"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sexta-feira, 20 de março de 2015


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

JOGO DE ADIÇÃO (Alfabetização) - Sete Cobras




7 COBRAS
Material: 2 dados, lápis, papel e/ou o tabuleiro.

Conteúdo: somar os dados, leitura e grafia de números.

Regra:
*** Escreve-se a sequência numérica na folha de papel (2 a 12).
*** Na sua vez de jogar, o jogador soma os dados e marca com um X o número sorteado. Se a soma der 7, o jogador desenha uma cobra no seu papel.
*** Quem marcar todos os números primeiro, com o menor número de cobras é o vencedor.
*** Quem obter 7 cobras sai do jogo.

Tabuleiro para o jogo. 

Jogo com meus alunos distribuindo um tabuleiro para cada aluno ou um por grupo.
Eles escrevem os numerais nos espaços da cobra, podem escrever de 1 a 20 ou de 2 a 12 falhando espaços entre os numerais.

Sequência Didática A raposa e a cegonha



 A raposa e a cegonha


A raposa e a cegonha mantinham boas relações e pareciam ser amigas sinceras. Certo dia, a raposa convidou a cegonha para jantar e, por brincadeira, botou na mesa apenas um prato raso contendo um pouco de sopa.  Para ela, foi tudo muito fácil, mas a cegonha pode apenas molhar a ponta do bico e saiu dali com muita fome.

_ Sinto muito, disse a raposa, parece que você não gostou da sopa.

_Não pense nisso, respondeu a cegonha. Espero que, em retribuição a esta visita, você venha em breve jantar.

No dia seguinte, a raposa foi pagar a visita. Quando sentaram à mesa, o que havia para o jantar estava contido num jarro alto, de pescoço comprido e boca estreita, no qual a raposa não podia introduzir o focinho. Tudo o que ela conseguiu foi lamber a parte externa do jarro.

_Não pedirei desculpas pelo jantar, disse a cegonha, assim você sente no próprio estômago o que senti ontem.

Moral da história: Quem com ferro fere, com ferro será ferido.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR  COM O TEXTO.

TÓPICOS
CAPACIDADE
DESCRITOR
QUESTÕES PROPOSTAS
Leitura: compreensão
análise e avaliação
Construir compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações explicitas e implícitas, produzindo inferências.
Identificar assunto de texto
Do que o texto fala?
Ou qual o assunto do texto?
(da falsa amizade entre a Raposa e a Cegonha )
Localizar informações explicitas
- Para que a raposa convidou a cegonha?
- Como era o prato em que a raposa ofereceu para a Cegonha?
_ Como era o jarro em que a Cegonha ofereceu o jantar?






Coerência e coesão no
processamento de textos
identificar marcas linguísticas que expressam relações de tempo.
Na segunda frase do texto qual é a expressão relativa à ocasião em que a Raposa convidou a Cegonha para jantar?
(Certo dia)
No início do 4º parágrafo Qual é a expressão que também indica tempo?(No dia seguinte)
Identificar marcas linguísticas que expressam relações de lugar.

Onde a Raposa foi pagar a visita ?
(na casa da Cegonha)
Identificar marcas linguísticas que expressam relações de causa e consequência

Por que a Cegonha não pediu desculpas para a Raposa?

Inferir o sentido de uma expressão
Qual o significado da Moral da história:
“Quem com ferro fere, com ferro será ferido”.
Identificar marcas linguísticas que evidenciam o enunciador no discurso direto ou indireto
- Qual é o trecho que apresenta a fala da Raposa?
- Qual é o trecho que apresenta a fala da Cegonha?
Estabelecer relações de continuidade temática a partir da recuperação de elementos da cadeia referencial do texto
Nas frases “Para ela, foi tudo muito fácil...”.
Tudo o que ela conseguiu foi lamber...”
A quem se refere a palavra ela ?
Implicações do Gênero e do suporte na compreensão de textos
Distinguir fato de opinião sobre o fato
Qual a opinião do narrador sobre a amizade da Cegonha e da Raposa(pareciam ser amigas sinceras)
Identificar gênero textual a partir de seu conteúdo
Qual é o nome deste gênero textual?
(Fábula)
Reconhecer finalidade do gênero
Para que serve uma Fábula?
(Ensinamento)
  
 Interpretação do texto:

 1.0 - Porque a raposa não quis convidar o leão, o gato, o  cachorro para jantar em sua casa?
2.0 - Porque a raposa serviu o jantar para a cegonha num prato raso?

3.0 - Porque a cegonha saiu com vergonha e muito brava da casa da raposa?

 4.0 - Porque a cegonha serviu o jantar para a raposa num jarro comprido e fino?

 5.0 - Você concorda com o moral da História? Por quê?
6.0 - A cegonha “disse que fazia questão de retribuir o jantar no dia seguinte”.
Qual o sentido da palavra retribuir nesse contexto?

( A )Demonstrar gentileza.
( B )Fazer algo em agradecimento.
( C )Realizar uma homenagem.
( D )Vingar-se da mesma forma.
Atividades complementares:

1) Responda de acordo com o texto.

a) Qual é o titulo do texto?

b) Quem é o autor?

c) Quantos parágrafos possuem o texto?

d) Qual é a moral da história?

e) Quantos travessões apresentam no texto?

f) Quem a raposa convidou?

g) O que a raposa perguntou a raposa?

h) O que a raposa respondeu?

i) Em que recipiente a raposa serviu a cegonha?

j) Quem convidou dias depois para comer uma sopa em jarro?

k) Por que a raposa não podia comer no jarro?

