"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 14 de julho de 2013

Leitura e Interpretação de texto para 3º ano

Turma da Mônica em: Pedido de Natal
( Autor: Maurício de Souza )

O Natal já estava se aproximando e Cebolinha estava super ansioso para escrever a sua cartinha para o Papai Noel.
Quando faltava exatamente um mês para o Natal, Cebolinha resolveu escrever a tão aguardada cartinha...
- Plotinho! Telminei a minha caltinha plo Papai Noel! Paizão! Coloca pla mim no coleio? – Falou Cebolinha
- Cartinha pro Papai Noel Cebolinha? – Disse o pai de Cebolinha, Senhor Cebolão.
- Isso mesmo! – Exclamou
Nesse momento Senhor Cebolão abriu a carta de Cebolinha.
- Paizão! O que você vai fazer? – Perguntou Cebolinha.
- Ee... ler a sua cartinha! – Falou Senhor Cebolão, sem jeito.
- Coisa feia, pai! Não sabe que é feio ler calta dos outros? – Disse Cebolinha.
- Oh, filho! Só quero corrigir as palavras erradas! – Disse Senhor Cebolão
- Pode deixar! Papai Noel vai me entender! Agola é só colocar no coleio! Vamos juntos? – Perguntou Cebolinha
E assim foram Cebolinha e Senhor Cebolão até a caixa de correspondências. Senhor Cebolão então colocou a cartinha de Cebolinha na caixa, mas deixou a pontinha da carta para fora da caixa, pois queria ler a mesma, estava muito curioso para saber o que Cebolinha queria ganhar de Natal.
- Pode ir brincar, Cebolinha! A carta já está entregue! – Exclamou Senhor Cebolão.
- Oh, pai! A pontinha estava pla fola! Alguém pode tilar! – Percebeu Cebolinha.
Mesmo desapontado, Senhor Cebolão tenta tirar a carta da caixa, mas de repente apareceu o carteiro.
- Psiu!Psiu! Você não sabia que caixas de correspondências são invioláveis? – Disse o carteiro furioso.
- Boa tarde! O meu filho colocou a cartinha de Papai Noel por engano e... Talvez se você me deixar dar uma olhada na cartinha... – Disse Senhor Cebolão, tentando se explicar.
- Nada disso! Passar bem! – Disse o carteiro.
Senhor Cebolão não sabia o que fazer e só pensava como iria fazer para descobrir o que o Cebolinha queria ganhar de presente de Natal. De repente ele teve uma idéia ...
- Cebolinha! Vamos até a loja de brinquedo? – Disse Senhor Cebolão.
- Vamos! – Respondeu Cebolinha.
- Então Cebolinha, o que você pediu para o Papai Noel? – Perguntou Senhor Cebolão.
- Ô pai! Como você é culioso! Quando chegar o Natal você vai saber! – Concluiu Cebolinha.
- Então o jeito é arriscar qualquer coisa! – Disse Senhor Cebolão.
Os dias se passaram e até que dia 25 de dezembro chegou...
- Ho!Ho!Ho! Você foi um bom menino! Aqui está o seu presentinho! Até o ano que vem! – Disse satisfeito Papai Noel.
- Eh! Eh! Vi Papai Noel sair apressado daqui, quase trombou comigo! Então filho! Será que ele trouxe o que você pediu? – Perguntou curioso Senhor Cebolão.
- Trouxe sim! Só que não está nesse pacote! Pedi pla que passássemos o Natal bem juntinhos! Como agola!
E assim foi o Natal de Cebolinha e sua família, recheado de muito amor, paz, carinho e principalmente união. Foi o Natal mais especial para todos eles.

Vamos interpretar?

1) Responda com respostas completas:

a) O que Cebolinha estava ansioso para fazer?
b) Por que Senhor Cebolão queria ler a cartinha de Cebolinha?
c) Quem não deixou Senhor Cebolão pegar a cartinha na caixa de correspondência?
d) O que Cebolinha queria ganhar de presente?

2) Coloque ( V ) se for verdadeiro ou ( F ) se for falso:

( ) Cebolinha não queria passar o Natal com a sua família.
( ) Senhor Cebolão queria ler a cartinha de Cebolinha.
( ) Cebolinha tinha uma família unida.
( ) Cebolinha tinha uma família desunida e violenta.

