"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Planejamento Maternal 2 [Completo].

Planejamento Maternal 2

Planejamento Maternal 2 [Completo].

LINGUAGEM ORAL
OBJETIVO
  1. Desenvolver na criança o conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em relação aos pais (família) e colegas.
  2. Desenvolver coordenação motora grossa (livre).
  3. Despertar na criança o interesse por estímulos sonoros, para que ela consiga perceber, identificar e localizar sons forte e fraco.
  4. Desenvolver a capacidade da criança de identificar diferentes objetos e movimentar-se no espaço com facilidade.
  5. Incentivar e permitir a fala da criança em toda as atividades possíveis, corrigindo e ampliando seu vocabulário, utilizando também as músicas.
  6. Estimular o vocabulário através de contos e histórias pequenas que despertem a fantasia da criança.
  7. Incentivar a memorização de pequenas músicas e gestos.
  8. Identificar e reconhecer as vogais.
  9. Identificar o nome próprio e as letras do nome.
CONTEÚDO
  1. Eu (nome, idade, pais e colegas).
  2. Coordenação motora.
  3. Discriminação auditiva.
  4. Discriminação visual.
  5. Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas).
  6. Histórias e contos.
  7. Memorização.
  8. Vogais.
  9. Nome próprio e letras do nome próprio.
ESTRATÉGIA
  1. Através de músicas, jogos com bola pronunciando o nome e estimulação oral.
  2. Utilização de recortes, colagem, traçado de linhas em folha e no chão, incentivando jogos e brincadeiras.
  3. Utilização de instrumentos sonoros, músicas, batidas de palmas e pés e sons produzidos pela boca.
  4. Utilização de sucatas, jogos e materiais pedagógicos com exploração dos objetos do ambiente interno e externo.
  5. Utilização de leitura de histórias curtas, músicas e conversas diárias com a criança sobre sua rotina, dando atenção as perguntas e respondendo-as sempre de acordo com sua maturidade emocional.
  6. Histórias curtas com gestos, estimulando o interesse e fantasia da criança.
  7. Repetição de músicas, gestos e histórias curtas.
  8. Através de materiais pedagógicos, fichas, desenhos, cartazes, etc.
  9. Fichas, crachás, cartazes, materiais concretos e pedagógicos, jogos e brincadeiras, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
  1. Iniciar a aprendizagem de conceitos de longe, perto, dentro, fora, em cima, em baixo, atrás, na frente, ao lado, dentro, fora, cheio, vazio, etc.
  2. Discriminar na criança o sentido de ontem hoje e amanhã.
  3. Estimular o uso do raciocínio da criança.
  4. Classificação e nomeação de objetos pelas cores primárias (azul, amarelo e vermelho), formas (círculo, triângulo e Quadrado), tamanho (grande e pequeno) e quantidade (1 a 9).
  5. Nomear e identificar iguais e diferentes.
CONTEÚDO
  1. Conceitos de lateralidade: todo, dentro/fora, grande/pequeno, cheio/vazio, grosso/fino, muito/pouco.
  2. Organização espacial: antes/durante e depois, hoje/ontem/amanhã.
  3. Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e jogos de encaixe).
  4. Classificar e nomear objetos pela cor, forma (círculo, triângulo e quadrado), tamanho e quantidade.
  5. Nomear iguais e diferentes.
ESTRATÉGIA
  1. Através de jogos, músicas e atividades que incentivam o aprendizado da criança como movimento da esquerda para a direita, jogos de dentro para fora, etc. Incentivar e explorar o meio ambiente.
  2. Utilização do calendário e estimulação de perguntas e respostas que distingam o dia e a noite, o ontem, o hoje e amanhã.
  3. Através de jogos como quebra cabeça, encaixes, de formas e situações problemas que incentivem a criança a pensar, não respondendo tudo para criança, sem que ela tente responder sozinha.
  4. Através de objetos, sucatas e material dourado que tenham estas características, utilizando-os em jogos, como procurar cor e forma.
  5. Através de jogos, sucatas e objetos que permitam a identificação e classificação de iguais e diferentes.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ESTUDOS SOCIAIS
OBJETIVO
  1. Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas Comemorativas.
  2. Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
  3. Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.
  4. Estimulação do meio ambiente físico.
CONTEÚDO
  1. Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
  2. Calendário (relação espaço tempo).
  3. Família.
  4. Escola (ambiente/colegas).
ESTRATÉGIA
  1. Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
  2. Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
  3. Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
  4. Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
  1. Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
  2. Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.
  3. Estimulação dos 5 sentidos.
  4. Estimular o cuidado com a natureza.
  5. Nomear e reconhecer diferentes animais.
  6. Discriminação entre liso e áspero.
  7. Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.
CONTEÚDO
  1. Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
  2. Esquema corporal.
  3. Órgãos dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.
  4. Horticultura e jardinagem.
  5. Animais.
  6. Texturas (liso e áspero).
  7. Alimentos.
ESTRATÉGIA
  1. Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.
  2. Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
  3. Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
  4. Plantação de mudas e flores.
  5. Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.
  6. Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.
  7. Apresentação de alimentos.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ARTES
OBJETIVO
  1. Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
  2. Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
  3. Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
CONTEÚDO
  1. Artes: desenho livre e pintura.
  2. Sucata.
  3. Argila e massinha.
ESTRATÉGIA
  1. Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
  2. Material de sucata e criatividade do professor.
  3. Apresentação de argila e massinha.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
  1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
  2. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
  3. Permitir que a criança seja independente.
  4. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
  5. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
  6. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
  7. Mante-la ocupada.
  8. Levar a criança a participar das atividades de grupo.



