"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Projeto de Teatro




Tema Central: Peça de Teatro
Tempo de Construção: 2 dias
Tempo de Execução: depende da educadora, se quiser acrescentar mais atividades.
Dados de identificação:
- Nome
- Turma
- Série
- Professora
Justificativa:
A peça teatral vai ajudar no desenvolvimento da expressão do aluno, para que ele tenha sua criatividade.
Objetivo:
Motivar no aluno a criatividade e desenvolvimento da expressão criadora.
Execução:
- Dialogo sobre o teatro;
- Apresentação de alguma peça (levar o aluno para assistir uma);
- Escolha dos grupos e da peça que vão fazer e atuar;
- Confecção do cenário;
- Apresentação do texto pronto
Conteúdos:
- Expressão oral;
- Coleguismo;
- Criatividade;
Técnicas:
- Dialogada;
- Expositiva;
- Individual;
- Grupal.
Recursos:
- MUC;
- Tecidos;
- Materiais recicláveis.
Dicas de Histórias para o teatro:
O Grande Rabanete, A Casa Sonolenta e Cadê Meu Travesseiro.
Essas histórias estão na postagem de "histórias infantis"

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Dia do Amigo

Objetivos: 
Cultivar as amizades.
Cultivar os bons hábitos de convivência e amor.
Atividades:



4º atividade: A educadora pode interagir com outras turmas, construindo um correio da amizade onde as turmas poderão trocar mensagens ou cartões.
5º atividade: As educadoras podem também fazer atividades de recreação para as turmas interagirem umas com as outras.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Dia das Avós

É importante que as crianças conheçam as brincadeiras, músicas e brinquedos antigas, resgatando as tradições e culturas de suas avós.
Objetivos:
Resgatar brincadeiras, músicas e brinquedos antigos.
Proporcionar as avós um dia descontraído.
Demonstrar carinho, amor e respeito.

Desenvolvimento:
- Pedir para as crianças confeccionarem um convite.
- Pedir para as vós trazerem no dia do chá jogos, brinquedos e músicas.
- Confecção de brinquedos como, peteca e três Marias.
- Culinária da vovó.
Convite
Mascara da vovó


Construção de brinquedos:

As três marias
Pode sem confeccionadas com restos de tecidos, arroz e cola.
Atividades Extras.

Dicas de Brincadeiras
- Passa anel;
- Amarelinha;
- Esconde- esconde;
- Escravos de Jó, etc.

Culinária
Beijinho da vovó
Ingredientes:
1 leite de coco
Leite em ninho em pó
Açúcar


Dicas de livros
Essa dica é boa para a educadora adaptar para a idade: As crianças menores podem confeccionar com TNT com seus desenhos( desenhos que mostre carinho pela vó e até momentos que marcaram).

Minhas crianças escolheram essa história para apresentar no dia do chá. Essa história está nas postagem de histórias.
Algumas dinâmicas

Dinâmica das bexigas

Materiais: Bexigas coloridas para todos os alunos

Como brincar:
  • Forme um círculo com os alunos e entregue uma bexiga a um deles.
  • Enquanto cantam a música abaixo, eles deverão passar a bexiga para o colega ao lado:
 Passa a bola, passa a bola,
passa a bola sem parar.
Quem ficar com essa bola,
o seu nome irá falar!
  • Quando a música acabar, quem estiver com a bexiga diz o seu nome ou seu nome e sua cor preferida e vai ao centro da roda com ela. Pega-se uma outra bexiga e a brincadeira recomeça. A dinâmica segue até todos se apresentarem.
  • No final do dia, o aluno leva a bexiga para casa junto com um cartão dirigido aos pais, valorizando a presença do aluno na escola.
MODELO DO CARTÃO
________________________ (nome do aluno),
Que bom que você veio à escola!
Espero que tenha gostado dos seus
novos amigos e da sua nova professora.
Um beijinho,
Professora _______________ (nome)
 (lembre-se de indentificar a turma)


Dinâmica do espelho

Materiais: Uma caixa de sapato e um espelho que caiba dentro da caixa.

Como brincar:

Sentar com os alunos em círculo e passar a caixa de sapato fechada com um espelho dentro. Cada aluno deverá abri-la e falar alguma coisa interessante sobre a imagem que ele está vendo. Atenção! O aluno não poderá revelar ao próximo que existe um espelho dentro da caixa. Ao final da brincadeira todos terão ouvido um pouquinho sobre cada colega. É importante que a professora também participe para se integrar ao grupo. 

Dinâmica da sacolinha surpresa

Materiais: Sacolinha de TNT enfeitada e tiras de papel.