3) Complete as frases com o auxílio do banco de dados:



a) O presente que Cebolinha queria ganhar não estava dentro do __________________ .
b) Senhor Cebolão e Cebolinha foram juntos enviar a __________________ para o Papai Noel.
c) Para o Cebolinha aquele foi o melhor __________________ da sua família.
d) __________________ achou que o Cebolinha foi um bom menino durante aquele ano.

4) Sublinhe as frases falsas:

a) Cebolinha queria muito ganhar uma bola do Papai Noel.
b) Papai Noel não pode demorar muito na casa de Cebolinha, pois tinha muitas entregas.
c) O Papai Noel foi entregar o presente do Cebolinha no dia 25 de dezembro.
d) Senhor Cebolão queria muito comprar o presente de Natal do Cebolinha.

5) Pense e explique com suas palavras:

- Todas as crianças ganham do Papai Noel uma família unida? Você acha a família importante na vida de uma criança? Por quê?

Leitura e Interpretação de texto para 3º ano

O Folclore Brasileiro
Texto retirado do site Brasil Folclore

O folclore é o conjunto de manifestações de caráter popular de um povo, ou seja, é o conjunto de elementos artísticos feitos do povo para o povo, sempre ressaltando o caráter de tradicional destas representações, sempre transmitidas de uma geração para outra através da prática (os pais ensinam aos filhos, que desde pequeninos já praticam). O folclore varia bastante de um País para o outro, e até mesmo dentro de um Estado é bastante variável, pois as diferenças entre as regiões são muito grandes.No caso do Brasil, o folclore foi resultado da união da cultura a partir da miscigenação dos povos imigrantes. O que resultou é que em muitas regiões brasileiras o folclore é muito diferente, pois devido às influências de cada um destes povos formadores do Brasil, algumas regiões apresentam uma maior tendência a uma origem mais detalhada.
O termo Folk-Lore foi empregado pela primeira vez em 22 de agosto de 1846. Folk quer dizer povo; lore, o saber, o conhecimento, o costume.
O Folclore brasileiro é riquíssimo, podemos citar as lendas, provérbios, trava-línguas, parlendas, ditados populares, brincadeiras, comidas, festas populares, cantigas, crenças, enfim tudo que faz parte da nossa cultura é considerado folclore brasileiro.


1) Responda com respostas completas de acordo com o texto acima:

a) O que é folclore?
_____________________________________________________________________________________
b) Em que ano o termo “Folk-Lore” foi empregado pela primeira vez?
_____________________________________________________________________________________
c) Por que o folclore brasileiro é riquíssimo?
_____________________________________________________________________________________

2) Sublinhe as frases falsas:

a) O folclore varia bastante de um País para o outro.
b) As tradições folclóricas são iguais em todo o mundo.
c) As tradições folclóricas são passadas de geração a geração.
d) Os imigrantes não ajudaram para a formação folclórica de nosso País.

3) Complete as frases com a ajuda do quadro abaixo:





a) Tudo que faz parte da nossa ___________________ é considerado folclore.
b) Folclore é o conjunto de elementos artísticos feitos do povo para o ______________________.
c) Comidas típicas e ____________________ fazem partem do folclore de uma região.
d) O folclore foi o resultado da miscigenação dos povos ____________________.

4) Pense e responda:
- O que quer dizer a palavra:

a) Folk?
b) Lore?

5) Marque a opção correta para completar a frase:
a) As ---- e as ---- fazem parte do folclore.
( ) festas populares / casas comerciais
( ) cantigas / crenças
( ) lendas / regiões

b) O folclore foi formado pelo -----.
( ) prefeito
( ) médico
( ) povo


Leitura e Interpretação de texto para 3º ano

Papai Noel e os Anjinhos

Papai Noel estava muito cansado.Já trabalhara tanto!Na sua oficina ainda havia diversos brinquedos para terminar.
Certa noite o bom velhinho serrava madeira e de repente adormeceu... Roncava tanto tão alto que as nuvens estremeciam ao passarem à porta de sua casinha.
Três anjinhos, que dormiam nessas nuvens, acordaram com aquele barulhão.Resolveram espiar pela janelinha da casa de Papai Noel.
- Coitado!Está dormindo... – disse Querubim e logo os outros anjinhos falaram:
- - Não terminou os brinquedos...
- E amanha é véspera de Natal!
- Vamos ajudá-lo?
Depressa os anjinhos concordaram com a idéia de Querubim.
Entraram na oficina dos brinquedos, bem devagarzinho e, sem fazer barulho, começaram a trabalhar.Um anjo serrou, outro pintou e outro pregou... E os brinquedos foram surgindo, cada qual mais bonito!
Quando Papai Noel acordou, que surpresa!
Bonecas, soldadinhos, aviões, carrinhos, bolas, bichinhos, estavam todos prontos para a grande viagem.

