! – Disse D. João Cebolão.
- Sim, papá! – Respondeu D. Pedro Cebolinha.
Com a permanência de D. João Cebolão, o Brasil foi elevado em 1815, à condição de Reino Unido a Portugal, com isso o Brasil não era mais colônia de Portugal.Em 20 de março de 1816 a rainha de Portugal, Dona Maria I, morre e, um tempo depois, D. João Cebolão é aclamado Rei!
- Pedro, meu filho! És, agora, o príncipe herdeiro da Coroa Portuguesa! – Disse D. João Cebolão.
- Ah, sei! A Coloa Poltuguesa é a vovó, né, pai? – Perguntou D. Pedro Cebolinha.
- Mais ou menos!Bem... prepara-te, porque, algum dia, virás a ser o rei desse país! – Disse D. João Cebolão.
- Uau! Sélio? Vou ser o lei da Lua? – Disse D. Pedro Cebolinha feliz.
- Da Lua,nai, filho!Do Brasil! E tem,a mais uma coisinha,ó filho!Um príncipe regente não pode viver só! – Exclamou D. João Cebolão.
- Conclodo! Vou ganhar um cacholo! – Falou D. Pedro Cebolinha.
- Quê, ó qual!Tu vais é casar! – Respondeu D. João Cebolão.
Em 1817 na Áustria...
- Eu, o guarda Real Titi, venho em nome de sua Majestade, o rei D. João Cebolão, pedir vos a mão da Arquiduquesa Maria Mônica Leopoldina Carolina... Josefa Francisca Fernanda Beatriz... Para o príncipe D. Pedro Cebolinha de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier... de Paula Miguel Rafael Joaquim Jose Gonzaga Pascoal Cipriano...Serafim de Bragança e Bourbon, herdeiro do trono de Portugal e Brasil! Ufa!! Consegui, de uma topada só! – Disse o guarda Titi.
- Desculpe, eu não tava prestando atenção!Pode repetir? – Disse o responsável pela Maria Mônica Leopoldina.
- Claro!Água por favor! – Falou o guarda Titi.
Em 5 de novembro de 181, chega ao Brasil a Arquiduquesa Mônica Leopoldina.
- Aposto que é uma golducha! – Falou D. Pedro Cebolinha.
- Psst! Mais modos Pedrinho!Agora, curve-se!Aí vem ela! – Falou D. João Cebolão.
- Eu sou Mônica Leopoldina, meu príncipe! – Disse Mônica Leopoldina
- Hein! Não falei que ela uma golda? – Falou D. Pedro Cebolinha.
- Você também não é um príncipe encantado! – Disse Mônica Leopoldina
Em 1821...
- Filho! Minha missão aqui no Brasil esta cumprida! A Corte deve regressar a Lisboa! – Disse D. João Cebolão
- Eu vou ficar? Eu vou ser o lei da Lua? – Falou D. Pedro Cebolinha.
- Não!Quer dizer que tu vais ser o príncipe regente, se o Brasil se separar de Portugal!Antes seja pra ti, que me hás que pra algum desses aventureiros! – Falou D. João Cebolão.
- Legal! E você já vai declarar independência? – Perguntou Mônica Leopoldina
- Ainda não! Deixa o coloa ir embola, plimeiro! – Disse D. Pedro Cebolinha feliz.
Um dos primeiros decretos de D.Pedro foi acabar com a censura...
- O que é isto?! – Perguntou Mônica Leopoldina espantada
- Acabei com censula!Todos têm a libeldade de dizer i que pensam! – Falou D. João Cebolão empolgado.
Com o fim do monopólio, privilégio de exclusividade, da Imprensa Régia Oficial surgiram outros jornais com ideais bem nacionalistas!
Enquanto isso, no cenário político do Brasil, surgia a figura extraordinária do paulista José Franjinha Bonifácio!
- Senhores!Precisamos apoiar o príncipe D. Pedro Cebolinha! Ele deseja a completa autonomia do Brasil, ou seja, ele ser independente, não pertencerá mais a Portugal! – Disse José Franjinha Bonifácio em reunião com outras pessoas influentes daquela época.