Como brincar:

Sentar com os alunos em círculo e mostrar a eles uma socolinha surpresa toda enfeitada. A professora chama cada criança, que deverá colocar a mão dentro da sacolinha e tirar um papel. Nesse papel terá uma pergunta que a criança deverá ler em voz alta para os colegas e responder após identificar-se.
_________________________________________________________________________________

Planejamento: Dicas importantes 

  • Organização do espaço
1- Selecione os recursos para cada atividade.
2- Reorganize a sala de acordo com a tarefa.
3- Aproveite todo o material disponível.
4- Não tranque os livros no armário.
5- Manter os trabalhos dos alunos expostos faz com que aprendam a apreciar e valorizar o que é do outro e acompanhar o que foi feito por todos.
6- Peça ajuda para arrumar os espaços.
7- Transgrida e mude sua prática.

  • Respeito à diversidade
1- Ao formar grupos, junte saberes diversos.
2- Acompanhe quem tem mais dificuldade.
3- Considere e valorize as competências.
4- Valorize sua relação com a criança que tem algum tipo de deficiência para reconhecer suas necessidades: nada substitui o vínculo e o olhar observador.
5- Fique atento à experiência de todos.
6- Crie um ambiente de aceitação.
7- Dê o exemplo e não se omita no dia a dia.

  • Gestão da sala de aula
1- Exponha a rotina diariamente.
2- Negocie acordos com a garotada.
3- Tenha interesse pelas ideias dos estudantes.
4- A lição de casa deve ser um momento individual de estudo, descoberta e reflexão. Seu objetivo não é, nem de longe, a repetição de exercícios que só reproduzem conteúdos vistos em classe.
5- Enriqueça seu trabalho com as parcerias.

  • Avaliação
1- Faça sempre o diagnóstico inicial.
2- Diga ao aluno o que espera dele.
3- Documente os trabalho9s significativos.
4- Avalie o potencial de aprendizagem.
5- Compartilhe os erros e os acertos.
6- Na hora de avaliar, note três aspectos: o avanço de todo o grupo, as mudanças de cada estudante e o aprendizado dele em relação à turma.
7- Use a avaliação para mudar o rumo.
8- Reflita sobre sua atuação para melhor.

  • Relação com a comunidade
1- Paute as reuniões com os pais.
2- Faça parcerias com os responsáveis.
3- Informe-se sobre os familiares.
4- Muitos pais não se manifestam nas reuniões porque não sabem quais são os onjetivos da escola. Quando o professor apresenta informações como essas, a participação aumenta.
5- Resolva as questões recorrentes.
6- Olhe para o entorno e participe.

  • Trabalho em equipe
1- Planeje com a ajuda dos colegas.
2- Recorra ao coordenador pedagógico.
3- Discuta sobre o ensino e a aprendizagem.
4- Priorize as reflexões profissionais.

  • Formação
1- Identifique e supere suas dificuldades.
2- Mostre seu trabalho em outros lugares.
3- Aprenda com a prática dos outros.
4- Continue os estudos para crescer sempre.
5- Use a tecnologia para ensinar.
6- Assista a palestra sobre sua área.
7- O professor é alguém inspirador, seguido pelos alunos. Por isso, seja uma pessoas melhor ao diversificar seus interesses e conhecimentos e observar o mundo.
8- Procure planejar seu futuro. 


SÁBADO, 23 DE ABRIL DE 2011

Se as coisas fossem mães

Se a lua fosse mãe, seria mãe das estrelas.

O céu seria sua casa, casa das estrelas belas.
Se a sereia fosse mãe, seria mãe dos peixinhos.
O mar seria um jardim e os barcos seus carrinhos.

Se a casa fosse mãe, seria a mãe das janelas.
Conversaria com a lua sobre as crianças estrelas        

Falaria de receitas, pastéis de vento, quindins.
Emprestaria a cozinha pra lua fazer pudins !!!!

Se a terra fosse mãe, seria a mãe das sementes.
Pois mãe é tudo que abraça, acha graça e ama a gente.

Se uma fada fosse mãe, seria a mãe da alegria.
Toda mãe é um pouco fada...
Nossa mãe fada seria.

Se a bruxa fosse mãe, seria uma mãe gozada;
Seria a mãe das vassouras, da família vassourada.

Se a chaleira fosse mãe, seria a mãe da água fervida,
Faria chá e remédio para as doenças da vida.

Se a mesa fosse mãe, as filhas, sendo cadeiras,
Sentariam comportadas, teriam boas maneiras.

Cada mãe é diferente. Mãe verdadeira ou postiça,
Mãe vovó ou mãe titia,
Toda Mãe é como eu disse!

Dona Mamãe ralha e beija, erra, acerta, arruma a mesa,
Cozinha, escreve, trabalha fora,

Ri, esquece, lembra e chora,
Traz remédio e sobremesa...


Assim é a minha mãe !!!


Autora: Silvia Orthof

Cartão dia das mães

Cartão dia das mães

Cartão dia das mães

Cartão dia das mães

Cartão dia das mães

Lembrancinha para as mães

Lembrancinhas para as mães

Atividades dia das mães