( Autor desconhecido )
1) Responda com respostas completas:

a) Por que Papai Noel estava cansado?
_____________________________________________________________________________________
b) O que ele fazia quando pegou no sono?
_____________________________________________________________________________________
c) De que eram feitas às camas dos anjinhos?
_____________________________________________________________________________________

2) Escreva o que se pede:

a) Nome de um dos anjinhos –_____________________________________________________________
b) Lugar onde Papai Noel trabalhava –______________________________________________________
c) Nome de dois brinquedos que os anjinhos produziram – ______________________________________




3) Coloque ( V ) se for verdadeiro ou ( F ) se for falso:
( ) Querubim achou que Papai Noel ia conseguir acaba os brinquedos sozinho.
( ) Quem acabou de fazer os brinquedos foram os anjinhos.
( ) Entre os brinquedos havia alguns que imitavam meios de transportes.
( ) Papai Noel acordou com o barulho sas ferramentas.

4) Numere as frases de acordo com a seqüência do texto:

( ) Já era véspera de Natal.
( ) Papai Noel estava muito cansado.
( ) Papai Noel ficou surpreso quando acordou.
( ) Os brinquedos já estavam prontos e todos fizeram a grande viagem.

5) Marque com um ( X ) a resposta certa:

a) Os anjinhos acordaram porque:
( ) Estava na hora de tomar café.
( ) Papai Noel roncava alto.
( ) Começou a chover.

b) Os objetos que os anjinhos usavam para trabalhar eram:
( ) pincel, tesoura e lápis.
( ) alicate, papel e tesoura.
( ) serrote, pincel e martelo.



Leitura e Interpretação de texto para 3º ano

Assunto: Independência do Brasil

Turma da Mônica em: Independência do Brasil
( Autor: Maurício de Souza )

“Estamos em 1807! Toda a Europa foi ocupada pelos franceses... ou melhor, quase toda! Portugal ainda resiste ao invasor Napoleão!”