Em Portugal, a repercussão do movimento Libertário não é bem vista...
- O Brasil pretende colocar-se acima das nossas leis e isso é contra lei! – Disse um dos amigos de D. João Cebolão.
- Tenho uma idéia!Vamos afazer o Brasil voltar ao estado de colônia! – Respondeu o Srº Louco.
- Estais louco? Isso vai causar uma guerra! – Disse o Srº Xaveco.
- Hum... Já sei! Que Pedro volte pra completar os estudos. – Falou D. João Cebolão empolgado.
- Isso não é uma boa idéia majestade! – Completou o Srº Louco.
E assim foi feito!Logo uma carta chegava a D. Pedro Cebolinha, entregue pelo Srº do Contra.
- Que absuldo!É um dispalate! Meu pai quer que eu volte pla Poltugal, pala completar os estudos! – Falou D. Pedro Cebolinha irritado.
- Isso é só pretexto pra submeter o Brasil às vontades de Portugal.- Disse Mônica Leopoldina
- Exatamente! Isso é tão claro, como dois e dois são quatro! – Completou D. Pedro Cebolinha.
Mas o povo brasileiro não deixaria D. Pedro Cebolinha voltar!No dia 9 de janeiro de 1822, D. Pedro Cebolinha recebe um abaixo-assinado de 8 mil pessoas do Rio de Janeiro , pedindo que ele fique no Brasil!
- Se é assim, como plala bem de todos e felicidade gelal da nação estou plonto!Dia o povo que fico! – Disse D. Pedro Cebolinha super feliz.
Era dia 9 de janeiro de 1822, em Portugal, a noticia da desobediência de D. Pedro Cebolinha não é bem recebida pelo seu pai,ele se sentiu traído.
D. Pedro Cebolinha tratou logo de organizar um ministério, convidando José Franjinha Bonifácio pra ministro do Reino e Negócios Estrangeiros.Mas, em Portugal, D. João Cebolão fica sabendo mais uma fez que D. Pedro Cebolinha fez mais uma desobediência e mandou mais uma carta para ele, mandando D. Pedro Cebolinha voltar imediatamente para Portugal.D. Pedro Cebolinha estava a caminho de São Paulo, quando chegaram ao Rio as mensagens do rei de Portugal. Jose Bonifácio e Mônica Leopoldina receberam a carta e imediatamente eles escreveram uma carta falando sobre a situação para ser entregue a D. Pedro Cebolinha através do correio do paço, Paulo Cascão Bregaro.Finalmente Paulo Cascão Bregaro localizou D. Pedro Cebolinha, que se encontrava às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo.
- Majestade!!Tenho cartas da Coroa, de Dona Mônica Leopoldina e de José Franjinha Bonifácio.
A fisionomia de D.Pedro ia se alterando, enquanto lia as cartas e até transformar-se numa expressão de revolta!
- Poltugal está nos tlatando como crianças! Laços fola, soldados!Nossas lelações estão coltadas!Blasileiros!!A nossa divisa de hoje em diante sela... Independência ou molte! – Disse bravamente D. Pedro Cebolinha proclamando a Independência do Brasil.
Logo, o grito do Ipiranga ecoa pelo país.Sentindo-se inspirado pelo momento, D. Pedro Cebolinha compôs o Hino da Independência! “Já podeis a Pátria, filhos...”
No dia 18 de setembro são assinados os decretos que estabelecem a Bandeira do Brasil independente.Em 12 de outubro, D. Pedro Cebolinha é aclamado Imperador Constitucional do Brasil, com o título Dom Pedro I Cebolinha. Depois da aclamação, veio a coração em 12 de dezembro, realizada com pompa na Capela Imperial! Finalmente o Brasil era um país livre!