3) Marque X no quadradinho correto.
a) Este texto é:
(    ) um conto de fadas     (    ) uma fábula (   ) texto poético

b)  A Raposa convidou a Cegonha para:
(    ) almoçar         (    ) jantar             (    ) tomar café

c) A raposa ...
(    ) lambia a sopa             (    ) bicava a sopa

d)Às vezes recebemos na mesma moeda por tudo...
(    ) por tudo aquilo que não fazemos
(    ) por tudo aquilo que fazemos.
(    ) pelos outros que fazemos

e) A história trata especialmente da:
(    ) esperteza.  (    ) maldade   (    ) gula.      (    ) ignorância

4) Invente dois nomes próprios, um para a raposa  e outro para a cegonha.Use letra maiúscula, não esqueça.

5)Dê o plural das palavras
Raposa                cegonha               jantar
Sopa                    prato                    líquido
Deliciosa              bico                      comprido
Jarro                   focinho                  gargalo
Engraçado          moeda                  convite

6) Dê o diminutivo das palavras.
Raposa                 cegonha                  amiga
Prato                      sopa                      jarro      
Moeda                   calça                      sapato
Porta                      blusa                     folha


Referências: http://profprocop.blogspot.com.br

 
 

quinta-feira, 19 de março de 2015


Os estudantes da Oficina de Teatro continuam ensaiando a peça de teatro escrita coletivamente por eles com ajuda daMonitora Marli.

E o assunto é: Higiene Bucal!!!!

E.M. Professora Ana Guedes Vieira – Programa Mais Educação

Oficina de Teatro – Monitora: Marli


Narrador: Havia uma floresta perto daqui, onde morava um jacaré. Todos os dias ele saia pra tomar banho no lago próximo de sua casinha e ficava ali horas tomando banho de sol. Um belo dia, deitado na grama esquentando sol ele de repente deu um grito desesperado:



Jacaré: Ai, que dor horrível!

Narrador: O jacaré se levantou e saiu correndo pela floresta

Jacaré: Ai, ai, que dor horrível! Me ajudem, por favor! Socorro!

Narrador: O jacaré ficou desesperado, corria em círculos e gritava! Sabe o que ele tinha? Uma dor de dente desesperadora porque não cuidava dos seus dentes.

O jacaré teve uma idéia para aliviar aquela dor horrível:

Jacaré: Vou pegar um lenço grande e marrar na minha cabeça, apertando bem meus dentes, quem sabe assim alivia a dor.

Narrador: Assim o jacaré fez, e não é que sentiu um pouco de alivio e conseguiu se acalmar.

Jacaré: Que bom! Parou de dormir um pouco! Aí, que preguiça... acho que vou dormir!

Narrador: O jacaré pegou no sono e começou a sonhar:

Entra uma criança representando a escova de dentes e fala:

Escova: Amigo Jacaré, eu sou a escova e se você tivesse me usado corretamente, não estaria agora sofrendo com dor de dentes. Mas, eu vou te ajudar! A partir de hoje você deve escovar os dentes todos os dias, pelo menos 4 vezes e após as refeições.

Entra outra criança representando o creme dental e fala.

Creme Dental: Jacaré, sou seu amigo Creme Dental e você precisa me usar para limpar seus dentes, toda vez que for escovar, para que tenha hálito saudável.

Entra outra criança representando a água e fala:

Água: Jacaré, eu sou a limpeza, vou te ajudar com a sua higiene. Após escovar os dentes com a escova me use para enxaguar a boca. Você pode me usar para tomar banho e também para lavar as mãos sempre antes das refeições.

Entra outra criança representando o fio dental e fala:

Fio Dental: Jacaré, e meu grande e bravo amigo, eu sou o Fio Dental e você deve me usar para retirar a sujeirinha que ficou agarrada entre os dentes e que minha amiga escova não conseguiu remover sozinha. Você passa o fio dental entre os dentes retirando os resíduos que ficam escondidos causando cáries.

Entra outra criança representando a dentista e fala:

Olá Sr. Jacaré, sou amigo de todos e sou o profissional que cuida dos dentes. Venho dar um conselho pra você e pra todas essas crianças e jovens. Pessoal, procurem um dentista de 6 em seis meses, ou pelo menos 1 vez por ano. Nós dentistas, vamos olhar os seus dentes e lhes orientar de como cuidar bem deles. Iremos passar o flúor que também é muito importante para a higiene dental. Assim, vocês não sentirão dor de dentes!

O menino entra e começa a ler seu livrinho para o jacaré e a platéia!

Menino: Os dentões do jacaré foram atacados pelos bichinhos das cáries, que se aproveitaram que ele não cuidava da sua higiene bucal. Cuidem de seus dentes corretamente usando escova, creme dental e fio dental e evitem o ataque dos bichinhos das cáries.

Narrador: O jacaré acordou e lembrou-se do sonho. Ele resolveu procurar o dentista.

Jacaré: Vou já procurar um dentista, não quero mais sentir dor de dente e agora vou sempre escovar meus dentes e fazer tudo que meus amigos do sonho me aconselharam. Vou usar creme dental, escova e fio dental.



Narrador: E ai, adultos e crianças, vamos fazer como o jacaré e seguir todos os conselhos do dentista. Tenham muito cuidado com seus dentes porque é muito importante zelar pela nossa higiene e saúde. Se você não cuidar dos seus dentes a cárie e outros problemas mais graves podem aparecer.



Feliz higiene bucal!