Enquanto isso D. João Cebolão pensativo no seu trono foi interrompido pelos seus amigos que o ajudavam a governar.
- Majestade!Precisamos partir!Napoleão já está a nos invadir!A Corte Portuguesa precisa fugir, antes que os franceses cheguem a Lisboa! – Disse um deles.
- Ai, Jesus!Fugir pra onde? – Falou D. João Cebolão desesperado.
- O Brasil é bom, nesta época do ano! – Disse o outro amigo de D. João Cebolão.
- Não, ó pá!Eu fico aqui até o fim! – Persistiu D. João Cebolão.
- De repente eles escutam um estrondo: BUM!!! BUM!!
Todos saíram correndo do palácio e foram rumo ao Brasil.Chegaram no navio desesperados como verdadeiros fugitivos.
- O Brasil é muito longe? – Perguntou D. João Cebolão.
- Não! Só 54 dias no mar! – Disse um de seus amigos.
- Ai!Vai ser de amargar! – Disse o outro amigo.
- Quer parar? – Disse furiosa Carlota Joaquina, esposa de D. João Cebolão.
Em março de 1808... O príncipe regente D. João Cebolão, chega com parte da Corte Portuguesa ao Rio de Janeiro e junto com a comitiva Real, é claro, estava o príncipe D. Pedro Cebolinha...
- Obligado ,meus súditos! – Disse D. Pedro Cebolinha quando viu aquela multidão batendo palmas para eles.
- Seus súditos?! Eles são meus!! – Disse D. João Cebolão.
- Sim, papá! – Respondeu D. Pedro Cebolinha.
Com a permanência de D. João Cebolão, o Brasil foi elevado em 1815, à condição de Reino Unido a Portugal, com isso o Brasil não era mais colônia de Portugal.Em 20 de março de 1816 a rainha de Portugal, Dona Maria I, morre e, um tempo depois, D. João Cebolão é aclamado Rei!
- Pedro, meu filho! És, agora, o príncipe herdeiro da Coroa Portuguesa! – Disse D. João Cebolão.
- Ah, sei! A Coloa Poltuguesa é a vovó, né, pai? – Perguntou D. Pedro Cebolinha.
- Mais ou menos!Bem... prepara-te, porque, algum dia, virás a ser o rei desse país! – Disse D. João Cebolão.
- Uau! Sélio? Vou ser o lei da Lua? – Disse D. Pedro Cebolinha feliz.
- Da Lua,nai, filho!Do Brasil! E tem,a mais uma coisinha,ó filho!Um príncipe regente não pode viver só! – Exclamou D. João Cebolão.
- Conclodo! Vou ganhar um cacholo! – Falou D. Pedro Cebolinha.
- Quê, ó qual!Tu vais é casar! – Respondeu D. João Cebolão.
Em 1817 na Áustria...
- Eu, o guarda Real Titi, venho em nome de sua Majestade, o rei D. João Cebolão, pedir vos a mão da Arquiduquesa Maria Mônica Leopoldina Carolina... Josefa Francisca Fernanda Beatriz... Para o príncipe D. Pedro Cebolinha de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier... de Paula Miguel Rafael Joaquim Jose Gonzaga Pascoal Cipriano...Serafim de Bragança e Bourbon, herdeiro do trono de Portugal e Brasil! Ufa!! Consegui, de uma topada só! – Disse o guarda Titi.
- Desculpe, eu não tava prestando atenção!Pode repetir? – Disse o responsável pela Maria Mônica Leopoldina.
- Claro!Água por favor! – Falou o guarda Titi.
Em 5 de novembro de 181, chega ao Brasil a Arquiduquesa Mônica Leopoldina.
- Aposto que é uma golducha! – Falou D. Pedro Cebolinha.
- Psst! Mais modos Pedrinho!Agora, curve-se!Aí vem ela! – Falou D. João Cebolão.
- Eu sou Mônica Leopoldina, meu príncipe! – Disse Mônica Leopoldina
- Hein! Não falei que ela uma golda? – Falou D. Pedro Cebolinha.
- Você também não é um príncipe encantado! – Disse Mônica Leopoldina
Em 1821...
- Filho! Minha missão aqui no Brasil esta cumprida! A Corte deve regressar a Lisboa! – Disse D. João Cebolão
- Eu vou ficar? Eu vou ser o lei da Lua? – Falou D. Pedro Cebolinha.
- Não!Quer dizer que tu vais ser o príncipe regente, se o Brasil se separar de Portugal!Antes seja pra ti, que me hás que pra algum desses aventureiros! – Falou D. João Cebolão.
- Legal! E você já vai declarar independência? – Perguntou Mônica Leopoldina
- Ainda não! Deixa o coloa ir embola, plimeiro! – Disse D. Pedro Cebolinha feliz.
Um dos primeiros decretos de D.Pedro foi acabar com a censura...
- O que é isto?! – Perguntou Mônica Leopoldina espantada
- Acabei com censula!Todos têm a libeldade de dizer i que pensam! – Falou D. João Cebolão empolgado.
Com o fim do monopólio, privilégio de exclusividade, da Imprensa Régia Oficial surgiram outros jornais com ideais bem nacionalistas!
Enquanto isso, no cenário político do Brasil, surgia a figura extraordinária do paulista José Franjinha Bonifácio!
- Senhores!Precisamos apoiar o príncipe D. Pedro Cebolinha! Ele deseja a completa autonomia do Brasil, ou seja, ele ser independente, não pertencerá mais a Portugal! – Disse José Franjinha Bonifácio em reunião com outras pessoas influentes daquela época.
Em Portugal, a repercussão do movimento Libertário não é bem vista...
- O Brasil pretende colocar-se acima das nossas leis e isso é contra lei! – Disse um dos amigos de D. João Cebolão.
- Tenho uma idéia!Vamos afazer o Brasil voltar ao estado de colônia! – Respondeu o Srº Louco.
- Estais louco? Isso vai causar uma guerra! – Disse o Srº Xaveco.
- Hum... Já sei! Que Pedro volte pra completar os estudos. – Falou D. João Cebolão empolgado.
- Isso não é uma boa idéia majestade! – Completou o Srº Louco.
E assim foi feito!Logo uma carta chegava a D. Pedro Cebolinha, entregue pelo Srº do Contra.
- Que absuldo!É um dispalate! Meu pai quer que eu volte pla Poltugal, pala completar os estudos! – Falou D. Pedro Cebolinha irritado.
- Isso é só pretexto pra submeter o Brasil às vontades de Portugal.- Disse Mônica Leopoldina
- Exatamente! Isso é tão claro, como dois e dois são quatro! – Completou D. Pedro Cebolinha.
Mas o povo brasileiro não deixaria D. Pedro Cebolinha voltar!No dia 9 de janeiro de 1822, D. Pedro Cebolinha recebe um abaixo-assinado de 8 mil pessoas do Rio de Janeiro , pedindo que ele fique no Brasil!
- Se é assim, como plala bem de todos e felicidade gelal da nação estou plonto!Dia o povo que fico! – Disse D. Pedro Cebolinha super feliz.
Era dia 9 de janeiro de 1822, em Portugal, a noticia da desobediência de D. Pedro Cebolinha não é bem recebida pelo seu pai,ele se sentiu traído.
D. Pedro Cebolinha tratou logo de organizar um ministério, convidando José Franjinha Bonifácio pra ministro do Reino e Negócios Estrangeiros.Mas, em Portugal, D. João Cebolão fica sabendo mais uma fez que D. Pedro Cebolinha fez mais uma desobediência e mandou mais uma carta para ele, mandando D. Pedro Cebolinha voltar imediatamente para Portugal.D. Pedro Cebolinha estava a caminho de São Paulo, quando chegaram ao Rio as mensagens do rei de Portugal. Jose Bonifácio e Mônica Leopoldina receberam a carta e imediatamente eles escreveram uma carta falando sobre a situação para ser entregue a D. Pedro Cebolinha através do correio do paço, Paulo Cascão Bregaro.Finalmente Paulo Cascão Bregaro localizou D. Pedro Cebolinha, que se encontrava às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo.
- Majestade!!Tenho cartas da Coroa, de Dona Mônica Leopoldina e de José Franjinha Bonifácio.
A fisionomia de D.Pedro ia se alterando, enquanto lia as cartas e até transformar-se numa expressão de revolta!
- Poltugal está nos tlatando como crianças! Laços fola, soldados!Nossas lelações estão coltadas!Blasileiros!!A nossa divisa de hoje em diante sela... Independência ou molte! – Disse bravamente D. Pedro Cebolinha proclamando a Independência do Brasil.
Logo, o grito do Ipiranga ecoa pelo país.Sentindo-se inspirado pelo momento, D. Pedro Cebolinha compôs o Hino da Independência! “Já podeis a Pátria, filhos...”
No dia 18 de setembro são assinados os decretos que estabelecem a Bandeira do Brasil independente.Em 12 de outubro, D. Pedro Cebolinha é aclamado Imperador Constitucional do Brasil, com o título Dom Pedro I Cebolinha. Depois da aclamação, veio a coração em 12 de dezembro, realizada com pompa na Capela Imperial! Finalmente o Brasil era um país livre!