Vamos interpretar?

1) Responda com respostas completas:

a) Para qual país a Família Real fugiu?
b) Qual foi o primeiro decreto de D.Pedro Cebolinha?
c) O que aconteceu no dia 9 de janeiro de 1822?
d) Qual foi o título que D.Pedro Cebolinha recebeu em 12 de outubro de 1822?

2) Marque com um ( X ) a resposta correta para completar as frases:

a) D. Pedro Cebolinha proclamou a Independência do Brasil às margens do riacho ----,em São Paulo.
( ) Niterói ( ) Ipiranga ( ) Ipirunga

b) D.Pedro Cebolinha achou Dona Mônica Leopoldina ----.
( ) chata ( ) linda ( ) gorda

c) O enviado de D. João Cebolão foi até a ---- pedir a mão de Dona Mônica Leopoldina para D. Pedro Cebolinha.
( ) Áustria ( ) Bahia ( ) Austrália

d) Com a morte da Dona ----, D. João Cebolão passou a ser rei.
( ) Leopoldina ( ) Maria ( ) Carlota

3) Sublinhe as frases falsas:

a) Com a permanência de D. João Cebolão, o Brasil foi elevado em 1815, à condição de Reino Unido a Portugal.
b) A Independência do Brasil foi proclamada em 25 de abril de 1822.
c) D. Pedro Cebolinha compôs o Hino da Independência do Brasil.
d) Paulo Cascão Bregaro foi a pessoa que entregou o e-mail com as notícias de Portugal para D. Pedro Cebolinha.

4) Complete as frases com o auxílio do banco de dados:

ARQUIDUQUESA – JOSÉ CASCÃO BONIFACIO – RIO DE JANEIRO – D. JOÃO CEBOLÃO –
D. PEDRO CEBOLINHA

a) A Família Real desembarcou no ______________ na sua chegada.
b) D.Pedro Cebolinha teve que se casar com a _______________________ Maria Mônica Leopoldina.
c) ________________________ lutou pela Independência do Brasil junto com D.Pedro Cebolinha.
d) ________________________ era pai de D. Pedro Cebolinha.

5) Marque com um ( X ) as frases corretas:

( ) D. João Cebolão mandou várias cartas para D. Pedro Cebolinha pedindo o para ficar no Brasil.
( ) Com o fim do monopólio surgiram outros jornais com ideais bem nacionalistas.
( ) Com a volta de D. João Cebolão para Portugal D. Pedro Cebolinha se tornou Príncipe Regente do Brasil.
( ) Depois da Independência o Brasil passou a ser colônia de Portugal.



Leitura e Interpretação de texto para 3º ano

Assunto: Estações do ano

As estações do ano

Em nosso planeta existem quatro diferentes períodos no decorrer do ano, a estes, chamamos de estações do ano. As estações do ano acontecem por causa da inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol. O movimento do nosso planeta em torno do Sol, dura um ano. A este movimento dá-se o nome de movimento de Translação e a sua principal consequência é a mudança das estações do ano.São elas: Primavera, Verão, Inverno e Outono.
A primavera ocorre após o inverno e antes do verão. No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a primavera tem início em 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro.
É uma época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. Portanto, é um período em que a natureza fica bela, presenteando o ser humano com flores coloridas e perfumadas. A função deste florescimento é o início da época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas.
O verão tem início em 21 de dezembro e termina em 21 de março. Suas principais características são dias longos e quentes (temperatura elevada), mas também possui dias geralmente chuvosos.
O Inverno é mais fria estação do ano e se inicia em 21 de junho e termina em 23 de setembro. 
O inverno é caracterizado, principalmente, pelas baixas temperaturas. Durante a estação, várias espécies de animais, principalmente de pássaros, migram para outras regiões mais quentes. Outros animais, como ursos, hibernam nesse período, reduzindo grandemente sua atividade metabólica. Em muitas regiões, pode ocorrer a incidência de neve e geadas. 
O outono é a estação que marca a transição entre o verão e o inverno, ele se inicia em 20 de março e termina em 20 de junho. Por ser uma fase de transição entre o verão e o inverno, o outono apresenta características de ambas as estações: redução de chuvas, mudanças bruscas no tempo, nevoeiros em algumas regiões, entre outras. Entre outras características do outono, podemos citar a diminuição da umidade do ar, além do fato dos dias e das noites terem a mesma duração. É no outono que ocorrem as grandes colheitas, visto que as frutas já estão bastante maduras e começam a cair no chão.

Fonte: www.suapesquisa.com.br (Textos reunidos)
- Interpretando o texto.

1) Responda de acorda com o texto:

a) Por que acontecem as estações do ano?
b) O que é translação?
c) Em que hemisfério está localizado o Brasil?
d) O que acontece no inverno com algumas espécies de animais?