domingo, 16 de junho de 2013

Desenvolver noção de direita, esquerda, frente e atrás.

image
Esta brincadeira – também conhecida como caça ao tesouro – poder ser realizada em um parque,  no pátio da escola ou até mesmo dentro de uma sala de aula.
O mediador previamente irá esconder um objeto e distribuir pistas 
pelo caminho para  as crianças o encontrarem.

Exemplo de pistas:
1- Posicione-se de frente para o banco que fica perto da cantina, e após, 
dê cinco passos para a direita.
2- Posicione-se de frente para o mural,  e após, dê 10 passos 
Pode também, o mediador ir oralmente dizendo: para frente, para direita, 
para esquerda, para trás, … até o objeto ser encontrado.

Vídeo - Direita e Esquerda


 
É importante salientar que segundo ROTTA (2006, p. 78):
Aos seis anos a criança reconhece direita e esquerda em si mesma. 
Aos sete anos consegue mostrar direita e esquerda em si mesma de 
forma cruzada e é capaz de responder sobre a posição de um objeto 
em relação a si mesma. Aos oito anos conhece direita e esquerda 
no examinador e com nove anos imita movimentos do observador, 
por exemplo, imita o gesto feito pelo examinador encostando sua mão 
direita no olho direito[...].

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
ROTTA, Newra Tellechea; et all. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre : Artmed, 2006.
Retirado do Blogger PsicoSol

Situação problema em tiras

2012-07-31 13.47.02
Você vai precisar:
- Situações problemas recortadas em tiras coloridas;
- envelopes.
Procedimento:
Entregar para cada criança um envelope contendo diversas tiras.
A criança deverá primeiro organizar por cor (cada situação problema 
terá uma cor).
Depois organizá-la na sequência correta. Só então irá resolvê-la. 
Veja que nesse tempo que a criança precisou organizar, possivelmente 
ela terá que ler as tiras mais de uma vez e isso também facilitará 
o entendimento da situação problema.
Segue o link de um modelosituação problema

Importante: frequentemente algumas palavras utilizadas não fazem parte 
do vocabulário infantil e precisam ser esclarecidas (e repetir explicações) 
para facilitar o entendimento. Tais como: juros, prestação, crediário, lucro…

Retirado do Blogger PsicoSol

sábado, 15 de junho de 2013

É necessário:
- Uma tabela grande feita em papel pardo ou em uma folha de cartolina (clique na 
imagem para ver o modelo);
- 100 tampas (de refrigerantes, de produtos de limpeza,…).
Procedimento:
Organize um grupo de crianças.
Supondo que queiramos que as crianças encontrem o resultado de 2 x 3. 
Então, a crianças deverão preencher na tabela duas linhas com três tampas. 
Após, elas deverão contar quantas tampas  ao todo foram utilizadas, e assim, obterão 
o resultado.
No princípio, pode ser meio complicado para as crianças. 
Principalmente porque exige organização espacial, mas isso é mais um motivo para 
realizar esta atividade.
Uma variação desta atividade é fazer tabelas pequenas (15 cm x 15 cm), e, ao invés 
de tampas, podem ser utilizados botões, sementes… 
Com esta tabela a atividade pode realizada individualmente.


Retirado do Blogger PsicoSol
image
Você vai precisar:
- tecido (20cm x 20cm);
- 100 botões.

Procedimento:
Costure no tecido 10 linhas com 10 botões.

Como utilizar:
Supondo que a criança queira saber o resultado de 2 x 4, ela deverá dobrar 
o tecido para obter duas colunas com quatro botões (observe a imagem). 
No começo as crianças se atrapalham um pouco na maneira correta de 
dobrar o tecido, mas isso também é um aprendizado. 
Aos poucos elas entendem e aprendem no concreto o significado da 
tabuada.

Retirado do Blogger PsicoSol

Jogo 50 fichas

Jogo de tabuleiro envolvendo adição de dois números determinados por 
dados. A criança aprende brincando.
Clique no link “jogo 50 fichas” para ter acesso ao tabuleiro.

Materiais necessários:
- Tabuleiro jogo 50 fichas;
- fichas (pode ser utilizado botões ou grãos de milho);
- dois dados.
Procedimento:
Todos os jogadores devem ter um tabuleiro.
Um de cada vez, joga dois dados, soma e coloca fichas (correspondendo 
ao resultado da soma) sobre o seu tabuleiro.
Ganha o jogo quem primeiro conseguir preencher o tabuleiro.

Retirado do Blogger PsicoSol