Vamos interpretar?

1) Responda com respostas completas:

a) Para qual país a Família Real fugiu?
b) Qual foi o primeiro decreto de D.Pedro Cebolinha?
c) O que aconteceu no dia 9 de janeiro de 1822?
d) Qual foi o título que D.Pedro Cebolinha recebeu em 12 de outubro de 1822?

2) Marque com um ( X ) a resposta correta para completar as frases:

a) D. Pedro Cebolinha proclamou a Independência do Brasil às margens do riacho ----,em São Paulo.
( ) Niterói ( ) Ipiranga ( ) Ipirunga

b) D.Pedro Cebolinha achou Dona Mônica Leopoldina ----.
( ) chata ( ) linda ( ) gorda

c) O enviado de D. João Cebolão foi até a ---- pedir a mão de Dona Mônica Leopoldina para D. Pedro Cebolinha.
( ) Áustria ( ) Bahia ( ) Austrália

d) Com a morte da Dona ----, D. João Cebolão passou a ser rei.
( ) Leopoldina ( ) Maria ( ) Carlota

3) Sublinhe as frases falsas:

a) Com a permanência de D. João Cebolão, o Brasil foi elevado em 1815, à condição de Reino Unido a Portugal.
b) A Independência do Brasil foi proclamada em 25 de abril de 1822.
c) D. Pedro Cebolinha compôs o Hino da Independência do Brasil.
d) Paulo Cascão Bregaro foi a pessoa que entregou o e-mail com as notícias de Portugal para D. Pedro Cebolinha.