2) Cite uma característica de cada estação do ano:

a) Verão - 
b) Outono - 
c) Inverno - 
d) Primavera - 

3) Coloque ( V ) se for verdadeiro ou ( F ) se for falso:

( ) O verão é uma época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas.
( ) No outono ocorrem as grandes colheitas, visto que as frutas já estão bastante maduras e começam a cair no chão.
( ) Em nosso planeta existem três diferentes períodos no decorrer do ano, a estes, chamamos de estações do ano.
( ) O inverno é caracterizado, principalmente, pelas baixas temperaturas.

4) Correlacione de acordo com o início e o término de cada estação do ano:

( 1 ) Primavera 
( 2 )Outono 
( 3 ) Inverno 
( 4 )Verão 

( )Início em 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro
( )Início em 21 de junho e termina em 23 de setembro
( )Início em 21 de dezembro e termina em 21 de março
( )Início em 20 de março e termina em 20 de junho


5) Complete as frases com o auxílio do banco de dados:

VERÃO – OUTONO – CHUVOSOS – INVERNO – PRIMAVERA

a) O verão possui dias geralmente ____________________.
b) O ________________ é a estação que marca a transição entre o verão e o inverno.
c) A _________________________ é um período em que a natureza fica bela, presenteando o ser humano com flores coloridas e perfumadas.
d) No ___________________ em muitas regiões, pode ocorrer a incidência de neve e geadas. 

Leitura e Interpretação de texto para 3º ano

Diferentes tipos de família
Raphaela Antônia Souza Silva


Família é uma confusão
Porém seu significado
É de Paixão,
E de grande coração.

O amor de família
É de verdade
É puro, e contém
Solidariedade.

Muitas vezes a família
É muito engraçada,
Acabamos falando sem querer,
Um tanto de piada.

Família não precisa ser de DNA,
Pois família que é família
É baseada em amar.



Família faz diversos
Programas de diversão,
Jogar um jogo, ir ao parque
Ou ver um DVD na televisão.

Minha família
Não é aquela sorridente da TV
Somos a família engraçada
Cabeça pra baixo, doidona
Que só quem está de perto
E a gente consegue ver.

Minha família
é pura união,
Nunca me deixa
na solidão.

Corações feios ou partidos,
Sendo de famílias,
Permanecem unidos.

- Vamos interpretar?

1) Responda de acordo com o texto lido acima:

a) Segundo o texto, o que significa família? _____________________________________________________________________________________
b) Por que a família não precisa ser de DNA?
_____________________________________________________________________________________
c) Como é a família do texto?
_____________________________________________________________________________________

2) Envolva as frases falsas:

a) A verdadeira família é aquela que sempre está unida.
b) Em toda família devem existir conflitos.
c) Família que é família é baseada em brigas.
3) Complete as frases com o auxílio do banco de dados:



a) A família sendo unida realiza diversos ___________________ de diversão.
b) Todas as famílias são __________________.
c) Corações feios ou partidos, mas sendo de __________________ permanecem unidos.
d) Quando estamos com a nossa família nunca nos sentimos ___________________.

4) Coloque ( V ) se for verdadeiro ou ( F ) se for falso:

( ) Em toda família não deve existir diálogo.
( ) A família é pura união e nunca deixa aparecer solidão.
( ) Às vezes a família é muito engraçada.
( ) Todos no mundo possuem uma família unida e feliz.

Avaliação de matemática


EMEIF ________________________________________________________DATA______________
NOME _____________________________________________________________SÉRIE 

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA- SND

1) COMPLETE O QUADRO DA DUZENTENA, COM OS NÚMEROS QUE ESTÃO FALTANDO.
201


204





210

212



216




221







229





235


238




243






250

252




257



261


264




269



273


276



280

282





288



292


295


298













2) ESCREVA POR EXTENSO ( COMO SE LÊ) O NÚMEROS ABAIXO.
117_______________________________          335___________________________________________
66________________________________        431___________________________________________
140______________________________          178__________________________________________
200_____________________________             205__________________________________________

3) ESCREVA COM ALGARISMOS OS NÚMEROS:
a) CINQÜENTA E NOVE __________                          E) CENTO E DEZ __________
B) NOVENTA E TRÊS __________                               F) DUZENTOS E OITO ________
C) CENTO E QUARENTA E UM ________                 G) QUATROCENTOS E QUINZE ________
D) TREZENTOS E SESSENTA _________                  H)  SEIS__________

4) PINTE DE AZUL OS NÚMEROS PARES E DE AMARELO OS ÍMPARES.

32
87
66
91
70
55
43
74
58

5) COMPLETE COM O ANTECESSOR E O SUCESSOR

ANTECESSOR
NÚMEROS DADOS
SUCESSOR
                                                                              
66


79


188


201


100

ANTECESSOR
NÚMEROS DADOS
SUCESSOR

19


47


123


106


111

                                                                                 

6) COMPLETE AS SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS;
0,2, 4 ________, _______, _________, _________, ___________, ___________, _________ E 20.
0,5, 10 _____, ________,___________, ________, ________, ___________, __________ e 50.
7) QUAL SÓLIDO GEOMÉTRICO SERÁ FORMADO SE MONTARMOS AS PLANIFICAÇÃO AO LADO?

R____________________________________________________________________
 
10,20,30, _________, ________, __________, _________, _________, ___________ e 100.





Interpretação de texto - 2º ano


1) QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
2) QUE TIPO DE TEXTO É ESTE?JUSTIFIQUE.
3) DE QUEM É A CHÁCARA?
4) DE QUE O CHICO BRINCA QUANDO CHOVE?
5) O QUE ELE FAZ QUANDO NÃO CHOVE?
6) O QUE TEM NA CHÁCARA DO CHICO BOLACHA?
7) DESENHE A CHÁCARA DO CHICO BOLACHA


DONA JOANINHA




OLÁ, EU SOU A DONA JOANINHA, TENHO SEIS PATINHAS QUE ME LEVAM  POR AÍ.

NA MINHA CABEÇA TENHO DUAS ANTENAS PARA SENTIR O CHEIRO E GOSTO DAS COISAS.

.

MINHA COMIDA PREFERIDA SÃO OUTROS INSETOS, ALGUNS DESTES INSETOS QUE SERVEM PARA ME ALIMENTAR FAZEM MAL ÀS PLANTAS.

POR ISSO MUITOS AGRICULTORES, AQUELAS PESSOAS QUE PLANTAM E COLHEM, ACHAM QUE EU SOU BENÉFICA, POIS EU AJUDO A DIMINUIR O NÚMERO DE PRAGAS E AS PLANTINHAS CRESCEM FELIZES E DÃO MUITOS FRUTOS.

EU POSSO VIVER ATÉ CENTO E OITENTA DIAS, CERCA DE SEIS MESES, MAS NÃO SEI SE VOU VIVER TANTO ASSIM, É QUE TEM MUITO AGRICULTOR E ATÉ MESMO NAS CASAS DAS PESSOAS, QUE PASSAM VENENO NAS PLANTAS, OS CHAMADOS AGROTÓXICOS, PARA MATAR OS INSETOS QUE PREJUDICAM AS PLANTAS E EU, QUE NÃO FAÇO MAL A NINGUÉM, ACABO MORRENDO TAMBÉM.

EU ACHO QUE NÃO DEVERIAM USAR TANTO VENENO ASSIM, EU E MUITOS OUTROS INSETOS AMIGOS MEUS, AJUDAM A ACABAR COM VÁRIAS PRAGAS.

OS AGRICULTORES PODIAM NOS CONTRATAR PARA ACABAR  COM OS INIMIGOS DAS PLANTAS, IA SER MELHOR PARA TODO MUNDO, INCLUSIVE PARA O PRÓPRIO SER HUMANO,  JÁ QUE NÃO IA TER VENENO NA COMIDA QUE ELE COME.

MAS JÁ QUE ISSO NEM SEMPRE ACONTECE, É BOM LAVAR MUITO BEM TODAS AS VERDURAS ANTES DE COMER, ISSO PARA NINGUÉM CORRER O RISCO DE FICAR DOENTE OU INTOXICADO.


Responda as Perguntas Abaixo: 
É só ler a frase e escrever a resposta na caixinha que tem em baixo de cada pergunta. Cada resposta é composta de apenas uma palavra.
.
1) Qual é o nome do inseto descrito no texto?
.
2) Quantas patas a joaninha tem?
.
3) Onde ficam as antenas da joaninha?
.
4) Qual é a comida preferida da joaninha?
.
5) Até quantos meses a joaninha pode viver?
.
6) Como são chamados os venenos que os agricultores passam nas plantas?
.
7) Para diminuir os riscos de alguém ficar doente, o que é necessário fazer com as verduras antes de comer?
.











A MINHOQUINHA DORMINHOCA
[minhoca-colorir%255B2%255D.jpg]


A MINHOQUINHA LARISSA MORAVA NUM BELO JARDIM, CHEIO DE FLORES. 
SUA CASA FICAVA NO PÉ DA ROSEIRA AZUL, E ERA MUITO ARRUMADINHA. 
NO INVERNO FEZ TANTO FRIO, MAS TANTO FRIO, QUE A MINHOQUINHA FECHOU AS PORTAS E AS JANELAS DA CASA E FOI PRA CAMINHA. 
COBRIU-SE COM TODOS OS COBERTORES QUE TINHA E FICOU TÃO QUENTINHA, MAS TÃO QUENTINHA, QUE ACABOU DORMINDO O INVERNO INTEIRO. 
FOI-SE O INVERNO E VEIO A PRIMAVERA. AS FLORES DO JARDIM SE ABRIRAM PARA O SOL E A VIDA FICOU MAIS FELIZ. AS ABELHAS VIERAM COLHER O PÓLEN DAS FLORES. AS FORMIGAS SAÍRAM DO FORMIGUEIRO PARA PEGAR FOLHAS VERDINHAS. OS PASSARINHOS CANTAVAM NAS ÁRVORES E FAZIAM SEUS NINHOS.
FOI QUANDO TITI, O BEIJA-FLOR, SENTIU FALTA DA MINHOQUINHA.
- ONDE ESTÁ A LARISSA? – PERGUNTOU ELE.
MAS NINGUÉM TINHA VISTO AINDA A MINHOQUINHA NESSA PRIMAVERA. 
TITI FOI ATÉ A CASA DELA E VIU PORTAS E JANELAS FECHADAS. 
ENTÃO TITI TEVE UMA IDÉIA: FAZER UMA SERENATA PARA ACORDAR A MINHOQUINHA. 
COMBINOU TUDO COM OS AMIGOS DO JARDIM. O GRILO TROUXE O VIOLINO. A BORBOLETA TROUXE A TROMBETA. O CASTOR TROUXE O TAMBOR. E O BEIJA-FLOR CANTOU UMA LINDA MÚSICA.
A MINHOQUINHA ACORDOU, SE ESPREGUIÇOU, SAIU DA CAMA E FOI VER O QUE ERA AQUILO. QUANDO ABRIU A JANELA O SOL ENTROU EM SUA CASA E ELA PODE OUVIR A LINDA CANTORIA DA PRIMAVERA.
                                                            AUTOR: EMÍLIO CARLOS
ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
1 - QUAL É O NOME DA MINHOQUINHA DA HISTÓRIA? 

2 - ONDE ELA MORAVA?
3 - O QUE A MINHOQUINHA FEZ NO INVERNO?
4 - QUEM SENTIU A FALTA DA MINHOQUINHA?
5 - TITI, O BEIJA-FLOR, TEVE UMA GRANDE IDEIA PARA ACORDAR A MINHOQUINHA LARISSA. QUAL FOI?
6 - A IDEIA DE TITI TERIA DADO CERTO SEM A AJUDA DOS AMIGOS? POR QUÊ?
7 - QUANDO A MINHOQUINHA ACORDOU, JÁ ERA QUE ESTAÇÃO DO ANO?
8 – A MINHOQUINHA LARISSA ACORDOU “PODE OUVIR A LINDA CANTORIA DA PRIMAVERA”. IMAGINE A CENA E DESENHE ABAIXO O QUE A MINHOQUINHA VIU AO ABRIR A JANELA. NÃO SE ESQUEÇA DE COLORIR BEM BONITO E ALEGRE O SEU DESENHO.