4) Complete as frases com o auxílio do banco de dados:

ARQUIDUQUESA – JOSÉ CASCÃO BONIFACIO – RIO DE JANEIRO – D. JOÃO CEBOLÃO –
D. PEDRO CEBOLINHA

a) A Família Real desembarcou no ______________ na sua chegada.
b) D.Pedro Cebolinha teve que se casar com a _______________________ Maria Mônica Leopoldina.
c) ________________________ lutou pela Independência do Brasil junto com D.Pedro Cebolinha.
d) ________________________ era pai de D. Pedro Cebolinha.

5) Marque com um ( X ) as frases corretas:

( ) D. João Cebolão mandou várias cartas para D. Pedro Cebolinha pedindo o para ficar no Brasil.
( ) Com o fim do monopólio surgiram outros jornais com ideais bem nacionalistas.
( ) Com a volta de D. João Cebolão para Portugal D. Pedro Cebolinha se tornou Príncipe Regente do Brasil.
( ) Depois da Independência o Brasil passou a ser colônia de Portugal.



Leitura e Interpretação de texto para 3º ano

Assunto: Estações do ano

As estações do ano

Em nosso planeta existem quatro diferentes períodos no decorrer do ano, a estes, chamamos de estações do ano. As estações do ano acontecem por causa da inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol. O movimento do nosso planeta em torno do Sol, dura um ano. A este movimento dá-se o nome de movimento de Translação e a sua principal consequência é a mudança das estações do ano.São elas: Primavera, Verão, Inverno e Outono.
A primavera ocorre após o inverno e antes do verão. No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a primavera tem início em 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro.
É uma época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. Portanto, é um período em que a natureza fica bela, presenteando o ser humano com flores coloridas e perfumadas. A função deste florescimento é o início da época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas.
O verão tem início em 21 de dezembro e termina em 21 de março. Suas principais características são dias longos e quentes (temperatura elevada), mas também possui dias geralmente chuvosos.
O Inverno é mais fria estação do ano e se inicia em 21 de junho e termina em 23 de setembro. 
O inverno é caracterizado, principalmente, pelas baixas temperaturas. Durante a estação, várias espécies de animais, principalmente de pássaros, migram para outras regiões mais quentes. Outros animais, como ursos, hibernam nesse período, reduzindo grandemente sua atividade metabólica. Em muitas regiões, pode ocorrer a incidência de neve e geadas. 
O outono é a estação que marca a transição entre o verão e o inverno, ele se inicia em 20 de março e termina em 20 de junho. Por ser uma fase de transição entre o verão e o inverno, o outono apresenta características de ambas as estações: redução de chuvas, mudanças bruscas no tempo, nevoeiros em algumas regiões, entre outras. Entre outras características do outono, podemos citar a diminuição da umidade do ar, além do fato dos dias e das noites terem a mesma duração. É no outono que ocorrem as grandes colheitas, visto que as frutas já estão bastante maduras e começam a cair no chão.

Fonte: www.suapesquisa.com.br (Textos reunidos)
- Interpretando o texto.

1) Responda de acorda com o texto:

a) Por que acontecem as estações do ano?
b) O que é translação?
c) Em que hemisfério está localizado o Brasil?
d) O que acontece no inverno com algumas espécies de animais?

2) Cite uma característica de cada estação do ano:

a) Verão - 
b) Outono - 
c) Inverno - 
d) Primavera - 

3) Coloque ( V ) se for verdadeiro ou ( F ) se for falso:

( ) O verão é uma época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas.
( ) No outono ocorrem as grandes colheitas, visto que as frutas já estão bastante maduras e começam a cair no chão.
( ) Em nosso planeta existem três diferentes períodos no decorrer do ano, a estes, chamamos de estações do ano.
( ) O inverno é caracterizado, principalmente, pelas baixas temperaturas.

4) Correlacione de acordo com o início e o término de cada estação do ano:

( 1 ) Primavera 
( 2 )Outono 
( 3 ) Inverno 
( 4 )Verão 

( )Início em 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro
( )Início em 21 de junho e termina em 23 de setembro
( )Início em 21 de dezembro e termina em 21 de março
( )Início em 20 de março e termina em 20 de junho


5) Complete as frases com o auxílio do banco de dados:

VERÃO – OUTONO – CHUVOSOS – INVERNO – PRIMAVERA

a) O verão possui dias geralmente ____________________.
b) O ________________ é a estação que marca a transição entre o verão e o inverno.
c) A _________________________ é um período em que a natureza fica bela, presenteando o ser humano com flores coloridas e perfumadas.
d) No ___________________ em muitas regiões, pode ocorrer a incidência de neve e geadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário